Educação
Guri nas Escolas: Música Transformando a Educação

O Estado de São Paulo deu um passo importante na integração da cultura à educação com o lançamento, nesta sexta-feira (21), em Campinas, do programa Guri nas Escolas. A iniciativa, fruto de uma parceria entre as Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação, incorpora a música como componente essencial no currículo das escolas estaduais, oferecendo aos estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar a música de forma estruturada.
Com um investimento superior a R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, o Guri nas Escolas está em 97 unidades do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o fim de 2025, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas. O programa se propõe a fortalecer a formação educacional dos estudantes, ampliando seu repertório cultural e promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas por meio da música.
“A educação musical é algo maravilhoso e transformador. Você desenvolve não só o atributo musical em si, mas uma série de outros atributos que serão importantes na trajetória desses jovens. É uma complementação daquilo que é feito no campo pedagógico. A gente desperta vocações, consegue incluir mais alunos, identificar e desenvolver talentos, e no final das contas, fomentar outras habilidades e a capacidade de relação interpessoal que é tão importante”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, durante o lançamento na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, em Campinas.
As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. Além disso, o programa desenvolve habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.
“Hoje celebramos um momento histórico para a cultura e a educação de São Paulo com o lançamento do Guri nas Escolas, uma nova etapa do tradicional programa Guri, que completa 30 anos este ano. Pela primeira vez, o programa se integra oficialmente à grade curricular das escolas estaduais, graças a um esforço conjunto entre a Secretaria da Cultura, a Secretaria da Educação e outros órgãos. Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Uma etapa fundamental do programa é a capacitação dos educadores, que participaram do curso “Vivência Musical – Conhecendo o Guri”, com o objetivo de familiarizar os professores com a proposta pedagógica do programa. “A formação dos professores é essencial para o sucesso do Guri nas Escolas. Com essa capacitação, estamos garantindo que os educadores possam aplicar o conteúdo musical de forma eficaz e integrada ao processo de ensino”, complementa Marília.
“A implantação do Guri nas Escolas tem como foco a valorização dos nossos estudantes e a disponibilização de ferramentas que são importantes para o desenvolvimento e descobertas de paixões para a vida escolar, mas também para a vida adulta. Agradeço essa parceria com a Secretaria da Cultura nesse projeto que vai se aliar a tantos outros para contribuir com nossa missão de tornar nossas escolas mais atrativas e com o aprendizado de nossos alunos”, comenta Renato Feder.
Com 30 anos de história, o Guri, programa gerenciado pela Organização Social Santa Marcelina Cultura, já formou mais de 1 milhão de alunos e segue como uma das políticas públicas mais impactantes no Estado de São Paulo. A cada ano, o programa realiza mais de 2 mil apresentações musicais gratuitas, contribuindo para a democratização da arte e da cultura no estado. O Guri nas Escolas marca uma nova etapa para o Guri, ampliando seu alcance e aprofundando o impacto na formação de crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro mais criativo, inclusivo e colaborativo.
Região Metropolitana de Campinas
A região metropolitana de Campinas também será fortemente impactada pelo programa Guri nas Escolas, que contará com 7 polos em escolas estaduais, oferecendo 1.470 vagas, sendo 210 por escola. Esses polos estarão localizados em Campinas (nas Escolas Estaduais Professor Carlos Lencastre, Vila Vitória e Jornalista Roberto Marinho), Hortolândia (Escola Estadual Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales), Indaiatuba (Escola Estadual Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista) e Santa Bárbara D’Oeste (nas Escolas Estaduais Professor Ulisses de Oliveira Valente e Professora Maria Guilhermina Lopes Fagundes).
Além disso, a região conta, ainda, com mais 1.929 vagas distribuídas em 9 polos adicionais, localizados em Campinas (2), Indaiatuba, Monte Mor, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo. Além disso, há 2 polos em escolas municipais (Hortolândia e Indaiatuba) e 3 na Fundação CASA, todos em Campinas.