Conecte-se conosco

Educação

Atenção com o faturamento em PIX e máquinas de cartão

Atenção com o faturamento em PIX e máquinas de cartão
Mauá Restaurante.

Faturamento com PIX que é uma evolução de movimentação financeira que rapidamente entrou na rotina e gosto de todos os brasileiros, pois é prático, rápido e tem custo zero para as transações. É uma ferramenta que está tirando rapidamente e cada vez mais o dinheiro físico (papel-moeda) de circulação, ainda um dos únicos meios, além do Bitcoin e do Ouro, de ficar um pouco fora do radar do Fisco.

Mas assim como as administradoras de cartão estão obrigadas a repassar para a Receita Federal as informações de todos os contribuintes (empresas, pessoas físicas, lojas, escritórios, autônomos, etc.) de suas movimentações e receitas operadas em máquinas de Cartão de Crédito, através do DCRED – Declaração de Operações com Cartões de Créditos, a movimentação do PIX está sendo automaticamente monitorada pelo Banco Central, sem precisar que bancos ou operadoras de cartão repassem a informação, pois o PIX é uma ferramenta elaborada e administrada pelo próprio Banco Central.

[metaslider id=”2626″]

Caso você tenha uma movimentação financeira superior aos seus rendimentos declarados em Nota Fiscal, precisará amparar de forma documental essas movimentações, para não ter problemas com a Receita Federal, que pela legislação, “lei do Quinquênio”, pode acionar os contribuintes referente aos últimos 5 anos. Tendo o PIX surgido em novembro de 2020, deveremos ter as primeiras notificações de incompatibilidade de movimentação financeira por volta de 2024, ou até antes…

Confira aqui outros conteúdos da GAAESC Contabilidade

  • Dr Marcelo Galvão banner 2025
  • Mauá Restaurante.

Siga o Instagram

GAAESC Contabilidade

  • Dr Marcelo Galvão banner 2025
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2022-2025 Roteiro