fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Café Empresarial da ASSECRE Reunirá Representantes do Ministério da Defesa e do PIT, o tema será oportunidade para negócios

A palestra é para apresentar novas possibilidades a empresários de qualquer segmento para gerarem negócios no Brasil, podendo ser um fornecedor para o Ministério da Defesa e até para outros países. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

Para o Café Empresarial da ASSECRE deste mês de setembro, a associação traz uma super palestra que irá explicar como o empresário pode ampliar seus negócios e até abrir oportunidades para exportação de seus produtos e serviços, inclusive ser um fornecedor para o Ministério da Defesa. O tema será “Mobilização Nacional e Militar” e será ministrado pelo Assessor Técnico de Mobilização do Ministério da Defesa, Capitão do Mar e Guerra, Paulo Sérgio Camillo de Toledo. O evento será no próximo dia 25 de setembro, a partir das 8h30, na sede da ASSECRE. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-empresarial-mobilizacao-nacional-e-militar/2598150?referrer=l.instagram.com

“Será uma palestra completa do conhecimento a prática, com todas as informações sobre as etapas que o empresário precisará fazer para ter a oportunidade de ampliar seus negócios tanto para o mercado de Defesa quanto para outros países que tenham interesses em nossos produtos, seja ele qual for o segmento. É uma possibilidade de vitrine para o mundo”, pontuou Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da ASSECRE.

Segundo Paulo Sérgio, o Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística e Mobilização, está adotando um novo processo de cadastramento de empresas de interesse da mobilização.

“Este novo processo, utilizando das entidades empresariais e federação das indústrias dos Estados, vai permitir que as empresas trabalhem mais próximas ao Ministério da Defesa, possibilitando troca de informações entre ambos, sendo que as empresas cadastradas têm prioridade com seus produtos e serviços a estarem presentes no catálogo da OTAN, uma vitrine acessada por 164 países, que abre as portas para a exportação”, explicou o Capitão do Mar e Guerra, Paulo Sérgio Camilo de Toledo

Paulo Sérgio estará acompanhado do Contra-Almirante André Gustavo Silveira Guimarães que marcará presença no evento.

Após as explicações sobre a oportunidade de Mobilização Nacional e Militar, o assunto será complementado com informações aos empresários que estiverem interessados em fazer o cadastro. Os conhecimentos serão passados pelo Capitão do Mar e Guerra, Tárcio Silva de Freitas, ele é especialista no processo de cadastramento das empresas, e explicará na prática, como funciona a adequação das empresas para o cadastro.

E para finalizar o tema, o Café Empresarial contará com Jeferson Cheriegate, CEO do PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.  Ele complementará o assunto falando sobre os programas que fortalecem a Indústria de Defesa e Tecnologia.

“Vamos tratar como o PIT através do seu Cluster Aero vem fortalecendo a Indústria de Defesa e Tecnologia no Brasil. Nesta apresentação, vamos explorar o impacto do Cluster Aero no setor aeroespacial e de defesa, destacando nossa participação em feiras globais, falar sobre os investimentos federais recebidos e sobre as visitas que temos promovido no PIT”, contou Cheriegate.

Vamos falar também sobre nossa crescente aproximação com o Exército Brasileiro e as parcerias estratégicas com órgãos e empresas, fortalecendo a integração entre indústria e defesa. Além disso, abordaremos os acordos de governança em defesa, que posicionam o PIT como referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Serviço – Café da ASSECRE – “Mobilização Nacional e Militar

Dia: 25/09/2024 (quarta)

Horário: 8h30 às 12h

Local: sede da ASSECRE – Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas – José dos Campos.

Gratuito, com ingresso solidário (doação de 1kg de alimento não perecível ou produto de limpeza)

Informações: (12) 3931-6844 ou assecre@assecre.org.br

Inscrição Gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-empresarial-mobilizacao-nacional-e-militar/2598150?referrer=l.instagram.com

Instagram Assecre

Confira outros eventos da Assecre clicando aqui

Educação

Balanço das atividades INVOZ 2024: da cultura aeronáutica a projetos para a comunidade

Balanço das atividades INVOZ em 2024

Balanço das atividades INVOZ encerra 2024 reafirmando o compromisso em incentivar a educação, o empreendedorismo e a inovação, bem como a preservação da cultura aeroespacial. Foram realizados eventos, lançamentos de livros, parcerias e ações que resultaram em reconhecimentos com homenagens ao longo deste ano.

O ano começou com o INVOZ lançando o site Ozires Silva, no qual descreve toda a trajetória, o trabalho de sucesso e pensamentos do homem que mudou a história industrial do Brasil, além de conquistar o mundo com a implantação da Embraer no cenário da indústria aeronáutica. (https://oziressilva.com.br/).

Quer receber as últimas notícias de forma rápida e prática? Criamos um grupo exclusivo no WhatsApp para que você tenha acesso às publicações do Portal RoteiroSJC em primeira mão!

Siga nosso Instagram: @roteirosjc

Após meses de preparação e período de inscrições, em maio foi realizado o V Congresso INVOZ de Educação com o tema “Sonhar e Realizar”, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Formação do Educador – CEFE em São José dos Campos. Nos dois dias de congresso, foi possível conhecer projetos e pessoas que ousaram sonhar e que realizaram em prol da educação.

No primeiro dia, logo na abertura foi realizada uma homenagem: a entrega do “Troféu INVOZ Personalidade Aeroespacial 2024”, uma novidade deste ano no evento, para Fernando de Mendonça, um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa aeroespacial. Com uma carreira premiadíssima, ele foi fundador do INPE e fez parte da Força Aérea Brasileira.

Os debates reuniram nomes como: Edna Borges, da Manaka Educação; o gari e escritor do livro Comportamento que te salva, Valdecir Boareto; Dr. Richard Lucht, CEO da EduSpace – Inteligência Educacional e professor do ITA; Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna; Thiago Pavan, coordenador de Itinerários Formativos e Olimpíadas Científicas do Poliedro Colégio SJC; Secretária de Educação de São Bernardo do Campos, Silvia Donini; Secretário de Educação de São José dos Campos, Jhonis Santos; Wisley Pereira, Gerente de Educação da Rede SESI Nacional; Professor Dr. Arnaldo Clemente, gerente de Projetos e Produtos Opencad MathWorks; Nilton Sérgio Joaquim, presidente do Torneio Brasil de Robótica e Nuricel Villalonga, do Instituto Alpha Lumen.

As outras novidades do Congresso de Educação foram: o Desafio INVOZ para alunos, o Troféu Ozires Silva para professores e o Circuito Steam.

O Desafio INVOZ entregou medalhas aos alunos vencedores que enviaram vídeos sobre personalidades que fizeram diferença para a cultura e educação.

O Troféu Ozires Silva foi entregue para professores que fizeram a diferença na educação em projetos escolares realizados em 2023. (Https://invoz.org/congresso/conhecam-os-vencedores-do-desafio-invoz-e-trofeu-ozires-silva/)

O Circuito STEAM mostrou a parte prática de um ensino com qualidade aliado a tecnologia. Cerca de 1.200 visitantes, entre alunos e professores de escolas municipais e público em geral, passaram pelos estandes, pelas oficinas do circuito STEAM, laboratório de Robótica e simulador de voo. O evento contou com a visitação de jovens das comunidades Afago e Capão Redondo, da cidade de São Paulo.

Participações

Neste ano, em agosto, representantes do INVOZ participaram de dois eventos importantes, um mundialmente e outro regionalmente. A associação INVOZ marcou presença no maior evento da aviação de negócios da América Latina. José Eduardo Costas, associado e líder do grupo da Aviação Regional do INVOZ, participou do debate sobre a Aviação Regional. Ele esteve ao lado de representantes da Azul Conecta e da ANAC.

Já o evento regional teve a participação do INVOZ em setembro, na Expo ISA, em Lorena. Com a intermediação da associação, o evento contou com uma palestra do renomado designer Hans Donner. Além disso, o INVOZ teve um estande para divulgar seus livros e projetos, inclusive o Portal da Inovação e Sustentabilidade do Vale do Paraíba, que vem despertando grande interesse da sociedade.

Neste ano também o INVOZ fechou uma parceria com a ASSECRE, Associação das Empresas do Vale do Paraíba, para impulsionar o empreendedorismo e inovação nas indústrias.

Homenagens

Ozires Silva recebeu em junho a Medalha Montenegro, concedida pelo ITA. A cerimônia foi realizada no ITA/DCTA, e a filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, representou o pai no evento para o recebimento da medalha. O prêmio é concedido anualmente a iteanos que deram grandes contribuições para o Brasil e para o mundo.

Em outubro, o presidente de honra do INVOZ, Manoel de Oliveira, que também ajudou Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, recebeu em cerimônia no DCTA a mais alta honraria da FAB: a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico. O evento também foi em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

No começo de dezembro, o INVOZ recebeu o Prêmio Honors and Awards, no Clube Hípico de Guaratinguetá, cuja cerimônia foi organizada pela ISA VALE. A entidade entregou o troféu ao representante Manuel de Oliveira, em reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento do empreendedorismo, educação e preservação da cultura aeroespacial, e também foi um agradecimento da ISA VALE ao apoio dado pelo INVOZ, que intermediou a vinda de Hans Donner para o evento VI Expo ISA Vale, realizado em setembro de 2024.

Livros

A associação INVOZ lançou neste ano dois livros importantes para a preservação da história e da cultura aeroespacial brasileira, por meio da Somos Editora. Foram eles: Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer e SAGA – do 14-bis à criação da Embraer.

O livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer foi lançado em março, no IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, no DCTA, em São José dos Campos. A obra foi escrita por Manoel de Oliveira, Emílio Matsuo, Fúlvio Delicato, Kleber Grasso e Edison Henriques Junior. O livro reúne reflexões de cinco amigos e associados do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, profissionais de excelência do setor aeroespacial e ex-funcionários da Embraer, que juntos fizeram parte da história da empresa brasileira de aeronaves que ganhou o mundo.

O livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, teve o texto e a pesquisa do jornalista Rui Gonçalves Barbosa, um apaixonado por aviação e que também é associado e Diretor de Cultura do INVOZ. Lançado em São José dos Campos na Associação dos Pioneiros da Embraer, o livro revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita. Ele celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.

“Nós do INVOZ, nos sentimos honrados em levar para o Brasil e para o mundo o legado de Ozires Silva, em cada ação que participamos ou desenvolvemos. Já estamos finalizando o nosso planejamento para 2025 e para o Congresso INVOZ de Educação, que será realizado em 2026. Desenvolvemos tantas ações institucionais voltadas para a aviação quanto ações sociais, como o Projeto Meu Primeiro Computador, realizado durante o ano todo, que arrecada computadores para alunos com vulnerabilidade financeira. E para empresas que queiram colaborar com nossos projetos em 2025, estamos abertos para parcerias”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente executiva da INVOZ.

Este foi o balanço das atividades INVOZ 2024!

Continue lendo

Educação

Capacitação 100% Gratuita: Parceria ASSECRE e Sebrae

O objetivo é tornar as indústrias do Vale do Paraíba mais competitivas, para microempresa e empresa de pequeno porte com faturamento até 4,8 milhões por ano

Estão abertas as inscrições para os treinamentos e consultorias do projeto “Trilha Indústria + Competitiva” da ASSECRE e Sebrae.O objetivo desta parceria é oferecer trilha de diagnósticos, cursos, orientações, planejamentos, consultorias online e na empresa. O projeto foi elaborado pelo SEBRAE com a curadoria da ASSECRE e será aplicado na indústria para aumento do faturamento, redução de custos, aumento da produtividade e inovação. Tudo será custeado pela ASSECRE e Sebrae.

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2025 e são gratuitas. As vagas são limitas (20 vagas). A empresa interessada deve  se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/industria-mais-competitiva-curadoria-assecre-e-sebrae__2746568

O início da “Trilha Indústria + Competitiva” será em fevereiro de 2025, com duração de seis meses, com término em agosto de 2025. Os treinamentos têm formato híbrido, serão realizados encontros on-line e presencial, tanto no auditório da sede da ASSECRE quanto na empresa participante.

“Tudo será feito com muito profissionalismo e conhecimento. Os temas, as atividades e a programação foram adaptadas de acordo com o interesse do empresariado. E os treinamentos serão realizados dentro da disponibilidade da empresa envolvida”, explicou Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da ASSECRE.

O Sebrae preparou uma grade completa de treinamentos que fará a diferença para o negócio da empresa participante e confia que a parceria com a ASSECRE será um sucesso.

Segundo Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP, o programa foca no aumento do faturamento e de produtividade, redução de custos e implantação de inovação na indústria. “Empresários comprometidos em implementar ações necessárias para maior competitividade e inovação poderão participar de uma trilha completa de diagnósticos, cursos, orientações e consultorias”, afirma.

Regulamento para Inscrição:

– Programa disponível para empresas associadas e não associadas da ASSECRE.

– A empresa precisa ser ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) com faturamento até 4,8 milhões por ano.

– Assinatura do termo de adesão e o compromisso de participação e implementação de todas as ações necessárias para tornar a empresa mais inovadora e competitiva.

“É necessário que a empresa siga o regulamento para fazer parte do projeto. Os pontos exigidos no regulamento atende boa parte dos empresários que entram em contato com a ASSECRE em busca de melhorias”, comentou Gabriel Araújo, um dos diretores executivos da ASSECRE

Programação

A programação do projeto “Trilha Indústria + Competitiva” é abrangente e contará com:

– Aprimoramento da Gestão Empresarial 

– Descarbonização e Sustentabilidade

– Implantação de Inovação na Indústria 

– Produtividade 

– Orientação e Assistência para Obtenção de Crédito

– Acesso ao Mercado Nacional e Internacional

– Capacitação aos Gestores.

“A ASSECRE se reuniu com o Sebrae e nos propomos ser os curadores destes treinamentos. Nossa entidade que completou este ano 30 anos de fundação, acompanha as indústrias da região, ouve empresários e colaboradores e entendemos que este treinamento completo é fundamental para que a nossa indústria se torne cada vez mais competitiva”, declarou Eduardo Piloto, um dos diretores executivos da ASSECRE.

Serviço – “Trilha Indústria + Competitiva”

Inscrições: 05 de dezembro 2024 a 31 de janeiro 2025

Início: Fevereiro 2025 

Término: Agosto 2025

Local: Auditório da Assecre e na empresa, com encontros online e presencial

Vagas limitadas: 20 vagas

Custos: 100% custeado pela ASSECRE e Sebrae 

Informações: (12) 3931-6844 ou  assecre@assecre.org.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/industria-mais-competitiva-curadoria-assecre-e-sebrae__2746568

ASSECRE – Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas. S. José, dos Campos/SP.

Continue lendo

Educação

Anderson Farias Conversa com Empresários na ASSECRE sobre a sua Gestão 2025/2028

Mais de 120 empresários marcaram presença no Café Empresarial da ASSECRE neste mês de dezembro, no último dia 4, na sede da entidade, que contou com a participação do prefeito reeleito Anderson Farias, de São José dos Campos.

A conversa foi sobre como será a Gestão Municipal 2025/2028. O bate-papo foi uma iniciativa da ASSECRE e do Sincomércio de São José dos Campos.

A conversa foi em torno do prefeito reeleito querer fazer parcerias com a ASSECRE e Sincomércio para desenvolver a cidade no que diz respeito à economia, qualificação de mão de obra e geração de empregos. Todos os pontos abordados foram baseados no plano de governo de Anderson Farias voltados para a Educação, Empreendedorismo e Mobilidade Urbana.

Anderson Farias respondeu às perguntas dos diretores executivos da ASSECRE, Wagner Siqueira e Eduardo Piloto referentes a empreendedorismo e cursos técnicos, e do presidente do Sincomércio, José Maria Faria, que perguntou sobre a obra do Mercado Municipal.

O prefeito reeleito respondeu sobre os pontos levantados pela ASSECRE, dizendo que ele pretende criar a Casa do Empreendedor para reduzir burocracias e atrair empresas, além de querer incentivar as crianças desde pequenas para o empreendedorismo e incentivar ainda mais com parcerias com Sebrae e Senai cursos técnicos tanto para qualificação quanto para formação. Com relação ao Mercadão, disse que as obras estão previstas para serem entregues em novembro de 2025.

Os diretores da ASSECRE durante o debate pontuaram ao prefeito questões percebidas no dia a dia da associação. Como por exemplo, de jovens que vão para o ensino médio que não é técnico e saem sem uma profissão, sendo que se eles fossem incentivados, sairiam empregados, preenchendo vagas existentes nas indústrias. A sugestão da ASSECRE foi criar uma São José Unida para Educação. O prefeito respondeu que irá motivar as crianças antes de entrarem no ensino médio com atividades para que tenham informações sobre startups e empreendedorismo. Sobre o empreendedorismo ASSECRE e Anderson Farias concordaram que o caminho para melhorias seria a Casa do Empreendedor e o Select São José. A entidade também pontuou a necessidade do trabalhador ter um transporte mais otimizado para ter um tempo menor de deslocamento. O prefeito explicou que para isso será feita uma nova licitação para o transporte que contemplará veículos longos pela cidade e de pequeno porte para os bairros com integração.

Sobre a questão da mobilidade, o diretor executivo Eduardo Piloto complementou – “É importante melhorar as conexões entre os modais de transporte urbano, proporcionando mais opções de contratações para empresas e indústrias nos bairros mais periféricos”.

Antes das perguntas foi passado um vídeo mostrando que a cidade de São José dos Campos foi requalificada e passa a ser a 1ª Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente. Após a exibição Anderson Farias falou sobre pontos que irá tratar na nova gestão, entre eles estão: Educação, Empreendedorismo e Mobilidade.

Ele deixou claro para os ouvintes que os três pontos estão interligados: a educação para qualificar e incentivar a inovação e o empreendedorismo. O empreendedorismo se expandindo, atraindo e desenvolvendo o setor industrial, estimulando o crescimento do setor de serviços e comércio. E o avanço destes setores alteram a mobilidade da cidade, onde há necessidade de mudanças viárias e do uso de vários modais interligados tanto para o transporte público quanto para o transporte de produtos.

“O meu plano de governo foi registrado em cartório eleitoral, pois não são promessas, são compromissos. Pretendo entregar mais do que foi escrito para a população de São José dos Campos, declarou Anderson Farias”.

O Café Empresarial veio estreitar ainda mais os laços de discussões, união e parcerias entre a associação e o poder público, entre a ASSECRE e o Sincomércio.

“Juntos somos mais fortes, quando pessoas do bem se unem, o resultado somente será positivo”, comentou Wagner Siqueira, um dos diretores, executivos da ASSECRE que falou em nome da diretoria e do conselho da entidade.

ASSECRE – Rua Loanda, 895 – Chácaras Reunidas. S. José, dos Campos/SP. (12) 3931-6844 ou  assecre@assecre.org.br

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?