fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Pioneiros da Embraer Falam da Excelência e do Potencial para o Futuro

A empresa comemorou 55 anos de fundação dia 19 de agosto, e muitos de seus pioneiros seguem o legado em ações realizadas pelo INVOZ

Nestes 55 anos de história, um ponto em comum tanto para os pioneiros quanto para os que hoje fazem parte do time da empresa é o reconhecimento da Embraer como resultado da determinação de visionários que queriam e conseguiram transformar o impossível em realidade, constituindo um legado de cultura de excelência.

Para contar um pouco dessa experiência, quatro integrantes do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, associação que tem entre os membros vários profissionais pioneiros da Embraer, falam sobre a excelência da empresa que testemunharam e sobre o potencial para um futuro ainda mais espetacular.

Emílio Matsuo atuou na Embraer de janeiro de 1978 a junho de 2016. Foi diretor de engenharia de desenvolvimento, vice-presidente de engenharia, vice-presidente executivo de tecnologia e vice-presidente e engenheiro chefe. Emílio gosta de reforçar que nunca fez nada sozinho, que todo o desenvolvimento nos seus setores deveu-se ao trabalho em equipe:

“Tudo foi feito em equipe, todos juntos por um único objetivo: desenvolver produtos e soluções com excelência. E sobre as expectativas para a Embraer, que preserve os valores, cultura aeronáutica de excelência, a coragem e determinação que a trouxeram até aqui, de modo a continuar fazendo a diferença para a sociedade e para o mundo”, relatou Emílio.

Emílio Matsuo é o terceiro, da equerda para direita, com a equipe da Embraer

Em seus anos iniciais, a empresa já dava sinais de vanguarda e equidade. As mulheres que integravam o time fizeram a diferença e contribuíram inclusive para a expansão da Embraer na Europa. Izilda de Fátima Victor fez parte da Embraer de dezembro de 1982 a novembro de 2012. Foi analista e chefe de seção de Financiamento de Vendas, gerente financeiro, CFO no período de transição pós-privatização, CFO da ELEB – Embraer Liebher Equipamentos SA de 2005 a 2009, e CEO da Embraer Holding Portugal, onde foi responsável pela implantação das unidades fabris da Embraer em Évora.

“Participei ativamente no processo de privatização, negociei todos os contratos de exportação da ELEB e entre a Embraer e Liebher na separação da joint venture. Estive à frente de todas as negociações da Embraer para a implantação das duas fábricas em Évora, coordenando as ações de Recursos Humanos, Financeiras, Construção das fábricas e compras dos equipamentos. Ainda vejo muito potencial de crescimento para a empresa, acredito que será a maior desenvolvedora e produtora de veículos de transporte urbano aéreo, até 250 passageiros, em todas as modalidades, com inovação, altíssima tecnologia, sustentabilidade e excelência”, destacou Izilda.

Izilda Victor, ao centro da foto com a equipe de expansao

Neide Pereira Pinto é outra pioneira com muita história para contar, tendo atuado de 1983 a 1996 como CLT e de 1996 a 2006 como PJ. Foram várias as experiências dentro da empresa, de secretária bilíngue na Divisão de Assistência Técnica a arquiteta na Assessoria de Comunicação e Engenharia de Fábrica de 1993 a 1996, e ainda, trabalhou na empresa terceirizada de arquitetura, bem como em parceria para a publicação de livros sobre personalidades do setor aeronáutico.

Neide Pereira Pinto e equipe no hangar da Embraer

Neide destaca a preservação da cultura aeronáutica. “Como arquiteta, fiz o projeto e a implantação do primeiro Centro Histórico da Embraer em um espaço ao lado dos restaurantes, além do Parque Aeroespacial infanto-juvenil, um projeto da Embraer em parceria com o SESI Ozires Silva de São José dos Campos. Sobre o futuro, imagino a Embraer na vanguarda da tecnologia e com projetos e produtos que irão conquistar cada vez mais o mercado nacional e internacional”, pontuou Neide.

Outro pioneiro que contribuiu para o crescimento da Embraer foi Manoel de Oliveira, cuja carreira na empresa iniciou em 1986, no cargo de assistente do Diretor Financeiro e depois Gerente Financeiro. Em 1992, foi designado pelo Conselho da Embraer a exercer o cargo de Vice-Presidente Executivo de Finanças e coordenar o processo de privatização da companhia.

Manoel de Oliveira, à direita, sentado ao lado de Ozires Silva

“Neste dia 19 de agosto comemoramos 55 anos de criação da Embraer; coincidentemente, um mês depois fui declarado aspirante a oficial pela Academia da Força Aérea e designado para estagiar com o Engenheiro Ozires Silva no Departamento de Aeronaves do então CTA. A Embraer nasceu nesse departamento como uma grande “startup”, com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio baseado no avião Bandeirante, de forma que fosse escalável, disruptível e repetível. Nesses 55 anos a Embraer fez parte de minha vida profissional, quer quando atuei internamente ou externamente, como apoio da Força Aérea. Tive a oportunidade de vê-la nascer, crescer, prosperar, e quase morrer nos anos 1990, quando mais de 10 mil colaboradores tiveram de ser dispensados. Somente o gênio de liderança inquestionável de Ozires Silva poderia fazê-la renascer em 1994, com sua privatização. Hoje, olhando já com os olhos cansados de quem conviveu esses 55 anos com a companhia, posso afirmar, categoricamente, que a Embraer é uma empresa com alma e, como tal, imortal. E como alma, a cada ciclo de dificuldades se purifica e ressurge mais forte. Como alma, evolui sempre”, definiu Manoel.

Educação

Feira de Educação acontece neste fim de semana em São José

Entre os dias 13 a 15 de setembro, o Shopping Colinas em São José recebe a 1ª Feira de Educação, um evento que se apresenta como o principal ponto de encontro para pais e responsáveis que buscam opções educacionais para seus filhos. A feira reúne diversas instituições de ensino renomadas da região, oferecendo uma oportunidade única para conhecer as melhores alternativas educacionais disponíveis.

Este evento é voltado para famílias interessadas em encontrar as melhores opções para o ensino infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio, ensino superior e também cursos de idiomas. Os visitantes têm a chance de explorar as diferentes escolas presentes, descobrir suas metodologias de ensino, infraestrutura e os diferenciais que podem influenciar a formação acadêmica e pessoal dos estudantes.

Cada instituição terá um estande preparado para fornecer informações detalhadas sobre seus currículos, atividades extracurriculares e projetos pedagógicos. Representantes das escolas estão à disposição para responder a perguntas, tirar dúvidas e orientar sobre o processo de matrícula.

O evento conta com a participação de diversas instituições de ensino de destaque, incluindo a Escola Sphere, o Icbeu, o Colégio Ciclo, a Faculdade Anhanguera, Colégio Eccos, The Family Idiomas, Teofilo Rezende, Colégio Moppe, Escola Monteiro Lobato, Luce Prima, Colégio COC, a Universidade Anhembi Morumbi, a Faculdade Vanguarda, CEC, Alpha Lumen, Colégios Univap, Yazigi e a Pindorama. Cada uma dessas instituições terá um espaço dedicado para apresentar suas ofertas educacionais e responder às perguntas dos visitantes.

O evento, também pretende facilitar a escolha do futuro acadêmico e profissional dos estudantes, proporciona uma visão abrangente das opções disponíveis e das exigências de cada instituição. Com a presença de especialistas e acadêmicos, os jovens têm a chance de esclarecer dúvidas, explorar áreas de interesse e tomar decisões mais informadas sobre sua trajetória educacional.

A Feira de Educação acontece na praça de eventos do Shopping Colinas, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados. É uma excelente oportunidade para pais e responsáveis se informarem e fazerem uma escolha mais bem-informada para a educação de seus filhos.

Outras matérias de Educação

Continue lendo

Educação

INVOZ Participa da EXPO ISA VALE 2024

A associação marcará presença no evento trazendo o palestrante Hans Donner e com estande com livros e projetos voltados para a cultura aeroespacial

A Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro participará da EXPO ISA VALE 2024 ( https://expo.isavale.org.br/ ), em Lorena, nos dias 4 e 5 de setembro.

A exposição é um evento técnico voltado para diversas áreas da indústria, incluindo automação, instrumentação, TI, analítica, metrologia, robótica e inovações. O objetivo é apresentar produtos e tecnologias que oferecem soluções para diferentes setores empresariais. Além disso, contará com palestras técnicas de profissionais de grandes empresas, abordando temas variados para promover a atualização profissional. Invoz e ISA firmaram parceria de divulgação e apoio mútuo.

Com a intermediação do INVOZ, o evento contará com uma palestra do renomado designer Hans Donner. Além disso, o INVOZ contará com um estande para divulgar seus livros e projetos, inclusive o Portal da Inovação e Sustentabilidade do Vale do Paraíba, que vem despertando grande interesse da sociedade.

A EXPO ISA VALE 2024 será na Rua Argemiro dos Santos Filho, na Chácara Seles, Lorena. Informações e inscrições pelo wwwisavale.org.br ou (12) 3132-6280.

Continue lendo

Educação

Da Mantiqueira para a Bienal São Paulo: Chef Anouk Migotto lança dois livros no maior evento literário do país

Anota na agenda: A chef Anouk Migotto vai lançar os livros “Casa da chef” e “Mantiqueira com as chefs” – que reuniu nomes conhecidos da gastronomia de vários cantos do Brasil–, dia 6 de setembro, a partir das 10h, no espaço Cozinhando com Palavras na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A chef Anouk Migotto estará presente no dia 6 de setembro, a partir das 10h, no espaço Cozinhando com Palavras, dentro da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para lançar os livros “Casa da Chef” e “Mantiqueira com as chefs”. Excelente oportunidade para conversar com a chef, prestigiar sua história e a rica gastronomia da Serra da Mantiqueira. Considerado um dos maiores eventos literários e culturais da América Latina, a Bienal São Paulo acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, na capital paulista.

Divulgação

CASA DA CHEF – O livro “Casa da Chef” aborda a paixão de Anouk pela gastronomia desde a infância, uma vida em torno dos fogões. Vale ressaltar que a chef, paulistana, vive há mais de 20 anos em Campos do Jordão–SP, na Serra da Mantiqueira. “A escolha dos ingredientes, das preferências e muitas vezes das alegrias e tristezas que sempre acabam resultando em sabores”, enfatiza a chef.

O livro, da Editora Boccato, é dividido em 12 capítulos e separado pelos meses do ano. “Aniversários, festas, datas folclóricas, lembranças e depoimentos de uma vida em torno dos aromas e sabores”, conta Anouk.

O “Casa da chef” será lançado na Bienal do Livro, no dia 6, às 12h, com a presença do projeto “Coral Jovens Cantores”, mantido pela AME (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). A chef, tem sempre um envolvimento social muito forte com as crianças e com o futuro das gerações.

Divulgação

MANTIQUEIRA COM AS CHEFS – O Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, comemorou 20 anos com um lindo projeto: o “Mantiqueira com as Chefs”. Iniciativa de sucesso que poderá ser conhecida agora num incrível livro com o mesmo nome, também lançado na Bienal do Livro, dia 6, das 10h às 12h. Presença confirmada de algumas das chefs e das crianças do Projeto Aquarela.

Para realização do projeto, a chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, convidou 12 renomadas profissionais da gastronomia de vários cantos do Brasil: Angelita Gonzaga, Bel Costa, Ciça Roxo, Denise Guerschman, Flávia Quaresma, Juliana Kegler, Lu Bonometti, Mônica Rangel, Neide Rigo, Tássia Magalhães, Gelma Franco e Vivi Gonçalves.

As chefs foram convidadas a criarem um “prato do bem” utilizando produtos da Mantiqueira e com a missão de valorizar um produtor local. Cada receita permaneceu no cardápio durante um mês e o valor arrecadado foi todo revertido para criação da “Cozinha do Futuro” – que disponibiliza aulas de culinária de forma voluntária para crianças do projeto.

Durante todo o ano de 2022, as chefs convidadas passaram um dia nas montanhas visitando produtores locais para a criação dos pratos. Delícias retratadas agora no livro: são 24 receitas das 12 chefs convidadas e 12 produtores diferentes, com terroir Mantiqueira.

A criação do livro, da Editora  Boccato e Editora Afluente, é uma continuação do projeto solidário com a venda revertida novamente para o “Cozinha do Futuro” – mantido pelo Projeto Aquarela de Santo Antônio do Pinhal, sob a coordenação da presidente Olinda Amazonas Martins e do padrinho Fernando Veríssimo. Todos os envolvidos renunciaram a qualquer custo.

SABOR DA MONTANHA – No dia 10 de setembro, às 12h, a chef Anouk estará presente no espaço Cozinhando com Palavras para falar sobre a sua participação no livro “Sabor da Montanha”, também da Editora Boccato.

SOBRE A CHEF ANOUK MIGOTTO – Uma paixão que começou cedo: a gastronomia. Uma criança de 11 anos que já fazia a festa do irmão e dos amigos. Aos 17 anos, recebia encomendas para fazer bolos; também preparava jantares particulares.

Filha de pais franceses, recebeu da ascendência forte influência em sua cozinha. Anouk cresceu ajudando os pais a prepararem comida, porém valorizando ingredientes nacionais, misturando e criando novos sabores.

A chef utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade, desde a escolha do produto até o cuidado com reaproveitamentos—sempre evitando desperdício.

Chef Anouk Migotto – Foto/Divulgação: Adriana Rebouças

Formada em Gastronomia pelo SENAC, Sommelier, MBM de Empreendedorismo e pós-graduada em Gestão Financeira de Serviços em Alimentação, também professora convidada do Senac em ingredientes de cozinha brasileira, para Pós-Graduação da Instituição, acumula uma experiência de 24 anos como proprietária de restaurante, sempre à frente dos fogões.

Em 2023, a chef assumiu um novo desafio: parceria de sucesso com o Grupo Toriba no comando da Casa Bambuí, restaurante localizado dentro do Parque Bambuí em Campos do Jordão.

Assim é a chef Anouk Migotto, com técnica e paixão, transforma o simples em sofisticado aos olhos e ao paladar!

SERVIÇO

LANÇAMENTO LIVROS – CHEF ANOUK MIGOTTO

27ª BIENAL iNTERNACIONAL SÃO PAULO

Data: 6 de setembro (sexta-feira)

Livro “Mantiqueira com as Chefs”: das 10h às 12h

Livro “Casa da Chef”: 12h

Local: Espaço Cozinhando com Palavras, dentro da Bienal São Paulo, no Distrito Anhembi, à Avenida Olavo Fontoura, 1209, em Santana, São Paulo–SP

Informações sobre a Bienal: Site https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br.html

Informações sobre a chef Anouk Migotto: Insta @anoukmigotto

Veja aqui outras matérias sobre a Chef Anouk Migotto

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?