fbpx
Conecte-se conosco

Tecnologia

Inteligência Artificial, tecnologia e humanidade: uma combinação poderosa!

A cada dia, as relações entre inteligência artificial (IA), tecnologia digital e seres humanos tornam-se ainda mais complexas. No início deste século, mais precisamente em 2001, o cineasta Steven Spielberg tratou dessa conexão em uma de suas obras-primas: “A.I. – Artificial Intelligence”, filme que mostra um futuro em que a tecnologia e a inteligência artificial moldam a sociedade.


O mundo apresentado nas telonas é pós-apocalíptico devido ao efeito estufa que derreteu as calotas polares, inundando cidades costeiras e transformando o cenário global. Trata-se de uma ficção que, hoje, aproxima-se da realidade, como provam catástrofes climáticas geradas em grande parte pelo aquecimento global, como a que devastou o Rio Grande do Sul.

Mas os impactos das mudanças no clima do presente ou do futuro não são o mote do filme estadunidense que está prestes a completar bodas de prata. O foco é o robô David, produzido à imagem e semelhança de um garoto com 8 ou 10 anos de idade. Para dar ainda mais realismo à máquina, seus criadores adicionaram a ela uma inteligência artificial.

Graças a essa pseudo-cognição, o robô busca por uma Fada Azul imaginária para se tornar um “menino de verdade” e ser amado por sua mãe humana. O final dessa jornada ocorre em um parque de diversões, onde David encontra uma cabine que dá acesso a um avatar digital chamado “Mago”, que seria capaz de responder qualquer pergunta, por mais difícil que fosse, em troca de dinheiro. Porém, a máquina trava por não responder à singela

pergunta feita pelo protagonista do filme: “Você pode me fazer ser um menino de verdade?”.
Não há, na obra cinematográfica, argumentação que atenda ao questionamento. Não haveria hoje, se tal indagação fosse feita e, certamente, nunca haverá uma resolução, mesmo que mínima e plausível. O que é possível constatar no mundo real moldado pelo avanço tecnológico digital é que a máquina poderá (se já não pode) fazer praticamente tudo que um ser humano faz. Para isso, basta programá-la com os bites e bites certos e, pronto! Entretanto, a questão é outra.

O sentimento não pode ser replicado por máquinas, por mais avançadas que sejam, mesmo que muita gente acredite no contrário. Já, a humanidade, nasce da expectativa, do amor, da alegria e da dor, entre outras inúmeras sensações impossíveis de serem vivenciadas por qualquer aparato tecnológico equipado com circuitos integrados.

A tecnologia foi criada para servir e não para ser servida e, apesar de haver o mundo virtual, nada substitui o mundo de verdade no qual as pessoas vivem. Isso não significa, contudo, que a IA e as demais tecnologias não sejam usadas. Na verdade, não há como viver na sociedade atual sem essas tecnologias, como os celulares e computadores, que se tornaram uma extensão humana, como algo parecido a um apêndice sintético.


O importante é saber como usar corretamente tudo aquilo que foi criado para o desenvolvimento da sociedade, inclusive a IA e as demais tecnologias digitais. Quem não faz isso fica para trás, deslocado da realidade. Para se relacionar corretamente com essa realidade é fundamental buscar orientação de quem sabe, ou seja, contar com outro ser humano especialista em lidar com o que é tecnológico. Afinal, só uma pessoa d é capaz de sentir e saber o que o outro, de fato, necessita. Isso, a máquina, nunca conseguirá.

galvao jr

Tecnologia

Mileto Inova e Redefine os Padrões do Carregamento no Brasil

A Spike Super Charge permite recarregar a bateria em apenas 100 minutos.

As motos elétricas estão inovando o mercado de transporte sustentável, oferecendo uma alternativa ecologicamente correta e eficiente aos veículos tradicionais. Enquanto o tempo médio de carregamento total da bateria para motos elétricas em geral é de seis a oito horas, a Mileto traz uma revolução para o setor com o carregamento elétrico mais rápido do Brasil.

A nova tecnologia, desenvolvida no Brasil pelo time de engenharia da Mileto, permite recarregar a bateria em apenas 100 minutos, em redes 220v de 20A.

A Mileto, startup de mobilidade elétrica fundada em 2022, lança carregamento de moto elétrica mais rápida do Brasil. A Spike Super Charge, um dos modelos da marca é a que terá um opcional do novo carregamento. 

‘’Estamos sempre em busca de maneiras de tornar nossos produtos ainda mais sustentáveis e eficientes. Com a inovação da Spike Super Charge, alcançamos esse objetivo através de um desenvolvimento 100% próprio e nacional, valorizando nossas pesquisas e destacando o diferencial que a Mileto oferece aos seus clientes’’, conta Alexandre de Oliveira, cofundador da Mileto. 

A Mileto funciona com o modelo de negócios de planos por assinatura de motos e triciclos elétricos. Para as motos os planos saem a partir de R$ 810,00 por mês (cerca de R$27,00 ao dia). As mensalidades incluem IPVA, licenciamento, emplacamento, rastreamento por geolocalização, manutenção preventiva, assistência 24h em caso de sinistro e opcional de seguro para danos a terceiros. Os planos de assinatura também garantem descontos ao cliente na aquisição da moto ao final do contrato, podendo até permitir que o cliente se torne proprietário da moto ao final do período, sem pagamento de nenhum valor adicional. 

A empresa já conta com três lojas: em São José dos Campos – SP, no Vale Sul Shopping, em Resende – RJ e em Volta Redonda – RJ. 

Informações à imprensa 

Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Larissa Fernandes – larissa@agenciaguanabara.com.br

Continue lendo

Tecnologia

PIT São José dos Campos faz vibrar o futuro com a 11ª Semana de Inovação!


O maior encontro de tecnologia e inovação do ano já tem data marcada: de 27 a 29 de agosto, com painéis sobre temas atuais, rodada de negócios e muito networking; entrada gratuita. 

O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos promove, de 27 a 29 de agosto, das 9h às 18h, um dos maiores encontros de tecnologia, inovação e empreendedorismo do ano: a 11ª edição da “Innovation Week”. Uma experiência imersiva para quem busca novos conhecimentos, parcerias e networking. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas. 

Com o tema “Tecnologias de Impacto”, a expectativa é que o evento receba cerca de 5 mil pessoas ao longo dos três dias de duração. Esta edição será uma excelente oportunidade para importantes discussões sobre as tendências e inovações do mercado. A programação inclui assuntos da atualidade, como Smart Cities, Indústria 4.0, Agrotech e Varejo. 

Além disso, o encontro irá promover a maior Rodada de Negócios da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), com a presença de profissionais renomados, autoridades e convidados. 

Para o vice-presidente de Negócios do Parque de Inovação Tecnológica, Marcelo Nunes, a Innovation Week é o momento que o PIT criou para transbordar todos os resultados inovadores e tecnológicos desenvolvidos pelas empresas para o mercado. “Inovações que vieram dos programas com academia, setor público e privado, um momento para demonstrar ao Brasil que São José dos Campos é sem dúvida um polo de referência na inovação”, ressalta.

A 11ª edição da Innovation Week é dirigida a profissionais, empreendedores e empresas interessados em inovação aberta, bem como estudantes, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa. Um evento voltado para aqueles que buscam aprender, compartilhar experiências, estabelecer grandes parcerias e encontrar oportunidades de negócios no campo da tecnologia e inovação. 

Marcelo Nunes – Vice presidente de negócios.

PAINÉIS EM DESTAQUE – Os painéis irão abordar assuntos como Tech do Futuro, Disrupção Industrial, Capital Inteligente, Comunidades de Inovação, Tecnologia Responsável e Cidades do Amanhã. Saiba mais. 

Tech do Futuro – Exploração das últimas tendências em empreendedorismo, inovação e tecnologias emergentes;

Disrupção Industrial – Abordagem dos desafios e oportunidades na aplicação tech na indústria;

Capital Inteligente – Discussão sobre estratégias de captação de recursos para desenvolvimento tecnológico, startups de tecnologia, incluindo modelos de financiamento de estágio inicial, capital de risco e parcerias público-privadas;

Comunidades de Inovação – Trazendo os principais pontos de colaboração entre entidades de apoio à inovação tecnológica, novos negócios e desenvolvimento de talentos;

Tecnologia responsável – Debate sobre as implicações éticas e sociais das tecnologias, incluindo questões relacionadas à privacidade de dados, viés algorítmico, segurança cibernética e equidade na distribuição de benefícios tecnológicos;

Cidades do Amanhã – Tecnologias podem ser aplicadas para resolver desafios complexos nas áreas urbanas, impactando diretamente a vida das pessoas em qualidade de vida e resiliência das cidades. 

A programação inclui também Hackathon, Competição de Pitches, Workshops de gestão, Business Lounge e Business Tour pelo PIT. 

O evento é uma promoção do PIT, com o patrocínio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e apoio do SEBRAE. 

As inscrições já podem ser feitas pelo Instagram @innovationweeksjc (bio). Mais informações pelo email comunicacao@pitsjc.org.br.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PIT

PIT São José dos Campos se prepara para a 11ª Innovation Week
Marcelo Nunes, vice-presidente de Negócios do PIT São José dos Campos

SERVIÇOS
11ª Innovation Week

Data: dias 27, 28 e 29 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Local: PIT São José dos Campos – Estrada Dr. Altino Bondesan, número 500, bairro Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP
Inscrições: @innovationweeksjc (bio)
Entrada gratuita

ASSESSORIA DE IMPRENSA
11ª INNOVATION WEEK
Ana Mattos – Texteria Imprensa
(12) 98156-2947
@texteriaimprensa

Continue lendo

Tecnologia

O Uso de IA em anúncios pagos: uma revolução no Marketing Digital

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado papel fundamental na transformação do cenário do marketing digital. Empresas como a Meta (antes conhecida como Facebook), X (antigo Twitter) e LinkedIn aproveitam os avanços da IA para otimizar suas estratégias de publicidade e alcançar resultados mais eficazes. Nesta matéria exploraremos como essas plataformas estão utilizando a IA em seus anúncios pagos e como isso está impactando o mundo do marketing.

A Meta (dona do Facebook e do Instagram) lançou recentemente uma série de ferramentas de IA generativa para anunciantes no Facebook e no Instagram. A plataforma Advantage+ agora permite a criação de imagens variadas, que simplificam o processo de edição de imagens para o mesmo anúncio. Os anunciantes podem selecionar o produto destacado e criar novas imagens de fundo que façam sentido com a temática. Além disso, a ferramenta de expansão de imagens usa a IA para adaptar a publicação a diferentes formatos, como capas de Reels ou posts para Stories. Já o gerador de textos foi reformulado e dividido em duas opções que criam variações para o texto principal do post e do título do anúncio. A prévia do resultado é exibida na plataforma da Meta. Em breve, a ferramenta usará o modelo Llama 3, prometendo melhorar o desempenho dos anúncios.

Já o X (antigo Twitter) também está explorando o uso de IA em anúncios pagos. Embora não tenha ferramentas específicas como as da Meta, a plataforma utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para segmentação de público a fim de identificar perfis de usuários com maior probabilidade de interagir com determinados anúncios. Há ainda a otimização de “Lances”, pois a IA ajusta automaticamente os lances para maximizar o retorno do investimento.

Por sua vez, o LinkedIn oferece recursos de IA para anunciantes, incluindo a segmentação avançada, pela qual a IA analisa dados de perfil, comportamento e interesses dos usuários para direcionar anúncios de forma mais eficaz; e os anúncios dinâmicos, por onde a IA personaliza automaticamente os anúncios com base nas informações do perfil do usuário.

Conclui-se, assim, que o uso de IA em anúncios pagos está revolucionando o marketing digital. À medida que as plataformas continuam a investir em tecnologias de IA, os anunciantes têm a oportunidade de criar campanhas mais relevantes, alcançar públicos específicos e obter melhores resultados. A era da publicidade inteligente está apenas começando e a IA é a chave para desbloquear seu potencial máximo.

Leonardo Robles

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?