Entretenimento
Guararema vai realizar 1º Festival Maria Florência de Consciência e Cultura Preta
Evento é realizado em celebração ao Dia da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Guararema vai realizar o 1º Festival Maria Florência de Consciência e Cultura Preta.
No domingo, dia 20 de novembro, que marca a data da Consciência Negra, a programação começa às 10h30, com a atração Tambor de Crioula, Grupo Flor D’Arueira do Mestre Nenê, na Vila de Luís Carlos.
No mesmo dia, às 16 horas, ocorre a apresentação do Grupo de Capoeira da Secretaria de Esportes e Lazer de Guararema, Mestre Nil, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello. Já às 18 horas, acontece o Espetáculo Online “Quatro Mulheres”, com Cida Baú e Gabriel Ivanoff por meio da Circulação Online Proac. A transmissão ocorre no Canal da Prefeitura de Guararema.
Já na quarta-feira, 23 de novembro, às 9 e às 14 horas ocorrem as edições dos Contos Pretos, com jovens da Rede Socioassistencial, na Praça Coronel Brasílio da Fonseca (Praça do Coreto).
O nome do festival, Maria Florência, tem um peso histórico muito importante para a cidade. Maria Florência foi uma ex-escrava que ganhou de Dona Laurinda de Souza Leite um quinhão de terras situado às margens do Rio Paraíba do Sul.
Levada por sentimentos religiosos, Maria Florência resolveu construir numa parte do terreno recebido, uma capela para São Benedito, Santo do qual era muito devota.
Com a ajuda de algumas pessoas e economias suas, Maria Florência em pouco tempo conseguiu terminar a construção em louvor a São Benedito.
Aos poucos foram se estabelecendo outros moradores nos arredores da Capela, formando-se então um vilarejo que recebeu o nome de Guararema.
O festival é uma realização das Secretarias de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social e Habitação e Esportes e Lazer.
Crédito fotos: Comunicação/PMG