Gastronomia
Tramontina apresenta primeira linha de talheres assistivos fabricados no Brasil
Garfos, facas e colheres foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores e profissionais da área da saúde para garantir mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com limitações motoras dos braços
A Tramontina dá um passo importante em direção à inclusão ao apresentar uma linha inédita de talheres assistivos, assumindo o pioneirismo na produção desses utensílios no país. A coleção ForAll de garfo, faca e colher com design especial é voltada, principalmente, a pessoas com doença de Parkinson e outras condições clínicas que alteram o movimento dos braços e mãos e que podem dificultar a alimentação. A iniciativa vem para atender a uma demanda crescente e fundamental: proporcionar independência e dignidade para pessoas com doenças ou condições que acabam tornando a hora das refeições menos prazerosa.
As peças são resultado do trabalho conjunto da Tramontina com o escritório de design ZON Design e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), responsável por todas as etapas de pesquisa para o desenvolvimento da linha junto a pacientes. Segundo a Dra. Aline Pagnussat, professora e pesquisadora da UFCSPA e da Georgia State University, a qual foi responsável pelas pesquisas junto aos pacientes, a doença de Parkinson é hoje a segunda doença degenerativa mais comum no mundo, com mais de 8 milhões de pessoas acometidas. Em função do envelhecimento populacional esse número tende a aumentar significativamente nos próximos anos, podendo atingir a marca de 14 milhões até 2040.
Ela explica que as pessoas com doença de Parkinson apresentam diversos problemas de movimento, que podem acometer os braços e, com isso, impactar negativamente também na alimentação.
A fim de lançar ao mercado produtos que realmente levem em conta as demandas desse grande contingente populacional surgiu a ideia de desenvolver utensílios seguros e eficazes, sem desconsiderar o apelo estético e acessibilidade. O primeiro passo, conta a Dra. Aline, foi montar uma equipe multiprofissional que pudesse discutir o tema de forma ampla. A partir disso, foi conduzida uma pesquisa com pessoas com doença de Parkinson para coletar informações e sobre as principais dificuldades enfrentadas por eles durante a alimentação. Nessa primeira etapa da pesquisa, os participantes ainda puderam analisar e elencar pontos positivos e negativos de talheres regulares e adaptados disponíveis no mercado nacional e internacional.
A equipe comprovou que havia uma grande distância entre as necessidades de pessoas com limitação motora e as soluções disponíveis no mercado. Então, universidade, ZON Design e Tramontina se uniram para iniciar a criação dos utensílios. E só após minuciosas avaliações no Laboratório de Análise de Movimento e Reabilitação da UFCSPA, chegou-se ao produto final.
O resultado são itens inovadores não apenas pela tecnologia assistiva, mas também pelo design e qualidade. “São talheres que realmente levam em conta as necessidades e desejos do usuário, estabelecendo um padrão completamente diferente em relação aos demais produtos à venda no mercado nacional e internacional”, salienta Marcos Grespan, diretor da Tramontina.
A linha ForAll é composta por faca, colher e garfo, adquiridos em conjunto em um estojo pensado para que o usuário possa levar os talheres a qualquer lugar e realizar as refeições em família e com amigos com independência. As peças possuem design especial para facilitar o movimento dos usuários e textura grip nos cabos, proporcionando uma aderência firme e segura.
A linha For All conta com duas opções de jogos de talheres com estojo – uma totalmente em aço inox e outra com lâminas em aço e cabos em polipropileno cinza. Ambos contam com certificação internacional NSF, que analisa o processo de fabricação de um produto e atesta sua conformidade com padrões específicos de segurança, qualidade, sustentabilidade e desempenho. Na opção com acabamento em plástico há a garantia de proteção antimicrobiana.
Os itens estão à venda no e-commerce da marca e nas lojas oficiais da Tramontina (22 T store e 2 T factory store, em Carlos Barbosa e Farroupilha, no Rio Grande do Sul), presentes em 10 estados – Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e mais recentemente, Pará.
Linha ForAll conjuga ergonomia, qualidade e design
- Há opção de talheres em aço com cabos de plástico ou totalmente em aço inox (Tramontina/Divulgação)
Os talheres assistivos ForAll contam com alguns atributos singulares no mercado, de acordo com a ZON Design. São talheres com peso ideal e cabos ergonômicos e mais robustos com textura especial para proporcionar mais firmeza e segurança. O garfo é mais largo e a colher, mais estreita com bojo aprofundado, a fim de proporcionar maior estabilidade do alimento. Já a faca com serrilha especial e ponta arredondada garante potencial de corte com segurança.
Os novos produtos representam o compromisso da Tramontina com a promoção do direito à alimentação digna para todos, somando ao propósito da companhia de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos. Outro aspecto levado em conta na produção dos itens é a sustentabilidade. Os produtos são altamente duráveis e contam com matéria-prima ecologicamente correta e segura, como aço 100% reciclável. Com este lançamento, a marca estabelece um novo padrão de excelência na indústria culinária e na promoção da acessibilidade.
Sobre a Tramontina
A empresa com mais de 22 mil itens no portfólio e 112 anos de história, conta hoje com nove fábricas no país – sete no Rio Grande do Sul, uma no Pará e outra em Pernambuco. Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos, móveis de madeira e plástico.
Sobre a ZON Design
A ZON é um escritório de design, brasileiro, constituído por um time multidisciplinar de profissionais, pessoas talentosas e criativas, comprometidas com a excelência das entregas e das experiências e que vem criando, testando e executando conceitos bem sucedidos desde 1994 – sempre inspirado pela paixão ao design e com a visão no mundo globalizado.
Sobre a UFCSPA
Fundada em 1953 em Porto Alegre, desde sua origem a UFCSPA dedica-se exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. Contando com 16 cursos de graduação, 12 programas de pós-graduação Stricto Sensu e 68 programas de residência médica e multiprofissional, a universidade é reconhecida em nível nacional e internacional pela qualidade acadêmica registrada em índices oficiais do Ministério da Educação e pela infraestrutura de ponta, com um prédio no campus central dedicado exclusivamente às atividades de pesquisa. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, do qual faz parte a professora Aline Pagnussat, destaca-se, entre outros temas, nas pesquisas relacionadas à prevenção e reabilitação da Doença de Parkinson, além de outros distúrbios do sistema neurológico nos três níveis de atenção à saúde.
Gastronomia
De Vera Holtz a Caio Blat: conheça a loja de vinhos frequentada por artistas em São José.
Vera Holtz, Caio Blat, Mel Lisboa e Herson Capri, esses são alguns dos artistas que já visitaram a Ma Cave, loja de vinhos que inaugurou há pouco mais de três meses no Colinas Shopping, em São José dos Campos.
Graças à proximidade com o teatro, quem passeia pelo shopping vê frequentemente os artistas no local. No último final de semana, por exemplo, foi a vez dos atores Caio Blat e Herson Capri, que estavam em cartaz com a peça ‘Memórias do Vinho’, conhecerem a loja.
“Sempre que recebemos um artista, tentamos entender em qual trabalho ele está e oferecer um vinho que faça um casamento com essa empreitada. Por exemplo, no caso deles, que a peça já falava sobre vinhos, mas era sobre uma relação de pai e filho, escolhemos um vinho argentino jovem para Caio Blat e um vinho brasileiro mais encorpado para o Herson Capri”, explicou Victor Copola, um dos sócios da marca.
Outro caso curioso foi o da atriz Mel Lisboa, que em setembro visitou São José com seu show cantando Rita Lee. Após uma pesquisa, a equipe da Ma Cave soube que a atriz era vegana e assim a indicou um vinho espanhol vegano.
Atualmente, a marca trabalha com mais de sessenta rótulos de diversos países, com preços a partir de R$ 60. Além da loja, a Ma Cave faz degustações, eventos e conta com um Wine Bar, onde os clientes podem degustar os vinhos com alguns pratos.
Serviço: A Ma Cave Vinhos funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 20h. Mais informações pelo Instagram @macavevinhos ou pelo WhatsApp (12) 98885-0170.
Gastronomia
Arroz de safra nova ou velha: qual tem o melhor resultado na panela?
Entender que arroz não é tudo igual pode garantir melhor custo-benefício e gerar economia no fim do mês.
Na rotina das compras, é comum que os consumidores, influenciados por hábitos de consumo, acabem escolhendo sempre os mesmos produtos, sem reparar em informações fundamentais para avaliar a qualidade de um alimento essencial na mesa dos brasileiros: o arroz. Apesar de ser uma escolha simples, algumas dicas podem garantir o melhor custo-benefício e assegurar que os grãos rendam, fiquem soltinhos e brancos na panela.
Há várias marcas e tipos de arrozes, sendo o agulhinha e o integral os mais consumidos, seguidos de variedades como o parboilizado, arbóreo e negro. Enquanto a qualidade do feijão é definida pelo frescor dos grãos, no caso do arroz é o oposto: os grãos mais velhos oferecem vantagens em textura e sabor.
“Nós trabalhamos com o arroz mais velho, porque o arroz novo tende a empapar e a não render. Todas as carretas que chegam aqui — em torno de 80 por semana — passam por um teste para determinar a qual marca o arroz será destinado. Avaliamos e experimentamos como ele fica na panela, já que esse é um critério importante para classificar os grãos”, explicou Alexandre Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos e diretor da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).
Segundo o especialista, a região onde o arroz é cultivado também influencia diretamente na qualidade final. O teor de amilose, um dos principais componentes do amido de arroz, também é determinante, pois afeta características como a textura, a capacidade de absorção de água, a viscosidade e a expansão de volume.
“Arroz com baixo teor de amilose é mais macio. O arroz começa a se qualificar desde o plantio. Tem produtor que cuida muito bem da lavoura, seleciona as sementes e combate as pragas de maneira correta. Nós escolhemos esses produtores mais caprichosos e também consideramos a região para que, logisticamente, possamos receber o arroz no tempo certo”, destacou
Dicas
No supermercado, verifique a data de fabricação, as categorias tipo 1 e 2, e prefira embalagens transparentes para visualizar a integridade dos grãos. Ao preparar arroz em casa, observe o rendimento da receita, a cor do arroz cozido, o quanto os grãos crescem e se ficam soltinhos.
Por norma, o arroz tipo 1 precisa ter um percentual maior de grãos inteiros, mínimo de 92,5%, com uma seleção de pureza mais rigorosa, grãos lisos e uniformes. No caso do tipo 2, o percentual mínimo de grãos inteiros é de 85%, a quantidade de grãos quebrados é maior, e ele pode conter um pouco mais de impurezas, além de grãos menos uniformes e mais opacos.
“Atualmente, a maior inovação na produção de arroz são as máquinas eletrônicas, que filmam grão por grão, eliminando qualquer defeito. Determinamos que esse arroz não deve ter barriga branca (mancha esbranquiçada) e nem grãos quebrados. A máquina faz a seleção exatamente com o que especificamos”, explicou Celso Oliveira Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos.
História
A história da Fantástico Alimentos começa em 1975, quando Celso Ruston abriu a própria empresa de arroz em Jacareí. Foi pelas mãos dele que o grupo modernizou processos e passou a atuar também com feijão. Em 1993, o comando passou para Mariana Ruston de Carvalho, Celso Oliveira Ruston e Alexandre Oliveira Ruston, que já atuavam no grupo.
Após quase 50 anos, a empresa atua com linhas de arroz, feijão e massas. Com 250 funcionários diretos e atuação com foco nos estados do sudeste, a meta é fortalecer e expandir a empresa como fornecedora de alimentos em âmbito nacional.
Fotos: Divulgação
Gastronomia
Amicci inaugura novo restaurante no Jardim Aquarius
Marcelo de Moraes e Adeli Cesario levam a experiência da enogastronomia para quem vive e trabalha no charmoso bairro da Zona Oeste. O Amicci Aquarius fica no Edifício Costa Norte
O Amicci Restaurante, renomado por sua alta gastronomia e atendimento de excelência, acaba de inaugurar sua segunda unidade em São José dos Campos, no bairro Jardim Aquarius. A nova loja, que já conta com uma adega exclusiva, abrirá de segunda a sábado, proporcionando aos clientes uma experiência gastronômica requintada e mais acessível para quem mora ou trabalha na região.
Com a abertura dessa segunda unidade, o empresário e sommelier Marcelo De Moraes reforça o compromisso do Amicci em atender a crescente demanda do público local.
“Muitos de nossos clientes do Jardim Aquarius frequentam a nossa primeira loja, e decidimos que era o momento de trazer a experiência do Amicci para mais perto deles”, afirma De Moraes.
“Estamos entusiasmados em oferecer um espaço acolhedor e sofisticado, onde as pessoas possam desfrutar de bons vinhos e pratos de alta qualidade sem precisar ir sempre até a Anchieta. Nossa expectativa é nos tornarmos o ponto de encontro ideal para quem aprecia uma gastronomia refinada na região”, acrescenta.
A nova unidade, assim como a sede, oferece uma cuidadosa seleção de vinhos nacionais e internacionais, além de um menu que combina a culinária italiana com toques da cozinha contemporânea. A abertura dessa segunda loja no Aquarius fortalece a presença do Amicci na cidade, que já é referência em qualidade e inovação no setor de restaurantes.
Sobre o Amicci Restaurante
O Amicci Restaurante é um espaço dedicado à alta gastronomia, com foco em uma experiência sofisticada e acessível. Fundado e comandado pelo sommelier Marcelo De Moraes, o restaurante se destaca por sua carta de vinhos selecionados e um menu inspirado na culinária internacional. Agora com duas unidades em São José dos Campos, o Amicci está pronto para atender ao público da região com a mesma excelência que conquistou seus clientes.
Serviço
Amicci Restaurante – Inauguração Unidade Aquarius
Endereço: R. Carlos Maria Auricchio, 70 – Jardim Alvorada, São José dos Campos–SP, 12240-876
Horário de funcionamento: de segunda a sábado.
Café da manhã: a partir das 7h30
Almoço e café da tarde: 12h às 14h30
Jantar: 18h às 23h
Contato: 12 99185-8747
Fotos: Nando Jr
-
Gastronomia4 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo6 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia7 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento10 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023
-
Gastronomia3 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Gastronomia1 ano atrás
Lady Laura Atelier abre sua segunda unidade no Pátio Villa Branca em Jacareí.