Entretenimento
Centro Universitário Senac realiza exposição de Ney Matogrosso

Gratuita, a mostra fica disponível para visitação até 30 de junho no campus de Santo Amaro, na capital paulista, e acontece concomitante à estreia do filme Homem com H
Quem não conseguiu conferir a exposição do MIS (Museu da Imagem e do Som) sobre o cantor Ney Matogrosso, tem agora a oportunidade de visitar a totalidade de figurinos e objetos usados durante a carreira do artista, na exposição “Ney Matogrosso: Uma Trajetória de Estilo e Expressão”, organizada pelo Centro Universitário Senac. Gratuita, a mostra acontece na Galeria de Arte (térreo – Biblioteca), do campus em Santo Amaro, na zona sul, e fica disponível para visita até o dia 30 de junho. A mostra traz cerca de 20 figurinos completos, além de mais de 50 itens, entre acessórios, discos e fotografias. Uma curiosidade: os manequins expositivos de posse do Senac foram confeccionados com as medidas reais do cantor.
Tenha a informação na palma da sua mão!Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Sugestões de pauta:imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: roteirorevista@gmail.com
A mostra, que celebra 15 anos da doação de suas indumentárias à instituição, conta com figurinos inéditos, como os de “Bloco na Rua”, doados ao Senac em 2023, e o figurino da turnê de “Beijo Bandido”. Estarão expostos ainda conjuntos de peças idealizados pelo docente de moda do Senac, Kledir Salgado, especialmente para a exposição- algumas das peças foram feitas pelo renomado estilista Ocimar Versolato, grande parceiro de Ney Matogrosso. Outra parte do acervo do artista pode ser vista na Modateca, localizada no segundo andar da biblioteca, mediante visita guiada, que deve ser agendada antecipadamente pelo e-mail: modateca.santoamaro@sp.senac.br. Durante o percurso guiado, o público poderá conhecer o processo de conservação das peças, além de entender como são armazenadas.
Intervenções audiovisuais, que mostram a relação e a história de Ney Matogrosso com o Senac São Paulo, também compõem a exposição, além de um painel sobre o filme brasileiro que conta a trajetória do artista e seus 50 anos de carreira. Parte da cenografia da exposição conta com elementos criados por Miton Cunha.


Ney Matogrosso, referência nos estudos da moda
Em 2010, Ney Matogrosso cedeu grande parte de suas indumentárias e outros objetivos para a instituição. Mais tarde, fez outras doações e, hoje, o Senac conta com mais de 200 peças do artista, que são utilizadas para pesquisa educacional e para ações culturais, sendo fundamentais para a formação de profissionais de
moda.
Logo que os figurinos chegaram ao Centro Universitário Senac – Santo Amaro foi organizada a exposição “Cápsula do Tempo”, com curadoria de Milton Cunha. Esta nova exposição de 2025 celebra 15 anos da data da primeira doação de acervo à instituição.
Ao longo do tempo, muitas unidades do Senac na capital e no interior do Estado de São Paulo já receberam uma exposição itinerante do artista composta pelos figurinos mais marcantes da carreira de Ney Matogrosso, abrangendo desde a época do grupo Secos & Molhados até a turnê Atento aos Sinais. “Seus figurinos e visual provocam reflexões e dialogam com diversas gerações. Ao longo de sua trajetória, Ney tem sido uma verdadeira referência para a moda, é um ícone de reinvenção e ousadia. As peças são carregadas de simbologia, impactando diretamente a estética cultural de várias décadas”, diz Cassiane Diamante, Diretora da Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, e uma das curadoras da exposição.
Serviço Exposição Ney Matogrosso Centro Universitário Senac:
Exposição: “Ney Matogrosso: Uma Trajetória de Estilo e Expressão”
Data: de 30 de abril a 30 de junho de 2025
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; sábados, das 8h às 14h
Local: Centro Universitário Senac – Santo Amaro (Galeria de Arte, térreo da biblioteca)
Endereço: Av Engenheiro Eusébio Estevaux, 823, Santo Amaro – São Paulo
Gratuita