Educação
Nau dos Mestres democratiza o ensino de Ciências em Jacareí
Educação científica acessível e transformadora
O Brasil ocupa a 62ª posição em Ciências no ranking do Pisa 2022, reflexo da falta de infraestrutura nas escolas públicas. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, quase 80% das escolas de ensino fundamental 2 não possuem laboratórios de Ciências.
Tenha a informação na palma da sua mão!Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Sugestões de pauta:imprensaportalroteiro@gmail.com
Comercial: roteirorevista@gmail.com
Nesse cenário, o projeto Nau dos Mestres, criado pela Evoluir, surge como uma solução inovadora. Com um laboratório móvel, materiais para 24 experimentos, livros didáticos, formação de professores e plataforma online, o projeto promove a experimentação científica de forma lúdica e interdisciplinar.
Impacto direto em Jacareí
Em Jacareí (SP), cinco escolas municipais participam da iniciativa, beneficiando 900 alunos e formando 30 monitores que atuam no contraturno escolar. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da White Martins.
Mesmo escolas com infraestrutura limitada conseguem aplicar o modelo, especialmente em áreas rurais e periféricas. Educadores como João Paulo da Silva Ramos destacam a importância de conectar ciência ao cotidiano dos alunos, despertando curiosidade e pensamento crítico.


Expansão nacional e protagonismo estudantil
Em 2025, o Nau dos Mestres foi aplicado em 37 escolas de cinco cidades: Catalão (GO), Montenegro (RS), Vitória (ES), Jacareí (SP) e Americana (SP). Foram atendidos 6.330 estudantes e 211 professores com atividades práticas e formações presenciais.
Desde seu lançamento em 2013, o projeto já beneficiou 115 mil estudantes, 2.100 educadores e 385 escolas em mais de 70 municípios. O impacto indireto alcança outros 10 mil alunos e 700 profissionais da educação, por meio de oficinas e trilhas formativas.
Alinhamento com políticas públicas
O Nau dos Mestres está em sintonia com iniciativas como o programa do CNPq que prevê a instalação de 1.000 laboratórios maker em escolas públicas. Relatórios da ABC e da SBPC reforçam que a falta de atividades práticas é um dos principais fatores para o baixo desempenho em Ciências.
A coordenadora do projeto, Priscila Col Del Nero, afirma:
“Com simplicidade e intencionalidade pedagógica, conseguimos transformar a sala de aula em espaço de descobertas.”
Sobre a Evoluir
Com 29 anos de atuação, a Evoluir desenvolve projetos educacionais, assessoria pedagógica e materiais didáticos. Atua em quatro pilares: impacto social, investimento social, assessoria para escolas e editora própria. Seus produtos são guiados por cinco competências: Mergulhar em si, Entender o mundo, Fluir em equipe, Agir consciente e Voz ativa.






