A alfabetização infantil é o processo pelo qual a criança desenvolve as capacidades de ler e escrever, ferramentas essenciais para se comunicar, construir o pensamento e instigar a sua criatividade e imaginação.
Este processo começa bem antes da criança ir para a escola, inicia-se em casa, com o aprendizado da linguagem e da comunicação. Quando a criança compreende os sons e escuta palavras, já está iniciando seu processo de alfabetização. Mas é na escola que este conhecimento assume uma forma estruturada, quando aprende a formar sílabas e palavras.
Existe muita diferença entre saber ler o que está escrito, ou seja, decodificar, e realmente compreender e interpretar o texto que está sendo lido.
Crianças que chegam à fase de começar a aprender de maneira mais estruturada com habilidades inadequadas de pré-alfabetização têm dificuldade para acompanhar a decodificação, prejudicando a transição para a leitura pelo significado.
Assim, a Educação Infantil é muito importante para desenvolver as habilidades que possibilitarão formar leitores que pensam criticamente e possam evoluir de modo independente.
Nos primeiros seis anos de vida, as funções cerebrais estão se estruturando, portanto, essa é a melhor fase para estimular seu filho à linguagem, visto que ele terá facilidade para absorver informações.
Na primeira infância esta aprendizagem deve ser tratada de forma lúdica, envolvendo brincadeiras e didáticas que estimulem a curiosidade e o interesse nas palavras e símbolos. Isto pode ser feito antes da alfabetização escolar.
Também é necessário respeitar o estilo de aprendizagem, ritmo de evolução e aprendizado de seu filho, pois cada criança tem seu próprio ritmo.
Assimilar o universo das palavras desde cedo faz toda a diferença para criar uma base sólida e encantar a criança para que ela desenvolva o gosto pela leitura.
O Kumon tem um material didático exclusivo para pré-escolares, respeitando o ritmo de aprendizagem da criança.
Venha saber mais sobre o desenvolvimento do potencial do seu filho em nossa unidade, agende uma entrevista no pelo WhatsApp.
Sou Nadyara Andery, mineira de Pouso Alegre, e moro em São José desde 2005.
Amo escutar viajar e conhecer pessoas, lugares e comidas novas; adoro escutar podcasts dos mais variados temas; gosto muito de descobrir músicas novas de diferentes nacionalidades.
Vim para São José cursar faculdade de Engenharia Biomédica, trabalhei no Grupo Oscar, nas lojas Oscar Calçados, Arezzo e Via Uno, iniciei como caixa e cheguei à gerência. Neste período transferi minha faculdade para Administração de Empresas.
Depois, trabalhei para o Banco Santander onde fui assistente pessoa física, depois assistente pessoa jurídica, passando à Gerente de Empresas antes de trilhar o caminho de empreendedora.
Para ser sincera, nunca tive vontade de empreender. Trabalhar no setor bancário diretamente com micro e pequenas empresas, me trouxe uma visão bem realista do cenário de empreendedorismo no Brasil. Não é fácil abrir e manter um negócio de qualidade no Brasil, e ter lucro, além de sobrevier em si.
Mas a família do meu esposo, Felipe Kamei, que possui três unidades do Kumon em Vitória/ES, é apaixonada pelo método, e minha sogra e cunhadas conseguiram fazer eu me apaixonar pelo Kumon também. Esse amor ao que fazem me contagiou e me deu uma razão para superar meu medo de empreender por conta própria. Ainda mais se tratando de uma franquia tão antiga e conhecida no mercado, e um sistema de aprendizagem tão consolidado, que já fez a diferença na vida de milhares de crianças no mundo todo.
Então, em 2017, iniciei minha preparação para ser orientadora do Kumon, passando por um processo junto à franquia, e, em 2018, inaugurei a unidade Kumon no bairro Urbanova.
Inicialmente, apesar de toda preparação junto à franqueadora, eu era um pouco insegura, afinal, eu não vinha do ramo pedagógico. Mas, com o passar do tempo, ver o resultado efetivo na vida das crianças trouxe confiança e fortaleceu minha convicção em fazer o que faço.
As crianças também são o máximo! Trabalhar com as crianças me faz aprender algo novo sempre, e esse aprendizado contínuo também é a filosofia do método Kumon.
E trago esse aprendizado para minha vida pessoal também, sempre buscando aprimoramento contínuo.
Eu AMO o Kumon e SEI que é uma metodologia que realmente pode ajudar as pessoas a extraírem o seu melhor, seja superando dificuldades ou evoluindo mais ainda o seu potencial.