fbpx
Conecte-se conosco

Turismo

NATUREZA & CULTURA: Parque Bambuí comemora 1º aniversário em Campos do Jordão com programação especial neste sábado (31) 

O Parque Bambuí, famoso pelo passeio a bordo da Maria-fumaça, comemora aniversário com novidades para seus visitantes: a inauguração da obra de arte Entre-Deux, móbile de autoria do escultor francês Christian Soucaret, e o lançamento do Equestre Bambuí, com passeios a cavalo aos finais de semana. 

Um lugar perfeito para contemplar a natureza: árvores centenárias, três lindos lagos, esculturas espalhadas pelo gramado, alta gastronomia e passeio de Maria-fumaça – uma charmosa locomotiva a vapor de 1920. Tudo isso faz do Parque Bambuí um lugar único, um dos mais belos complexos de lazer de Campos do Jordão, que comemora seu primeiro aniversário neste sábado (31). Confira a programação especial para a data. 

O Parque Bambuí, de propriedade do Hotel Toriba, foi inaugurado no meio do ano passado numa área de 336 mil m². São 3.541 árvores catalogadas e paisagismo assinado pela arquiteta Rosa Kliass. Seja para passear de bike ou de barco a remo, ou percorrer as trilhas a pé ou a cavalo, o Bambuí oferece uma verdadeira imersão junto às belezas típicas da Serra da Mantiqueira. 

Um local onde a natureza e a cultura caminham juntas, a exemplo das lindas obras de arte que enchem os olhos dos visitantes: Elefante Bambuí, Voo dos Pássaros, Orquídeas do Lago e Entre-Deux – móbile que será inaugurado neste sábado, às 12h, com a presença do violinista Pedro Carneiro.

SOBRE AS OBRAS

Elefante Bambuí: a escultura é de autoria de Rafael Brancatelli, conhecido por suas representações únicas de animais. Feito com formas geométricas e cores vibrantes que contrastam com o verde natural. 

Voo dos Pássaros: a obra do renomado artista Eduardo Srur é uma árvore de gaiolas suspensas que simbolizam a liberdade e a conexão homem-natureza, destacando a importância da preservação ambiental.

Orquídeas do Lago: duas lindas orquídea de aço, autoria dos artistas plásticos Luciano Bittencourt e de seu filho Rodrigo Bittencourt, obras que destacam a sustentabilidade.

Entre-Deux: a obra, um enorme móbile (escultura que se move com o vento), é de autoria do escultor francês Christian Soucaret, discípulo de Alexander Calder — escultor e pintor norte-americano famoso por seus móbiles, falecido em 1976. 

Outra novidade que promete sucesso é o lançamento do Equestre Bambuí, passeios a cavalo por um circuito especial dentro do Parque. Acontecem aos finais de semana, das 11h às 16h, com acompanhamento dos guias do Aventoriba.

GASTRONOMIA – Para os amantes da “boa mesa”, o Parque Bambuí conta o restaurante Casa Bambuí, uma parceira do Grupo Toriba com a renomada chef Anouk Migotto, e a famosa cervejaria Gård Bambuí. Experiências gastronômicas incríveis em meio à natureza!. Spoiler: Em breve, o local ganhará novos estabelecimentos que prometem “adoçar” o paladar dos visitantes.

Restaurante Casa Bambuí – Crédito: Douglas Fagundes

A culinária da Casa Bambuí é baseada na chamada comida afetiva, preparada com muito carinho pela equipe e excelência em cada detalhe. Segundo a chef, “uma fusão de técnicas franco-italianas, valorizando o sabor e a frescura dos produtos locais”.

Ainda dá tempo para experimentar as delícias do cardápio de inverno, com destaque para o Cassoulet – clássica feijoada francesa com ingredientes em destaque para charcutaria local, costela defumada e uma seleção de embutidos regionais. Além da carne de pato e feijão branco, características
deste prato. Tem ainda a receita na versão vegana. Imperdível!

O almoço de sábado (31) será regado ao som do pianista Antonio Luiz Barker e do saxofonista Dado Magnelli. O restaurante Casa Bambuí (@casa.bambui) funciona todos os dias, das 12h às 17h (por ordem de chegada). 

CULTURA CERVEJEIRA – Como microcervejaria artesanal,  a Gård busca não apenas busca oferecer uma experiência gastronômica memorável, mas também promover a cultura cervejeira e o turismo na região de Campos do Jordão. Cria e produz, desde 2015, pequenas quantidades de cervejas especiais, de altíssima qualidade, algumas inéditas no Brasil. 

Instalada em sua segunda unidade, no Parque Bambuí, a Gård oferece uma variedade de estilos de cervejas, incluindo Munich Helles, Weizenbier e IPA. A Tmavé, lager escura da República Tcheca, é um destaque. Com uma atmosfera aconchegante, cercado pela natureza, o local é um refúgio para apreciar deliciosos petiscos e boas cervejas em um ambiente acolhedor e pitoresco.

O Boteco Gård Bambuí (@gardcervejaria) funciona todos os dias, das 11h às 17h (por ordem de chegada).

SERVIÇO
PARQUE BAMBUÍ EM CAMPOS DO JORDÃO

Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h (entrada até 16h)
Endereço: Rua Fausi Rachid, número 871, Jardim Toriba, Campos do Jordão–SP
Ingressos: A entrada ao Parque Bambuí custa R$ 50,00 por pessoa (Preço promocional por tempo indeterminado), incluso estacionamento, passeio de barco, passeio de bike e acesso às trilhas. Aniversariantes e crianças menores de 2 anos não pagam, O passeio de Maria-fumaça custa R$ 25,00 por pessoa. Valor da trilha a cavalo (monitorada por guias do Aventoriba) sob consulta. 
Informações: pelo site https://parquebambui.com.br/ ou insta @parquebambui

Confira outras matérias de Campos do Jordão

Turismo

Restaurante Maricota faz almoço beneficente na festa da padroeira da Freguesia da Escada, em Guararema.

Com a Tradicional Churrascada Maricota, o Restaurante participa da Festa de Nossa Senhora da Escada no dia 23 de novembro, revertendo todo lucro da venda das refeições para a comunidade.

O chef Rodrigo Arino organiza a Tradicional Churrascada Maricota, que inclui costela de fogo de chão, churrasco de varal e cordeiro na estaca, no dia 23 de novembro, na Freguesia da Escada, em Guararema. Todo valor arrecadado será doado para a Igreja Nossa Senhora da Escada. O evento acontece durante a celebração do dia da padroeira da cidade, em uma festa tradicional, presente no calendário da região há mais de uma década. A expectativa do chef Rodrigo Arino é servir mais de 400 pratos. A festa acontece nos dias 23 e 24 de novembro, com apoio da Prefeitura de Guararema e conta com uma série de ações sociais, shows, procissões e culinária familiar.

”Além da questão religiosa, celebrar o dia da Padroeira Nossa Senhora da Escada é lembrar a história de Guararema, movimentar a cidade por meio de cultura, entretenimento e gastronomia. Estamos muito felizes de ter a culinária do Restaurante Maricota como símbolo da cidade, em uma celebração que comemora um dos principais pontos turísticos e históricos de Guararema”, explica o chef Rodrigo Arino, que comanda o Restaurante Maricota.

História

A Igreja de Nossa Senhora da Escada foi construída em 1652 e tem a arquitetura tipicamente barroca, com paredes feitas em taipa de pilão. Além da devoção à Nossa Senhora da Escada, esta igreja é a única no Brasil que abriga a imagem de São Longuinho. O santo conhecido popularmente por ajudar quem procura objetos perdidos.

A devoção à Nossa Senhora da Escada está relacionada ao fato da santa ser a ‘escada’ entre a Terra e o céu na hora da morte. A crença foi passada pelos padres jesuítas e franciscanos aos índios. A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em janeiro de 1941. Em 1982, ela passou por uma reforma definitiva, com a construção de uma praça em frente. Em 2012, o Chef Rodrigo Arino comanda o restaurante Maricota, localizado na Praça, tornando-se referência em turismo e gastronomia.

Programação na íntegra:

  • De 15 a 22 de novembro haverá novenário todos os dias às 19h30
  • 23 de novembro (sábado) – encontro de motociclistas/motociata

10h – Missa do Pe. Kaka

12h – Almoço – costela no fogo de chão feita pelo chef Rodrigo

13h – Ação entre amigos e apresentação Circense Trupe Raiz (Projeto Seja Feliz)

14h – Show Fran e Juninho

18h – Missa do Pe. João Batista R. Motta

19h – Quermesse

21h – Show com Luara Sabrina

  • 24 de novembro (domingo) – romeiros de Nossa Senhora

7h – Café da Dona Luzia

8h30 – Procissão fluvial – saída do Recanto do Américo seguindo até a Freguesia da Escada

10h – Missa presidida pelo pároco Pe. João Batista

12h – Almoço

13h – Ação entre amigos e música sertaneja

14h – Moçambique Unidos na Fé 

Serviço: Almoço Costela Fogo de Chão – Festa de Nossa Senhora da Escada

Local: Praça Salvador Lemes Cardoso – Freguesia da Escada, em Guararema

Data: 23 de novembro

Horário: 23/11 a partir das 12h

Valor: CONFIRMAR VALOR DO PRATO

Continue lendo

Turismo

Circo Pandavas tem espetáculo gratuito para toda a família

Dirigida por Gabi Winter, a companhia programou uma comemoração em grande estilo, circulando com seus espetáculos de repertório por diversas cidades do interior de São Paulo.

No dia 21 de novembro às 15h30, a trupe apresenta em Monteiro Lobato o espetáculo “Beiradinha do Mundo” no Circo Pandavas – Estrada Sebastião Motta dos Santos, 2551 – Bairro do Souza. A apresentação é gratuita e aberta a todos. 

Beiradinha do Mundo – Munidos de sapatos gigantes, narizes vermelhos e canções colhidas mundo afora, dois palhaços viajam para encontrar Nina, que agora mora num campo de refugiados na “Beiradinha do Mundo”. O espetáculo é baseado no livro “Nina tem medo de palhaço”, de Walter de Sousa.

www.clownbaret.com.br

Youtube: Clownbaret Brasil

Instagram: @clownbaretbrasil

Continue lendo

Entretenimento

Parque da Cerejeira Campos do Jordão recebe “Encontro de veículos antigos” no segundo domingo de dezembro (8)

Carros antigos, apresentações musicais e gastronomia prometem animar o final de semana no Parque da Cerejeira; ingressos solidários em prol do Sakura Home – residencial de idosos. 

O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão vai receber, no dia 8 de dezembro (domingo), das 10h às 14h, o “Encontro de veículos antigos”. Um domingo de lazer para a família toda, embalado por apresentações musicais e delícias da culinária japonesa. Ingressos com renda revertida ao Sakura Home – residencial de idosos. 

O encontro é coordenado pela Associação de Veículos Antigos (AVA) de Campos do Jordão, que conta com 84 associados da região. Segundo o presidente, Américo Mendes, a expectativa é reunir mais de 25 modelos – entre Porsche, Chevrolet Impala, Ford Landau, Opala, Fusca, Kombi e muito mais. “Os encontros são sempre muito interessantes, reunindo modelos com mais de 30 anos”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL – As apresentações musicais acontecem a partir das 10h, com a presença das bandas Alquimistas Sonorus e Lovers & Haters. 

Na parte da gastronomia, presença confirmada do restaurante Quero Gohan Sushi, de Campos do Jordão. Tudo isso com direito às belezas naturais do Parque da Cerejeira, que figura entre os mais lindos da Mantiqueira. 

Para o relações públicas do Parque da Cerejeira, Takahiko Yoshida, o evento é um atrativo a mais para moradores e visitantes de Campos do Jordão. Os carros antigos, segundo ele, costumam proporcionar gostosas memórias afetivas. “Para os mais jovens, é sempre uma oportunidade de conhecer os modelos antigos e, para os mais velhos, lembrar muitas vezes de modelos que de alguma maneira fizeram parte de suas vidas”, enfatiza. 
 
EVENTO BENEFICENTE –
 O evento é uma realização do Sakura Home Residencial Sênior, uma das unidades de longa permanência (ILPI) da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo. Toda renda será revertida à manutenção da instituição e no adequado tratamento dos internos. Saiba mais sobre a instituição pelo site. 

INGRESSOS – O valor da entrada é de R$ 30 reais (inteira) e R$ 15 (meia para jordanenses e idosos). Crianças até seis anos e idosos acima de 80 anos não pagam.

SERVIÇOS – O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão está localizado à Avenida Tassaburo Yamaguchi, número 2.173, na Vila Albertina. Abre todos os dias para visitação, das 9h às 17h – menos às terças (manutenção). Informações pelo telefone (12) 99711 0904 e @parque.da.cerejeira (insta).

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?