Conecte-se conosco

Saúde

O que a endometriose pode causar no emocional?

Entenda como a endometriose pode impactar o estado emocional das mulheres e saiba como buscar apoio para lidar com os desafios da doença.

No mês de março, mês de comemoração internacional do dia da mulher, também é um período de conscientização sobre os impactos da endometriose na saúde feminina.

O avanço de casos de endometriose entre as mulheres abre portas para um debate importante sobre a saúde da mulher e a necessidade de um acompanhamento periódico para detecção precoce da doença, facilitando o controle dos sintomas e evitando outras complicações clínicas. Além disso, existe um aspecto da psicossomática relacionado a este problema que nos aponta para possíveis sofrimentos emocionais que afetam o sistema nervoso da mulher.

Mas o que é a Endometriose? É uma doença do espectro ginecológico que atinge muitas mulheres em idade reprodutiva. É uma condição muito dolorosa e pode causar sérias dificuldades na vida da mulher, pois o tecido uterino (endométrio) ao crescer fora do local correto, afeta a estrutura fisiológica do órgão reprodutor feminino gerando muito incômodo, cólicas e sangramentos intensos, levando inclusive à necessidade de uma intervenção cirúrgica ou até mesmo, a infertilidade.

Restaurante Mauá

Segundo a psicanalista Andrea Ladislau, no campo emocional, a endometriose, além de todas as complicações físicas já citadas, também pode ter causas psicológicas relacionadas à insegurança, frustração, ressentimentos, desapontamentos e tristeza.

“Principalmente, em mulheres muito ativas e independentes que direcionam sua energia para o trabalho, cujas prioridades incluem o crescimento na carreira. É uma forma do corpo sinalizar que é preciso desacelerar e valorizar sua própria essência feminina”, explica Andrea.

A psicanalista complementa que também podemos associar a esse diagnóstico, a falta de confiança nos relacionamentos, a ansiedade elevada, o excesso de busca por perfeccionismo e a propensão à insatisfação constante.

Toda essa análise está relacionada à psicossomática, na qual algumas doenças do corpo humano se desenvolvem devido a um certo modo de pensar, uma certa ilusão ou emoção e que na maioria das vezes são emoções negativas, pensamentos, atitudes e bloqueios, como medo, raiva, agressão, desespero, etc.

“Porém, apesar de todo o fundo emocional atrelado à Endometriose, quanto antes for diagnosticada e tratada, melhores serão os resultados do tratamento. E a psicoterapia pode ajudar e muito no mergulho ao centro de si, para que a mulher acometida por essa doença possa descobrir e compreender a causa psicológica de tanto sofrimento”, diz.

A especialista ressalta que as doenças físicas nos colocam em contato com nossas pendências e fraquezas, e assim nos possibilitam uma autoanálise, que por sua vez é o primeiro passo de uma caminhada na busca da transformação pessoal e íntima das nossas atitudes e pensamentos perante a vida.

“As pesquisas reforçam que a informação sobre o tema é muito importante para desmistificar os preconceitos e incertezas em relação à doença. O diagnóstico precoce é fundamental para alertar as mulheres da importância na busca pelo cuidado com seu corpo e com as questões íntimas que, muitas vezes, são negligenciadas devido à urgência da vida cotidiana e das muitas funções da mulher contemporânea”, finaliza.

Tenha a informação na palma da sua mão!

Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: 
@roteirosjc
Sugestões de pauta:
imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: 
roteirorevista@gmail.com

Roteiro

Portal, revista impressa e digital, a Roteiro SJC é referência em conteúdo de qualidade. Em novembro de 2024, celebrou seus 18 anos de história, destacando-se por conectar leitores às melhores experiências em turismo, cultura e lifestyle. Atual e inovadora, continua a inspirar e informar com excelência.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2022-2025 Roteiro