Saúde
Pedra nos rins,você já teve?
“Pedra nos rins” é um nome popular, porem chamamos de litíase renal ou cálculos renais, eles acometem a maior parte em homens entre 20-49anos. Segundo um estudo realizado Congresso Brasileiro Médico Acadêmico,2021, em 2019 o número de pessoas com litíase renal aumentou cerca de 22% dos casos em relação a 2020. Entre os anos de 2016 e 2020 houveram 406.355 internações por urolitíase no Brasil.
Há vários tipos de cálculos renais, como: cálculo de ácido úrico, estruvite, cistina, porém a mais comum em 85% da população é o cálculo de Oxalato de cálcio.
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Os principais sintomas são: dor ou queimação ao urinar, cólica renal e/ou urina rosada, podem ocorrer também náuseas, dor abdominal e/ou diminuição do jato urinário.
E um dos maiores motivos de cálculo renal é a má alimentação da população com excesso de embutidos, sal, falta de consumo de água, sedentarismo, excesso de peso, entre outros.
O que devemos fazer para prevenir a produção destes cálculos renais?
- Evite excesso de peso e obesidade;
- Controle seu diabetes e hipertensão, se presentes;
- Consuma MUITA água, recomendado 3-4L/dia ou 30ml/kg/peso;
- Não há necessidade de exclusão dos alimentos ricos em cálcio (queijos, leite, iogurte, coalhada), porém sua ingestão deve ser de acordo com o recomendado, sendo 2 copos/dia;
- Consuma alimentos ricos em potássio e magnésio como: salada de folhas cruas, banana, laranja, melancia, água de coco e leite.
- Evite Excesso de sal e embutidos;
- Evite consumo de suplementos de Vitamina C; porem as frutas ricas em vitaminas C são bem vindas!
- Evite Alimentos ricos em Oxalato como: chocolate, morango, carne vermelha, carne de porco, refrigerantes, frituras, leguminosas como: feijões, entre outras.
Tipos de sucos para prevenção de cálculos renais:
- Suco de melancia com abacaxi;
- Suco de Limonada suíça com capim santo;
- Suco de Abacaxi com manga;
- Suco de acerola com laranja;
- Suco maracujá com mamão.
Obs: sugestões de sucos com frutas baixas em oxalato
Lembre-se! A remoção dos cálculos não trata a causa da nefrolitíase, é necessária a mudança da ingestão alimentar, assim conseguimos diminuir 50% em 5 anos.