fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Exposição SESI de J. Borger: As Gravuras que Marcam a História da Xilogravura Brasileira

A mostra reúne suas xilogravuras mais importantes e oito inéditas com matrizes,

além de abrigar literatura de cordel, uma cinebiografia e obras de seus filhos aprendizes.

SESI São José dos Campos apresenta a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura, a partir do dia 26 de abril de 2024, com visitação gratuita. O evento de abertura acontece na noite anterior, dia 25/04, terça, às 19h.

O imaginário popular do Nordeste está presente em símbolos e figuras talhadas pelo artista, que completa 88 anos em dezembro.

Com curadoria de Ângelo Filizola, a exposição traz uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas até então inéditas (com suas respectivas matrizes), junto às 28 obras mais importantes da carreira de J. Borges. Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”.

Os visitantes podem apreciar obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas:  Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. A poesia popular também tem lugar na exposição: um espaço dedicado especialmente à literatura de cordel. Cordelista há mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos, de fatos lendários, de folclóricos e pitorescos da vida.

“Estou muito felizl com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. E eu ainda quero viver bastante, e o que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, comenta J. Borges, que é patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado. Borges já expôs na França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba, deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times.

A exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de Borges, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

J. Borges desenha direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos. O título é o mote para criar o desenho, onde as narrativas próprias do cordel têm espaço na expressiva imagem da gravura. O fundo da matriz é talhado ao redor da figura que recebe aplicação de tinta, tendo como resultado um fundo branco e a imagem impressa em cor. As xilogravuras não apresentam uma preocupação rigorosa com perspectiva ou proporção.

A originalidade, irreverência e personagens imaginários são notáveis nas suas obras. Os temas mais recorrentes em seu repertório são o cotidiano da vida simples do campo, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos, a religiosidade, a picardia, enfim todo o rico universo cultural do povo nordestino.

A Gerente de Cultura do Sesi-SP, Debora Viana, reforça a importância desta exposição integrar o circuito das mostras itinerantes nos Espaços Galerias. “Com a iniciativa, que começou em Campinas, reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o Sesi-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita. É por isso que desenvolvemos e realizamos projetos das mais diversas áreas e convidamos o público a entrar de cabeça no universo do conhecimento e da arte”

Com produção e idealização da Cactus Promoções e Produções, a exposição J. Borges – O Mestre da Xilogravura já foi apresentada no Centro Cultural FIESP e nas unidades do SESI em Campinas, São José do Rio Preto e Itapetininga.

Serviço

Exposição: J. Borges – O Mestre da Xilogravura

Abertura: 25 de abril – Terça, às 19h

Temporada: 26 de abril a 30 de setembro de 2024

Horário: Quarta a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita. Classificação: Livre.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.

Agendamento de grupos e escolas: culturasesisjc@sesisp.org.br

SESI São José dos Campos

Espaço Galeria

Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos. São José dos Campos/SP.

saojosedoscampos.sesisp.org.br

Instagram: @sesi_sjc | Facebook – @ sesisjcampos

Fotos da exposição e do artista (acesse o link) – J. Borges – O Mestre da Xilogravura AQUI !

J. Borges (biografia)

J. Borges (José Francisco Borges, 1935, em Bezerros/PE) é um dos mestres do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Criou figuras a partir das histórias e lendas populares, que impregnam o espírito do mestiço nordestino. Começou aos 20 anos na escrita do cordel com O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina. Mestre Dila, de Caruaru, ilustrou. Vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses e decidiu produzir as próprias gravuras para o segundo cordel: O Verdadeiro Aviso de Frei Damião. Na capa, uma igrejinha (talhou em um pedaço de madeira a primeira gravura). Amigos passaram a encomendar ilustrações e matrizes. Autodidata, Borges ilustrou mais de 200 cordéis ao longo da vida. Vendia as gravuras na feira de Caruaru, quando um grupo de turistas comentou que ‘adorava xilogravuras’, foi investigar o termo e descobriu-se um xilogravurista. Foi descoberto por colecionadores e marchands, que proporcionaram seu encontro com Ariano Suassuna que afirmava ser Borges o melhor do mundo. Ganhou notoriedade e foi levado aos meios acadêmicos. O artista aumentou o tamanho das gravuras, e o que inicialmente produzia apenas em preto, passou a colorir com uma técnica que ele próprio inventou. Entre todas suas xilogravuras, a sua preferida é A Chegada da Prostituta no Céu (1976).

Participou de exposições na França, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba. Desembarcou em mais de 10 países, deu aulas na França e nos EUA. Ilustrou livros no Brasil, na França, em Portugal, na Suíça e nos Estados Unidos. Tem várias obras publicadas, muitos prêmios e distinções: Fundação Pró-Memória (Brasília, 1984), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 1990), V Bienal Internacional Salvador Valero (Trujilo/Venezuela, 1995), Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura, 1999) e Prêmio Unesco – Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos 13 artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas, com a xilogravura A Vida na Floresta. Em 1992, expôs na Galeria Stähli, em Zurique, Suíça, e no Museu de Arte Popular de Santa Fé, Novo México. Em 2006, foi tema de reportagem no The New York Times e recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, que garante apoio vitalício para salvaguardar e transmitir sua arte. Entre todas suas xilogravuras, a sua preferida é A Chegada da Prostituta no Céu (1976).

Entretenimento

1º Roteiro Experience: Um Sucesso no SanjaWorks!

No dia 08 de outubro, o SanjaWorks foi palco do 1º Roteiro Experience, um evento que reuniu parceiros, colunistas, clientes e amigos para a apresentação em primeira mão da edição 97 da Roteiro, onde o destaque foi os sócios da Blue Fit São José dos Campos, Fabio Rodrigues, Júnior Ferreira e Marcelo Salani com a matéria de capa “Como três visionários transformaram a Blue Fit em São José dos Campos um sucesso”

Os convidados foram recepcionados por três talentosas alunas do curso médio técnico em publicidade da Univap: Giovanna Marcondes, Maria Eduarda Hechert e Rebeca Castilho. Elas também apresentaram o Trabalho de Final de Módulo, “As Aventuras da Fala”, um jogo criado por um grupo de seis meninas voltado para crianças do espectro autista. As alunas foram responsáveis por todas as artes, regras e desenvolvimento do jogo.

Além de muito networking, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho das alunas e participar de uma palestra inspiradora com Luis Melo, da Abaré Group, sobre como aumentar seu cashback utilizando as melhores ferramentas tecnológicas.

Queremos agradecer a todos que puderam estar neste evento. Aguardem, em dezembro vem o 2º Roteiro Experience, esperamos que todos os nossos parceiros possam participar.

Confira algumas fotos do evento tiradas pela Francine Farfan.

Siga o Instagram do RoteiroSJC

Siga nos parceiros que estiveram presentes:

Blue Fit – Aquarius e Vale Sul Shopping

Elieth Moraes

Fredy Nogueira

Sanja Works e Abaré Group

Patricia Gonçalves

Raissa Borges

Prósper Serviços

Vanessa de Maria

Vivi Fernandes – Vivi Comprinhas

Continue lendo

Entretenimento

Conheça as jovens vencedoras da 11ª edição do Miss São José dos Campos.

Na noite do dia 20 de outubro, o Cine Santana foi palco de um dos eventos mais aguardados do ano: a 11ª Edição do Miss São José dos Campos. Com 29 candidatas distribuídas entre as categorias Mini Miss, Miss Mirim, Miss Infantil e Miss Juvenil, o concurso atraiu um público de 250 pessoas, que prestigiaram a celebração da beleza, simpatia e talento das jovens participantes.

 Idealizado e realizado pela CEO da Agência Start, Dilma Gonçalves, o evento, que abriu as portas para o público às 18h30 e iniciou oficialmente às 19h, encantou a todos com um espetáculo cheio de charme e carisma, encerrando por volta das 22h. 

 Na categoria Mini Miss, destinada a meninas de 4 a 5 anos, Alice de Moura Carvalho, de apenas 4 anos, levou a coroa de Mini Miss. Já o título de Miss Simpatia ficou com Manuela Lemos Maciel Rodrigues, de 5 anos, que cativou a plateia com seu sorriso contagiante. 

 Entre as Misses Mirins, de 6 a 8 anos, Maria Luiza Alves Bernardi, de 6 anos, foi eleita a Miss Mirim, enquanto Catharina Louise Braga, de 7 anos, conquistou o título de Miss Simpatia com sua alegria e carisma. 

 Na categoria Infantil, que abrange meninas de 9 a 12 anos, a vencedora foi Laura de Lima Alves, de 10 anos, que brilhou com sua performance impecável. Larissa Laís de Lima, de 12 anos, foi eleita Miss Simpatia pela doçura e gentileza demonstradas ao longo do concurso. 

 Por fim, a categoria Juvenil (13 a 17 anos) coroou Ana Magalhães, de 15 anos, como a Miss Juvenil. Yasmin Belloni, de 13 anos, conquistou o título de Miss Simpatia, destacando-se pela simpatia e presença cativante.

 O corpo de jurados trouxe grandes personalidades, especialistas em suas áreas. 

Entre eles: Zilma Valadão, Colunista da Revista Elite Vale, assessora de influenciadores e eventos. 

Eleni Kira: Consultora de negócios da 3 Corações Alimentos, paranaense de nascimento, mas joseense de coração. 

 Denise Santos: Publicitária e CEO da Revista Elite Vale, especialista em Comunicação Geral, empresária e empreendedora.

Jéssica Caroline: Administradora de contratos e representante do Brasil no Miss ORB International, que acontecerá em fevereiro de 2024, na Costa Rica. 

Ewerthon Louiz: Empresário do ramo da beleza, Mister São José dos Campos 2022 e idealizador do projeto social Unidos Renascemos.

 Giovana de Cássia: Miss CNB São José dos Campos 2024, que afirmou que sua vida mudou para melhor após conquistar o título. 

 Marina Groke: COO do Grupo Unhas Cariocas e empreendedora de destaque no setor de beleza e esportes. 

 Adriano Moran: Estilista e coordenador do Miss São Paulo Teen, conhecido por suas criações para misses e rainhas de carnaval.

 A realização do evento foi apoiada por diversos parceiros. A 3 Corações e a Agência Talentos Start estiveram presente. A Com Açúcar adoçou a noite com seus doces artesanais, enquanto a Petalla’s Decoração e Eventos transformou o ambiente em um verdadeiro cenário de sonhos. O estúdio Photo PRÓ, comandado por Jessica e Adailton, eternizou os momentos da noite.

 O grupo de dança JC Dance Team, liderado por Jaqueline Cerquearo, encantou o público com uma apresentação vibrante. Além disso, a performance humorística inspirada no filme As Branquelas, da equipe Gustavo Oliveira Produções, trouxe leveza e diversão à noite. 

 A 11ª edição do Miss São José dos Campos foi marcada pela presença de várias misses de renome, tanto da cidade quanto de São Paulo, e reforçou sua posição como um dos eventos mais importantes do circuito de concursos de beleza da região. 

 Fotógrafo Adailton Barbosa

Continue lendo

Entretenimento

Happy Hour das Advogadas: Um Sucesso em São José dos Campos!

O Happy Hour das Advogadas foi um evento marcante que reuniu profissionais da advocacia feminina em São José dos Campos para um momento de troca e diálogo sobre os desafios, necessidades e expectativas da classe. Organizado pela Chapa 1 da OAB de São José dos Campos e pela Chapa 14 da OAB/SP, o encontro fortaleceu o compromisso com a valorização da advocacia feminina e proporcionou uma oportunidade importante para ouvir as vozes das advogadas da região.

Durante o evento, as participantes puderam compartilhar experiências, discutir questões relevantes para a profissão e fortalecer laços de camaradagem e apoio mútuo. A iniciativa destacou a importância de criar espaços de diálogo e networking para as mulheres na advocacia, promovendo a igualdade e o reconhecimento profissional.

O sucesso do Happy Hour das Advogadas reflete o empenho das organizadoras em promover eventos que valorizem e empoderem as advogadas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e justo na profissão.

Fotos Nando Jr

Confira aqui outros eventos do Nando Jr

Siga o Instagram do Nando Jr

Nando Jr

Fotógrafo há 26 anos com fotografia de eventos, palestras, feiras, congressos, aniversários, casamentos, confraternização e eventos em geral.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?