fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Álbum de estreia da banda Drama em Crise aposta em críticas sociais inquietantes

Músicos mogianos que inovam ao incluir mensagens filosóficas em uma mistura de rock com brasilidades, jazz e outros ritmos já podem ser ouvidos nas plataformas digitais

“A arte é luta. Cantar é lutar. É lutar para cantar, para ser ouvido. Dizer é conjurar. Conjurar palavras, e palavras são feitiços. E a palavra que impera em nossas vidas é a ‘crise’, o desencaixe da contradição, vida em desassossego, em desencanto. Crise do ‘eu’, crise social, crise política, a crise do capital, a crise do drama moderno, o desencontro da boca, da fala e do sentido, do canto, da música, da melodia”. Essa é a frase inicial do disco de estreia da banda Drama em Crise, lançado no último dia 8 em um show no Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes. É como um grito de alforria, um desabafo que estava há muito trancado, preso, escondido. Gera estranheza na mesma medida em que gera curiosidade. E é assim, impossível de parar de ouvir, em cada uma das 15 faixas, já disponíveis nas plataformas digitais.

O grupo formado pelos mogianos Gabe Fortunato (guitarra e voz), Sérgio Jomori (baixo), Leo Zocolaro (bateria) e Guilherme Araújo (flauta), não é nada convencional. É rock? É jazz? É bossa nova? É discurso em formato “spoken word”? É tudo isso, é nada disso, é muito mais. É muito original, próprio e anacrônico, muitas vezes gravado de maneira analógica, nostálgica e contraventora.

“Não fazemos uma arte bem definida. Sentimos que a forma ‘atual’ da música, seja do rock, da música brasileira ou de outros ritmos e estilos, não comporta as mensagens e sentimentos que sentimos a necessidade de expressar”, dizem os músicos, que apostam em uma abordagem “meio experimental/meio teatral”, com temáticas ligadas a “questões sociais, urbanas e existenciais” contidas em músicas que se ligam tematicamente a partir de cinco atos cronológicos.

Tudo começa com o ‘Prólogo’ e a já citada ‘A Crise do Drama Moderno’, uma “declaração de intenções” que funciona como introdução à obra e prepara o ouvinte para o que vem a seguir.

Imediatamente após a primeira etapa, as músicas ‘Apolo e Dionísio’ e Hiroshima Meu Amor’, junto do single ‘Terra em Brasa’, compõem o primeiro ato do projeto, ‘As Chamas’. Os temas respectivamente são relacionamentos, com influência post-punk; paixão e tragédia, com um ponto de vista já sem romantismo; e luta social no Brasil, com ritmos nordestinos que dialogam com os filmes de Glauber Rocha.

O segundo ato, ‘As Lágrimas’, é composto pela música/vinheta ‘Choro-Sonho Coletivo’, com participação do artista Gabriel Coiso; por ‘Elogio à Melancolia’, com palavas declamadas sobre a dominação que reside na tristeza; e ‘A Gaivota’, que explora, de forma aberta, os temas e personagens da peça homônima de Anton Tchekhov, com participação do violonista Matheus Valiengo e a pianista Juliana Rodrigues.

Na sequência, ‘A Finitude’ é o próximo ato, que apresenta a vinheta ‘Transicional’, construída a partir de recortes de falas de cinema e teatro colados sobre uma base improvisada;  ‘Rei da Escócia’, inspirada em ‘Macbeth’, de William Shakespeare, mas sem contar o enredo da peça, e sim oferecendo uma interpretação livre sobre a mesma, outra vez com os violinos de Matheus Valiengo e as teclas do piano e sintetizador de Juliana Rodrigues; e ‘Vertigem’, que tem clipe no YouTube e discorre sobre “uma angústia existencial frente a vida no capitalismo e a rotina opressiva”.

‘A Criatura’, penúltimo ato, reúne a vinheta ‘Apoteose Anticósmica’, com o artista Wiencke e os sintetizadores filosóficos de Danilo Sevali, que falam de um Leviatã que controla a existência caótica na Terra, com ‘Terror e Miséria no Brasil’, em formato “spoken words” e missão antifascista,  ‘Status Quo’, que vai na linha tradicional punk rock e faz crítica explícita ao mundo moderno, e outra neste mesmo gênero, ‘SP’, angústia urbana já gravada em outro projeto musical, só que aqui apresentada de maneira “mais torta”.

Por fim o epílogo é com ‘Rasga Coração’, que não joga luz, mas sim caos, sobre a peça ‘Choros No.10’, de Heitor Villa-Lobos, adicionando estranheza inquietante e improvisada ao som do combo formado por synth, flauta e guitarra.

Se parece confuso, é porque é para ser. É a mente humana, em ambientes e situações atuais, traduzida em música. É uma pulsante amálgama de sentimentos e de referências, e está no livro a ‘Teoria do Drama Moderno’, de Péter Szondi, uma dica para entender a proposta. O autor fala de peças teatrais que vão em direção oposta ao drama tipicamente “burguês”, sugerindo um novo olhar. É o que fazem os músicos aqui: instigam novas perspectivas no imaginário do ouvinte.

Outra maneira de tentar entender os conceitos ora claros e ora abstratos é analisando a capa do álbum, que leva o nome da banda, ‘Drama em Crise’. Os integrantes fizeram como se fazia antigamente: reuniram amigos em uma tarde para, juntos, rindo e com as mãos na massa, construir e fotografar uma maquete.

Foram semanas colecionando bonequinhos diferentes para então reunir todos em uma cena com estética ímpar. Há uma figura humanóide com cartola ao lado de um monstro, tem bonecos feitos de biscuit, de plástico, de crochê. Tem pintura, desenho e muitas cores. Lembra um picadeiro de circo, mas distorcido, com diversos animais, formatos e referências singulares.

É como a sonoridade das canções: “brasileira, de vanguarda, com toques de experimentalismo e pós-punk” e a dose certa de improviso, experimentação de mixagem e ousadia. 

Entre as palavras e riffs é possível encontrar sussurros, gritos, camadas, instrumentos sobrepostos. “É a ‘crise’ enquanto conceito que organiza muito da nossa vida moderna e também marca a nossa produção artística”, conclui o grupo que pode ser ouvido nas plataformas digitais, está nas redes sociais e tem outras experiências enquanto coletivo artístico, já tendo, por exemplo, organizado três edições de um festival de curtas-metragens em Mogi das Cruzes.

Fotos: Divulgação

Assessoria: Simples Cultural

Entretenimento

De Carta a Livro: Ruggeri Souza lançará ‘João – Uma História’ no Momentum Lounge Café em São José dos Campos

No dia 23 de outubro, Ruggeri Souza lançou o livro, “João – Uma História”, no Momentum Lounge Café. Ruggeri, que sempre se mostrou curioso e interessado por uma ampla variedade de assuntos, não tinha a pretensão de se tornar escritor. Tudo começou de forma despretensiosa, quando decidiu escrever uma carta como presente para suas filhas, compartilhando conselhos sob a ótica de um ‘pai preocupado.’ “Queria deixar algo que fosse útil para elas, algo que pudessem usar como bons conselhos”, conta o autor. 

 No entanto, a carta se alongou, tomou proporções maiores do que o esperado e acabou ficando esquecida por um tempo. Foi somente quando uma amiga jornalista, proprietária de uma editora alternativa, descobriu os escritos e o incentivou a transformá-los em um livro que Ruggeri começou a considerar a ideia. “Nunca considerei essa carta de amor como um livro, embora tivesse a aparência e o conteúdo de um”, revela. 

 Após receber elogios pelo conteúdo, Ruggeri decidiu dar um passo adiante e escrever um livro de verdade. “Queria algo com essência, conteúdo e que tivesse um ritmo agradável de ler”, explica. 

 “João – Uma História” foi escrito em cerca de quatro meses. Mesmo assim, o manuscrito permaneceu guardado por um tempo, até que Ruggeri decidiu enviá-lo a uma editora. Após algum tempo, recebeu a notícia de que a obra havia sido aprovada e seria publicada. 

 O livro é um romance atemporal, que combina eventos históricos com conflitos pessoais. “Escrevi esse livro com uma linguagem moderna, com uma dinâmica que evita os floreios típicos da literatura tradicional”, diz Ruggeri. Ele também expressa o desejo de que seus leitores tenham vontade de reler o livro: “A cada leitura, novas percepções surgem.”  

Antes deste lançamento, o livro já havia sido apresentado na Livraria da Vila, em São Paulo, no início de 2024. Em seguida, foi selecionado para a FLIM (Festa Literomusical de São José dos Campos), um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista, recebendo elogios de autores consolidados. 

 Agora, em sua terceira fase, o livro será lançado no Momentum Lounge Café, um local especial para Ruggeri. Ele conta que a escolha do lugar foi devido à sua amizade com Abraão Vianna, CEO do Momentum. “É um espaço que reúne pessoas diferenciadas, bonitas, descoladas e inteligentes”, afirma o autor, que espera que esse lançamento “de coração” seja mais um passo importante para consolidar sua obra. 

 Fotos: Jefferson Andrade

Continue lendo

Entretenimento

Show Especial com Luana Camarah hoje no Shopping Jardim Oriente

O Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos promove um show especial nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, a atração musical ficará por conta de Luana Camarah, a partir das 19h, na Praça de Alimentação. Entrada e Estacionamento gratuitos.

Além de boa música, os clientes poderão aproveitar as opções gastronômicas da Praça de Alimentação que vão de fasf food e porções a pratos executivos e chope gelado.

Luana Camarah é um talento regional e um dos ícones musicais do Vale do Paraíba que conquistou o Brasil. Desde 2016 ela é a vocalista da banda de rock Malta. Ela já participou do Rock in Rio, ao lado de Wilson Sideral.

“Este show abre as apresentações que serão realizadas durante o período de festividades de Natal, no palco montado na Praça de Alimentação, queremos proporcionar espetáculos de qualidade e gratuitos para ser aproveitados em família. Luana Camarah é pura emoção e energia que contagia a todos”, comentou Leila Diniz, coordenadora de marketing do Shopping Jardim Oriente.

Programação de Natal

Para quem for assistir ao show de Luana Camarah tem ainda as outras opções da programação de Natal que podem ser aproveitadas mais cedo, confira:

Horário do Noel

Todos os dias, das 14h às 21h (exceto as segundas-feiras).

Campanha Natalina: Dois Carros Citroen Basalt e Vales Compras

O Noel do Shopping Jardim Oriente quer dar um presentão para os consumidores, proporcionando a melhor experiência: a cada R$ 400,00 em compras, o cliente concorre a 2 carros 0km, 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Di Gaspi e 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Up Sports.

Outra boa notícia é que os números da sorte poderão valer em dobro e em triplo, em dias específicos. 

A Campanha Natalina começou no dia 9 de novembro, na abertura oficial do Natal. A cada R$ 400 em compras, dá direito a 01 número da sorte para concorrer. Se as trocas forem realizadas na data oficial da Black Friday, 29 de novembro, os números da sorte serão triplos. As trocas, de segunda a quinta, darão números em dobro.

E ainda, as compras a partir de R$ 400,00 nas lojas Di Gaspi e UP Sports garantem números da sorte em dobro a qualquer dia da semana.

O presentão da campanha, que é o Citroen Basalt Feel 1.0, trata-se do novo SUV compacto nacional com pegada cupê da marca. A campanha promocional é válida para as trocas no balcão do shopping com promotoria, no autoatendimento, localizado no corredor da Cinépolis e pelo site. Confira o regulamento completo de participação no site:www.shoppingjardimoriente.com.br 

Cantatas de Natal em Novembro

 Local: Praça de Alimentação

 21/11(quinta), 19h, Colégio Joseense

22/11(sexta), 19h, Colégio Joseense

23/11 (sábado), 17h, Coral Sarah Kalley

28/11 (quinta), 19h, Escola Infantil Cirandinha

29/11 (sexta), 18h30, Colégio Evoluti

Shopping Jardim Oriente  

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos–SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO      

Sobre o Shopping Jardim Oriente

O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.              

Sobre o Grupo AD

O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.

Continue lendo

Entretenimento

Masterchef Confeitaria: Max e Discovery Home & Health 22/11

Primeira edição do reality culinário conta com Erick Jacquin, Helena Rizzo, Henrique Fogaça e Diego Lozano como jurados. 

A primeira temporada do reality show culinário MASTERCHEF CONFEITARIA estreia no dia 22 de novembro, na Max e no canal Discovery Home & Health, às 19h. Repleto de desafios e tensão e com uma pitada mais doce, os episódios da produção serão exibidos toda sexta-feira, no mesmo horário.

O reality show de sucesso MASTERCHEF BRASIL ganha uma edição inédita em comemoração aos 10 anos do programa no ar. Nesta nova temporada, a série apresenta pela primeira vez 12 especialistas em sobremesas, que terão que usar criatividade e habilidades técnicas para ultrapassar os obstáculos da competição, até conquistar os tão sonhados troféu e prêmio em dinheiro do MASTERCHEF CONFEITARIA.  

O júri fica a cargo dos experientes e já conhecidos pelo público Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, que trarão toda a sua expertise e suas avaliações críticas aos pratos apresentados. Para completar a bancada de jurados, Diego Lozano — eleito em 2007 e 2015 como o melhor chocolatier brasileiro no concurso internacional World Chocolate Masters — chega para acrescentar seu olhar de especialista no segmento de confeitaria. A apresentadora Ana Paula Padrão conduz o programa e intermedia os embates entre jurados e participantes, encerrando a sua atuação no reality show culinário.

A cada episódio, os competidores enfrentarão dois desafios que irão demandar tanto técnica quanto criatividade. O reality trará situações intensas, incentivando os confeiteiros a explorar métodos específicos e habilidades incomuns do seu dia a dia.

MASTERCHEF CONFEITARIA é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health, com direção de Marisa Mestiço. Na Band, o programa estreou no último dia 19 de novembro e será exibido às terças e quintas-feiras, sempre às 22h30.

Max participa da Black Friday com uma oferta especial. Com esta promoção, os usuários elegíveis que assinarem qualquer um dos 3 planos mensais da Max antes de 2 de dezembro poderão aproveitar tudo o que mais gostam na plataforma a partir de apenas R$ 8,90 por mês, durante os primeiros 6 meses (preço para o plano Básico com Anúncios). (*)

(*) Após o período de assinatura com preço promocional, a assinatura será renovada automaticamente pelo preço vigente do plano mensal contratado, a menos que o usuário cancele a assinatura antes da renovação. 

SOBRE O DISCOVERY HOME & HEALTH

O Discovery Home & Health reúne o mais variado conteúdo de estilo de vida na América Latina, com uma programação que abrange relacionamentos, moda, casa, cozinha e saúde. Celebra a espontaneidade da mulher latino-americana com uma perspectiva leve, real e positiva. Lançado em 2000, está disponível na América Latina em português e espanhol.

©2023 Warner Bros. Discovery. Discovery Home & Health e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery.  Todos os direitos reservados. 

SOBRE A MAX

Max® é uma plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, disponível nos Estados Unidos e em países e territórios da América Latina e Europa. Com uma experiência de usuário personalizada, traz histórias sem igual e inesperadas, que vão de produções de ficção da mais alta qualidade, ao melhor do conteúdo de não-ficção, esportes e notícias ao vivo (nos países disponíveis). Max é o destino para as produções originais da HBO, filmes da Warner Bros., Max Originals, o universo DC, Harry Potter, a melhor programação de comida, casa, vida real, estilo de vida e documentários de marcas líderes como Discovery Channel, Discovery Home & Health, TLC e ID, conteúdo infantil do Cartoon Network e Discovery Kids, animação para adultos do [adult swim] e muito mais, tudo em um só lugar.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?