Turismo
Descubra a beleza natural de São Francisco Xavier na nova exposição de Ricardo Martins
A exposição do premiado fotógrafo Ricardo Martins ficará aberta para visitação no Évory Park (Plantão) da RDC, em São José dos Campos, até 30 de agosto.
O premiado fotógrafo joseense Ricardo Martins lança em agosto a exposição “São Francisco Xavier: Fauna e Flora”, que poderá ser visitada no período de 23 a 30 de agosto, no Évory Park (Plantão) da RDC Construtora, no Jardim das Colinas, em São José dos Campos.
A exposição reúne 15 lindas fotografias, que valorizam as belezas desse distrito de São José dos Campos – apelidado carinhosamente de “São Xico” – em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira. Para a RDC, a valorização da cultura está entre os seus principais compromissos, temas principalmente relacionados à região. Neste caso, um motivo ainda mais especial para a Construtora, que tem orgulho em estar há 18 anos em São José dos Campos.
SOBRE O FOTÓGRAFO – Ricardo Martins é jornalista, empresário, fotógrafo, apresentador, autor e editor de 13 livros. Em 2012, foi honrado com um dos maiores prêmios da literatura brasileira, o Jabuti, na categoria de melhor fotografia, pela obra “A Riqueza de Um Vale”.
Já promoveu exposições fotográficas divulgando a cultura e as belezas brasileiras no Brasil e no mundo, sendo as mais recentes em maio de 2022, na sede da UNESCO em Paris, e em 2023 no Museu Tretyakov em Moscou.
A vernissage da exposição “São Francisco Xavier: Fauna e Flora” acontece na noite de 22 de agosto, em evento fechado para convidados. A visitação ficará aberta ao público no período de 23 a 30 de agosto, de segunda a sexta (das 9h às 20h) e aos sábados e domingos (das 9h às 18h).
SERVIÇO
Exposição “São Francisco Xavier: Fauna e Flora”
Fotógrafo Ricardo Martins
VISITAÇÃO
Data: de 23 a 30 de agosto
Horário: de segunda a sexta (das 9h às 20h) e aos sábados e domingos (das 9h às 18h)
Local: Plantão do Évory Park, localizado à Avenida Major Miguel Naked, número 440, Jardim das Colinas, São José dos Campos.
Informações: @rdc.construtora
FOTO: ARQUIVO RM PRODUÇÕES – Fotógrafo Ricardo Martins
Turismo
Restaurante Maricota faz almoço beneficente na festa da padroeira da Freguesia da Escada, em Guararema.
Com a Tradicional Churrascada Maricota, o Restaurante participa da Festa de Nossa Senhora da Escada no dia 23 de novembro, revertendo todo lucro da venda das refeições para a comunidade.
O chef Rodrigo Arino organiza a Tradicional Churrascada Maricota, que inclui costela de fogo de chão, churrasco de varal e cordeiro na estaca, no dia 23 de novembro, na Freguesia da Escada, em Guararema. Todo valor arrecadado será doado para a Igreja Nossa Senhora da Escada. O evento acontece durante a celebração do dia da padroeira da cidade, em uma festa tradicional, presente no calendário da região há mais de uma década. A expectativa do chef Rodrigo Arino é servir mais de 400 pratos. A festa acontece nos dias 23 e 24 de novembro, com apoio da Prefeitura de Guararema e conta com uma série de ações sociais, shows, procissões e culinária familiar.
”Além da questão religiosa, celebrar o dia da Padroeira Nossa Senhora da Escada é lembrar a história de Guararema, movimentar a cidade por meio de cultura, entretenimento e gastronomia. Estamos muito felizes de ter a culinária do Restaurante Maricota como símbolo da cidade, em uma celebração que comemora um dos principais pontos turísticos e históricos de Guararema”, explica o chef Rodrigo Arino, que comanda o Restaurante Maricota.
História
A Igreja de Nossa Senhora da Escada foi construída em 1652 e tem a arquitetura tipicamente barroca, com paredes feitas em taipa de pilão. Além da devoção à Nossa Senhora da Escada, esta igreja é a única no Brasil que abriga a imagem de São Longuinho. O santo conhecido popularmente por ajudar quem procura objetos perdidos.
A devoção à Nossa Senhora da Escada está relacionada ao fato da santa ser a ‘escada’ entre a Terra e o céu na hora da morte. A crença foi passada pelos padres jesuítas e franciscanos aos índios. A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em janeiro de 1941. Em 1982, ela passou por uma reforma definitiva, com a construção de uma praça em frente. Em 2012, o Chef Rodrigo Arino comanda o restaurante Maricota, localizado na Praça, tornando-se referência em turismo e gastronomia.
Programação na íntegra:
- De 15 a 22 de novembro haverá novenário todos os dias às 19h30
- 23 de novembro (sábado) – encontro de motociclistas/motociata
10h – Missa do Pe. Kaka
12h – Almoço – costela no fogo de chão feita pelo chef Rodrigo
13h – Ação entre amigos e apresentação Circense Trupe Raiz (Projeto Seja Feliz)
14h – Show Fran e Juninho
18h – Missa do Pe. João Batista R. Motta
19h – Quermesse
21h – Show com Luara Sabrina
- 24 de novembro (domingo) – romeiros de Nossa Senhora
7h – Café da Dona Luzia
8h30 – Procissão fluvial – saída do Recanto do Américo seguindo até a Freguesia da Escada
10h – Missa presidida pelo pároco Pe. João Batista
12h – Almoço
13h – Ação entre amigos e música sertaneja
14h – Moçambique Unidos na Fé
Serviço: Almoço Costela Fogo de Chão – Festa de Nossa Senhora da Escada
Local: Praça Salvador Lemes Cardoso – Freguesia da Escada, em Guararema
Data: 23 de novembro
Horário: 23/11 a partir das 12h
Valor: CONFIRMAR VALOR DO PRATO
Turismo
Circo Pandavas tem espetáculo gratuito para toda a família
Dirigida por Gabi Winter, a companhia programou uma comemoração em grande estilo, circulando com seus espetáculos de repertório por diversas cidades do interior de São Paulo.
No dia 21 de novembro às 15h30, a trupe apresenta em Monteiro Lobato o espetáculo “Beiradinha do Mundo” no Circo Pandavas – Estrada Sebastião Motta dos Santos, 2551 – Bairro do Souza. A apresentação é gratuita e aberta a todos.
Beiradinha do Mundo – Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canções colhidas mundo afora, dois palhaços viajam para encontrar Nina, que agora mora num campo de refugiados na “Beiradinha do Mundo”. O espetáculo é baseado no livro “Nina tem medo de palhaço”, de Walter de Sousa.
Youtube: Clownbaret Brasil
Instagram: @clownbaretbrasil
Entretenimento
Parque da Cerejeira Campos do Jordão recebe “Encontro de veículos antigos” no segundo domingo de dezembro (8)
Carros antigos, apresentações musicais e gastronomia prometem animar o final de semana no Parque da Cerejeira; ingressos solidários em prol do Sakura Home – residencial de idosos.
O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão vai receber, no dia 8 de dezembro (domingo), das 10h às 14h, o “Encontro de veículos antigos”. Um domingo de lazer para a família toda, embalado por apresentações musicais e delícias da culinária japonesa. Ingressos com renda revertida ao Sakura Home – residencial de idosos.
O encontro é coordenado pela Associação de Veículos Antigos (AVA) de Campos do Jordão, que conta com 84 associados da região. Segundo o presidente, Américo Mendes, a expectativa é reunir mais de 25 modelos – entre Porsche, Chevrolet Impala, Ford Landau, Opala, Fusca, Kombi e muito mais. “Os encontros são sempre muito interessantes, reunindo modelos com mais de 30 anos”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL – As apresentações musicais acontecem a partir das 10h, com a presença das bandas Alquimistas Sonorus e Lovers & Haters.
Na parte da gastronomia, presença confirmada do restaurante Quero Gohan Sushi, de Campos do Jordão. Tudo isso com direito às belezas naturais do Parque da Cerejeira, que figura entre os mais lindos da Mantiqueira.
Para o relações públicas do Parque da Cerejeira, Takahiko Yoshida, o evento é um atrativo a mais para moradores e visitantes de Campos do Jordão. Os carros antigos, segundo ele, costumam proporcionar gostosas memórias afetivas. “Para os mais jovens, é sempre uma oportunidade de conhecer os modelos antigos e, para os mais velhos, lembrar muitas vezes de modelos que de alguma maneira fizeram parte de suas vidas”, enfatiza.
EVENTO BENEFICENTE – O evento é uma realização do Sakura Home Residencial Sênior, uma das unidades de longa permanência (ILPI) da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo. Toda renda será revertida à manutenção da instituição e no adequado tratamento dos internos. Saiba mais sobre a instituição pelo site.
INGRESSOS – O valor da entrada é de R$ 30 reais (inteira) e R$ 15 (meia para jordanenses e idosos). Crianças até seis anos e idosos acima de 80 anos não pagam.
SERVIÇOS – O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão está localizado à Avenida Tassaburo Yamaguchi, número 2.173, na Vila Albertina. Abre todos os dias para visitação, das 9h às 17h – menos às terças (manutenção). Informações pelo telefone (12) 99711 0904 e @parque.da.cerejeira (insta).
-
Gastronomia4 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo6 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia8 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento11 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Gastronomia4 meses atrás
Churrascaria Estância, o lugar perfeito para a família
-
Gastronomia4 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023