Seu Direito
Como saber se fui vítima de fraude do INSS?

Atenção, aposentados e pensionistas! Você pode ter sido vítima da maior fraude da história do INSS
Um esquema de fraudes bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, pode ter afetado milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. O escândalo veio a público em 23 de abril de 2025.
Segundo a investigação, o esquema consistia em descontar de aposentados e pensionistas do INSS valores mensais, como se eles tivessem se tornado membros de associações de aposentados, quando, na verdade, não haviam se associado nem autorizado os descontos.
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As associações envolvidas no esquema diziam prestar serviços como assistência jurídica para aposentados e ofereciam descontos em mensalidades de academias e planos de saúde, por exemplo, mas não tinham estrutura operacional para oferecer os serviços que prometiam.
Os descontos indevidos nas pensões e aposentadorias pagas pelo INSS podem chegar a R$ 6,3 bilhões, de acordo com os investigadores.
A CGU entrevistou uma amostra de 1.273 aposentados e pensionistas e a maioria, 97% dessa amostra, afirmou nunca ter autorizado descontos em seus benefícios.
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, precisa verificar em seu benefício se houve descontos indevidos.
Se caso foram efetuados descontos indevidos no benefício, o aposentado ou pensionista tem o direito de receber o valor descontado indevidamente, em razão de ter a renda diminuída em face da fraude perpetrada.
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato de pagamento do INSS. Este documento apresenta todos os pagamentos e descontos efetuados, dentre eles, os descontos referentes às mensalidades associativas. Veja o Passo a Passo:
1 – Acessar o App ou Site Meu INSS;
2 – Faça login com CPF e senha do Gov.br;
3 – Clique em “Extratos e Comprovantes”;
4 – Em seguida, clique em “Extratos” e depois clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”;
5 – Em seguida, clique sobre o número do benefício;
6 – Na próxima tela irá aparecer o extrato, em seguida clique em “Baixar Documento”;
7 – Basta então verificar se houve descontos referente às “mensalidades associativas”
Importante ressaltar que o golpe vem sendo aplicado desde 2019, portanto, é necessário analisar o extrato de pagamento do benefício desde esta data. Através do próprio aplicativo do INSS, também é possível excluir essa cobrança. Confira o passo a passo para excluir a cobrança:
1 – Acessar o App ou Site Meu INSS;
2 – Faça login com CPF e senha do Gov.br;
3 – Clique no botão “Novo Pedido”;
4 – Em seguida, clique no botão “Todos os Serviços”;
5 – Digite “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”;
6 – Clique no nome do benefício;
7 – Atualize os dados se necessário, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções;
É recomendável também que os beneficiários bloqueiem seus benefícios de forma que associações não consigam lançar os descontos. Para realizar este bloqueio, é preciso seguir as seguintes orientações:
1 – Acessar o App ou Site Meu INSS;
2 – Faça login com CPF e senha do Gov.br;
3 – Clique no botão “Novo Pedido”;
4 – Em seguida, clique no botão “Todos os Serviços”;
5 – Digite “Bloqueio/Desbloqueio de Mensalidade de Entidade Associativa ou Sindicato”;
6 – Clique no nome do benefício;
7 – Atualize os dados se necessário, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções;
Além disso, os aposentados e pensionistas tem o direito de serem ressarcidos dos valores que foram descontados indevidamente do benefício a título de mensalidades associativas, ou seja, ter os valores devolvidos, e ainda podem ter o direito à indenização por danos morais, em razão dos descontos indevidos efetuados no benefício previdenciário.
O próprio beneficiário tem a opção de entrar em contato com a associação para registrar uma reclamação e solicitar o estorno das contribuições realizadas de forma indevida. Para o ressarcimento, o aposentado ou pensionista pode ligar para o telefone da entidade, cujo número aparece no extrato de pagamento do INSS, ou ainda, pode enviar emai para acordo.mensalidade@inss.gob.br, informando o ocorrido.