Saúde
Esclerose múltipla a fonoaudiologia é aliada essencial no combate

Esclerose múltipla a fonoaudiologia é aliada. A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune, inflamatória e crônica do sistema nervoso central.
Na Esclerose Múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo e acarretam sintomas variados, como fraqueza nos membros e dificuldade para caminhar, perda da visão, parestesias (dormências e formigamentos), desequilíbrio e falta de coordenação motora, tonturas e zumbidos, tremores, dores e fadiga.
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
As principais causas da doença são predisposições genéticas e fatores ambientais, como infecções virais, deficiência de vitamina D, tabagismo e obesidade.
Além dos sintomas já citados, portadores de EM também apresentam dificuldades para falar e para engolir. A fala fica arrastada, a voz parece não ter força e falta fôlego para falar; a deglutição (ato de engolir) fica difícil e é comum apresentar engasgos.
O tratamento com uma equipe multiprofissional é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes. Além do médico neurologista, os outros profissionais que fazem parte desse tratamento integrado são o fisioterapeuta, o psicólogo e/ou neuropsicólogo, o nutricionista ou o nutrólogo, o terapeuta ocupacional e o fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo pode fazer a diferença nesses casos, favorecendo a melhora da comunicação e da alimentação desses pacientes, nos diversos graus de comprometimento da doença.