fbpx
Conecte-se conosco

Educação

As Inscrições e Entregas de Projetos para as Premiações do Congresso INVOZ de Educação se Encerram em 15 de Abril

As inscrições são gratuitas para o Desafio INVOZ para estudantes” e Troféu Ozires Silva de Educação para escolas e professores” – participantes de cinco Estados já concorrem com projetos

O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro prepara o  Congresso INVOZ de Educação 2024 – Sonhar e Realizar. Para a edição de 2024, além de palestras e exposições há novidades, como o “Desafio INVOZ para Estudantes” e o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e ainda a realização do Circuito STEAM Brasil. O prazo das inscrições gratuitas vai até 15 de abril. Os interessados podem se inscrever e enviar os projetos pelo site: invoz.org/congresso.

Até o momento, participantes de cinco Estados (São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) se inscreveram e começaram a mandar os projetos. Da região, se inscreveram interessados de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e até da cidade de São Paulo.

No caso dos alunos, de acordo com as regras do Congresso, os projetos devem ser voltados para personalidades brasileiras que tenham contribuído com os pilares defendidos pelos INVOZ:  educação, empreendedorismo e cultura aeroespacial.

Para os professores, os projetos devem ser voltados para iniciativas educacionais inovadoras, aplicados no ano letivo de 2023 e com resultados comprovados.

Quem pode participar

Professores e escolas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o Brasil poderão participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e alunos do Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil poderão participar do “Desafio INVOZ para Estudantes”.O Desafio INVOZ

O objetivo é estimular os sonhos dos estudantes a partir do acesso ao conhecimento sobre feitos relevantes, para o país e para o exterior, de personalidades brasileiras que tenham se destacado nas categorias: Educação, Inovação e Empreendedorismo e Cultura Aeroespacial. O desafio consiste no desenvolvimento de um vídeo de no máximo três minutos sobre uma personalidade brasileira, com grande projeção em diferentes épocas, cuja vida possa ser inspiradora para as novas gerações.

O Troféu Ozires Silva de Educação

Destina-se aos professores e escolas que desenvolveram e aplicaram projetos educacionais inovadores no ano de 2023, com ênfase nas competências gerais: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; e Trabalho e Projeto de Vida.

Etapas

A organização do congresso estabeleceu as seguintes etapas para “Desafio INVOZ para Estudantes” e para o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”:

Até 15 de abril de 2024 – prazo para as inscrições das escolas e dos professores pelo site da associação INVOZ <https://invoz.org/congresso/> mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição ali disponibilizada. 

15 de abril de 2024 – data limite para o encaminhamento à Associação INVOZ dos relatórios e dos materiais complementares dos inscritos para participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, sendo o envio dos projetos das escolas para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-escola e o envio dos projetos dos professores para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-professor

15 de abril de 2024 – data limite para entrega à Associação INVOZ dos vídeos dos inscritos para participar do  “Desafio INVOZ para Estudantes”,sendo o envio pelo link: https://invoz.org/congresso/envio-desafio-estudante  

9 de maio de 2024 – conclusão da análise e seleção dos projetos pedagógicos das escolas e dos professores inscritos pela comissão julgadora.

10 de maio de 2024 – divulgação das escolas e dos professores finalistas.

25 de maio de 2024 – premiação das escolas, dos professores e dos estudantes vencedores do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores” e do “Desafio INVOZ para Estudantes”.

O Congresso

O 5o Congresso de Educação INVOZ será realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no CEFE – Centro de Formação do Educador de São José dos Campos (SP). É totalmente gratuito e destinado a educadores, estudantes, gestores de educação e para o público em geral. Na programação, palestras e painéis de discussões com especialistas de renome do país, realização da exposição Inspirações e do Circuito STEAM Brasil, com atividades para estudantes e professores. 

O Congresso é uma iniciativa do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, instituição sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos (SP), criada pelo engenheiro e fundador da EMBRAER Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial.

Ozires Silva e o INVOZ acreditam que o país somente poderá se desenvolver por meio da educação e da cultura.

O 5o Congresso de Educação INVOZ tem o patrocínio da Zoom Education for Life, Instituto Alpha Lumen, Globo Usinagem, RDC Construtora e Incorporadora, Circuito STEAM, Poliedro e Pratt & Whitney Canadá. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Empreendedor do Futuro, da Diretoria Regional de Educação de São José dos Campos, DER de São José dos Campos e SENAI.

Inscrições, regulamento, envio de projetos e informações: invoz.org/congresso

Roteiro

Educação

Congresso de Educação INVOZ 2024 abre as palestras com o Instituto Ayrton Senna

No primeiro dia de debate, um balanço sobre a educação pública no Brasil e ainda, na área externa, circuito STEAM, competições de robótica e simulador de voo

V Congresso de Educação INVOZ, com o tema “Sonhar e Realizar”, está com as inscrições abertas gratuitas para a participação do público e será realizado em São José dos Campos, no CEFE – Centro de Formação do Educador, neste mês, nos dias 24 e 25, a partir das 8h. Os ouvintes das palestras também poderão conferir as novidades para este ano, que são: a entrega de troféus para professores que fizeram a diferença para a educação no Brasil e medalhas para alunos por desenvolverem vídeos sobre personalidades brasileiras e internacionais que incentivaram a educação e a cultura aeroespacial.

Além dos debates, o Congresso contará com a parte prática para a educação e tecnologia. Também haverá o circuito STEAM, competições de robótica e simulador de voo. Para participar do congresso gratuito, basta se inscrever até o dia 23 de maio pelo site: INVOZ.ORG/CONGRESSO.

Na abertura do V Congresso será feita a entrega do Troféu INVOZ Personalidade de 2024, o lançamento será feito nesta edição e prosseguirá nos próximos anos. A primeira personalidade homenageada será o Dr. Fernando de Mendonça, conhecido pelos seus feitos para o desenvolvimento da pesquisa aeroespacial e que também teve uma brilhante carreira militar. Popularmente, é conhecido como “o senhor dos castelos” – seu interesse por este tipo de construção o levou a edificar três castelos.

Palestras

Na abertura do Congresso, serão abordados temas como exemplos para inspiração, gestão educacional e um diagnóstico sobre a educação no Brasil.

No ano em que o Congresso INVOZ chega a sua quinta edição, e no ano que marca os 30 anos da despedida do piloto Ayrton Senna, também apaixonado pela aviação e incentivador para a educação, sua representatividade será marcada pelo vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini. Ele irá apresentar um Diagnóstico da Educação Básica no Brasil e contar a experiência desses anos de dedicação do Instituto Ayrton Senna. 

Para complementar o balanço educacional, a outra palestra abordará a Gestão da Rede Pública de Ensino, com o CEO da EduSpace – Inteligência Educacional e professor do ITA, Dr. Richard Lucht.

E para falar sobre inspiração, a palestra Ensino Integral Vocacional – Semente da Embraer discutirá como a integração entre o ambiente escolar e o aeroclube de Bauru plantou em Ozires Silva a semente que o levou a criar a Embraer. Os palestrantes serão os jornalistas especializados em educação e cultura aeroespacial Rui Gonçalves Edna Borges, da Manaka Educação. Ela atua como gestora Pedagógica e formadora responsável pela implementação de programas de desenvolvimento socioemocional de educadores e estudantes por diversos estados brasileiros. Foi prestadora de serviços para o Instituto Ayrton Senna e atuou nas formações de professores e gestores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, além de ter sido responsável pelo planejamento e formação de multiplicadores do Programa Volta ao Novo, uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e Undime Nacional.

Para este dia, o debate de discussão contará com os alunos do curso de usinagem Aeroespacial do SENAI e alunos do Ensino Médio Integral de São José dos Campos.

Para encerrar o primeiro dia do V Congresso de Educação INVOZ, com tema “Sonhar e Realizar”,serão feitas as entregas da “Medalha INVOZ” para estudantes do Desafio INVOZ e as entregas do “Troféu Ozires Silva” para os melhores projetos pedagógicos realizados em 2023.

Confira a Programação do Congresso: 

24 de maio de 2024das 8h00 às 18h00


• Das 8h00 às 9h00
 Recepção e credenciamento

Das 9h00 às 10h00
 Abertura do V Congresso INVOZ de Educação
 Entrega do troféu INVOZ Personalidade 2024 para Dr. Fernando de Mendonça

• Das 10h00 às 12h00
Tema: Trabalho e projeto de vida
Ensino Integral Vocacional – Semente da Embraer. Como a integração entre o ambiente escolar e o aeroclube de Bauru na década de 1940 plantou em Ozires Silva a semente que levou à criação da EmbraerPalestrante: Rui Gonçalves e Edna Borge– Manaka Educação.

Painel de discussão: Aluno do curso de Usinagem Aeroespacial e aluno do Ensino Médio SJC com período integral

• Das 12h00 às 13h30
Almoço

• Das 13h30 às 14h20

Tema: Gestão da Rede Pública de Ensino
Palestrante: Dr. Richard R. Lucht, CEO da EduSpace – Inteligência Educacional e professor do ITA

• Das 14h30 às 15h30
Tema: Diagnóstico da educação básica no Brasil
Palestrante: Ewerton Fulini -Vice-presidente no Instituto Ayrton Senna

• Das 16h00 às 18h00
Entrega da Medalha Invoz de Educação para os estudantes do Desafio Invoz
Entrega do Troféu Ozires Silva para o melhor projeto pedagógico realizado em 2023

25 de maio de 2024das 8h00 às 18h00


• Das 8h00 às 8h30
Recepção e credenciamento

• Das 8h30 às 9h00
Abertura do V Congresso INVOZ de Educação

• Das 9h00 às 10h00
Tema: Como desenvolver competências e habilidades para o mundo
acadêmico e corporativo?

Palestrante: Thiago Pavan – Coordenador de Itinerários Formativos e Olimpíadas Científicas do Poliedro Colégio/SJC

• Das 10h00 às 12h00
Palestra: Inspirando Projetos de Vida
A importância das olimpíadas científicas e tecnológicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palestrante: Silvia Donini – Secretária de Educação de São Bernardo do Campo
Painel de discussão: Jhonis Santos – Secretário de Educação de São José dos Campos e Wisley Pereira – Gerente de Educação da Rede SESI Nacional

• Das 12h00 às 13h30
Almoço

• Das 13h30 às 15h30
Palestra: Competições científicas e STEAM
A influência do STEAM na escolha das carreira dos adolescentes
Palestrante: Prof. Dr. Arnaldo Clemente – Gerente de Projetos e Produtos
Opencad MathWorks
Painel de discussão: Nilton Pereira – presidente do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e Nuricel Villalonga – Instituto Alpha Lumen

Das 15h30 às 16h30

Painel de discussão: jovens que sonharam e realizaram

• Das 16h30 às 17h00
Encerramento

Serviço – Inscrição para o Público para o Congresso INVOZ de Educação

Inscrições gratuitas: até 23 de maio de 2024

Quem pode: educadores, gestores, estudantes e público em geral

Onde: pelo site INVOZ.ORG/CONGRESSO

Roteiro

Continue lendo

Educação

ASSECRE Participa do Projeto: “As Oportunidades do Ensino Técnico”

A ASSECRE – Associação das Empresas do Vale do Paraíba – é um dos apoiadores do projeto “ Divulga Técnico” que incentiva jovens a procurarem cursos técnicos para suas carreiras profissionais. Um evento sobre essas oportunidades será realizado de 15 a 20 de abril, em São José dos Campos, no Centro de Educação Empreendedora (CEDEMP). O diretor executivo da ASSECRE e CEO da Techal Indústria e Comércio de Conjuntos Tubulares, Eduardo Sás Piloto será um dos palestrantes.

A palestra do diretor da ASSECRE cujo o tema será “Palavra de Quem Contrata – A Empregabilidade de Quem Faz Curso Técnico “ será no dia 20 de abril, às 10h40

“Nesta palestra darei um panorama de como está o mercado de trabalho para contratações dos profissionais que se formam técnicos. E falarei da parte prática do dia a dia, destes profissionais nas empresas. Uma vez que temos bastante conhecimento e informações por conta das empresas associadas na ASSECRE ”, pontuou Eduardo.

Além da palestra do diretor executivo da ASSECRE haverá uma programação com variados temas, oferecendo uma visão abrangente do panorama educacional e profissional disponível por meio do ensino técnico.

O Evento

Promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), autarquia pública federal criada pela Lei nº 13.639/2018 que integra o Sistema CFT/CRT, com competência exclusiva para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos Técnicos Industriais, o projeto Divulga Técnico chega a São José dos Campos, no período de 15 a 20 de abril de 2024. Com visitas às escolas da rede pública, um time multidisciplinar, composto por colaboradores do conselho e docentes de escolas técnicas da região, conversará com alunos dos dois anos finais do ensino fundamental e médio para apresentar as oportunidades geradas a partir do ensino técnico. Com apoio da Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, essa iniciativa do CRT-SP está sendo realizada em parceria com as principais instituições de ensino técnico do estado e do país: Centro Paula Souza (CPS), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), além do Colégio de Educação Profissional (CEPHAS).

No dia 20 de abril a partir das 10 horas, será realizada palestras com foco no futuro e na empregabilidade dos jovens por meio do ensino técnico, com um conteúdo especialmente construído para convencer estudantes, acompanhados de seus responsáveis, a ingressarem em cursos de formação técnica.Com a participação de empresários, de responsáveis por escolas técnicas locais e representantes do conselho, o evento também visa esclarecer como a formação técnica pode garantir uma alta taxa de empregabilidade aos jovens, preparando-os para um mercado de trabalho em constante evolução.

Oportunidade Internacional

Um dos destaques será a presença do Consulado do Québec em São Paulo, para explanação de um programa que objetiva recrutar jovens e profissionais que optam pela formação técnica, de maneira a gerar oportunidades de trabalho e experiência internacional na Província do Québec (Canadá), possibilidade única para os participantes explorarem possibilidades de estudo e carreira além das fronteiras nacionais.

Serviço:
Data: 20 de abril de 2024
Evento: Projeto Divulga Técnico: “As Oportunidades do Ensino Técnico”
Horário: 10 horas
Local: CEDEMP (Rua Tsunessaburo Makiguti, 157 – Floradas de São José – São José dos Campos SP)
Informações: (11) 97324-7506

Para saber mais sobre o CRT-SP, acesse https://divulgatecnico.crtsp.gov.br/sobre
www.crtsp.gov.br

Roteiro

Continue lendo

Educação

Shopping Jardim Oriente traz a Feira do Livro Amo Ler a partir de R$10 e Contação de Histórias

A livraria Amo Ler e o Shopping Jardim Oriente realizam a 3ª edição da Feira do Livro Amo Ler, de 16 de março a 16 de abril, na Praça de Eventos, com livros a partir de R$10.

A Feira traz títulos para o universo infantil e também para os adultos. Com temáticas de ficção, poesia, suspense, entre outros. Para crianças, livros da turma da Mônica, Barbie, Lady Bug, Hot Whels. Para os adultos, exemplares de Sherlock Holmes, os mais vendidos de Augusto Cury e livros da literatura clássica como por exemplo, do Pequeno Príncipe.

“Esta feira tem como principal objetivo popularizar e incentivar a leitura. As obras têm preços acessíveis entre R$10 a R$100”, disse Daniel Duarte Pedrosa, organizador da feira de livros.

Além da venda de livros, a Amo Ler irá trazer contadores de histórias. Veja a programação:

16/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h 

17/03 (Domingo): Fábio Santos (Sessão de Autógrafos – Livro Empreenda Já) 

23/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h

24/03 (Domingo): Diego Sant’Anna (Lançamento – Livro Mortalitas: O Segredo de Ophelie) 

 17h às 19h

30/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h 

31/03 (Domingo): Otávio Bastos (Sessão de Autógrafos – Livro Arquétipos Inconscientes de Versos Anônimos) 

17h às 19h

06/04 (Sábado): Nina (Contação de Histórias)

15h e 16h 

07/04 (Domingo): Ulisses de Oliveira (Sessão de autógrafos – Livro Quem é o piloto da sua vida) 

17h às 19h

13/04 (Sábado): Nina (Contação de Histórias)

15h e 16h 

14/04 (Domingo): Maiara Leandro (Sessão de autógrafos – Escolhidas) 

17h às 19h

Serviço:

Feira de Livro – Amo Ler – Evento Gratuito

Data: de 16/03 a 16/04

Horário: 10h às 22h

Livros: a partir de R$10

Local: Praça de Eventos do Shopping Jardim Oriente

Shopping Jardim Oriente

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento Gratuito.

Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.              

Sobre o Grupo AD          

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.        

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799 – Solução Textual

Roteiro

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?