fbpx
Conecte-se conosco

Tecnologia

Desmistificando a TI: O Wifi

Olá a todos! Me chamo Antony Leiras, especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Humm! Fala sério! Já começou difícil! Pois bem: acalme-se, caro leitor, pois vamos tentar aqui, nesse bate-papo bimestral, sanar todas as suas dúvidas ou ao menos desmistificá-las. Caso você tenha algum tema específico que queira conversar, basta mandar pra gente.

Primeiro vamos entender o início: o que é Tecnologia da Informação (TI)? Ainda que possa ser compreendida de várias formas, a TI é entendida como o conjunto de todas as atividades e soluções produzidas por recursos tecnológicos da computação para realizar o armazenamento, processamento, utilização e transmissão da informação (1). Já a infraestrutura de TI é o conjunto de todos os softwares (aplicativos), hardwares (equipamentos), redes (comunicação) e serviços conectados que compõem o ambiente de TI de uma organização ou residência. Cada componente da infraestrutura de TI fornece serviços distintos e aumenta a eficiência geral do sistema (2). Agora que já demos nomes aos bois ficou mais fácil ou, talvez, menos difícil compreender o assunto.

O Wifi é uma tecnologia computacional para transmissão da informação que se enquadra dentro de uma área da TI chamada “infraestrutura” que, por sua vez, é composta de equipamentos (hardware) para executar o seu serviço que, ao final das contas, é o de nos manter conectados à rede mundial de computadores, a internet.

Deste modo, agora conseguimos falar um pouco da famosa velocidade de nossa internet, que pode ser algo parecido com 100 Megabits por segundo, talvez 200, 300, ou 500. Enfim, o que importa aqui são os megabits e vale ressaltar que 1 mega equivale a 1 milhão. Para efeito de compreensão, um caractere, ou seja, qualquer letra ou número por definição, tem 8 bits. Então, se sua internet tem 100 mega, ela é capaz de transmitir 100 milhões de bits ou 12,5 milhões de caracteres por segundo.

Agora, sim, eu consigo falar para vocês um pouco sobre o Wifi e dizer que existem 5 gerações dele. Peço aqui um pouco de paciência porque o que está por vir é um show horrendo de números e teoria, mas um pouco necessário para nosso entendimento e compreensão. Então, voltando às 5 gerações: o Wifi 2, o Wifi 4, o Wifi 5, o Wifi 6 e o WiFi 7. Quando do surgimento desta tecnologia em 1999, a velocidade máxima de transmissão era de 11 MBits/s. Porém, o wifi 2 evolui mais, mas por limitações tecnológicas chegou ao limite de transmissão máxima em torno de 100 MBits/s em condições práticas.

O Wifi 4 foi uma evolução do Wifi 2 que prometeu velocidades de até 600 MBits/s e, de fato, ele melhorou a qualidade das conexões, mas não chegou a muito mais do que 100 MBits/s. Com o avanço e a popularização da internet, bem como com o aumento da velocidade de transmissão, surge a geração 5 do Wifi em 2013, que prometeu ser capaz de atingir a incrível velocidade de 6,9 GigaBits/s. Vale frisar que 1 giga são 1000 megas, mas, na prática, com equipamentos de altíssima qualidade, essa geração se mostrou capaz de manter estável conexões de até 1 GBit/s.

Então, em 2021 surge o poderoso Wifi 6, baseado em nova tecnologia de conexão que prometeu velocidades ainda maiores de até 9,6 GBits/s, mas, na prática, se mostrou efetivo e estável para conexões de até 2 GBits/s. Por fim surge o Wifi 7 em 2024, que promete incríveis 46,1 GBits/s, cenário utópico ainda para nós, mortais.

Ufa! Se você sobreviveu até aqui, consigo lhe dizer que tudo isso funciona “tudo junto e misturado” dentro das caixinhas chamadas roteadores, sejam eles das operadoras, sejam eles roteadores comprados para substituir os das operadoras na esperança de melhorar o sinal da internet, o que, infelizmente, não melhora.

Mas a grande questão é: porque eu comprei um roteador caro, do melhor que tinha na loja, e minha internet continua ruim? Aqui temos pelo menos 5 possiblidades. Número um: o roteador da operadora permanece com o sinal Wifi ligado, ou seja, ele ainda está mandando sinal e competindo com o sinal do seu novo equipamento. Número 2: o problema nunca foi o roteador e, sim, o seu equipamento; você tem uma internet de 200 MBits/s e um roteador com Wifi 2 e Wifi 5, mas, mas nem todos os seus equipamentos, como notebook, telefones, tablets são compatíveis apenas com a geração 5. Desta forma você não usufrui do benefício do Wifi 5 e, consequentemente, da velocidade contratada.

Número 3: quanto maior a geração do Wifi, mais suscetível a interferências físicas ela estará, ou seja, quanto mais nova a geração do Wifi, menos alcance ela tem e só funciona em sua capacidade próxima da máxima, isso se estivermos muito próximos ao roteador. Número 4: isso acontece muito em apartamentos e prédios comerciais, ou seja, quando você liga o Wifi do seu celular acontece uma batalha com as redes dos vizinhos. Isso se chama interferência, que faz com que sua internet caia toda hora. Esse “cair toda hora” nada mais é do que seu roteador tentando procurar uma frequência de sinal menos poluída e, a cada troca de canal, ocorre uma queda. Mas precisamos entender que todos os roteadores estão fazendo a mesma coisa e, por ventura, podem encontrar o canal do seu roteador que, assim, vai trocar novamente, virando uma catástrofe.

Por fim, chegamos ao número cinco: roteadores tem capacidade máxima de conexões até que comecem a apresentar instabilidade. Eles têm hardware que processam a divisão da internet e, hoje em dia, temos isso acontecendo com televisões, tablets, celulares, notebooks – todos conectados ao mesmo tempo. Se o limite de conexões simultâneas for atingido, as quedas e as lentidões começam a acontecer. E, lembre-se: você possivelmente pode ter mais do que uma dessas possibilidades atuando em conjunto.

Se você chegou até aqui, caro leitor, eu gostaria de lhe agradecer e acho que posso considerá-lo meu amigo por ter aguentado muita teoria. Agradeço demais a sua companhia até aqui, mas tenho mais uma informação muito importante para compartilhar: se sua internet sem fio, seja em sua casa ou empresa, tem problemas, preciso lhe dizer que, em 99,9 % dos casos, a culpa não é da Vivo, da Claro ou do seu provedor. A culpa é da sua configuração e dos seus equipamentos.

A cada edição, Antony Leiras, nosso consultor de TI, trará informações super importantes e interessantes. Envie dúvidas e perguntas para portalrevistaroteiro@gmail que repassaremos a ele.

Confira aqui outros conteúdos do Antony Leiras

Siga o Instagram

Antony Leiras

Tecnologia

SUCESSO: “11ª Innovation Week” recebeu mais de seis mil visitantes no PIT São José

Um dos maiores eventos de tecnologia do país, a 11ª edição da “Innovation Week” reuniu mais de 50 marcas e 100 palestrantes para três dias de imersão no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. 

A 11ª edição da “Innovation Week”, que aconteceu de 27 a 29 de agosto, no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, superou as expectativas da organização, atraindo mais de seis mil visitantes no período. Foram três dias de imersão no mundo da tecnologia, com a participação de 100 palestrantes e mais de 50 marcas. Um evento marcado pelo empreendedorismo, networking e geração de negócios. 

O vice-presidente de Negócios do PIT, Marcelo Nunes, falou com orgulho sobre a 11ª edição: “A Innovation Week começou voltada para a RM Vale {Região Metropolitana do Vale do Paraíba}, foi crescendo, atingiu o Estado, o Brasil e, neste ano, recebeu pessoas de outros países que vieram ao evento conhecer soluções apresentadas pelas empresas participantes para a melhoria de vida da sociedade”, afirmou.

Segundo ele, esse é o principal papel do Parque de Inovação Tecnológica: “Muita gente que nos visita quer saber como fazer parte desse ecossistema, de se conectar com as universidades, com outros empreendedores e, principalmente, com o mercado. Entender como se transformar ideias em negócios. E nós, equipe do PIT, levamos muito a sério a responsabilidade que temos com o sonho de cada pessoa, de cada empreendedor que está aqui ou chega até nós”, ressaltou.

TEMAS DE DESTAQUE – Com o tema “Tecnologias de impacto”, a 11ª edição da “Innovation Week” abordou temas como Tech do Futuro, Disrupção Industrial, Capital Inteligente, Comunidades de Inovação, Tecnologia Responsável e Cidades do Amanhã. A programação incluiu Rodada de Negócios, Competição de Pitches, Workshops de gestão, Business Lounge, Business e outros. 

Tudo pode ser acompanhado pelo podcast PITCAST, um novo canal de comunicação do Parque que foi lançado no evento. Continue acompanhando as novidades pelo canal do PIT no YouTube através do link na bio do Instagram @innovationweeksjc. 

PONTO ALTO – Destaque para a palestra da ex-atleta olímpica Laís Souza, que recorre ao uso da tecnologia para mais qualidade de vida no seu dia a dia. Ela sofreu um grave acidente enquanto esquiava, em 2014, machucando a coluna cervical e ficando tetraplégica. “A tecnologia me trouxe mais liberdade”, enfatizou.

A 11ª “Innovation Week” foi uma promoção do PIT, com o patrocínio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e Sebrae. 

PRÊMIO CABRA DE OURO – A “11ª Innovation Week” contou com o “Prêmio Cabra de Ouro”, uma competição de pitches promovida pelo Nexus, o Hub de Inovação do PIT. O objetivo foi fomentar e difundir o conhecimento de soluções tecnológicas existentes no Parque. Ao longo do evento, 18 startups selecionadas puderam apresentar suas ideias, produtos ou serviços inovadores a um público composto por investidores, mentores, especialistas da indústria e outros stakeholders.

Saiba quais foram as startups premiadas: Hipocampus do Programa Nexus Lab, Lori Conecta do Programa Nexus Growth, e Track Cash do Programa Nexus Scale Up.

Confira como foi pelo site https://innovationweeksjc.com.br/. A 11ª “Innovation Week” já deixa saudades, mas no próximo ano tem mais!

Confira todas as matérias sobre o 11ª Innovation Week

Continue lendo

Tecnologia

PIT São José: “11ª Innovation Week” segue até quinta (29) com novidades tecnológicas e networking

Corre que ainda dá tempo: a 11ª edição da “Innovation Week”, que acontece no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, traz recentes novidades das empresas da região num ambiente propício para novos conhecimentos e muito networking; evento tem entrada gratuita.

A 11ª edição da “Innovation Week”, promovida pelo PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, segue até quinta-feira (29), das 9h às 18h. Os dois primeiros dias já confirmaram o sucesso do evento, que traz novidades tecnológicas incríveis de empresas da região, palestras e uma super oportunidade de networking. Destaque para a ex-atleta olímpica Laís Souza, que emocionou o público com uma palestra inspirada.

A abertura, na manhã de terça-feira (27), reuniu autoridades, convidados e imprensa. “A Innovation Week deste ano está muito especial, porque estamos falando de tecnologias de impacto profundo, que mudam a nossa vida no dia a dia em todas as áreas, desde a agricultura até dentro de casa”, afirmou o presidente do PIT, Jeferson Cheriegate.

Segundo ele, o evento é o momento em que as empresas mostram as tecnologias e inovações que elas vêm criando ao longo do tempo: “É um espaço onde os empreendedores podem interagir com esse ecossistema, ter novas ideias, fechar novos negócios e criar novas tecnologias”, ressaltou.

TECNOLOGIA & INSPIRAÇÃO – Um dos pontos altos foi a palestra da ex-atleta olímpica Laís Souza, que recorre ao uso da tecnologia para mais qualidade de vida no seu dia a dia. Ela sofreu um grave acidente enquanto esquiava, em 2014, machucando a coluna cervical e ficando tetraplégica. “A tecnologia me trouxe mais liberdade”, enfatizou.

Laís destacou o uso do mouse de cabeça, eletroestimulação para ganho de massa muscular e carro adaptado, entre outras. “A Inteligência Artificial ajuda bastante”, disse.

A ferramenta citada é o Colibri, um inovador mouse de cabeça vestível, criado por uma startup brasileira. Trata-se de um dispositivo sem fio que, preso a qualquer armação de óculos, permite usar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos da cabeça. Uma solução acessível e eficaz para pessoas com deficiência motora.

SOBRE O EVENTO – Com o tema “Tecnologias de impacto”, a 11ª edição da “Innovation Week” aborda temas como Tech do Futuro, Disrupção Industrial, Capital Inteligente, Comunidades de Inovação, Tecnologia Responsável e Cidades do Amanhã. A programação inclui ainda Rodada de Negócios, Competição de Pitches, Workshops de gestão, Business Lounge, Business e muito mais.

Tudo pode ser acompanhado pelo PITCAST, que estará transmitindo as novidades dessa edição com entrevistas imperdíveis. Basta acessar o canal do PIT no YouTube através do link na bio do instagram @innovationweeksjc.

Outra novidade é o aplicativo do evento para iOS e Android, pelo Innovation Week SJC. Confira ainda a programação completa e conheça os speakers pelo site https://innovationweeksjc.com.br/.

SOLIDARIEDADE – Durante os três dias de evento, a organização estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão doados à Casa de Repouso Vó Laura, que fica em São José dos Campos.

A 11ª “Innovation Week” é uma promoção do PIT, com o patrocínio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e Sebrae.

O evento tem entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site https://innovationweeksjc.com.br/

SERVIÇOS

11ª Innovation Week

Data: dias 27, 28 e 29 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Local: PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – Estrada Dr. Altino Bondesan, número 500, bairro Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP

Inscrições: https://innovationweeksjc.com.br/

Entrada gratuita

Outras matérias de tecnologia aqui

Continue lendo

Tecnologia

INNOVATION WEEK: Tudo pronto para um dos maiores eventos de tecnologia do país em São José dos Campos

Ainda dá tempo de se inscrever gratuitamente para a “Innovation Week”, que acontece de 27 a 29 de agosto, no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos; acompanhe tudo pelo PITCAST, novo canal de comunicação lançado no evento.

Faltam poucos dias para um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do país: a 11ª edição da “Innovation Week”, que acontece de 27 a 29 de agosto, das 9h às 18h, no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. Serão três dias de palestras, networking e negócios. A novidade fica por conta do PITCAST, podcast lançado durante o evento que chega como um novo canal de comunicação do Parque.

Com o tema “Tecnologias de impacto”, o evento vai reunir um time de renomados palestrantes, autoridades e convidados numa verdadeira imersão no mundo da tecnologia. Tudo pode ser acompanhado pelo PITCAST, que estará transmitindo as novidades dessa edição com entrevistas imperdíveis. Basta acessar o canal do PIT no YouTube através do link na bio do Instagram @innovationweeksjc. 

Outra novidade é o aplicativo do evento para iOS e Android, pelo Innovation Week SJC. Confira ainda a programação completa e conheça os speakers pelo site https://innovationweeksjc.com.br/.

Os painéis irão abordar assuntos como Tech do Futuro, Disrupção Industrial, Capital Inteligente, Comunidades de Inovação, Tecnologia Responsável e Cidades do Amanhã. A programação inclui ainda Rodada de Negócios, Competição de Pitches, Workshops de gestão, Business Lounge, Business e muito mais.  A expectativa é que o evento receba cerca de 5 mil pessoas ao longo dos três dias de duração.

CONVIDADA ESPECIAL – A ex-atleta olímpica Laís Souza ministra uma palestra inspiradora no primeiro dia do evento, 27 (terça-feira), das 16h30 às 17h10. Inscrição antecipada. 

Laís vai contar sobre a sua trajetória como atleta e como a tecnologia impacta na sua vida atualmente. A ex-ginasta soma quatro olimpíadas, quatro mundiais e três pan-americanos – 53 medalhas entre diferentes competições. 

Em 2014, a ex-ginasta, que havia trocado a ginástica artística pelo esqui, estava se preparando para as Olimpíadas de Inverno em Sochi, na Rússia, quando se chocou contra uma árvore durante um treino, nos Estados Unidos, machucando gravemente a coluna cervical e ficando tetraplégica. 

SOLIDARIEDADE – Durante os três dias de evento, a organização estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão doados à Casa de Repouso Vó Laura, que fica em São José dos Campos. 

A 11ª “Innovation Week” é uma promoção do PIT, com o patrocínio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e Sebrae. 

As inscrições podem ser feitas pelo site https://innovationweeksjc.com.br/

SERVIÇOS
11ª Innovation Week
Data: dias 27, 28 e 29 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Local: PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – Estrada Dr. Altino Bondesan, número 500, bairro Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP
Inscrições: https://innovationweeksjc.com.br/
Entrada gratuita

Confira outras matérias de tecnologia

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?