fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Exposição SESI de J. Borger: As Gravuras que Marcam a História da Xilogravura Brasileira

A mostra reúne suas xilogravuras mais importantes e oito inéditas com matrizes,

além de abrigar literatura de cordel, uma cinebiografia e obras de seus filhos aprendizes.

SESI São José dos Campos apresenta a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, a partir do dia 26 de abril de 2024, com visitação gratuita. O evento de abertura acontece na noite anterior, dia 25/04, terça, às 19h.

O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas pelo artista, que completa 88 anos em dezembro.

Com curadoria de Ângelo Filizola, a exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas até então inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”.

Os visitantes podem apreciar obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas:  Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. A poesia popular também tem lugar na exposição: um espaço dedicado especialmente à literatura de cordel. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos, de fatos lendários, de folclóricos e pitorescos da vida.

“Estou muito felizl com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. E eu ainda quero viver bastante, e o que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, comenta J. Borges, que é patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado. Borges já expôs na França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba, deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times.

A exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges desenha direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos. O título é o mote para criar o desenho, onde as narrativas próprias do cordel têm espaço na expressiva imagem da gravura. O fundo da matriz é talhado ao redor da figura que recebe aplicação de tinta, tendo como resultado um fundo branco e a imagem impressa em cor. As xilogravuras não apresentam uma preocupação rigorosa com perspectiva ou proporção.

A originalidade, irreverência e personagens imaginários são notáveis nas suas obras. Os temas mais recorrentes em seu repertório são o cotidiano da vida simples do campo, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos, a religiosidade, a picardia, enfim todo o rico universo cultural do povo nordestino.

A Gerente de Cultura do Sesi-SP, Debora Viana, reforça a importância desta exposição integrar o circuito das mostras itinerantes nos Espaços Galerias. “Com a iniciativa, que começou em Campinas, reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o Sesi-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita. É por isso que desenvolvemos e realizamos projetos das mais diversas áreas e convidamos o público a entrar de cabeça no universo do conhecimento e da arte”

Com produção e idealização da Cactus Promoções e Produções, a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura já foi apresentada no Centro Cultural FIESP e nas unidades do SESI em Campinas, São José do Rio Preto e Itapetininga.

Serviço

Exposição: J. Borges – O Mestre da Xilogravura

Abertura: 25 de abril – Terça, às 19h

Temporada: 26 de abril a 30 de setembro de 2024

Horário: Quarta a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita. Classificação: Livre.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.

Agendamento de grupos e escolas: culturasesisjc@sesisp.org.br

SESI São José dos Campos

Espaço Galeria

Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos. São José dos Campos/SP.

saojosedoscampos.sesisp.org.br

Instagram: @sesi_sjc | Facebook – @ sesisjcampos

Fotos da exposição e do artista (acesse o link) – J. Borges – O Mestre da Xilogravura AQUI !

J. Borges (biografia)

J. Borges (José Francisco Borges, 1935, em Bezerros/PE) é um dos mestres do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Criou figuras a partir das histórias e lendas populares, que impregnam o espírito do mestiço nordestino. Começou aos 20 anos na escrita do cordel com O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina. Mestre Dila, de Caruaru, ilustrou. Vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses e decidiu produzir as próprias gravuras para o segundo cordel: O Verdadeiro Aviso de Frei Damião. Na capa, uma igrejinha (talhou em um pedaço de madeira a primeira gravura). Amigos passaram a encomendar ilustrações e matrizes. Autodidata, Borges ilustrou mais de 200 cordéis ao longo da vida. Vendia as gravuras na feira de Caruaru, quando um grupo de turistas comentou que ‘adorava xilogravuras’, foi investigar o termo e descobriu-se um xilogravurista. Foi descoberto por colecionadores e marchands, que proporcionaram seu encontro com Ariano Suassuna que afirmava ser Borges o melhor do mundo. Ganhou notoriedade e foi levado aos meios acadêmicos. O artista aumentou o tamanho das gravuras, e o que inicialmente produzia apenas em preto, passou a colorir com uma técnica que ele próprio inventou. Entre todas suas xilogravuras, a sua preferida é A Chegada da Prostituta no Céu (1976).

Participou de exposições na França, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba. Desembarcou em mais de 10 países, deu aulas na França e nos EUA. Ilustrou livros no Brasil, na França, em Portugal, na Suíça e nos Estados Unidos. Tem várias obras publicadas, muitos prêmios e distinções: Fundação Pró-Memória (Brasília, 1984), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 1990), V Bienal Internacional Salvador Valero (Trujilo/Venezuela, 1995), Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura, 1999) e Prêmio Unesco – Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos 13 artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas, com a xilogravura A Vida na Floresta. Em 1992, expôs na Galeria Stähli, em Zurique, Suíça, e no Museu de Arte Popular de Santa Fé, Novo México. Em 2006, foi tema de reportagem no The New York Times e recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, que garante apoio vitalício para salvaguardar e transmitir sua arte. Entre todas suas xilogravuras, a sua preferida é A Chegada da Prostituta no Céu (1976).

Entretenimento

Vanessa Sisti Rondon celebrou 5 anos da VR 

A empresária Vanessa Sisti Rondon, 42, comemorou cinco anos da VR, marca que tem conquistado as mulheres contemporâneas de São José dos Campos. Em uma entrevista exclusiva, Vanessa revelou detalhes do evento e compartilhou suas reflexões sobre a trajetória da empresa.  

“Tivemos um Petit Comité, uma tarde gostosa e descontraída, onde celebramos com clientes e amigas, que fazem parte dessa história”, explicou Vanessa. A celebração aconteceu nesta sexta-feira (13 de setembro), no showroom da VR, localizado no Jardim Aquarius. 

 O evento, foi reservado para clientes, reuniu não apenas amigas, mas também distribuiu mimos e realizou sorteios. “Foi criando um ambiente leve e íntimo, onde nossas clientes se sentiram confortáveis especiais”, afirmou. 

 Vanessa compartilhou que esses cinco anos trouxeram muitos desafios e realizações. “Passamos por grandes desafios, mudanças tanto no espaço físico quanto na proposta do mix de produtos e comportamento de varejo”, refletiu. Segundo ela, o empreendimento segue dinâmico e desafiador, mas a VR se estabeleceu como uma marca que valoriza a atemporalidade e a exclusividade. Atualmente, a loja representa marcas como Maria Filó, Animale Jeans e Open. 

 O showroom da VR fica na Rua Armando de Oliveira Cobra, 50, sala 1003, no Edifício NWT, no Jardim Aquarius, São José dos Campos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h. “Celebrar cinco anos de VR é um misto de sentimentos. Crescemos, aprendemos e agora, estamos prontas para mais desafios e realizações”, concluiu Vanessa.  

Assessoria Zilma Valadão 

 Fotos Fredy Nogueira

Continue lendo

Entretenimento

Jardim Oriente Recebe a Mostra Curvas na Arquitetura Brasileira de Aquiles Kílaris

A exposição já foi visitada por mais de 4 milhões pessoas, a mostra é gratuita 

A Exposição “Curvas na Arquitetura Brasileira”, do arquiteto de origem grega, Aquiles Nícolas Kílaris, poderá ser vista gratuitamente até o dia 5 de outubro, em frente à loja C&A, e reúne 20 painéis fotográficos com imagens de projetos arquitetônicos, concepções de fachadas e áreas de lazer. Formas arredondadas, linhas sinuosas, integração com a natureza, amplitude, ventilação cruzada e iluminação natural totalmente integrada com áreas externas e jardins são algumas das especialidades do arquiteto que podem ser vistas em detalhes na exposição. 

 O objetivo é difundir a arquitetura das curvas como forma e expressão de arte.

 O material retrata a essência do “Estilo Kílaris”, que imprime em seus projetos residenciais e corporativos, a estética da arquitetura das curvas – inicialmente usada em grandes obras públicas – tornando-a mais acessível para todos. Desta forma, seu “jeito de projetar” vem ganhando dia a dia cada vez mais espaço, admiradores e seguidores. Nas faculdades de arquitetura, seus traços têm motivado debates e estudos entre alunos e professores. 

Profissionais da área também buscam inspiração em seus contornos para executar projetos. Nesta exposição, o arquiteto abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.

 “É uma enorme satisfação trazer esta exposição para o Shopping Jardim Oriente, uma maneira de popularizar a arquitetura aliada a arte. É trazer uma experiência inédita para os nossos clientes “, falou Alexandre Balugoli, gerente geral do shopping Jardim Oriente. 

 O Arquiteto

 Kílaris é um nome consagrado na arquitetura brasileira, com 33 anos de experiência. Já assinou mais de 5 mil projetos realizados no Brasil e no exterior. Seus projetos também são publicados com exclusividade na revista “Casas & Curvas na Arquitetura Brasileira” desde 2015. ílaris tem milhares de seguidores no Instagram, Facebook e Pinterest. No Youtube, seu Canal Kílaris recebeu da CEO da empresa, Susan Wojcicki, o Prêmio Prata para criadores de conteúdo. Nele é apresentado o programa “Casas e Curvas na Arquitetura Brasileira”, com todos os detalhes dos projetos assinados pelo arquiteto. A atração é comandada pela designer de interiores Iara Kílaris, com quem trabalha em parceria, promovendo a união entre arquitetura e decoração. Juntos, já assinaram projetos residenciais para muitos famosos, como o apresentador Amaury Jr, os jogadores de futebol Oscar (ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol) e Gil (jogador do Corinthians e com passagens pela Seleção Brasileira); Jonas, ex-jogador do Benfica de Portugal; Diego Alves (goleiro do Flamengo), o cantor César Menotti, o humorista Carlos Alberto da Nóbrega, entre outros. 

 Shopping Jardim Oriente Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO

Confira outras matérias de eventos do Jardim Oriente

Continue lendo

Entretenimento

Sheriff Brasil: 3 Anos de Música e Alegria em SJC!

No dia 23 de agosto, o @sheriffbrasil celebrou 3 anos de sucesso em São José dos Campos com uma festa incrível!

Foi uma noite inesquecível com open food e muita música boa! Os diretores da Roteiro estiveram presente e conferiram tudo de pertinho. Tivemos a honra de ouvir várias bandas, incluindo Thales e Lucas, Peddro Henrique, Mona Reis, Juliano Ricco, Lucas e Priscila, Marcela Oliveira, Murilo Araújo, João Guedes, Viny Romano, André Martins, Taila Asioli, Gerson, Renê Havary e D’Santoro.

Os DJs Estevão Manfiolli e Rodrigo S mantiveram a pista animada a noite toda, e a pequena Aylla Santos deu um show à parte com sua participação especial ao lado de Thales e Lucas.

Parabéns a toda equipe do @sheriffbrasil, que venham muitos mais.

Fotos: Nando Jr

Outros eventos pela lente de Nando Jr

Nando Jr

Fotógrafo há 26 anos com fotografia de eventos, palestras, feiras, congressos, aniversários, casamentos, confraternização e eventos em geral.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?