Tecnologia
Descubra como comprar o roteador perfeito e acabar de vez com as falhas na sua conexão!
Olá a todos! Prontos para mais um artigo de desmistificar a Tecnologia. Espero que sim, no artigo passado comentamos muito sobre as tecnologias de rede sem fio e como elas afetam diretamente o comportamento de nossos dispositivos. Já temos conhecimento suficiente para entender o que são as redes sem fio 2G, 5G e 6G.
Se esses itens já são suficientemente difíceis de serem assimilados, quem dirá os equipamentos que podem transmitir nessas velocidades, bem como seu alcance e, ainda, mais difícil é saber se seus dispositivos são compatíveis com uma ou outra tecnologia. E infelizmente essa pergunta sobre a compatibilidade dos dispositivos pessoais, entre eles, notebooks, celulares, tablets e, não menos importantes, dispositivos inteligentes como câmeras, interruptores, tomadas, televisores, etc.
Por algum ponto temos de começar, sendo assim, vale lembrar que existem roteadores no mercado, e não estou falando aqui dos roteadores fornecidos pelas operadoras e sim de roteadores comprados e escolhidos por nós, vale lembrar que essa busca não pode ser orientada a preço e sim pela tecnologia. Dado isso, orientem sempre sua compra pela tecnologia, ao buscar um roteador oriente-se sempre pela especificação.
- Jamais comprei roteadores de tecnologia fast ethernet, esta especificação diz respeito a placa de rede do roteador, a porta que liga na sua internet e esta tecnologia tem limitação máxima de transferência de 100 Mbits/s, por mais que a caixa diga o contrário, se a placa de rede do roteador não passa disso e sua internet tem 200, 300, 400 ou mais, sua velocidade será limitada a isso. Compre sempre roteadores com tecnologia gigabit, na qual as placas de rede possuem tecnologia de 1000 Mbits/s.
- Compre roteadores que tenham todas as tecnologias de Wi-Fi disponíveis e sejam capazes de transmitir nessas tecnologias, a sigla IEEE 802.11 significa que o roteador obedece aos padrões internacionais de transmissão e recepção sem fio, essa sigla virá acompanhada por letras b/g/n para Wi-Fi 2, a/ac para Wi-Fi 5 e ax para Wifi6.
Os roteadores mais novos das operadoras não estão vindo mais com a tecnologia antiga para Wi-Fi 2, o que fez com que dispositivos muito antigos deixassem de funcionar, forçando os proprietários a comprar outros equipamentos mais novos ou, então, a adquirir roteadores retrocompatíveis.
Outra dica importante é que ao instalar um roteador diferente do roteador da sua operadora é necessário desabilitar a rede sem fio do roteador da operadora, pois dois roteadores juntos na mesma casa geram interferência e se você possivelmente comprou um roteador melhor e mais compatível, não iremos querer um que não atende a todas as nossas necessidades.
Existe uma infinidade de marcas no mercado e de fato essa escolha pode se tornar algo bem difícil e confuso, se você precisar de ajuda procure nossa equipe e estaremos prontos a te ajudar pelo email desmistifique@aslti.com.br.
Tecnologia
Operadoras de internet: vilãs ou vítimas?
Pessoal, nesta edição resolvi vir de textão reflexão, que foi motivado por uma discussão no grupo de WhatsApp do condomínio onde moro. E ela fala um pouco sobre a qualidade de nossa internet, bem como das operadoras que fornecem o serviço a nós.
Como vocês já sabem, trabalho com TI há mais de 20 anos, atualmente home office, sem precisar sair de casa para ir a quase lugar nenhum. Tenho clientes e amigos que usam diferentes operadoras. E posso dizer para vocês que o problema não está na qualidade de nenhuma delas. Todas elas, sejam a Vivo, a Claro, a NIP, a AmericaNET, a Desktop, a OI ou qualquer outra. São de excelente qualidade. São José dos Campos é uma cidade privilegiada do ponto de vista de atendimento para clientes de banda larga.
O problema não está na qualidade do sinal, velocidade ou tempo de indisponibilidade, o problema está na qualidade do atendimento que a gente recebe quando tem um problema, o atendente que nos atende na outra ponta faz toda a diferença, pois ele é quem poderá ajudar ou atrapalhar o processo de reestabelecimento de sinal/solução do problema.
A disponibilidade destas operadoras está acima de 99,7% ao ano, ou aproximadamente 26, 28 horas anuais, mas essa indisponibilidade não acontece com todo mundo e ainda sim reclamamos. Se fossemos calcular exatamente, nossa internet poderia ficar 2 horas e 12 minutos de indisponível todo mês.
Entretanto, às vezes essa interrupção acontece de uma vez, resultando em longas horas de indisponibilidade, e isso pode acontecer com todas as operadoras, internet hoje é commodity, custo altíssimo de manutenção para ganhos muito pequenos em uma cidade como a nossa, manter uma infraestrutura que passa por postes por toda a cidade em cabos que chegam a ter 240 fibras óticas em 2 cm de diâmetro, ou seja, em aproximadamente uma polegada de diâmetro temos mais de 240 clientes.
A manutenção desses cabos é extremamente complexa, quando o cabo acaba ou é rompido por motoristas irresponsáveis que batem no poste, ele precisa ser emendado em outro cabo de fibra com a mesma quantidade e os funcionários trabalham no sol em cima de mesinhas minúsculas, em condições extremamente complexas para fazer 240 emendas em uma fibra que tem a espessura de um fio de cabelo, eles são seres humanos e também erram, mas não significa que uma operadora seja melhor ou pior que qualquer outra, vai ter o dia de uma ficar fora do ar, vai ter o dia da outra ficar fora do ar e vai ter o dia da outra.
Por eu trabalhar em casa eu tenho duas internets, e também tenho um equipamento que escolhe a melhor ou troca a internet em caso de indisponibilidade, tem dia que uma está melhor que a outra e isso acontece porque os sistemas têm redundância quando o sistema principal falha a operadora aciona o sistema secundário e geralmente sistemas secundários são menos hábeis que os principais, mas o serviço não para.
Nunca estaremos satisfeitos com o serviço prestado por nossas operadoras porque dependemos da internet hoje praticamente 24 horas para viver, seja para uso profissional, seja para uso residencial. Nós, nossos filhos, funcionários, dependem da internet para praticamente tudo.
Existe uma máxima na área de TI que diz o seguinte quem tem um não tem nada, quem tem dois tem um, isso chama-se redundância ou tolerância a falha, mas o problema é que a gente só dá valor ou percebe quando falha e ficamos reféns, mas não analisamos todo volume de informação e equipamentos que precisam estar disponíveis para você poder acessar sua rede social.
Novamente internet banda larga compartilhada é commodity qualquer um tem, por preços cada vez mais baixos e as operadores têm que manter uma qualidade cada vez mais alta, então possivelmente um dia ficaremos insatisfeitos com a nossa operadora vamos trocar, voltar, encontrar uma nova e assim a vida seguirá, pois não importa qual operadora você use, ela terá problemas e nesse dia, bem nesse dia você ia ter que fazer algo super importante, então se você depende da internet para ganhar dinheiro, uma só não basta.
Tecnologia
Conheça-me, Fredy Nogueira: O Videomaker que Transforma Ideias em Arte Visual para Redes Sociais.
No mundo digital de hoje, onde as redes sociais são o palco principal para a expressão da marca e engajamento com o público, surge uma figura chave: o videomaker especializado. Eu, Fredy Nogueira, sou um desses, crio conteúdos que não apenas entendem a linguagem visual necessária para capturar a atenção nas plataformas digitais, mas também que contam uma história que ressoa com o público.
Produzo vídeos dinâmicos e autorais, que não apenas apresentam a essência de uma marca, mas também estabelecem uma conexão autêntica com o público-alvo. Meu trabalho é uma fusão de técnica e paixão, resultando em conteúdo que não só é visualmente atraente, mas também estrategicamente alinhado visando marketing de meus clientes.
E para aqueles ansiosos por dicas de como melhorar suas próprias habilidades de videomaker, vai aí uma dica preciosa:
Utilize o modo 2x e, se afastar cinco passos, é possível descobrir novas perspectivas e dimensões, tanto em fotos quanto em vídeos feitos com smartphones.
Na próxima edição trago mais dicas simples, porém que no dia a dia ajudam muito!
Tecnologia
Aumente a Conversão de Vendas com Inteligência Artificial: Insights do Evento no SanjaWorks
No dia 3 de outubro, o SanjaWorks foi palco de um evento inovador sobre como aumentar a conversão de vendas utilizando inteligência artificial. O evento contou com a presença de dois especialistas renomados na área, Luís Melo e Daniel Ferri, que compartilharam suas experiências e estratégias para transformar o processo de vendas com a TechFala.
O evento no SanjaWorks foi uma oportunidade única para profissionais de vendas e marketing aprenderem como a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa na conversão de vendas. Com as estratégias e insights compartilhados por Daniel Ferri, ficou claro que a adoção de tecnologias de IA não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para quem deseja se destacar no mercado competitivo atual.
Quer participar dos eventos?? Acesse aqui, clique no link da nossa bio e verificar agenda nos eventos.
Agora confira algumas fotos do evento:
Confira aqui outros conteúdos do Abaré Group e do SanjaWorks
-
Gastronomia4 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo6 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia7 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento10 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023
-
Gastronomia3 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Gastronomia1 ano atrás
Lady Laura Atelier abre sua segunda unidade no Pátio Villa Branca em Jacareí.