Notícias
Presépio do Museu do Folclore começa a ser montado em São José dos Campos
O tradicional presépio do Museu do Folclore Angela Savastano começou a ser montado nesta terça-feira (18), trazendo novamente ao público a magia do Ciclo de Natal. A montagem deste ano está sob responsabilidade da contramestre da Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Soynaara Maria Faria Araújo Pires de Morais, de 58 anos, natural de Arapeí, no Vale do Paraíba.
Tradição familiar e cultural
Soynaara vive pela primeira vez a experiência de montar o presépio do museu, mas já participa há anos das manifestações natalinas. Artesã e instrumentista, ela carrega em sua trajetória a tradição herdada da família. Seu pai, José Luiz Faria Araújo, confeccionava mastros e bandeiras de santos, além de bonecões para o Carnaval.
A prática de montar presépios também vem de gerações: Soynaara aprendeu com a mãe, Tereza Maria, que por sua vez herdou o costume da avó, Etelvina. Até hoje, suas irmãs mantêm a tradição em suas casas, reforçando o vínculo cultural e religioso.
Elementos da vivência
O presépio que Soynaara prepara terá elementos que remetem à vida na roça e às lembranças da infância. Entre eles, galinhas, cachorros e um lago com gansos, compondo o cenário que narra a anunciação e o nascimento de Jesus.
Ela utilizará peças próprias e outras do acervo do museu, destacando que o especial é a comunicação entre os elementos para contar a história de fé e vida. “Pretendo narrar a trajetória do sim de Maria até o nascimento de Jesus”, afirma.
Abertura oficial e celebração
A abertura do presépio está marcada para 7 de dezembro, com a presença de cinco Folias de Reis de São José dos Campos. A data também celebrará os 28 anos de criação do Museu do Folclore, que receberá uma placa oficializando seu novo nome: Museu do Folclore Angela Savastano, em homenagem à idealizadora falecida em agosto deste ano.
História e gestão do museu
Fundado em 1997, o Museu do Folclore funciona no Parque da Cidade e é administrado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O espaço é referência na preservação e valorização das manifestações culturais brasileiras.
Tenha a informação na palma da sua mão! Clique aqui e faça parte do nosso CANAL de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Sugestões de pauta:imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: roteirorevista@gmail.com






