Educação
Descubra como comprar o roteador perfeito e acabar de vez com as falhas na sua conexão!

Olá a todos! Prontos para mais um artigo de desmistificar a Tecnologia. Espero que sim, no artigo passado comentamos muito sobre as tecnologias de rede sem fio e como elas afetam diretamente o comportamento de nossos dispositivos. Já temos conhecimento suficiente para entender o que são as redes sem fio 2G, 5G e 6G.
Se esses itens já são suficientemente difíceis de serem assimilados, quem dirá os equipamentos que podem transmitir nessas velocidades, bem como seu alcance e, ainda, mais difícil é saber se seus dispositivos são compatíveis com uma ou outra tecnologia. E infelizmente essa pergunta sobre a compatibilidade dos dispositivos pessoais, entre eles, notebooks, celulares, tablets e, não menos importantes, dispositivos inteligentes como câmeras, interruptores, tomadas, televisores, etc.
Por algum ponto temos de começar, sendo assim, vale lembrar que existem roteadores no mercado, e não estou falando aqui dos roteadores fornecidos pelas operadoras e sim de roteadores comprados e escolhidos por nós, vale lembrar que essa busca não pode ser orientada a preço e sim pela tecnologia. Dado isso, orientem sempre sua compra pela tecnologia, ao buscar um roteador oriente-se sempre pela especificação.
- Jamais comprei roteadores de tecnologia fast ethernet, esta especificação diz respeito a placa de rede do roteador, a porta que liga na sua internet e esta tecnologia tem limitação máxima de transferência de 100 Mbits/s, por mais que a caixa diga o contrário, se a placa de rede do roteador não passa disso e sua internet tem 200, 300, 400 ou mais, sua velocidade será limitada a isso. Compre sempre roteadores com tecnologia gigabit, na qual as placas de rede possuem tecnologia de 1000 Mbits/s.
- Compre roteadores que tenham todas as tecnologias de Wi-Fi disponíveis e sejam capazes de transmitir nessas tecnologias, a sigla IEEE 802.11 significa que o roteador obedece aos padrões internacionais de transmissão e recepção sem fio, essa sigla virá acompanhada por letras b/g/n para Wi-Fi 2, a/ac para Wi-Fi 5 e ax para Wifi6.
Os roteadores mais novos das operadoras não estão vindo mais com a tecnologia antiga para Wi-Fi 2, o que fez com que dispositivos muito antigos deixassem de funcionar, forçando os proprietários a comprar outros equipamentos mais novos ou, então, a adquirir roteadores retrocompatíveis.

Outra dica importante é que ao instalar um roteador diferente do roteador da sua operadora é necessário desabilitar a rede sem fio do roteador da operadora, pois dois roteadores juntos na mesma casa geram interferência e se você possivelmente comprou um roteador melhor e mais compatível, não iremos querer um que não atende a todas as nossas necessidades.
Existe uma infinidade de marcas no mercado e de fato essa escolha pode se tornar algo bem difícil e confuso, se você precisar de ajuda procure nossa equipe e estaremos prontos a te ajudar pelo email desmistifique@aslti.com.br.