fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Amanhã, 23 de setembro, Jayme Periard leva a sua peça ‘A Quebra’, elogiada pela crítica, ao Teatro Colinas

Com concepção do próprio ator e dramaturgia de Regiana Antonini, o espetáculo tem como tema central os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica, que, pela primeira vez, estão sendo abordados no teatro. Periard está comemorando 40 anos de carreira

Elogiado pela crítica e pelo público em sua atual temporada no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro, o novo espetáculo, “A Quebra”, com Jayme Periard, desembarca no Teatro Colinas, em São José dos Campos, e faz única apresentação, no dia 23 de setembro. Com concepção do próprio Jayme e dramaturgia de Regina Antonini, a peça nos leva a conhecer e a refletir sobre os inúmeros casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica. Já amplamente retratadas nos cinemas, através de documentários e filmes, e pela cobertura da imprensa mundial nos últimos anos, essas histórias estão sendo apresentadas, pela primeira vez, no teatro. A direção é assinada pelo ator, queressalta a importância do teatro nessa discussão.  “Essas informações, minha origem e formação católica, e a grande luta do Papa Francisco contra esses abusos foram determinantes para a escolha do tema que queria encenar”, conta ele, que faz o seu primeiro monólogo e está comemorando 40 anos de carreira, este ano.O texto, criado a partir de casos reais, não é um manifesto contra a Igreja Católica, e sim, uma reflexão sobre essa terrível e cruel realidade nas últimas décadas. A montagem poderá ser vista apenas no dia 23 de setembro, sábado, às 21h.

Em vários países, comissões independentes têm feito levantamentos sobre esses abusos, e os seus resultados são assustadores. São milhares de casos em centros católicos espalhados pelo mundo, como na Irlanda, Alemanha, Espanha, Austrália, México, Polônia, no Chile, Brasil, nos Países Baixos e em muitos outros países. A maioria dos abusos sexuais ocorreu quando as crianças tinham entre 9 e 14 anos. E não podemos nunca esquecer: “são crianças, não uma mera estatística.”

Em Portugal, segundo relatório divulgado em 13 de fevereiro de 2023, 4.815 casos foram comprovados. E dizem que essa é apenas a ponta do iceberg. Na França, mais de 330 mil crianças foram violentadas em instituições católicas ao longo dos últimos 70 anos. Já nos EUA mais de20 mil menores afirmaram ter sido vítimas de abuso por parte de aproximadamente 7 mil membros do clero, de acordo com o site bispo-accountability.org. E não para por aí. Existem mais casos, infelizmente.

O espetáculo

A partir de uma reportagem, o personagem Jornalista descobre uma rede de abusos sexuais em instituições católicas. Sua denúncia revela os sacerdotes abusadores, aqueles que os protegem e nos apresenta o relato sensível e sincero de uma das vítimas.   Jayme Periard se reveza nos quatro personagens do espetáculo: o Cardeal, o Jornalista, o Padre e a Vítima. Revelando, através deles, o silêncio sobre esses crimes que ainda impera no Brasil.

Para a autora, a peça serve como um importante alerta

Segundo Regiana Antonini, mais que entreter, a peça tem como papel fazer um alerta. “Que as pessoas acordem, despertem para esse assunto, principalmente, os pais que têm filhos pequenos. Que entendam que isso pode acontecer com qualquer criança. Então, a gente tem que escutar os nossos filhos, tem que prestar atenção no comportamento deles. Não pode achar que é tudo fantasia da cabeça deles, porque não é. Tem que ficar de olho mesmo. Tem que entender que isso pode acontecer, e que isso acontece.”, frisa Regiana, que coleciona sucessos no teatro. Entre eles: “Doidas e Santas”, “Pra você lembrar de mim”, ”Tô grávida” e “Meu ex imaginário”. Além de “Neura”, com previsão de estreia em outubro deste ano.

A importância do tema no Brasil

Afirmando ainda mais a necessidade e a atualidade de nosso projeto, recentemente, foi lançado o livro“Pedofilia na Igreja: um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil”(Ed. Máquina de Livros), que reúne relatos de crimes sexuais praticados por 108 clérigos a 148 menores.

Os 40 anos de carreira

Em sua trajetória de 40 anos, Jayme Periard traz na bagagem muitos sucessos, de novelas a minisséries, passando pelas TVs Globo, Record, Bandeirantes, SBT e pela extinta Rede Manchete. Atuou em “A gata comeu” (Globo, 1985), “Dona Beija” (Manchete, 1986), “Roda de fogo” (Globo, 1986), “Brega & Chique” (Globo, 1987), “Mandala” (Globo, 1987) e “Despedida de solteiro” (Globo, 1992), “O Portador” (Globo, 1991); “Xica da Silva” (Manchete, 1996); “Mandacaru” (Manchete, 1997), “Amor e revolução” (SBT, 2011); “Escrava mãe” (Record, 2016), entre outras obras. Além de várias peças de teatro em que encenou, dirigiu e produziu.

“Comemorar 40 anos de carreira é uma felicidade imensa! E mais do que tudo, esse espetáculo é a comemoração dos encontros que tive durante toda essa trajetória. Não só com os grandes diretores e atores com quem contracenei e aprendi, mas, também, com todos os técnicos, produtores, figurinistas, iluminadores, cenógrafos, maquiadores, enfim, todos que fazem parte desse universo fascinante de ‘contar histórias’. Tive o privilégio de ter vivido momentos áureos da TV brasileira e do teatro produzido a partir dos anos 80. Foram 40 anos bem aproveitados, bem vividos e com personagens que me enriqueceram muito”, avalia ele.

Sempre aberto a novidades e um estudioso das artes cênicas, Jayme Periard decidiu encarar um novo desafio: fazer o seu primeiro monólogo.“Quando comecei a conceber ‘A Quebra’, esse formato se impôs, e me trouxe um grande estímulo. Tem sido uma experiência maravilhosa”, finaliza o niteroiense.

SERVIÇO

‘A Quebra’ no dia 23 de setembro

Concepção e direção: Jayme Periard. Dramaturgia: Regiana Antonini. Com Jayme Periard. Gênero: monólogo. Sinopse: o espetáculo nos leva, pela primeira vez no teatro, a conhecer os inúmeros casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica. O texto, criado a partir de casos reais, não é um manifesto contra a Igreja, e sim, uma reflexão sobre essa terrível e cruel realidade nas últimas décadas. O espetáculo: a partir de uma reportagem, o Jornalista descobre uma rede de abusos sexuais em instituições católicas. Sua denúncia revela os sacerdotes abusadores, aqueles que os protegem e nos apresenta o relato sensível e sincero de uma das vítimas. Jayme Periard se reveza nos quatro personagens do espetáculo: o Cardeal, o Jornalista, o Padre e a Vítima. Revelando, através deles, o silêncio sobre esses crimes que ainda impera no Brasil.

Teatro Colinas –  Av. São João 2.200 – Jardim Colinas – São José dos Campos – SP – Telefone: (12) 3204-5236.

Sábado, às 21h.

Entrada: R$ 80 e R$ 40 (meia).

Duração: 70 minutos.

Classificação: 16 anos.

Ingressos disponíveis em: https://teatrocolinas.byinti.com/#/event/a-quebra

Entretenimento

Vanessa Sisti Rondon celebrou 5 anos da VR 

A empresária Vanessa Sisti Rondon, 42, comemorou cinco anos da VR, marca que tem conquistado as mulheres contemporâneas de São José dos Campos. Em uma entrevista exclusiva, Vanessa revelou detalhes do evento e compartilhou suas reflexões sobre a trajetória da empresa.  

“Tivemos um Petit Comité, uma tarde gostosa e descontraída, onde celebramos com clientes e amigas, que fazem parte dessa história”, explicou Vanessa. A celebração aconteceu nesta sexta-feira (13 de setembro), no showroom da VR, localizado no Jardim Aquarius. 

 O evento, foi reservado para clientes, reuniu não apenas amigas, mas também distribuiu mimos e realizou sorteios. “Foi criando um ambiente leve e íntimo, onde nossas clientes se sentiram confortáveis especiais”, afirmou. 

 Vanessa compartilhou que esses cinco anos trouxeram muitos desafios e realizações. “Passamos por grandes desafios, mudanças tanto no espaço físico quanto na proposta do mix de produtos e comportamento de varejo”, refletiu. Segundo ela, o empreendimento segue dinâmico e desafiador, mas a VR se estabeleceu como uma marca que valoriza a atemporalidade e a exclusividade. Atualmente, a loja representa marcas como Maria Filó, Animale Jeans e Open. 

 O showroom da VR fica na Rua Armando de Oliveira Cobra, 50, sala 1003, no Edifício NWT, no Jardim Aquarius, São José dos Campos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h. “Celebrar cinco anos de VR é um misto de sentimentos. Crescemos, aprendemos e agora, estamos prontas para mais desafios e realizações”, concluiu Vanessa.  

Assessoria Zilma Valadão 

 Fotos Fredy Nogueira

Continue lendo

Entretenimento

Jardim Oriente Recebe a Mostra Curvas na Arquitetura Brasileira de Aquiles Kílaris

A exposição já foi visitada por mais de 4 milhões pessoas, a mostra é gratuita 

A Exposição “Curvas na Arquitetura Brasileira”, do arquiteto de origem grega, Aquiles Nícolas Kílaris, poderá ser vista gratuitamente até o dia 5 de outubro, em frente à loja C&A, e reúne 20 painéis fotográficos com imagens de projetos arquitetônicos, concepções de fachadas e áreas de lazer. Formas arredondadas, linhas sinuosas, integração com a natureza, amplitude, ventilação cruzada e iluminação natural totalmente integrada com áreas externas e jardins são algumas das especialidades do arquiteto que podem ser vistas em detalhes na exposição. 

 O objetivo é difundir a arquitetura das curvas como forma e expressão de arte.

 O material retrata a essência do “Estilo Kílaris”, que imprime em seus projetos residenciais e corporativos, a estética da arquitetura das curvas – inicialmente usada em grandes obras públicas – tornando-a mais acessível para todos. Desta forma, seu “jeito de projetar” vem ganhando dia a dia cada vez mais espaço, admiradores e seguidores. Nas faculdades de arquitetura, seus traços têm motivado debates e estudos entre alunos e professores. 

Profissionais da área também buscam inspiração em seus contornos para executar projetos. Nesta exposição, o arquiteto abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.

 “É uma enorme satisfação trazer esta exposição para o Shopping Jardim Oriente, uma maneira de popularizar a arquitetura aliada a arte. É trazer uma experiência inédita para os nossos clientes “, falou Alexandre Balugoli, gerente geral do shopping Jardim Oriente. 

 O Arquiteto

 Kílaris é um nome consagrado na arquitetura brasileira, com 33 anos de experiência. Já assinou mais de 5 mil projetos realizados no Brasil e no exterior. Seus projetos também são publicados com exclusividade na revista “Casas & Curvas na Arquitetura Brasileira” desde 2015. ílaris tem milhares de seguidores no Instagram, Facebook e Pinterest. No Youtube, seu Canal Kílaris recebeu da CEO da empresa, Susan Wojcicki, o Prêmio Prata para criadores de conteúdo. Nele é apresentado o programa “Casas e Curvas na Arquitetura Brasileira”, com todos os detalhes dos projetos assinados pelo arquiteto. A atração é comandada pela designer de interiores Iara Kílaris, com quem trabalha em parceria, promovendo a união entre arquitetura e decoração. Juntos, já assinaram projetos residenciais para muitos famosos, como o apresentador Amaury Jr, os jogadores de futebol Oscar (ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol) e Gil (jogador do Corinthians e com passagens pela Seleção Brasileira); Jonas, ex-jogador do Benfica de Portugal; Diego Alves (goleiro do Flamengo), o cantor César Menotti, o humorista Carlos Alberto da Nóbrega, entre outros. 

 Shopping Jardim Oriente Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO

Confira outras matérias de eventos do Jardim Oriente

Continue lendo

Entretenimento

Sheriff Brasil: 3 Anos de Música e Alegria em SJC!

No dia 23 de agosto, o @sheriffbrasil celebrou 3 anos de sucesso em São José dos Campos com uma festa incrível!

Foi uma noite inesquecível com open food e muita música boa! Os diretores da Roteiro estiveram presente e conferiram tudo de pertinho. Tivemos a honra de ouvir várias bandas, incluindo Thales e Lucas, Peddro Henrique, Mona Reis, Juliano Ricco, Lucas e Priscila, Marcela Oliveira, Murilo Araújo, João Guedes, Viny Romano, André Martins, Taila Asioli, Gerson, Renê Havary e D’Santoro.

Os DJs Estevão Manfiolli e Rodrigo S mantiveram a pista animada a noite toda, e a pequena Aylla Santos deu um show à parte com sua participação especial ao lado de Thales e Lucas.

Parabéns a toda equipe do @sheriffbrasil, que venham muitos mais.

Fotos: Nando Jr

Outros eventos pela lente de Nando Jr

Nando Jr

Fotógrafo há 26 anos com fotografia de eventos, palestras, feiras, congressos, aniversários, casamentos, confraternização e eventos em geral.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?