Conecte-se conosco

Gastronomia

Como se comportar em recepções: guia prático para não errar

Mauá Restaurante.

FUI CONVIDADA PARA UMA RECEPÇÃO, E AGORA?!

Olá, sou Andrea Camargo, trabalho com recepções, festas e eventos há mais de 30 anos, e hoje vou contar para você um segredo que muitas pessoas não percebem:

O convite, a comida e o jeito de servi-la, além do motivo da recepção, dizem tudo sobre como se comportar. Dito isso, antes de ir, faça uma leitura mais assertiva do convite por meio de uma análise rápida do foco principal da recepção.

Tenha a informação na palma da sua mão!Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: 
@roteirosjc
Sugestões de pauta:
imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: 
roteirorevista@gmail.com

Confira os pontos mais importantes:

  1. Motivo do convite: confraternização, negócios, premiação, conexão, despedida, reunião de amigos, degustações etc.
  2. Tipo da recepção: café, almoço, jantar ou coquetel?
  3. Formalidade: há um convite impresso, algo informal, um convite digital? Quais são as informações?
  4. Local: será na casa, na empresa ou em um local reservado para a ocasião?
  5. Traje, se houver: se não houver dress code descrito, pense no horário e no ambiente.

Trazendo um olhar mais próximo e resumido: um ambiente mais familiar, entre colegas e amigos, é mais descontraído e exige menos protocolos. Então, basta entender que tipo de recepção você vai frequentar e cuidar para que, em cada uma, você tenha um comportamento adequado:

  • Dr Marcelo Galvão banner 2025
  • Mauá Restaurante.

1 – Café

Empresarial – Requer cuidados. Eu indicaria ser comedido ao se alimentar. Não precisa perder sua autenticidade, mas o café empresarial já indica que é para negócios, não para exageros.
Uma dica: você pode usar o alimento como primeiro passo para interagir com alguém — fica elegante e ajuda a destravar.
Atenção: se comer algo que não agradar, não use esse alimento para iniciar uma conversa, pelo amor de Jesus, hein?! Avaliações de catering em empresas são feitas por pesquisa pós-evento. Sempre se atente a indicar o que não agradou com clareza. Às vezes, julgar o todo por um único item é heresia. Pense que, no planejamento desse café, uma colega se empenhou em fazer o melhor e, de repente, no quesito “buffet/catering”, não foi bem-sucedida.

Confraternização de empresa – Seja leve, vá de coração aberto e aproveite as dicas que coloquei acima no café empresarial.

Confraternização de amigos – Seja leve, vá de coração aberto e aproveite sendo você. Os amigos devem aceitar quem você é.
Se o café for na casa do anfitrião, é de extrema delicadeza ajudar os amigos quando eles recebem sem buffet ou profissionais de apoio. O processo de organização pós-confraternização pode ser um momento maravilhoso de conexão e troca.

2 – Almoços e Jantares

Empratados – Requerem mais formalidade. Exigem atenção ao alimento e permanência nos assentos, independentemente de ser empresarial ou não.

Rechauds e ilhas – São mais descontraídos, mas não convém fazer bagunça ou puxar a escola de samba quando os rechauds estiverem abertos.
Gente do céu, o que eu vejo de jantares sendo mal interpretados por causa de músicas e bagunceiros que atrapalham quem realmente quer ter uma experiência deliciosa com a gastronomia oferecida pelos anfitriões — que, diga-se de passagem, investiram alto naquele momento. Falta de bom senso e de organização. Se for com uma cerimonialista que soltou a banda, então… oremos!

Pequenas porções – Se for um evento que não oferece lugar para todos se sentarem e que foi pensado para que as pessoas comam e interajam, pode fazer o que quiser e até ter música enquanto se serve.
Porém, não cuspa no seu amigo comendo na frente dele, hahahaha!
Vale ressaltar: muitas pessoas chamam essas pequenas porções de finger foods, mas elas são classificadas na gastronomia como menu degustação — um jeito de oferecer vários pratos principais em um único momento de refeição.
O menu degustação servido em restaurante, se for um evento formal, não dispensa nenhuma formalidade. Esteja atento!

3 – Coquetéis

Aqui mora o PERIGO! Os coquetéis são para eventos rápidos que oferecem algo para não deixar os convidados sem o que petiscar. Ouviram bem? PETISCAR!
Os alimentos já vêm no formato de uma bocada, prevenindo até de sujar sua roupa. Por isso, ponha tudo na boca e não se faça de “fina” dando mais de uma mordida em um canapé — a não ser que ele não seja bem um canapé, e sim um salgado ou prato maior.
Meus amores, o canapé é feito em finas bases preparadas com a mais pura manteiga ou a mais delicada casquinha folhada ou crocante. Não é feito para duas mordidas.
Duas mordidas podem estragar alguma nota gastronômica colocada delicadamente, uma a uma, para chegar até você. Além disso, esfarela a massa fina, e aí, você que achou que ia ficar elegante, vai se sujar inteira. OREMOS.

Outro ponto: se é petisco, não vá com fome ou em jejum para um coquetel. Isso é como ir ao supermercado sem comer — você fica tão desesperado que compra comida sem necessidade.
Imagine você comer seu jantar em um coquetel. Não faça isso!
Mesmo no evento do seu melhor amigo, a intimidade não dispensa a educação.
Agora, se for na casa dele e você tiver certeza de que pode pedir e pagar por uma pizza, eu ainda daria um descontinho mínimo para sua indelicadeza. Fica a dica! Como dizem: #ficaadica. OREMOS

Bom, gente, por hoje é só. Espero que gostem. Estarei aqui a cada 15 dias deixando algumas dicas que acho pertinentes.
Atesto também que desenvolvi este artigo com base nas minhas opiniões, mas não sem estudos e observação de comportamentos à mesa — e com histórias reais.
Acreditem se quiser: alguns comportamentos e ensinamentos, mesmo parecendo óbvios ou absurdos, podem surpreender ou ser desconhecidos.

E agora? E agora??? Agora você já tem boas dicas para ir sem medo!
Tim tim com sucos!
Até daqui a 15!

Andrea Camargo

Andrea Maia Camargo atua há mais de 30 anos com recepções, festas e eventos. Especialista em gastronomia, compartilha dicas práticas, sempre com leveza, humor e elegância.

  • Dr Marcelo Galvão banner 2025
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2022-2025 Roteiro