fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Expo Diversos encerra circulação em São José dos Campos após temporadas em quatro cidades. 

A mostra reúne 23 obras de artistas que exaltam a diversidade com visitação gratuita de 19 de novembro a 8 de dezembro no Parque Vicentina Aranha.

Artistas de diferentes gerações, trajetórias e referências foram convidados a assinar criações inspirados no tema diversidade, e o resultado deu fruto a Expo Diversos, que chegou a São José dos Campos como última parada após temporadas em São Paulo, Pindamonhangaba, Rio de Janeiro e Brasília. A mostra, que poderá ser visitada gratuitamente no Parque Vicentina Aranha, propõe uma experiência imersiva e sensorial por obras que traduzem diferentes histórias, vivências e exaltam as diversidades de raça, etnia, crenças, idade, gênero e de pessoas com deficiência. A última temporada da exposição vai até 8 de dezembro, com visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 

O inusitado da exposição está nas histórias de 14 artistas que retratam as particularidades vivenciadas em diferentes realidades culturais e regionais do Brasil. Com um total de 23 obras, a Expo Diversos é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Novelis – líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio – e Ball Corporation – líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio – via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

A curadora da Expo Diversos, Bianca Bernardo, interpreta a mostra como uma plataforma de discussão, de aprendizagem e de compartilhamento de experiências sobre a diversidade, a partir da arte e da pauta dos direitos humanos no Brasil. “O tema principal é a diversidade, sendo tratada a partir dos direitos humanos e da importância de legitimar os espaços de respeito, para a construção do entendimento da igualdade a partir das nossas diferenças”, afirma.

As obras fazem o público refletir sobre a valorização da cultura indígena, questionar o etarismo, exaltar a sabedoria ancestral, combater os preconceitos de raça, etnia e gênero, o machismo e lutar por uma sociedade mais justa e mais inclusiva. “Nós primamos pela escolha de artistas que tenham na sua vivência a diversidade, na prática, para podermos contar essas histórias diversas e apresentar para o público um panorama sobre as diversidades através da arte”, destaca a também curadora da Expo Diversos, Vera Nunes.

Casa Diversa – As 23 obras retratadas na mostra se apresentam em diferentes linguagens, como pinturas, fotografias, esculturas, bordados e instalações, que estarão dispostas em um percurso multissensorial em um conceito expográfico de Casa Diversa. O espaço remete a um ambiente domiciliar acolhedor e acessível, trazendo elementos como paredes, plantas, pedras, água e luzes, visando proporcionar uma experiência ainda mais imersiva aos visitantes.

“A Expo Diversos não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, dada a singularidade intrínseca à condição humana, mas oferece um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil, fomentando os direitos humanos e reconhecendo a pluralidade de visões que se traduzem em obras artísticas e diálogos enriquecedores”, ressalta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil. 

No passado, a Novelis apoiou, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Livro Diversos, que também trouxe uma reflexão sobre diversidade e inspirou a exposição. “Está entre os nossos compromissos investir e incentivar iniciativas que celebram a diversidade em suas formas mais autênticas e expressivas. Ficamos felizes em ver que as temáticas abordadas no livro expandiram suas formas e inspiraram a construção desta exposição, que nos convida a ampliar as perspectivas e construir pontes entre as diferenças. Em direção ao seu propósito, de criar um mundo sustentável, a Novelis vai muito além da transformação do alumínio em novas possibilidades e promove, diariamente, ambientes mais diversos e equitativos. Queremos, cada vez mais, contribuir com práticas de diversidade e inclusão, dentro e fora da empresa”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul. 

“Como uma empresa global, com diferentes línguas, culturas e formas de trabalhar, valorizar a diversidade é um imperativo para o nosso negócio, e não poderíamos estar mais orgulhosos de patrocinar a Expo Diversos. Acreditamos em valorizar a pluralidade das pessoas e gerar senso de pertencimento, e entendemos a arte como uma ferramenta poderosa para levar mensagens acerca de diferentes temas tão importantes, como a diversidade, para o público em geral”, afirma Suellen Moraes, Gerente de Diversidade & Inclusão da Ball na América do Sul.

Etarismo – A contradição revelada pelo etarismo é a base de reflexão e inspiração da artista Nenê Surreal, considerada a mulher mais importante do graffiti nacional. Aos 57 anos, a artista leva para a exposição a obra Cabeçudas, com a qual questiona o etarismo sob o ponto de vista da valorização da sabedoria ancestral nas sociedades coloniais e tradicionais. Ela aponta que tanto o conhecimento de vida como a história ancestral são vistos como inúteis ou improdutivos pelos ocidentais e questiona sobre o que nos impede de reconhecer a ancestralidade como uma fonte de poder e resistência.

Segundo a artista, a obra Cabeçudas, que tem coprodução da DJ Aline Vargas, nasceu da observação que ela fez de crianças da comunidade onde vive em Diadema. Essas crianças passaram por uma transição e começaram a amadurecer, viraram adolescentes, jovens e hoje são personagens adultas e amadurecidas com muitos conhecimentos.

“Eu me vejo nesse processo. Assim como eu, as pessoas jovens vão envelhecer e isso não significa incapacidade. Temos pessoas com mais de 50 anos fazendo coisas incríveis. A gente está em movimento, estamos ativos. Daqui a 20 anos, vamos ter pessoas com 70 anos fazendo coisas que eram feitas por jovens de 30 anos. O etarismo é muito contraditório porque escutamos as falas e os discursos que enaltecem a ancestralidade, mas nós, os griôs, não estamos sendo enaltecidos em vida. Porque não estão potencializando as pessoas que estão aqui ainda fazendo de igual para igual?”, indaga.

Corpo político – “A luta da pessoa com deficiência é muito solitária. Dentro das lutas das minorias que existem no nosso país, nós somos a mais minorizada. A gente precisa avançar muito, pois ainda estamos a passos muito miúdos porque a sociedade não adensa esta luta e a deficiência não é homogênea. É uma minoria complexa e diversa. As grandes cidades precisam de revisão total e estar reparadas para entender as nossas necessidades e diversidade”.

A afirmação é da artista e educadora Lua Cavalcante. Aleijada, sambadeira de roda e pertencente ao povo indígena Kixelô Kariri de Iguatu, no Ceará, ela se autodenomina um “corpo-artístico-político-pedagógico”, que promove reflexões sobre os territórios que o corpo com deficiência habita e opera através de sua arte. Lua participa da Expo Diversos com as obras Amuleta de Aleijeidu e Rede de Descanso e Mandinga de Aleijadu.

A artista reforça que sua grande luta é de não ser lida apenas como corpo de uma deficiência que padece. “O corpo com deficiência é sempre lido e sempre colocado como um corpo coitado, enfermo, que não é capaz, e a gente quase que não tem a possibilidade de escolher como queremos que ele seja apresentado para o mundo. A grande força dessa exposição é um incentivo a olhar esses corpos diversos para além desse lugar da deficiência. É fundamental que as pessoas vejam e se estimulem a conhecer mais. Precisamos ser vistos, celebrados, enquanto corpos possíveis e diversos e falarmos o que quisermos, estando à frente do nosso discurso”, reflete a artista.

Para garantir a acessibilidade da exposição para os visitantes, as obras poderão ser acessadas através de QR Code com áudios descritivos e placas técnicas em braille.

SERVIÇO

Expo Diversos

Local: Parque Vicentina Aranha – R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos – SP, 12243-750

Data: 19 de novembro a 08 de dezembro de 2024

Visitação: Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 18h 

                  Sábados e domingos, das 10h às 18h. 

Entrada gratuita

Fotos: Tita Barros

Entretenimento

Curta-metragem “As Raízes da LGBTfobia no Brasil” estreia na segunda (16) em São José

Documentário dirigido pelo cineasta Alexsandro Stenico, com realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, propõe um diálogo crítico e reflexivo sobre discriminação e preconceito; lançamento no Cine Teatro será aberto ao público.

O curta-metragem “As Raízes da LGBTfobia no Brasil” será lançado, no próximo dia 16 (segunda-feira), às 19h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva, em São José dos Campos. Dirigido pelo cineasta Alexsandro Stenico, o documentário é um importante instrumento educativo e de conscientização para desconstruir preconceitos e fomentar mudanças sociais. A exibição do filme será seguida de roda de conversa com a equipe.

A escolha do tema, segundo o diretor, foi motivada pela necessidade urgente de compreender e expor os fatores históricos, culturais e sociais que sustentam a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ no país. “O Brasil, apesar de avanços legais e sociais, ainda ocupa posições alarmantes em índices de violência e preconceito contra pessoas LGBTQIA+”, ressalta.

Segundo dados recentes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), o Brasil registrou mais de 33 mil violações contra pessoas LGBTQIA+

somente no primeiro semestre de 2024. Até maio, o estado que teve mais registros foi São Paulo.

O curta-metragem foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) – lei federal que destina recursos para o setor cultural do Brasil. Realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos. O documentário, de 27 minutos, tem classificação para maiores de 18 anos e tradução em Libras.

ALMA & VOZ – A cantora joseense Guia, artista negra e não-binária, foi convidada para dar voz ao documentário expondo a realidade do seu dia a dia. “Guia utiliza sua arte como uma poderosa ferramenta política em defesa da comunidade. Sua representatividade e engajamento reforçam a conexão entre a narrativa do documentário e a luta por diversidade e inclusão”, diz Stenico.

O curta, acrescenta o cineasta, aborda questões como colonialismo, influência religiosa, conservadorismo político e perpetuação de estereótipos. “A intenção é promover um diálogo crítico e reflexivo sobre como essas raízes impactam a sociedade contemporânea.”

O documentário é enriquecido por importantes entrevistas e análises, com a participação do médico psiquiatra Alexandre Saadeh, coordenador do AMTIGOS; Bruniely Lemos, ativista e presidente da Associação Transbordamos; Jovino Rezende Neto, cooperador da Paróquia São José; Márcio Araújo, ativista social; e

Renan Quinalha, professor de Direito da Unifesp e coordenador do Núcleo TransUnifesp (NTU).

Para o diretor Alexsandro Stenico, o filme é um convite para olharmos para essa realidade com sensibilidade e comprometimento. “Combater a LGBTfobia não é apenas uma luta da comunidade LGBTQIA+, mas de todos que desejam um mundo mais justo e inclusivo. A mudança começa com educação, respeito e a coragem de confrontar preconceitos, onde quer que eles se manifestem”, finaliza.

BASTIDORES – Direção: Alexsandro Stenico; Produção Executiva: Fabiana Carvalho e Tatiana Baruel; Roteiro: Leon Tru (A.BR.A.) e Alexsandro Stenico; Apresentação: Guia; Direção de Fotografia: Henrique Avari; Direção de Produção: Juliana Galvão; Som Direto: Douglas Bernardes e Samuel Sgarbi; Assistente de Fotografia: Douglas Bernardes e Samuel Sgarbi; Montagem e Edição de Som: Carolina Maris; Colorização: Bruno Rocha; Animação e Finalização: Bruno Carvalho.

SERVIÇO

Lançamento do Documentário

“As Raízes da LGBTfobia no Brasil”

Data: 16 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Teatro Benedito Alves da Silva, à Rua Rui Dória, número 935, Centro de São José dos Campos/SP

Informações: @asraizesdalgbtfobianobrasil (insta)

Classificação: maiores de 18 anos

Entrada gratuita

Continue lendo

Entretenimento

Reder Circus anuncia última semana de espetáculo em São José; criança até 12 anos não paga

O Reder Circus, premiado como o melhor circo do Brasil, convida a todos para a última semana do espetáculo “Natal Broadway no Reder Circus” em São José dos Campos. O evento, que está encantando o público com uma mistura de circo, música e o clima natalino, fica em cartaz até o dia 8 de dezembro, oferecendo uma experiência mágica para toda a família.

Com um elenco talentoso e uma produção de tirar o fôlego, o espetáculo traz a magia do Natal com um toque especial de Broadway, reunindo números de circo, performances artísticas e canções nos palcos da famosa avenida nova-iorquina. O show é uma verdadeira celebração das festas de fim de ano, prometendo encantar crianças e adultos.

Entrada Gratuita para Crianças Acompanhadas

Uma ótima notícia para as famílias é que, durante essa última semana de temporada, criança até 12 anos acompanhada de um adulto pagante não paga ingresso. Assim, o Reder Circus oferece uma oportunidade única para que pais e filhos aproveitem juntos esse espetáculo de Natal, em um ambiente seguro e de pura diversão.

Serviço:
NATAL BROADWAY – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

LOCAL: REDER CIRCUS
Av. Linneu de Moura, S/N – Jardim do Golf (Em frente ao Hospital Vivalle)

Estacionamento privado ao lado do circo no Thermas do Vale ( Parque Aquático ): Valor R$ 50,00 válido durante o período da apresentação.
Ambiente Climatizado

VALORES (TEMPORADA):
BRONZE – R$ 40,00 (meia entrada) e R$ 80,00 (inteira)
PRATA – R$ 60,00 (meia entrada) e R$ 120,00 (inteira)
OURO – R$ 70,00 (meia entrada) e R$ 140,00 (inteira)
OURO VIP – R$ 90,00 (meia entrada) e R$ 180,00 (inteira)
DIAMANTE – R$ 125,00 (meia entrada) e R$ 250,00 (inteira)

CLASSIFICAÇÃO: Livre. Menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Crianças de colo de até 1 ano e 11 meses de idade não pagam ingressos.
DURAÇÃO APROXIMADA: 100 Minutos – com 15 minutos de intervalo
ACESSIBILIDADE: SIM
CANAL DE VENDAS OFICIAL: uhuu.com – com taxa de serviço
Realização: Fill Eventos

ATENÇÃO! O ELENCO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO. EVITE ATRASOS! RECOMENDAMOS A CHEGADA COM NO MÍNIMO 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.

Continue lendo

Entretenimento

Shopping Jardim Oriente é a Parada Oficial da Caravana de Natal Coca-Cola.

O centro de compras é o ponto de saída e de chegada da caravana por São José dos Campos.

O Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, pelo terceiro ano consecutivo, é o ponto de partida e chegada da Caravana de Natal Coca-Cola 2024. O evento que encanta a todos estará no estacionamento, próximo à portaria do Hipermercado Shibata, no dia 3 de dezembro (terça), a partir das 17h.

A caravana vai sair do Shopping Jardim Oriente, às 18h30, e seguirá até o bairro Jardim Nova Flórida, na zona leste da cidade. Após isso, o caminhão vai estacionar no shopping novamente, onde permanecerá, para que os clientes possam tirar fotos. O itinerário poderá sofrer alterações em cima da hora, sem aviso, para garantir a segurança e fluxo tranquilo no trânsito do evento.

“Além do passeio pelas ruas, a chegada do caminhão ao Shopping Jardim Oriente permitirá aos clientes vivenciarem a experiência natalina de perto, com a magia e clima de Natal contagiando a todos”, disse Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

O percurso será o seguinte:

Jardim Oriente/Jardim América

Rua Massanosuke Shibata

Rua Taru

Rua Marco Túlio Cícero

Rua Sumatra

Avenida Paraíso

Parque Industrial

Rodovia Henrique Eroles (Estrada Velha Rio-SP)

Rua Bacabal

Rua Coari

Rua Sena Madureira

Rua Icatu

Rua Goiânia

Praça Natal

Rua Valença

Avenida Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes

Jardim Satélite

Avenida Andrômeda

Avenida Perseu

Avenida Cassiopeia

Avenida Andrômeda

Avenida Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes

Jardim Aquarius

Avenida Deputado Benedito Matarazzo

Avenida Cassiano Ricardo

Jardim Esplanada

Avenida São João

Rua Madre Paula de São José

Avenida 9 de Julho

Centro

Rua Euclides Miragaia

Avenida Dr. João Guilhermino

Avenida Dr. Nelson D’ávila

Rua Sebastião Humel

Vila Maria 

Rua Martins Fontes

Monte Castelo

Avenida Brasil

Jardim Paulista

Rua Riachuelo

Rua Genésia B. Tarantino

Avenida Nair Toledo de Mira

Vila Industrial

Avenida JK

Vista Verde

Viaduto Vista Verde

Avenida Pedro Friggi

Jardim Nova Flórida

Avenida Tancredo Neves

Avenida Monsenhor Dutra

Shopping Jardim Oriente      

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO      

Sobre o Shopping Jardim Oriente

O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.              

Sobre o Grupo AD

O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?