Gastronomia
Arroz de safra nova ou velha: qual tem o melhor resultado na panela?
Entender que arroz não é tudo igual pode garantir melhor custo-benefício e gerar economia no fim do mês.
Na rotina das compras, é comum que os consumidores, influenciados por hábitos de consumo, acabem escolhendo sempre os mesmos produtos, sem reparar em informações fundamentais para avaliar a qualidade de um alimento essencial na mesa dos brasileiros: o arroz. Apesar de ser uma escolha simples, algumas dicas podem garantir o melhor custo-benefício e assegurar que os grãos rendam, fiquem soltinhos e brancos na panela.
Há várias marcas e tipos de arrozes, sendo o agulhinha e o integral os mais consumidos, seguidos de variedades como o parboilizado, arbóreo e negro. Enquanto a qualidade do feijão é definida pelo frescor dos grãos, no caso do arroz é o oposto: os grãos mais velhos oferecem vantagens em textura e sabor.
“Nós trabalhamos com o arroz mais velho, porque o arroz novo tende a empapar e a não render. Todas as carretas que chegam aqui — em torno de 80 por semana — passam por um teste para determinar a qual marca o arroz será destinado. Avaliamos e experimentamos como ele fica na panela, já que esse é um critério importante para classificar os grãos”, explicou Alexandre Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos e diretor da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).
Segundo o especialista, a região onde o arroz é cultivado também influencia diretamente na qualidade final. O teor de amilose, um dos principais componentes do amido de arroz, também é determinante, pois afeta características como a textura, a capacidade de absorção de água, a viscosidade e a expansão de volume.
“Arroz com baixo teor de amilose é mais macio. O arroz começa a se qualificar desde o plantio. Tem produtor que cuida muito bem da lavoura, seleciona as sementes e combate as pragas de maneira correta. Nós escolhemos esses produtores mais caprichosos e também consideramos a região para que, logisticamente, possamos receber o arroz no tempo certo”, destacou
Dicas
No supermercado, verifique a data de fabricação, as categorias tipo 1 e 2, e prefira embalagens transparentes para visualizar a integridade dos grãos. Ao preparar arroz em casa, observe o rendimento da receita, a cor do arroz cozido, o quanto os grãos crescem e se ficam soltinhos.
Por norma, o arroz tipo 1 precisa ter um percentual maior de grãos inteiros, mínimo de 92,5%, com uma seleção de pureza mais rigorosa, grãos lisos e uniformes. No caso do tipo 2, o percentual mínimo de grãos inteiros é de 85%, a quantidade de grãos quebrados é maior, e ele pode conter um pouco mais de impurezas, além de grãos menos uniformes e mais opacos.
“Atualmente, a maior inovação na produção de arroz são as máquinas eletrônicas, que filmam grão por grão, eliminando qualquer defeito. Determinamos que esse arroz não deve ter barriga branca (mancha esbranquiçada) e nem grãos quebrados. A máquina faz a seleção exatamente com o que especificamos”, explicou Celso Oliveira Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos.
História
A história da Fantástico Alimentos começa em 1975, quando Celso Ruston abriu a própria empresa de arroz em Jacareí. Foi pelas mãos dele que o grupo modernizou processos e passou a atuar também com feijão. Em 1993, o comando passou para Mariana Ruston de Carvalho, Celso Oliveira Ruston e Alexandre Oliveira Ruston, que já atuavam no grupo.
Após quase 50 anos, a empresa atua com linhas de arroz, feijão e massas. Com 250 funcionários diretos e atuação com foco nos estados do sudeste, a meta é fortalecer e expandir a empresa como fornecedora de alimentos em âmbito nacional.
Fotos: Divulgação
Gastronomia
Refresque-se com o Café Gelado Perfeito: Receita Fácil e Deliciosa para o Verão!
Você conhece aquela bebida refrescante à base de café que faz sucesso nas cafeterias durante o verão? Aprenda a preparar uma deliciosa receita de café gelado que vai te ajudar a enfrentar o calor. Agora você pode recriá-la em casa. Veja como fazer!
Essa bebida é perfeita para consumir antes de se exercitar, pois é menos ácida e mais saudável.
Ingredientes:
- 150 ml de leite integral;
- 1 xícara de chá cheia de café congelado;
- 1 colher de sopa de chocolate em pó;
Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata por 15 a 30 segundos.
Você pode tomar natural ou adicionar açúcar, adoçante ou mel, conforme sua preferência.
Gastronomia
Para celebrar o Natal, Bar Ômadá apresenta drink exclusivo
Com a assinatura da mixologista Jéssica Lemes, o Noel 360º traz um toque de festividade e criatividade para o mês de dezembro
O bar Ômadá, localizado na esquina do cruzamento Mourato Coelho com a R. Aspicuelta, está no clima das festividades de Dezembro e lança um drink exclusivo para comemorar o Natal, o Noel 360º.
Com uma combinação harmoniosa do gin, xarope de framboesa, um mix de cítricos, albumina e gelo, esta criação é da talentosa mixologista Jéssica Lemes e é a escolha perfeita para quem deseja brindar as festas de fim de ano com um toque de originalidade.
O drink será comercializado exclusivamente em dezembro por R$44. Além disso, a casa oferece uma programação musical bem variada para agradar a todos os gostos e estilos, com muito MPB, samba, pop rock e sertanejo, proporcionando uma experiência ainda mais completa! Para quem deseja encontrar um espaço para confraternizar ainda dá tempo de fazer a reserva no estabelecimento com condições especiais, através do e-mail: contato@omadabar.com.br
Rua Mourato Coelho, 1084 – Vila Madalena Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira: 17h à 1h; Sábados, domingos e feriados: 12h à 1h
WhatsApp: (11) 5192-8411
Gastronomia
Chef reinventa receitas de fim de ano com alternativas mais econômicas
Rodrigo Arino, chef do Restaurante Maricota, traz dicas de substituições que mantêm o sabor e a tradição das celebrações de Natal e Ano Novo
Com o aumento do preço dos alimentos, preparar a ceia ou o almoço de fim de ano se tornou um desafio para muitas famílias brasileiras. Para deixar as festas mais acessíveis, o chef Rodrigo Arino apresenta alternativas simples e econômicas que garantem sabor e tradição na mesa. Entre as sugestões, o chef propõe substituições como frango e merluza por ingredientes caros como peru e bacalhau, além de ensinar uma receita especial de sobremesa que combina economia e o clima natalino. As dicas são ideais para quem deseja celebrar com sabor, sem comprometer o orçamento.
Frango de Natal:
Ingredientes:
1 frango inteiro (1,8 kg); 2 laranjas-baía; 3 cebolas; 1 cabeça de alho; ⅓ xícara (chá) vinho branco; ¼ xícara (chá) água; 1 colher (sopa) mel; 1 colher (sopa) sal grosso; 2 colheres (chá) gengibre em pó; 1 colher (chá) colorau; ½ colher (chá) cúrcuma; 4 cravos-da-índia; 3 ramos alecrim; 2 folhas de louro; Sal e pimenta a gosto; Azeite a gosto.
Modo de preparo:
Primeiro misture as especiarias para temperar o frango, em seguida deixe ele marinando na geladeira por 1 hora.
Em uma assadeira faça uma cama com laranjas, cebola, alecrim e azeite. Após marinar, amarre o frango e coloque ele na assadeira em cima da cama de laranja e cebola, e regue com a mistura de azeite, água e vinho.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200°C, e deixe o frango assar por 1h10. A cada 30 minutos pincele a mistura e nos últimos cinco minutos de forno, misture mel com azeite e pincele no frango. Verifique o cozimento e deixe descansar por 10 minutos antes de servir
Dicas:
Calcule um frango para cada 5 pessoas. Atenção ao espaço na assadeira e circulação de ar. Vale lembrar que o tempo de forno pode variar, regar com água se necessário.
Confira AQUI o tutorial do chef Rodrigo em vídeo.
Peixe com legumes na pressão
Ingredientes:
2 postas grandes de merluza ou pescada cortadas em 4; temperos a gosto (sal, orégano, tempero pronto, shoyu, molho inglês, molho de pimenta); 4 batatas em rodelas médias; 2 cebolas em rodelas; 2 cenouras em rodelas; 1 xícara (chá) de óleo (200 ml).
Modo de fazer:
- Comece temperando o peixe a gosto, sem que fique muito molhado, e deixe em repouso por 15 minutos. Na panela de pressão, monte três camadas de batata e cebola (polvilhe sal e orégano a cada camada). Em seguida, faça duas camadas de cenoura e cebola (polvilhe sal e orégano também). Regue com o óleo ou azeite e acomode os pedaços de peixe. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, cozinhe por 5 minutos. Aguarde a pressão sair naturalmente e sirva.
Rabanada especial (sobremesa)
Ingredientes:
Pão dormido (quantidade desejada); 2 gemas de ovo; 1 xícara de leite de coco; 1/2 xícara de leite condensado; 2 colheres de sopa de Contreau (licor de laranja); manteiga e azeite para fritar; açúcar e canela (para polvilhar); sorvete de baunilha ou doce de leite (para servir).
Modo de Preparo:
Corte o pão dormido em fatias com aproximadamente 2cm de espessura. Em uma tigela, misture as gemas de ovo, o leite de coco, o leite condensado, o Contreau, e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, mergulhe cada fatia de pão na mistura, garantindo que ambos os lados estejam bem embebidos. Deixe as fatias de pães repousarem por alguns minutos para absorver os sabores.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e o azeite em fogo médio e frite as fatias de pão até que fiquem douradas e crocantes em ambos os lados. Misture açúcar e canela em um prato raso e passe as rabanadas pela mistura para cobri-las.
Sirva quente, polvilhado com mais açúcar e canela se necessário. Sirva acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha ou uma porção de doce de leite.
Confira AQUI o tutorial do chef Rodrigo em vídeo.
-
Gastronomia5 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo7 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia5 meses atrás
Churrascaria Estância, o lugar perfeito para a família
-
Gastronomia9 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Gastronomia4 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Entretenimento11 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023