Seu Direito
Quais são as fraudes mais comuns contra aposentados do INSS?

Muitos aposentados e pensionistas têm sido vítimas de golpistas ou de financeiras que assediam os beneficiários para contratarem empréstimo consignado. Uma das medidas de segurança para evitar que isso ocorra é o bloqueio do benefício para empréstimo.
Através do aplicativo ou site do Meu INSS, https://meu.inss.gov.br, é possível bloquear o benefício para empréstimo consignado.
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Caso o segurado necessite desbloquear o benefício para obter o crédito consignado em algum momento, é possível efetuar o desbloqueio através do aplicativo ou site Meu INSS. O INSS recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios sempre bloqueados para empréstimos, desbloqueando-os somente pelo período que for necessário.
Como medida preventiva, o INSS bloqueia automaticamente o benefício assim que é concedido, por 90 dias. Ou seja, mesmo que o cidadão queira, ele não consegue desbloquear seu benefício para empréstimo antes desse prazo. Passado esse período, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio se quiser fazer um empréstimo.
O empréstimo consignado pode ser uma alternativa vantajosa para obter crédito, mas é crucial estar informado sobre seus direitos e tomar medidas de segurança para evitar problemas.
Ler o contrato com cuidado e escolher bem a instituição financeira são algumas das práticas importantes para garantir uma experiência segura e tranquila. As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras podem ser consultadas na página inicial do Meu INSS, sem a necessidade de login, na opção “Taxas de empréstimo consignado”.
Outra informação importante é que a contratação e a autorização só podem ser feitas de forma expressa, por escrito ou por meio eletrônico, não sendo permitida a contratação por telefone. Os aposentados também devem tomar cuidado com sua senha de acesso ao Gov.br e não a fornecer a ninguém.
Importante esclarecer também que o INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Desta forma, não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários a desconhecidos ou pessoas que se passam por funcionários do INSS.
Em caso de fraudes ou em caso no qual não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e logo após registrar sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br) ou no Procon de sua cidade, para fins de tratamento e exclusão de descontos e até mesmo o Poder Judiciário, e caso o segurado se sinta ameaçado pode registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia.
Como evitar as fraudes mais comuns contra aposentados?
1. Observe sempre o remetente das mensagens recebidas por email, SMS e WhatsApp;
2. Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.