Vida & Estilo
Do Japão à Coreia: Um olhar sobre moda e comportamento por Reginaldo Fonseca
Referência nacional no mundo da moda, o empresário e diretor da Cia Paulista de Moda, Reginaldo Fonseca, decidiu cruzar o mundo para uma jornada de imersão cultural e profissional. Colunista do Roteiro SJC, Reginaldo compartilha conosco os detalhes de sua recente passagem pelo Japão e pela Coreia do Sul. Mais do que férias, a viagem foi uma verdadeira aula de respeito, espiritualidade e, claro, um olhar apurado sobre o consumo e o mercado fashion no Oriente. Confira o relato exclusivo:
Do Japão à Coreia do Sul: Uma jornada de respeito e estilo
Embarquei no dia 24 de novembro e, depois de 28 horas de viagem, cheguei em Tóquio. Já estive várias vezes na Ásia, mas esta foi minha primeira vez no Japão. Que país maravilhoso, com uma cultura rica! O respeito que eles têm pelas pessoas chama a atenção. Lá tem educação e tudo o que eu gosto. A espiritualidade deles é muito diferente, com os templos e o Budismo.
Como é um destino muito distante, decidimos fazer uma viagem casada: Japão seguido de Coreia do Sul. E quando falamos de Japão, não tem como ficar só em Tóquio. Contratamos um guia e fomos desbravar vários outros lugares, cada um com sua história e propósito.
Curiosidades e a Cultura do Respeito
No Japão, o respeito é impressionante. Mesmo que não tenha um único carro, ninguém atravessa a rua antes do semáforo abrir. Vi crianças pequenas indo às escolas sozinhas e descobri que, lá, a criança é de responsabilidade da comunidade. Todos cuidam. Além da alfabetização, a escola ensina, desde cedo, a ser uma pessoa educada.
“Referência no mercado fashion, Reginaldo traz para sua coluna no RoteiroSJC um olhar que une o business à sensibilidade cultural. [Clique aqui para conferir todas as colunas de Reginaldo Fonseca].”
Falando da gastronomia, as opções são completamente diferentes do que comemos nos restaurantes japoneses do Brasil. Outro detalhe: a população idosa é super ativa e independente, frequentando feiras e templos com autonomia.


O Presente do Monte Fuji
O que mais me encantou foi ter tido a oportunidade de ver o Monte Fuji. No dia do passeio, o tempo estava fechado, mas o destino me reservou uma surpresa: no dia seguinte, indo de trem bala para Kyoto, o tempo abriu. Por sorte, eu sabia que deveria sentar do lado direito do trem. Do nada, ele surgiu lá no fundo e foi crescendo. Foi um presente de Deus.
Tóquio, Kyoto e a Experiência das Gueixas
Fui conhecer Kyoto, onde o primeiro imperador morou. Ver as gueixas chegando para seus shows, impecáveis em seus trajes, é fantástico. Em outra cidade, experimentamos um hotel tipicamente japonês, com camas no chão, trajes típicos e banhos em águas termais. É viver uma experiência diferente de tudo o que já vi, mesmo tendo visitado mais de 50 países!
A Coreia do Sul e o Pulsar de Seul
No dia 6 de dezembro, seguimos para Seul. É uma cidade vibrante. Subir a Seoul Tower e ter aquela vista panorâmica é uma sensação única. Fui também até a DMZ, a zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte. É impactante imaginar como as pessoas vivem naquele sistema tão próximo dali.




A Moda Nunca Para: Insights de Negócios
Em todas as minhas viagens, vou sempre com o olhar apurado para a moda. Passo dias observando o que estão usando e produzindo. Isso engrandece meu trabalho e as palestras que realizo pela Cia Paulista de Moda.
- O Exemplo da Uniqlo: Em Osaka, comprei calças na Uniqlo e, como cortesia, a loja fez a barra em uma hora. Essa atenção ao cliente é o que gera fidelidade. É o que prego aos meus clientes: o novo mundo é de humano para humano.
- O Luxo e o Popular em Seul: O coreano é muito elegante. Fiquei impressionado com a qualidade da moda popular, o corte dos ternos e o acabamento. Nos shoppings de luxo, as marcas mundiais vendem volumes impressionantes.
- Atendimento Exemplar: Em um shopping em Seul, vi os funcionários se curvando três vezes para saudar os clientes na abertura das portas. É um gesto de gratidão nítido.
Planos para o Futuro
A gente volta do Japão mais sábio, com a lição da preocupação com o próximo. Visitar o Japão foi, talvez, uma das maiores e melhores experiências da minha vida. Indico para todos. Voltaria tranquilamente para explorar as ilhas que ainda não conheci e para reencontrar o acolhimento encantador de Seul.







