fbpx
Conecte-se conosco

Turismo

O Caminho da Arte III apresenta as obras de Don Vargas

Tendo como influência artística os consagrados pintores Monet, Picasso, Van Gogh, Basquiat, Bottero, Edvard MunchDon M. Vargas percorre uma trajetória pautada em suas abordagens e estilos em sua escolha de vida. Através da Art A3 Gallery, que tem Rosita Cavenaghi como curadora, Don estará participando da terceira edição do Caminho da Arte, que acontece de 20 de julho a 5 de agosto, em São Paulo. A exposição reunirá, uma vez mais, artistas consagrados e também marcará a inauguração do novo endereço da destacada galeria, desta feita na Vila Nova Conceição, bairro de destaque cultural na capital paulista.

Nascido em Vassouras, autodidata, ex-vendedor ambulante de cigarro. Don Vargas cita algumas vezes em suas entrevistas; “Nada fiz do que me orgulhar, a não ser; de que todos os caminhos torpes me trouxeram a libertação das artes, junto do proposito de eternizar O Belo e o Verdadeiro.”

E que verdadeiro e belo é este que tanto fala? “O Criador o manifesta” – em resposta a nós, diz.

Sua arte traz a torpeza da natureza humana satirizada nos traços, o desespero, de algo estar sempre fora do lugar devido e não haver o que fazer a não ser; render-se a maldição de existir. Se inspira, pois; no Tempo, na Verdade, no Espírito das coisas e o registro das almas humanas, cada uma a sua geração, a saber; a Arte! Nas cores quentes e nos traços raivosos que expressam exatamente esta fúria, este fogo, que o consome de êxtase e contemplação, deixando seu legado! Afirma o artista.

Em sua formação acadêmica, Don é engenheiro de Software formado pela Universidade de Vassouras, localizada no Rio de Janeiro. Pai, marido e CEO da D’Vargas Studios.  Duas exposições individuais assinalam seu portfólio em 2023: Expo na Câmara Dos Vereadores Fazenda Rio Grande, Paraná e Expo em Fazendo Arte Brasil, São Paulo, São Paulo.

Em suas competências Don percorre suas criações utilizando tinta a óleo/acrílica em profusão de imagens contemporâneas. Sua atividade como design de interiores, em determinado período, o estimulou a escolher os temas de seus trabalhos, se utilizando de conhecimentos e técnicas que ressaltam os sentimentos do ambiente.

Professor, nos anos de 2021 a 2023, ministrou aulas na cadeira de Arte e Mercado em Búzios e Cabo Frio, Rio de janeiro, Brasil, tendo cursado bacharelado em 2020 em Belas Artes no Rio de Janeiro sem conclusão.

Atualmente responde pelo cargo de colunista e crítico de arte na vertente brasileira da Fuel Times, sediada em Boston, Massachussetts, USA, chamada aqui no Brasil de Gazeta Fuel, Curitiba. Além de continuar em foco permanente em sua carreira de artista meteórico.

Trabalho em profundidade

Obra: O Mercado da ARTE Atual – 100×80
Acrílico sobre Madeira

Fortemente simbólico concordam, os membros de seu ateliê, que podem olhar para as iconografias como a “gramática dos sentimentos”. Vasculham as formas certas de mostrar e contar histórias, hermeticamente veladas em frases de pinceladas agressivamente encantadoras.

O mercado da Arte (desde 2022) vem crescendo somente 1% ao Brasil ano, o que é quase que 19% menos do que a inflamação real do aumento da base monetária.

Seu ateliê então, decidiu, em sua próxima coleção, denunciar os culpados pela vagarosidade “engodo profissional” como cita em – O Mercado da ARTE Atual – que é a primeira obra de uma série de 15 denúncias.

Obra: Tempestade Noturna – 50X60
Acrilico sobre tela

Perigoso e novo como sempre o mar oferece, a nós artistas, uma fonte de inspiração infinita. Dos sentimentos variados acometidos, temos; medo, paixão, aventura e tantos outros, porém o que este autor que vos fala prefere, dentre as oferendas, é a tal da liberdade.

Don Vargas

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: “O caminho da Arte – III edição”
LOCAL: Art A3 Gallery
CURADORIA: Rosita Cavenaghi
QUANDO:  20 de julho a 5 de agosto
HORÁRIO: das 10h às 21h
ARTISTA: Don M. Vargas
VERNISSAGE: 20 de julho 18h
ENDEREÇO: Rua Santa Justina, 530 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
INFO:  11 94219-1834
Entrada gratuita

Turismo

Circo Pandavas tem espetáculo gratuito para toda a família

Dirigida por Gabi Winter, a companhia programou uma comemoração em grande estilo, circulando com seus espetáculos de repertório por diversas cidades do interior de São Paulo.

No dia 21 de novembro às 15h30, a trupe apresenta em Monteiro Lobato o espetáculo “Beiradinha do Mundo” no Circo Pandavas – Estrada Sebastião Motta dos Santos, 2551 – Bairro do Souza. A apresentação é gratuita e aberta a todos. 

Beiradinha do Mundo – Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canções colhidas mundo afora, dois palhaços viajam para encontrar Nina, que agora mora num campo de refugiados na “Beiradinha do Mundo”. O espetáculo é baseado no livro “Nina tem medo de palhaço”, de Walter de Sousa.

www.clownbaret.com.br

Youtube: Clownbaret Brasil

Instagram: @clownbaretbrasil

Continue lendo

Entretenimento

Parque da Cerejeira Campos do Jordão recebe “Encontro de veículos antigos” no segundo domingo de dezembro (8)

Carros antigos, apresentações musicais e gastronomia prometem animar o final de semana no Parque da Cerejeira; ingressos solidários em prol do Sakura Home – residencial de idosos. 

O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão vai receber, no dia 8 de dezembro (domingo), das 10h às 14h, o “Encontro de veículos antigos”. Um domingo de lazer para a família toda, embalado por apresentações musicais e delícias da culinária japonesa. Ingressos com renda revertida ao Sakura Home – residencial de idosos. 

O encontro é coordenado pela Associação de Veículos Antigos (AVA) de Campos do Jordão, que conta com 84 associados da região. Segundo o presidente, Américo Mendes, a expectativa é reunir mais de 25 modelos – entre Porsche, Chevrolet Impala, Ford Landau, Opala, Fusca, Kombi e muito mais. “Os encontros são sempre muito interessantes, reunindo modelos com mais de 30 anos”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL – As apresentações musicais acontecem a partir das 10h, com a presença das bandas Alquimistas Sonorus e Lovers & Haters. 

Na parte da gastronomia, presença confirmada do restaurante Quero Gohan Sushi, de Campos do Jordão. Tudo isso com direito às belezas naturais do Parque da Cerejeira, que figura entre os mais lindos da Mantiqueira. 

Para o relações públicas do Parque da Cerejeira, Takahiko Yoshida, o evento é um atrativo a mais para moradores e visitantes de Campos do Jordão. Os carros antigos, segundo ele, costumam proporcionar gostosas memórias afetivas. “Para os mais jovens, é sempre uma oportunidade de conhecer os modelos antigos e, para os mais velhos, lembrar muitas vezes de modelos que de alguma maneira fizeram parte de suas vidas”, enfatiza. 
 
EVENTO BENEFICENTE –
 O evento é uma realização do Sakura Home Residencial Sênior, uma das unidades de longa permanência (ILPI) da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo. Toda renda será revertida à manutenção da instituição e no adequado tratamento dos internos. Saiba mais sobre a instituição pelo site. 

INGRESSOS – O valor da entrada é de R$ 30 reais (inteira) e R$ 15 (meia para jordanenses e idosos). Crianças até seis anos e idosos acima de 80 anos não pagam.

SERVIÇOS – O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão está localizado à Avenida Tassaburo Yamaguchi, número 2.173, na Vila Albertina. Abre todos os dias para visitação, das 9h às 17h – menos às terças (manutenção). Informações pelo telefone (12) 99711 0904 e @parque.da.cerejeira (insta).

Continue lendo

Turismo

Rota Gastronômica: Menu da Casa Bambuí em Campos do Jordão ganha inspirações brasileiras durante o feriado

Para celebrar a Proclamação da República, a chef Anouk Migotto criou um cardápio especial com produtos da Mantiqueira e gostinho bem brasileiro. O restaurante fica dentro do Parque Bambuí, um dos mais lindos complexos de lazer da Mantiqueira.

O menu da Casa Bambuí, restaurante localizado dentro do Parque Bambuí em Campos do Jordão, vai ganhar inspirações brasileiras para celebrar a Proclamação da República durante o feriado – de 15 a 17 de novembro. A chef Anouk Migotto criou deliciosas receitas com ingredientes nacionais, com destaque para os sabores da Mantiqueira. Uma homenagem à cultura do país e às obras de arte que encantam os gramados do parque.

Na carta de bebidas, destaque para a Caipirinha de Amoras da Estação Mantiqueira, uma combinação de cachaça artesanal com amoras, framboesas, mirtilos frescos e flores comestíveis. “Refrescante, colorida e marcante, ela traz o sabor autêntico da nossa serra e do Brasil”, ressalta a chef.

Outra dica é o Espumante Brasileiro com Capim-Santo, uma taça de espumante nacional harmonizada com uma nota aromática de capim-santo ou folha de hortelã. “Proporcionando frescor e elegância para brindar esta data especial”, enfatiza Anouk. 

CARDÁPIO ESPECIAL – O menu especial alusivo à data compreende uma entrada com Cogumelos Frescos com Alecrim Defumado e Pão de Fermentação Natural com Meles do Brasil. 

Segundo a chef, a ‘queridinha’ do feriado promete ser a Caixa Móbile de Sabores e Cores da Estação, uma homenagem a uma das obras de arte do Parque Bambuí, o Entre-Deux – um enorme móbile (escultura que se move com o vento), de autoria do escultor francês Christian Soucaret. A caixa contém pequenas surpresas gastronômicas com o frescor e a diversidade da fauna e flora regionais. 

O prato principal fica por conta de uma das opções da Panela da Chef, a Moqueca de Peixe com Frutos do Mar do Litoral Norte. Servida em uma panela de cobre, a moqueca reúne aromas intensos e farofa de dendê, evocando os sabores autênticos do Brasil.

Já para adoçar a alma, a chef Anouk indica a Gaiola de Sobremesas, inspirada em outra obra de arte do parque, o Voo dos Pássaros, do renomado artista Eduardo Srur. Trata-se de uma árvore de gaiolas suspensas que simbolizam a liberdade e a conexão homem-natureza, destacando a importância da preservação ambiental. 

PIANO AO VIVO – Durante o feriado, os almoços na Casa Bambuí serão regados com música ao vivo. Na sexta (15) e sábado (16), sob o comando do pianista Antonio Luiz Barker. e, no domingo (17), apresentação do pianista Massimo de Matteo. 

PARA CONTEMPLAR A NATUREZA – O Parque Bambuí, do Grupo Toriba, foi inaugurado no meio do ano passado numa área de 336 mil metros quadrados. São 3.541 árvores catalogadas e paisagismo assinado pela arquiteta Rosa Kliass. Seja para passear de bike ou de barco a remo, ou percorrer as trilhas a pé, ou a cavalo, o Bambuí oferece uma verdadeira imersão junto à natureza. 

Destaque para a Maria-fumaça, uma charmosa locomotiva de 1920 que percorre os trilhos da propriedade num passeio encantador. 

Na rota da alta gastronomia da Mantiqueira, o Parque Bambui conta com o restaurante Casa Bambuí (@casa.bambui), uma parceira do Grupo Toriba com a chef Anouk Migotto, e a famosa cervejaria Boteco Gård Bambuí (@gardcervejaria). 

O restaurante Casa Bambuí abre a partir das 12h e o Boteco Gård Bambuí a partir das 11h. Ambos funcionam todos os dias, até as 17h (com entrada até as 16h), por ordem de chegada. 

SERVIÇO:
PARQUE BAMBUÍ EM CAMPOS DO JORDÃO

Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h (Entrada até às 16h).
Endereço: Rua Fausi Rachid, número 871, Jardim Toriba, Campos do Jordão–SP.
Ingressos: A entrada ao Parque Bambuí custa R$ 50,00 por pessoa (preço promocional) – aniversariantes e crianças menores de 2 anos não pagam. Incluso estacionamento, passeios de barco, bike e acesso às trilhas. Passeio a cavalo é cobrado à parte (aos sábados/sob consulta). Passeio de Maria-fumaça custa R$ 25,00 por pessoa.
Moradores de Campos do Jordão: têm gratuidade no ingresso (com comprovante) às terças, quartas e quintas-feiras. O estacionamento (R$ 20,00) e a Maria-fumaça (R$ 25,00) são pagos. 
Informações: pelo site https://parquebambui.com.br/ou insta @parquebambui

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?