Entretenimento
Águas Queimam na Encruzilhada, inspirado na vida cotidiana do Bixiga, volta ao cartaz comemorando 28 anos do Teatro do Incêndio
No dia 12 de janeiro de 2024, sexta-feira, às 19 horas, a Cia. Teatro do Incêndio reestreia o espetáculo Águas Queimam na Encruzilhada, texto de Marcelo Marcus Fonseca, que também assina a direção da montagem.
A temporada, que segue até 05 de fevereiro, celebra os 28 anos da Companhia Teatro do Incêndio, fundado no dia 12 de janeiro de 1996. Uma intensa programação comemorativa está prevista, até meados de 2025.
O enredo de Águas Queimam na Encruzilhada, traz histórias de vidas entrelaçadas por um bairro que se despedaça e resiste ao tempo, preservando sua paixão por uma escola de samba. Sob o olhar delirante e atento de Seu Luiz (Gabriela Morato), uma catadora de lixo, e a presença amistosa de Wanderley (Marcelo Marcus Fonseca), um compositor da velha guarda do samba, alcoólatra, as dores e pequenas alegrias de moradoras e moradores de um bairro são apresentadas em um desfile de sonhos e perdas.
A peça é uma ode à vida, tendo como pano de fundo uma escola de samba que é o ponto de convergência das personagens que trabalham de forma invisível para o carnaval. “Esta criação do Teatro do Incêndio é um desafio de linguagem que busca, entre a dramaturgia realista e o surrealismo, um mergulho no lugar mais fundo do cotidiano, traduzindo ’vidas simples’’ como poesias inconscientes”, revela o diretor Marcelo Marcus Fonseca.
No enredo, 10 personagens têm suas trajetórias contadas em uma espécie de novela dostoievskiana em dois atos de movimentos distintos: o interior de suas casas e a rua/quadra da escola. As histórias se cruzam no cotidiano, entre elas: a cartomante enfrenta a doença do filho recém-nascido; um jovem poeta do sul do país transita pelos bares sem perspectivas; desempregados, o casal Zé e Nina carregam suas dores; a manicure esconde um grave problema de saúde e mantém-se presente na vida da comunidade; uma ex-passista vive as consequências do trauma que a afastou da escola de samba.
“O discurso de Águas Queimam na Encruzilhada é a vida diária. Não há espaço para palavras de ordem. Aqui as opiniões do autor e as denúncias foram eliminadas, cedendo lugar ao enfrentamento das dificuldades por quem está nesse lugar, sem olhar de piedade, indignação ou protesto, mas visando a grandeza do viver”, afirma o diretor e dramaturgo. Segundo ele, a companhia apresenta com uma nova estética, uma nova forma de abordar a vida. “Aqui deixamos a trajetória falar pelas personagens, a realidade da vida ser traduzida pela poesia”. Marcelo explica que a direção buscou “equalizar a voz conjunta do teatro para a excelência da interpretação, para o encantamento”. E diz: “Águas Queimam na Encruzilhada é uma peça sobre a passagem da vida e o nascimento de outras expectativas. Elucida a precariedade de nossa existência, mas também a beleza que habita cada respiração sagrada. Foi um longo processo de experimentação na busca da melhor atuação para a transmissão limpa dessas trajetórias”.
A cenografia é composta por pequenos cenários em ‘carrinhos’ que se movem pelo espaço cênico, bem próximos do chão, numa referência aos rios que correm sob a cidade com seus cursos irregulares, como o destino das personagens que habitam esse espaço, que pode ser o Bixiga ou qualquer outro lugar. “É quase o chão que se movimenta, o que muda é ao ponto de vista. Os lugares são identificados pela interpretação: casa, rua, escola de samba ou carros alegóricos”, comenta o diretor. A direção musical assinada por Renato Pereira traz nuances de uma ópera popular. A trilha sonora é executada ao vivo, com músicas compostas por Marcelo Marcus Fonseca, algumas em parcerias com Paulinho Pontes, e sambas (da velha guarda) cantados em quadras de escola.
FICHA TÉCNICA – Texto e direção geral: Marcelo Marcus Fonseca. Elenco: Gabriela Morato, Elena Vago, Bia Sabiá, Francisco Silva, Rafael Américo, Marcelo Marcus Fonseca, André Souza, Cintia Chen, Vic Bense, Laura Nobrega, Jhenifer Delphino, Amanda Marcondes, Isabela Heloisa, Moiisés, Rafael Mariposa e Valcrez Siqueira. Direção de produção: Gabriela Morato. Direção musical e trilha original: Renato Pereira. Música ao vivo: Giovani Di Ganzá, Lucas Brogiollo, Jason Ricardo e Rafael Mariposa. Músicas: “Minha Tese”, “Deus É Maior” e “Pra Quem Viu Subir Poeira” (Marcelo M. Fonseca e Paulinho Pontes); “Zé da Nina” e “A Máscara da Escola” (Marcelo M. Fonseca); “Carnaval da Agonia” (Cezinha Oliveira e Eliane Verbena). Orientação musical – bateria de escola de samba: Alysson Bruno. Iluminação: Rodrigo Alves “Salsicha”. Orientação de movimento:Vera Passos. Orientação vocal:Edi Montecchi. Assistência de iluminação e operação de luz: Valcrez Siqueira. Figurinos: Gabriela Morato. Espaço cênico e cenografia: Gabriela Morato e Isabela Heloisa. Adereços: André Souza, Rafael Mariposa e Gabriela Morato. Confecção de figurinos, adereços e cenografia: Cia. Teatro do Incêndio. Técnico de som: Thiago Juremeira. Fotos/divulgação: Arô Ribeiro e Laura Nóbrega (de cena) e Alécio Cezar (externas). Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Design gráfico: Gus Oliveira. Idealização e produção: Cia. Teatro do Incêndio. Projeto: Mare Nostrum – Retratos do Invisível. Realização: Temporada realizada com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Espetáculo: Águas Queimam na Encruzilhada
Reestreia: 12 de janeiro de 2024. Sexta, às 19h
Temporada: 13 de janeiro a 05 de fevereiro de 2024
Dias/horário: sábado, domingo e segunda, às 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia) e Grátis (moradores da Bela Vista com comprovante de residência, na bilheteria).
Bilheteria: 1h antes das sessões. Vendas online www.sympla.com.br.
Duração: 180 min (2 atos com intervalo). Classificação: 14 anos. Gênero: Drama. Capacidade: 60 lugares.
Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista / Bixiga. SP/SP.
Espaço com acessibilidade para PCD. Banheiro adaptado para cadeirante.
www.teatrodoincendio.com | @teatrodoincendio.
Estacionamento pago em frente: Rua Treze de Maio, 47.
Entretenimento
De Carta a Livro: Ruggeri Souza lançará ‘João – Uma História’ no Momentum Lounge Café em São José dos Campos
No dia 23 de outubro, Ruggeri Souza lançou o livro, “João – Uma História”, no Momentum Lounge Café. Ruggeri, que sempre se mostrou curioso e interessado por uma ampla variedade de assuntos, não tinha a pretensão de se tornar escritor. Tudo começou de forma despretensiosa, quando decidiu escrever uma carta como presente para suas filhas, compartilhando conselhos sob a ótica de um ‘pai preocupado.’ “Queria deixar algo que fosse útil para elas, algo que pudessem usar como bons conselhos”, conta o autor.
No entanto, a carta se alongou, tomou proporções maiores do que o esperado e acabou ficando esquecida por um tempo. Foi somente quando uma amiga jornalista, proprietária de uma editora alternativa, descobriu os escritos e o incentivou a transformá-los em um livro que Ruggeri começou a considerar a ideia. “Nunca considerei essa carta de amor como um livro, embora tivesse a aparência e o conteúdo de um”, revela.
Após receber elogios pelo conteúdo, Ruggeri decidiu dar um passo adiante e escrever um livro de verdade. “Queria algo com essência, conteúdo e que tivesse um ritmo agradável de ler”, explica.
“João – Uma História” foi escrito em cerca de quatro meses. Mesmo assim, o manuscrito permaneceu guardado por um tempo, até que Ruggeri decidiu enviá-lo a uma editora. Após algum tempo, recebeu a notícia de que a obra havia sido aprovada e seria publicada.
O livro é um romance atemporal, que combina eventos históricos com conflitos pessoais. “Escrevi esse livro com uma linguagem moderna, com uma dinâmica que evita os floreios típicos da literatura tradicional”, diz Ruggeri. Ele também expressa o desejo de que seus leitores tenham vontade de reler o livro: “A cada leitura, novas percepções surgem.”
Antes deste lançamento, o livro já havia sido apresentado na Livraria da Vila, em São Paulo, no início de 2024. Em seguida, foi selecionado para a FLIM (Festa Literomusical de São José dos Campos), um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista, recebendo elogios de autores consolidados.
Agora, em sua terceira fase, o livro será lançado no Momentum Lounge Café, um local especial para Ruggeri. Ele conta que a escolha do lugar foi devido à sua amizade com Abraão Vianna, CEO do Momentum. “É um espaço que reúne pessoas diferenciadas, bonitas, descoladas e inteligentes”, afirma o autor, que espera que esse lançamento “de coração” seja mais um passo importante para consolidar sua obra.
Fotos: Jefferson Andrade
Entretenimento
Show Especial com Luana Camarah hoje no Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos promove um show especial nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, a atração musical ficará por conta de Luana Camarah, a partir das 19h, na Praça de Alimentação. Entrada e Estacionamento gratuitos.
Além de boa música, os clientes poderão aproveitar as opções gastronômicas da Praça de Alimentação que vão de fasf food e porções a pratos executivos e chope gelado.
Luana Camarah é um talento regional e um dos ícones musicais do Vale do Paraíba que conquistou o Brasil. Desde 2016 ela é a vocalista da banda de rock Malta. Ela já participou do Rock in Rio, ao lado de Wilson Sideral.
“Este show abre as apresentações que serão realizadas durante o período de festividades de Natal, no palco montado na Praça de Alimentação, queremos proporcionar espetáculos de qualidade e gratuitos para ser aproveitados em família. Luana Camarah é pura emoção e energia que contagia a todos”, comentou Leila Diniz, coordenadora de marketing do Shopping Jardim Oriente.
Programação de Natal
Para quem for assistir ao show de Luana Camarah tem ainda as outras opções da programação de Natal que podem ser aproveitadas mais cedo, confira:
Horário do Noel
Todos os dias, das 14h às 21h (exceto as segundas-feiras).
Campanha Natalina: Dois Carros Citroen Basalt e Vales Compras
O Noel do Shopping Jardim Oriente quer dar um presentão para os consumidores, proporcionando a melhor experiência: a cada R$ 400,00 em compras, o cliente concorre a 2 carros 0km, 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Di Gaspi e 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Up Sports.
Outra boa notícia é que os números da sorte poderão valer em dobro e em triplo, em dias específicos.
A Campanha Natalina começou no dia 9 de novembro, na abertura oficial do Natal. A cada R$ 400 em compras, dá direito a 01 número da sorte para concorrer. Se as trocas forem realizadas na data oficial da Black Friday, 29 de novembro, os números da sorte serão triplos. As trocas, de segunda a quinta, darão números em dobro.
E ainda, as compras a partir de R$ 400,00 nas lojas Di Gaspi e UP Sports garantem números da sorte em dobro a qualquer dia da semana.
O presentão da campanha, que é o Citroen Basalt Feel 1.0, trata-se do novo SUV compacto nacional com pegada cupê da marca. A campanha promocional é válida para as trocas no balcão do shopping com promotoria, no autoatendimento, localizado no corredor da Cinépolis e pelo site. Confira o regulamento completo de participação no site:www.shoppingjardimoriente.com.br
Cantatas de Natal em Novembro
Local: Praça de Alimentação
21/11(quinta), 19h, Colégio Joseense
22/11(sexta), 19h, Colégio Joseense
23/11 (sábado), 17h, Coral Sarah Kalley
28/11 (quinta), 19h, Escola Infantil Cirandinha
29/11 (sexta), 18h30, Colégio Evoluti
Shopping Jardim Oriente
Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos–SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO
Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.
Sobre o Grupo AD
O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.
Entretenimento
Masterchef Confeitaria: Max e Discovery Home & Health 22/11
Primeira edição do reality culinário conta com Erick Jacquin, Helena Rizzo, Henrique Fogaça e Diego Lozano como jurados.
A primeira temporada do reality show culinário MASTERCHEF CONFEITARIA estreia no dia 22 de novembro, na Max e no canal Discovery Home & Health, às 19h. Repleto de desafios e tensão e com uma pitada mais doce, os episódios da produção serão exibidos toda sexta-feira, no mesmo horário.
O reality show de sucesso MASTERCHEF BRASIL ganha uma edição inédita em comemoração aos 10 anos do programa no ar. Nesta nova temporada, a série apresenta pela primeira vez 12 especialistas em sobremesas, que terão que usar criatividade e habilidades técnicas para ultrapassar os obstáculos da competição, até conquistar os tão sonhados troféu e prêmio em dinheiro do MASTERCHEF CONFEITARIA.
O júri fica a cargo dos experientes e já conhecidos pelo público Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, que trarão toda a sua expertise e suas avaliações críticas aos pratos apresentados. Para completar a bancada de jurados, Diego Lozano — eleito em 2007 e 2015 como o melhor chocolatier brasileiro no concurso internacional World Chocolate Masters — chega para acrescentar seu olhar de especialista no segmento de confeitaria. A apresentadora Ana Paula Padrão conduz o programa e intermedia os embates entre jurados e participantes, encerrando a sua atuação no reality show culinário.
A cada episódio, os competidores enfrentarão dois desafios que irão demandar tanto técnica quanto criatividade. O reality trará situações intensas, incentivando os confeiteiros a explorar métodos específicos e habilidades incomuns do seu dia a dia.
MASTERCHEF CONFEITARIA é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health, com direção de Marisa Mestiço. Na Band, o programa estreou no último dia 19 de novembro e será exibido às terças e quintas-feiras, sempre às 22h30.
Max participa da Black Friday com uma oferta especial. Com esta promoção, os usuários elegíveis que assinarem qualquer um dos 3 planos mensais da Max antes de 2 de dezembro poderão aproveitar tudo o que mais gostam na plataforma a partir de apenas R$ 8,90 por mês, durante os primeiros 6 meses (preço para o plano Básico com Anúncios). (*)
(*) Após o período de assinatura com preço promocional, a assinatura será renovada automaticamente pelo preço vigente do plano mensal contratado, a menos que o usuário cancele a assinatura antes da renovação.
SOBRE O DISCOVERY HOME & HEALTH
O Discovery Home & Health reúne o mais variado conteúdo de estilo de vida na América Latina, com uma programação que abrange relacionamentos, moda, casa, cozinha e saúde. Celebra a espontaneidade da mulher latino-americana com uma perspectiva leve, real e positiva. Lançado em 2000, está disponível na América Latina em português e espanhol.
©2023 Warner Bros. Discovery. Discovery Home & Health e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery. Todos os direitos reservados.
SOBRE A MAX
Max® é uma plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, disponível nos Estados Unidos e em países e territórios da América Latina e Europa. Com uma experiência de usuário personalizada, traz histórias sem igual e inesperadas, que vão de produções de ficção da mais alta qualidade, ao melhor do conteúdo de não-ficção, esportes e notícias ao vivo (nos países disponíveis). Max é o destino para as produções originais da HBO, filmes da Warner Bros., Max Originals, o universo DC, Harry Potter, a melhor programação de comida, casa, vida real, estilo de vida e documentários de marcas líderes como Discovery Channel, Discovery Home & Health, TLC e ID, conteúdo infantil do Cartoon Network e Discovery Kids, animação para adultos do [adult swim] e muito mais, tudo em um só lugar.
-
Gastronomia4 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo6 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia8 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento11 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Gastronomia4 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023
-
Gastronomia4 meses atrás
Churrascaria Estância, o lugar perfeito para a família