fbpx
Conecte-se conosco

Saúde

Riscos e orientações para proteger os idosos do calor excessivo

O Brasil continuará enfrentando altas temperaturas durante o verão, com possibilidade de máximas superiores a 42ºC em algumas regiões. Segundo a MetSul Meteorologia, existe “alta probabilidade de quebra de recordes”. O que os modelos mostram de calor é tão extraordinário e fora da curva histórica, que a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima.
Isso nos leva a grande preocupação: como garantir a qualidade de vida dos nossos idosos com estas adversidades? As altas temperaturas representam algum risco à saúde desta camada da população? A resposta é sim! O calor excessivo do verão é perigoso para a saúde do idoso, porque sua composição corporal é alterada com o avanço da idade. A composição do corpo de um adulto, por exemplo, é 60% água. Do idoso, apenas 40%.
Na prática, isso significa que pessoas com idade avançada não conseguem manter a temperatura corporal constante e regulada, o que aumenta o risco de hipertermia, que é quando o corpo está muito quente. Há, ainda, a possibilidade de desidratação. A exposição prolongada ao calor pode levar à exaustão, caracterizada por mal-estar, fraqueza, náuseas, síncope (desmaio), taquicardia e hipotensão.

Pode haver aumento da temperatura corporal (mais de 40°C) e alteração do estado mental que apresenta principalmente com confusão mental, agitação e prostração, além de efeitos que podem ser observados na pele, como uma maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas.

Isso tudo se dá devido à reduzida capacidade de regular a temperatura corporal na terceira idade, por exemplo. Isso piora quando há condições de saúde crônicas, como doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes e suscetibilidade à desidratação.

Mas como ajudar na prevenção destes males? Os cuidados com a saúde do idoso a serem tomados são simples e práticos. De modo geral, recomenda-se adotar as seguintes orientações:

Hidratar-se, os idosos sentem menos sede do que um adulto, porque o hipotálamo tem seu funcionamento reduzido. Com isso, há um maior risco de desidratação. Portanto, inclua o consumo de água na rotina do idoso, ainda que em pequenas quantidades.

Evite a ingestão de bebidas com cafeína e alcoólicas, porque elas têm efeito diurético, o que pode acentuar ainda mais a desidratação e sintomas como dor de cabeça, mal-estar e tontura.

Não se expor ao sol por muito tempo. Além da hidratação do idoso, indica-se não se expor ao sol por um longo período; apenas por 15 minutos por dia e antes das 10 horas ou após às 16 horas. Quando sair, use protetor solar com FPS 30, no mínimo.

Use roupas frescas e leves, que são as mais indicadas, sobretudo as de algodão, porque não retêm muito calor. Também use óculos escuros e bonés, especialmente se for se expor ao sol.

Fique em ambientes ventilados e frescos porque eles reduzem o risco de hipertermia. Se possível, invista em ventiladores e ar-condicionado para manter o ambiente com temperatura agradável.

Home Angels

Saúde

Lavieen Laser: Clínica Clarissa Fernandes inova em São José dos Campos com tratamento de rejuvenescimento

A Clínica Clarissa Fernandes, localizada em São José dos Campos, lançou oficialmente o Lavieen Laser, uma das tecnologias mais inovadoras em tratamentos de rejuvenescimento e clareamento de pele. No evento Lavieen Day, realizado em 26 de novembro, a clínica recebeu convidados e pacientes para apresentar essa novidade que promete resultados expressivos com recuperação rápida.

O Lavieen Laser utiliza o moderno laser Thulium, que age profundamente na pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo a renovação celular. A tecnologia é ideal para quem busca tratar manchas, melasma, cicatrizes de acne, estrias e até fortalecer os folículos capilares para combater a queda de cabelo. “O Lavieen proporciona uma pele mais uniforme e rejuvenescida desde a primeira sessão, com um tempo mínimo de recuperação. É uma inovação que estamos felizes em trazer para São José dos Campos,” comenta Clarissa Fernandes, especialista e proprietária da clínica.

Um dos maiores diferenciais do Lavieen é a recuperação rápida. Após o procedimento, o paciente pode retornar às suas atividades em poucos dias, apresentando apenas uma leve descamação. Com a hidratação adequada e uso de protetor solar, os resultados do Lavieen duram ainda mais, garantindo uma pele com aparência natural e radiante. 

O Lavieen Laser é indicado para pessoas que desejam suavizar marcas e cicatrizes, melhorar a textura e o tom da pele, ou até estimular o crescimento capilar. Contudo, não é recomendado para quem possui acne ativa ou certas condições autoimunes. Uma avaliação inicial na clínica permite adaptar o tratamento a cada caso. 

A Clínica Clarissa Fernandes está situada na Avenida Nelson D’Ávila, 1837, sala 811, no Jardim São Dimas, São José dos Campos. Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (12) 98100-4052.

Continue lendo

Saúde

Protegido: Gastrite você tem? Sabe o que comer?

Este conteúdo está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:

Raíssa Borges

Formada há 18 anos em Nutrição pela UNIVÁS (MG), com especialização em Nutrição Clínica e Renal, iniciou sua trajetória profissional em um ambiente hospitalar, onde rapidamente percebeu a importância de atuar na prevenção e promoção da saúde. Após um ano, decidiu focar no atendimento ambulatorial, dedicando-se ao que mais ama: o cuidado de pacientes
crônicos e renais.
Há 14 anos, trabalha em um plano de saúde, oferecendo atendimento especializado a pacientes com doenças cardiovasculares, renais, diabete, hipertensão, em tratamento oncológico, pré e pós-cirúrgicos, entre outras condições crônicas. Recentemente, expandiu sua atuação para o consultório particular, adotando uma abordagem acessível e personalizada que respeita a individualidade de cada pessoa.
Seu lema: "Nutrição é a arte de dar saúde e vida ao que você não vê, mas sente após alguns anos."

Continue lendo

Saúde

Seu emagrecimento não depende apenas de cardápios e dietas.

Sou nutricionista e posso afirmar que seu emagrecimento vai além de exercícios físicos e dietas.

Existem outros motivos pelos quais você não consegue parar de comer doces, por exemplo, ou procrastina para fazer exercícios físicos.

Diversos estudos já comprovaram a relação entre a comida e as emoções. A neurociência explica os comportamentos que te levam a comer por impulso e o formato do seu corpo está ligado ao mecanismo de proteção que traz o excesso de peso como sobrevivência.

Você precisa entender que sua mente tem relação direta com suas escolhas alimentares e isso envolve: Comer Emocional, Caminhos Neurais e como seu inconsciente trabalha para que você não perca peso.

A alimentação é a uma das bases para ter um corpo saudável, mas suas escolhas alimentares vêm da sua história com a comida, relações afetivas (seja gostar ou não de um alimento), traumas e questões emocionais ligadas a seus relacionamentos e ambientes, por exemplo. Os exercícios físicos também fazem parte da base e garantem uma melhor qualidade de vida, física e mental, mas existem motivos pelos quais você começa a fazer exercícios e para, essas questões envolvem sua mentalidade, relacionamentos, ambiente e entender que a procrastinação tem fundo emocional também que te faz agir como você age hoje.

E quando olhamos para todas essas questões, fica claro que não é somente cardápio e dieta que irão resolver seu excesso de peso, vai muito, além disso, você não é só o que come.

Mas agora você deve estar se perguntando: “como vou conseguir emagrecer sem dieta e cardápio?”

Através do autoconhecimento.

Quando você aprende a olhar para você, sua história e relação com a comida, seu vínculo emocional com determinados alimentos, quais emoções você come e quais alimentos usa como modulador emocionai, quais respostas neurais estão relacionadas a comida e como seu inconsciente usa o excesso de peso como item essencial para sua sobrevivência. Você começa a mudar sua relação com a comida, existem caminhos neurais que fazem você comer por impulso, comer suas emoções, não conseguir dizer não e até procrastinar para fazer exercícios. Não é preguiça ou falta de vergonha na cara. É porque você ainda não aprendeu a lidar com o Comer Emocional, com seus impulsos e como mudar os caminhos já traçados no seu cérebro.

Confira aqui outros conteúdos da Vanessa de Maria

Siga o Instagram

Vanessa de Maria

Nutricionista e Analista Comportamental. Mais de 13 anos de formação. Através da Terapia Nutricional auxílio na mudança de mentalidade, Comer Emocional e Comportamental, sem cardápios ou dietas de forma leve.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?