fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

Jazz Caboclo, projeto reúne shows gratuitos e oficinas que resgatam a cultura caipira para crianças do ensino fundamental 

Todo o projeto é realizado em Jacareí e é carregado de emoção, histórias de família e tradição caipira 

Um projeto musical em Jacareí deseja resgatar e fortalecer a música e a cultura caipira entre as crianças. É o “Jazz Caboclo”, uma iniciativa do cantor autoral Anís Machado que além de shows musicais na cidade, promoverá oficinas de“Vivências de Musicalização Infantil”. A ideia é apresentar os instrumentos e a música raiz para crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, em quatro escolas municipais. É mostrar para elas que Jacareí tem a tradição caipira na sua história e que essa cultura deve ser preservada. O projeto também contempla shows gratuitos para o público que serão realizados de outubro a dezembro (20/10, 29/10, 12/11, 24/11 e 03/12) e a produção de um mini documentário. As oficinas musicais serão realizadas de outubro a novembro (19/10, 26/10 e 9/11).

Para isso, contará com o professor musical, Mateus Guimarães, que nas oficinas apresentará para as crianças instrumentos como viola caipira, acordeon entre outros e ainda, levará para estas crianças a história da viola apresentando ritmos como o pagode, a dança da catira e dando uma volta ao mundo através dos sons do acordeon. A ideia de Anís Machado é dar acesso musical para elas, formar um público que muitas vezes, por desconhecimento, não sabe que gosta deste estilo musical.

“Muita gente não gosta da música caipira porque não tem acesso a este ritmo. E desde cedo é importante dar acesso a diversidade cultural aos pequenos. Por meio do conhecimento eles terão a oportunidade de decidirem se querem também ouvir este tipo de som”, explicou Anís.

A Inspiração

Anís Machado teve a inspiração para os shows e oficinas do projeto “Jazz Caboclo” em sua família.  Teve muita influência das avós tanto materna quanto paterna, delas ouviu falar do antigo bairro do Limoeiro de Jacareí e do Sertão da Onça, na Serra da Bocaina, localidade rural que ainda conserva o modo de viver caipira. 

“Da memória afetiva de minha família, com a convivência entre meus pais e avós, recebi as lembranças da cultura raiz, da vivência na roça, do sentar ao lado do fogão de lenha, da casa de pau à pique, do brincar no mato. Tive na infância o privilégio de crescer numa casa com quintal repleto de árvores, onde existiam o carro de boi e o galinheiro. Rodeado de objetos tradicionais, vi a paçoca sendo feita pelas mãos de minha bisavó, Dona Maria, num pilão de Pau Brasil, sempre na Semana Santa, ela que aos domingos não deixava de assistir ao programa da Inezita Barroso, grande responsável pela conservação e difusão da música caipira. Aprendi com meus pais a valorizar o feitio manual, a costura, o tricô, o tear, objetos confeccionados em madeira, a imaginar a trajetória dos materiais, dos fios ao crescimento das árvores, das agulhas e formões ao esmero do artesão, tudo conta uma história que preenche de significado a vida”, comentou o idealizador do Jazz Caboclo.

E sobre a música, Anís que é um autodidata musical, explica que ela foi libertadora para ele. Foi por meio da música, muitas vezes compondo a partir dessa realidade familiar, valorizando a cultura caipira e a ancestralidade que ele se encontrou, percebeu a força na sua identidade, e pode conciliar a transgeneridade com o respeito à tradição.

“O violão foi meu parceiro, compondo, eu pude extravasar, escrevendo tudo o que queria, sobre família, minhas raízes, respeito aos antepassados, cultura e a tradição caipira”.

Shows

Há 17 anos escrevendo letras musicais, será a primeira vez que Anís Machado reunirá suas composições num show para o grande público gratuitamente, em espaços como: o Agromerarte, Rede Graúna, Viveiro Municipal, Sala Mário Lago e Asilo Lar Fraterno da Acácia.

O projeto “Jazz Caboclo” também foi influenciado por um outro músico, pelo qual Anís é fã, que é Hermeto Paschoal. Anís via Hermeto trazer para o jazz a música nordestina, sem haver perda das características regionais. Daí veio a inspiração, “porque não trazer a música caipira para o jazz?”

E o resultado disto poderá ser conferido nos shows. Confira a programação:

Programação – Jazz Caboclo – Gratuito:

Outubro

20/10 (sexta) – às 21h, no Agromearte

29/10 (domingo) – às 17h, na Rede Graúna

Novembro

12/11 (domingo) – às 15h, no Viveiro Municipal

24/11 (sexta) – às 19h, na Sala Mário Lago

Dezembro

03/12 (domingo) às 15h, no Lar Fraterno da Acácia

Programação – Vivências Musicais

19/10 – Maria Regina Cachuté (Pq. Imperial) – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

26/10 – EMEF Professora Célia Guedes (Jd. Primavera) – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. 

09/11 – EMEF Professora Neusa Teodoro de Azevedo (Vila Zezé) – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Apoio: Prefeitura de Jacareí e Fundação Cultural de Jacarehy e Cartório de Registro de Imóveis de Jacareí. 

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799 – Solução Textual Assessoria (@solucaotextual).  

Roteiro

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

A 6ª edição do Mais Gastronomia, festival gastronômico chegou ao fim

Um dos festivais gastronômicos mais prestigiado de São José dos Campos, chegou ao fim neste domingo. 

Foram 35 operações gastronômicas e cardápios exclusivos com os melhores sabores da culinária joseense e do Vale do Paraíba, além da programação musical, debate e workshop.

A entrada é gratuita e o evento também tem causa nobre: arrecadar doações para o Rio Grande do Sul. São José dos Campos, Várias Rotas e um Destino.

Dentre vários momentos do dia, tivemos um painel de debate com um time de peso no palco do MAIS GASTRONOMIA.

Com o tema “O futuro inovador e sustentável da indústria, turismo e da economia criativa´´.

Tivemos como palestrantes: Maurício Guisard, Diretor SPRIO MAIS e Presidente Destination SJC, José Guilherme, Diretor de jornalismo SPRIO MAIS, Washington Freitas, Presidente Executivo da FCCR e Anderson Farias, Prefeito de SJC.

Moderadora Roselaine Dantas, Consultora Especialista em Gestão de Destinos Turísticos.

Lembrando que o festival bateu record de público, nesses seis dias de evento.

Reforçando sua importância para SJC, o Mais Gastronomia se mostra cada vez mais como um evento de responsabilidade social, cultural e também econômica.
Em seis dias de realização (7, 8, 9, 14, 15 e 16 de junho), o festival movimentou cerca de R$ 4 milhões de reais.
O valor inclui operações gastronômicas, consumo de produtos e serviços, além da produção necessária para atender as 60 mil visitantes dessa edição.

Fotos: Gilberto Freitas

Roteiro

Continue lendo

Entretenimento

Um cowboy inesquecível’: Janaína Sousa celebra rodeios de Barretos e lança seu segundo livro

A literatura brasileira ganha mais um destaque com o lançamento de “Um cowboy inesquecível”, o mais recente livro da autora e fundadora do Instituto Sousa Araújo, Janaína Carvalho de Sousa, de 43 anos. A obra, que já está disponível em diversas plataformas de venda online, traz uma narrativa inspirada no universo caloroso dos rodeios de Barretos. “Lá, tive a oportunidade de imergir no universo country, com sua música vibrante, tradições autênticas e a hospitalidade calorosa do povo. Foi nesse ambiente mágico que a inspiração para o livro brotou em meu coração”, diz Janaína.

Em apenas dois meses, ela escreveu o livro, com a mente ainda vibrando com a energia de Barretos. “Cada capítulo foi escrito com paixão, transportando-me de volta para aquele ambiente mágico e dando vida aos personagens que povoam a história”, revela.

Janaína Carvalho de Sousa

Embora seja uma obra de ficção, “Um cowboy inesquecível” carrega a essência do universo country, explorando temas de amor, amizade, superação e a busca pela felicidade. “Espero que os leitores se identifiquem com os personagens e se emocionem com a trama, assim como eu me emocionei ao escrevê-la. Este livro é um convite à felicidade, um incentivo para que as pessoas nunca desistam de seus sonhos”, afirma a autora.

Uma vida multifacetada

Além de escritora, Janaína Sousa é fundadora do Instituto Sousa Araújo, uma organização dedicada a projetos sociais. “Ser fundadora do instituto é meu propósito de vida, sempre amei ajudar as pessoas e, através do instituto, temos seis projetos que auxiliam quem precisa de algo para ajudar na caminhada da vida”, explica.

Janaína equilibra sua carreira literária com a gestão do instituto e seus estudos. “A escrita é meu cano de escape, eu amo fazer isso, e a leitura é meu momento de lazer”, diz ela. A oportunidade de publicar seu primeiro conto surgiu em agosto de 2022, quando uma autora chamada Janaina Rico reuniu um grupo de 13 escritoras para criar uma antologia em prol do tratamento de uma colega escritora com câncer. “Em novembro de 2022 publiquei meu primeiro conto ‘Um show para recordar’, ele está em e-book na Amazon. Desde então, não parei mais de escrever”.

Além disso, ela está envolvida em vários projetos literários, com dois livros previstos para serem lançados até o final do ano.

O livro ‘Um cowboy inesquecível’ está em venda no site da Ler Editorial. https://www.lereditorial.com/product-page/um-cowboy-inesquecivel

Roteiro

Continue lendo

Entretenimento

Momentos Inesquecíveis: Eventos com Toque de Magia!

Os eventos em que participamos foram mais do que reuniões; foram experiências únicas. Com convidados especiais e com a organização de profissionais experientes, são memórias que ecoarão por muito tempo.

Dia 14 de março foi inaugurada a segunda unidade do Buddha Spa no Aquarius Open Mall em São José dos Campos. O menu foi assinado pelo Chef Luiz Stetner, que desenvolveu um cardápio exclusivo para o evento, acompanhando a proposta do spa.

No 21 de março os diretores e conselheiros da ASSECRE, Associação das Empresas do Vale do Paraíba, comemoram os 30 anos da entidade em cerimônia, que lançou o livro ASSECRE 30 anos – Movidos por Valores e Propósitos.

São José dos Campos recebeu a inauguração da segunda Loja Natture, referência na cena da decoração sustentável na região em coquetel que ocorreu no dia 9 de abril, no Shopping Esplanada.

Em 11 de abril aconteceu a inauguração da GWM Original São José dos Campos.

No dia 22 de abril, a empresária e CEO da Raiz Latina, Telma dos Santos, lançou os produtos capilares On e Off.

No dia 26 de abril, o Instituto Souza Araújo realizou um café especial. Vivemos, na ocasião, a experiência de um cinema Diamante e fazer parte da construção de um novo amanhã.
E aguarde em 18 de outubro a 3ª Feijoada beneficente “Construindo o Amanhã – Unidos Pela Cura do Câncer”.

No dia 30 de abril, cerca de 170 empreendedores foram homenageados no Evento ‘Homenagem e Premiação: Empreendedores Inspiradores’

No dia 07 de maio aconteceu um Happy Hour de Dia das Mães no restaurante A Baronesa de São José. A iniciativa foi do Dondoca Studio de Beleza e SPA, Agradável Cozinha e Revista Urbanova. Parte do valor arrecadado com a venda dos convites foi revertida ao GAIA.

No dia 09 de maio aconteceu um coquetel especial de dia das mães no Clube Morena Rosa do Vale Sul Shopping. os presentes puderam conferir a nova coleção e comprar lindos presentes para suas mães.

Em 16 de maio aconteceu a 11ª edição da Feira de Vinhos do Amicci Anchieta, onde os presentes puderam degustar vinhos, queijos, churrasco fogo de chão e muita música boa.

Patricia Morello

Colunista social da revista Roteiro e do Portal Roteiro, jornalista e publisher.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?