Conecte-se conosco
  • Mauá Restaurante.
  • Refugio 2
  • Mama Mia

Seu Direito

Cadastro biométrico será exigido para benefícios sociais no Brasil

Cadastro biométrico será exigido para benefícios sociais no Brasil
  • Dr Marcelo Galvão banner 2025

Decreto presidencial estabelece nova regra para acesso aos programas sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 23 de julho de 2025, um decreto que torna obrigatório o uso da biometria para concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A medida abrange programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

  • Mauá Restaurante.
  • Refugio 2
  • Dr Marcelo Galvão banner 2025
  • Mama Mia

A exigência do cadastro biométrico foi aprovada pelo Congresso no fim de 2024, com base em proposta enviada pelo próprio governo. A coleta será feita com base na nova carteira de identidade, e a implantação ocorrerá de forma gradual, com início previsto para 120 dias após a publicação da portaria de regulamentação.

Tenha a informação na palma da sua mão!Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: 
@roteirosjc
Sugestões de pauta:
imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: 
roteirorevista@gmail.com

Implantação será gradual e com orientações oficiais

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que, neste momento, os beneficiários não precisam procurar o CRAS para realizar o cadastro biométrico. A orientação oficial será divulgada posteriormente, com cronograma e locais definidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Atualmente, mais de 150 milhões de brasileiros já possuem biometria registrada nas bases do governo. Apenas quem ainda não tiver esse registro será convocado para realizar o procedimento, no momento oportuno.

Grupos isentos e biometrias já válidas

O decreto prevê exceções para grupos específicos, como pessoas com dificuldade de mobilidade e refugiados. Além disso, biometrias já registradas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na base da Polícia Federal ou no Tribunal Superior Eleitoral serão consideradas válidas.

Segurança, agilidade e combate às fraudes

O principal objetivo da medida é aumentar a segurança no acesso aos benefícios sociais, evitar fraudes e duplicidade de cadastros, além de melhorar a aplicação dos recursos públicos. Com o cadastro biométrico, será possível realizar pagamentos em canais digitais e físicos mais próximos da residência do beneficiário, sem a necessidade de deslocamentos longos.

Caso não haja condições adequadas para realizar o cadastro, a exigência poderá ser dispensada temporariamente por ato conjunto dos ministérios envolvidos, garantindo que nenhum cidadão seja prejudicado.

Confira aqui outros artigos da Dra. Vanessa Alves

Advogada Vanessa Alves
Vanessa Alves

Advogada especialista em direito previdenciário, com ampla experiência na área, se dedica a ajudar seus clientes a entenderem e garantirem seus direitos relacionados à Previdência Social, oferecendo orientações jurídicas e suporte em processos administrativos e judiciais.

Copyright © 2022-2025 Roteiro