Educação
Adolescentes infratores: será que a sociedade falhou na educação de nossos jovens?
Diariamente somos surpreendidos com notícias narrando terríveis atos criminosos, tanto no Brasil, como no exterior, praticados por jovens, adolescentes (12 a 18 anos) e até mesmo crianças (menores de 12 anos).
Mas o que leva essas pessoas que estão iniciando a vida a agirem dessa forma, colocando em risco ou até mesmo acabando com seu futuro? Vários podem ser os motivos e causas do início precoce na marginalidade, sendo que discorreremos sobre alguns:
- O adolescente ou a criança são nascidos e criados em meios onde a criminalidade impera. Os criminosos lideram a comunidade, suprem suas necessidades básicas, suas carências e muitas vezes “oferecem proteção” à população, e passam a serem vistos como heróis, exemplos, líderes, modelos a serem seguidos, não restando outra opção aos jovens salvo serem seus adeptos e ingressarem nesse meio;
- Os jovens, apesar de seus responsáveis passarem por inúmeras dificuldades para criá-los dentro de padrões de moralidade e legalidade, se revoltam com as privações sofridas e falta de recursos, principalmente devido à injusta distribuição de riquezas, e optam por entrarem no mundo do crime para satisfazerem suas necessidades e a de seus familiares;
- Há o grupo criado em famílias de classe média, cujos pais suprem as necessidades básicas e até mesmo concedem algum conforto, todavia, acabam aderindo à criminalidade para obter os recursos necessários que satisfaçam os anseios criados pelo consumismo desenfreado que impera no mundo moderno, onde ocorre a difusão da imagem que a pessoa é considerada, respeitada e admirada pelo que possui, ostenta ou usa, não pelo que realmente é;
- Temos os jovens de famílias de classe alta, possuidores de tudo o que desejam e as quais todas as necessidades são satisfeitas, sem que tenham que fazer qualquer esforço pessoal. Esses não conhecem limites, não sabem o valor de lutar pelo que almejam, devido à falta de orientação por parte de seus genitores, os quais se preocupam apenas com seu bem-estar físico e confortos materiais, esquecendo-se de enfatizar a formação de seu caráter e personalidade. Tais adolescentes acreditam que podem tudo, que jamais serão detidos, que tudo lhes é permitido, culminando por envolverem-se em atos criminosos por puro prazer e diversão, ou mesmo em busca de fortes emoções;
- Importante mencionar os portadores de distúrbios psicológicos e psíquicos que alteram a percepção dos mesmos sobre a realidade, do certo e do errado, levando-os a práticas criminosas;
- Não podemos nos esquecer das Crianças e Adolescentes criados em ambientes onde impera a violência doméstica, onde são vítimas das mais diversas formas de abusos físicos, sexuais, morais, psíquicos e de violência contra outros membros da família, principalmente irmãos e mães, fatos que os levam a fugirem de casa e buscarem abrigos nas ruas, oportunidade em que se envolverão com a prostituição, tráfico, furtos, roubos, iniciando a vida na marginalidade.
Cumpre ressaltar, por fim, que apesar dos jovens somente serem responsabilizados criminalmente por seus atos delituosos a partir dos 18 anos, dos 12 aos 18 incompletos estarão cometendo o chamado Ato Infracional, previsto do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), estando sujeitos às medidas sócio educativas previstas no referido Estatuto, incluindo Internação em Estabelecimentos específicos, tais como a Fundação Casa.
Educação
Feira de Educação acontece neste fim de semana em São José
Entre os dias 13 a 15 de setembro, o Shopping Colinas em São José recebe a 1ª Feira de Educação, um evento que se apresenta como o principal ponto de encontro para pais e responsáveis que buscam opções educacionais para seus filhos. A feira reúne diversas instituições de ensino renomadas da região, oferecendo uma oportunidade única para conhecer as melhores alternativas educacionais disponíveis.
Este evento é voltado para famílias interessadas em encontrar as melhores opções para o ensino infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio, ensino superior e também cursos de idiomas. Os visitantes têm a chance de explorar as diferentes escolas presentes, descobrir suas metodologias de ensino, infraestrutura e os diferenciais que podem influenciar a formação acadêmica e pessoal dos estudantes.
Cada instituição terá um estande preparado para fornecer informações detalhadas sobre seus currículos, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos. Representantes das escolas estão à disposição para responder a perguntas, tirar dúvidas e orientar sobre o processo de matrícula.
O evento conta com a participação de diversas instituições de ensino de destaque, incluindo a Escola Sphere, o Icbeu, o Colégio Ciclo, a Faculdade Anhanguera, Colégio Eccos, The Family Idiomas, Teofilo Rezende, Colégio Moppe, Escola Monteiro Lobato, Luce Prima, Colégio COC, a Universidade Anhembi Morumbi, a Faculdade Vanguarda, CEC, Alpha Lumen, Colégios Univap, Yazigi e a Pindorama. Cada uma dessas instituições terá um espaço dedicado para apresentar suas ofertas educacionais e responder às perguntas dos visitantes.
O evento, também pretende facilitar a escolha do futuro acadêmico e profissional dos estudantes, proporciona uma visão abrangente das opções disponíveis e das exigências de cada instituição. Com a presença de especialistas e acadêmicos, os jovens têm a chance de esclarecer dúvidas, explorar áreas de interesse e tomar decisões mais informadas sobre sua trajetória educacional.
A Feira de Educação acontece na praça de eventos do Shopping Colinas, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados. É uma excelente oportunidade para pais e responsáveis se informarem e fazerem uma escolha mais bem-informada para a educação de seus filhos.
Educação
INVOZ Participa da EXPO ISA VALE 2024
A associação marcará presença no evento trazendo o palestrante Hans Donner e com estande com livros e projetos voltados para a cultura aeroespacial
A Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro participará da EXPO ISA VALE 2024 ( https://expo.isavale.org.br/ ), em Lorena, nos dias 4 e 5 de setembro.
A exposição é um evento técnico voltado para diversas áreas da indústria, incluindo automação, instrumentação, TI, analítica, metrologia, robótica e inovações. O objetivo é apresentar produtos e tecnologias que oferecem soluções para diferentes setores empresariais. Além disso, contará com palestras técnicas de profissionais de grandes empresas, abordando temas variados para promover a atualização profissional. Invoz e ISA firmaram parceria de divulgação e apoio mútuo.
Com a intermediação do INVOZ, o evento contará com uma palestra do renomado designer Hans Donner. Além disso, o INVOZ contará com um estande para divulgar seus livros e projetos, inclusive o Portal da Inovação e Sustentabilidade do Vale do Paraíba, que vem despertando grande interesse da sociedade.
A EXPO ISA VALE 2024 será na Rua Argemiro dos Santos Filho, na Chácara Seles, Lorena. Informações e inscrições pelo wwwisavale.org.br ou (12) 3132-6280.
Educação
Da Mantiqueira para a Bienal São Paulo: Chef Anouk Migotto lança dois livros no maior evento literário do país
Anota na agenda: A chef Anouk Migotto vai lançar os livros “Casa da chef” e “Mantiqueira com as chefs” – que reuniu nomes conhecidos da gastronomia de vários cantos do Brasil–, dia 6 de setembro, a partir das 10h, no espaço Cozinhando com Palavras na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A chef Anouk Migotto estará presente no dia 6 de setembro, a partir das 10h, no espaço Cozinhando com Palavras, dentro da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para lançar os livros “Casa da Chef” e “Mantiqueira com as chefs”. Excelente oportunidade para conversar com a chef, prestigiar sua história e a rica gastronomia da Serra da Mantiqueira. Considerado um dos maiores eventos literários e culturais da América Latina, a Bienal São Paulo acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, na capital paulista.
CASA DA CHEF – O livro “Casa da Chef” aborda a paixão de Anouk pela gastronomia desde a infância, uma vida em torno dos fogões. Vale ressaltar que a chef, paulistana, vive há mais de 20 anos em Campos do Jordão–SP, na Serra da Mantiqueira. “A escolha dos ingredientes, das preferências e muitas vezes das alegrias e tristezas que sempre acabam resultando em sabores”, enfatiza a chef.
O livro, da Editora Boccato, é dividido em 12 capítulos e separado pelos meses do ano. “Aniversários, festas, datas folclóricas, lembranças e depoimentos de uma vida em torno dos aromas e sabores”, conta Anouk.
O “Casa da chef” será lançado na Bienal do Livro, no dia 6, às 12h, com a presença do projeto “Coral Jovens Cantores”, mantido pela AME (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). A chef, tem sempre um envolvimento social muito forte com as crianças e com o futuro das gerações.
MANTIQUEIRA COM AS CHEFS – O Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, comemorou 20 anos com um lindo projeto: o “Mantiqueira com as Chefs”. Iniciativa de sucesso que poderá ser conhecida agora num incrível livro com o mesmo nome, também lançado na Bienal do Livro, dia 6, das 10h às 12h. Presença confirmada de algumas das chefs e das crianças do Projeto Aquarela.
Para realização do projeto, a chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, convidou 12 renomadas profissionais da gastronomia de vários cantos do Brasil: Angelita Gonzaga, Bel Costa, Ciça Roxo, Denise Guerschman, Flávia Quaresma, Juliana Kegler, Lu Bonometti, Mônica Rangel, Neide Rigo, Tássia Magalhães, Gelma Franco e Vivi Gonçalves.
As chefs foram convidadas a criarem um “prato do bem” utilizando produtos da Mantiqueira e com a missão de valorizar um produtor local. Cada receita permaneceu no cardápio durante um mês e o valor arrecadado foi todo revertido para criação da “Cozinha do Futuro” – que disponibiliza aulas de culinária de forma voluntária para crianças do projeto.
Durante todo o ano de 2022, as chefs convidadas passaram um dia nas montanhas visitando produtores locais para a criação dos pratos. Delícias retratadas agora no livro: são 24 receitas das 12 chefs convidadas e 12 produtores diferentes, com terroir Mantiqueira.
A criação do livro, da Editora Boccato e Editora Afluente, é uma continuação do projeto solidário com a venda revertida novamente para o “Cozinha do Futuro” – mantido pelo Projeto Aquarela de Santo Antônio do Pinhal, sob a coordenação da presidente Olinda Amazonas Martins e do padrinho Fernando Veríssimo. Todos os envolvidos renunciaram a qualquer custo.
SABOR DA MONTANHA – No dia 10 de setembro, às 12h, a chef Anouk estará presente no espaço Cozinhando com Palavras para falar sobre a sua participação no livro “Sabor da Montanha”, também da Editora Boccato.
SOBRE A CHEF ANOUK MIGOTTO – Uma paixão que começou cedo: a gastronomia. Uma criança de 11 anos que já fazia a festa do irmão e dos amigos. Aos 17 anos, recebia encomendas para fazer bolos; também preparava jantares particulares.
Filha de pais franceses, recebeu da ascendência forte influência em sua cozinha. Anouk cresceu ajudando os pais a prepararem comida, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores.
A chef utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade, desde a escolha do produto até o cuidado com reaproveitamentos—sempre evitando desperdício.
Formada em Gastronomia pelo SENAC, Sommelier, MBM de Empreendedorismo e pós-graduada em Gestão Financeira de Serviços em Alimentação, também professora convidada do Senac em ingredientes de cozinha brasileira, para Pós-Graduação da Instituição, acumula uma experiência de 24 anos como proprietária de restaurante, sempre à frente dos fogões.
Em 2023, a chef assumiu um novo desafio: parceria de sucesso com o Grupo Toriba no comando da Casa Bambuí, restaurante localizado dentro do Parque Bambuí em Campos do Jordão.
Assim é a chef Anouk Migotto, com técnica e paixão, transforma o simples em sofisticado aos olhos e ao paladar!
SERVIÇO
LANÇAMENTO LIVROS – CHEF ANOUK MIGOTTO
27ª BIENAL iNTERNACIONAL SÃO PAULO
Data: 6 de setembro (sexta-feira)
Livro “Mantiqueira com as Chefs”: das 10h às 12h
Livro “Casa da Chef”: 12h
Local: Espaço Cozinhando com Palavras, dentro da Bienal São Paulo, no Distrito Anhembi, à Avenida Olavo Fontoura, 1209, em Santana, São Paulo–SP
Informações sobre a Bienal: Site https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html
Informações sobre a chef Anouk Migotto: Insta @anoukmigotto
-
Gastronomia2 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia12 meses atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo4 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia5 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento8 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Turismo11 meses atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023
-
Gastronomia12 meses atrás
Lady Laura Atelier abre sua segunda unidade no Pátio Villa Branca em Jacareí.
-
Saúde12 meses atrás
Pra. Bia Reitano: uma história de superação do câncer de mama