fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

São José dos Campos recebe “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”- exposição itinerante com estações interativas, peça de teatro temática, e palestras gratuitas para crianças e adolescentes

Em formato de carreta itinerante, de 7 a 10 de maio, a expedição, realizada pela Força Meninas, promove sessões diárias do espetáculo “Uma Janela Para O Mundo” e estações interativas que possibilitam a prática de habilidades sócio emocionais, essenciais para profissionais do futuro

Com inscrição gratuita e focada para pessoas de 10 a 15 anos, a iniciativa desperta curiosidade, engajamento e pertencimento dos participantes nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que têm baixa representatividade feminina, por meio de instalações imersivas promovendo experiências com inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada

Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro” edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

Brasil, abril de 2024 – Entre os dias 7 e 10 de maio, a Praça Floripes Bicudo Martins, no bairro Jardim Esplanada II de São José dos Campos, em São Paulo, é o endereço da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Após deixar o estado do Rio Grande do Sul, a carreta segue em cidades paulistanas. A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos. O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas John Deere, ArcelorMittal – Fundação ArcelorMittal e Novelis.



Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924 – e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Atrizes da Cia Realejo em apresentação teatral edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

Com visitação de cerca de uma hora, o público será guiado por um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos. A mostra usa o STEAM como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes & design e matemática.

O visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade, com criação e curadoria de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas. A ideia é mostrar para as crianças a beleza do detalhe e, ao mesmo tempo, a complexidade do mundo em que vivemos. O desejo é que as garotas saiam da experiência compreendendo a importância de ingressarem em áreas estratégicas, como Ciências, Engenharia e Tecnologia, para transformar positivamente o presente e o futuro.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

A iniciativa rodará diversos estados, durante dois meses, passando por Porto Alegre, Montenegro, Santa Rosa, Horizontina (RS), Lorena, São José dos Campos, Pindamonhangaba (SP), Barra Mansa (RJ) e Santos Dumont (MG). Ficará quatro dias em cada cidade e as apresentações terão também transmissão em Libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

Estação Interativa Pequeno Grande Mundo, edição 2024 – Montenegro–RS | Crédito: Daniel Henrique Silva Dias

“A expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse desses alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. Nosso objetivo é levar um mix de diversas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e até inteligência artificial por meio da metodologia STEAM. A exposição interativa combinada à força da linguagem teatral tem a função de despertar a vontade de aprender dos estudantes de maneira inovadora em atividades que conectam o mundo real ao como e o porquê de profissões do futuro’’ conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto

“O projeto é para meninas e meninos, nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário para todos. Para este ano, trouxemos uma nova abordagem, desenvolvida a partir do estudo da última edição. Vamos conversar com uma faixa etária um pouco mais velha, que já está em busca de possibilidades de profissões. E também substituímos as oficinas por estações interativas, como um museu imersivo e colaborativo”, complementa.

Déborah de Mari, fundadora do projeto Força Meninas na edição de 2022 | Crédito: Fernanda Fluguel

As crianças interessadas precisam comparecer ao local acompanhadas de um adulto responsável com seus respectivos documentos de identidade.

Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 37 mil estudantes de escolas públicas. Neste ano, retorna como exposição itinerante e deve alcançar mais de 40 mil estudantes em quatro regiões do país.

Sobre a Força Meninas
Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito vem fomentando a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação, em 2016, já são mais de 57 mil meninas impactadas em 263 estados e 29 cidades no Brasil.

 
Sobre a Cia Realejo

A Cia Realejo é uma companhia teatral que desde 2016 desenvolve contações de histórias e espetáculos infantis. Em colaboração com a Força Meninas, atua desde 2017, em peças teatrais que refletem sobre assuntos contemporâneos, como os dilemas enfrentados por meninas e mulheres, por meio do olhar da criança, estimulando que elas sejam donas de suas próprias histórias.


Serviço Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”
Cidade: São José dos Campos

Local: Praça Floripes Bicudo Martins, Jardim Esplanada II

Data: 7 a 10 de maio de 2024

Horários das sessões: 8h00, 10h00, 14h00 e 16h00

Este evento foi planejado para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por favor, procure nossa produção caso precise de ajuda ou informações. Temos os seguintes serviços disponíveis: área reservada, audiodescrição e intérprete de Libras.


Retirada de ingressos gratuitos no local
Adultos apenas acompanhados de crianças

Roteiro

Entretenimento

Cia Clownbaret completa 15 anos com apresentações especiais

Dirigida por Gabi Winter, a companhia programou uma comemoração em grande estilo, circulando com seus espetáculos de repertório por cinco cidades do estado de São Paulo.

Neste ano a Cia Clownbaret, trupe paulistana de palhaçaria, completa seus 15 anos de trajetória e, para comemorar, programou a circulação de seus espetáculos de repertório em cinco cidades: Poá, Mogi das Cruzes, São Paulo, São Sebastião e Monteiro Lobato.

As apresentações acontecerão em escolas públicas, teatros, bairros periféricos, organizações que atendam prioritariamente o público PCD ou idoso, praças, além da sede de parceiros da companhia, como Circo Navegador (São Sebastião), Circo Pandavas (Monteiro Lobato) e Contadores de Mentira (Suzano). Já em São Paulo, os espetáculos serão dedicados ao público PCD visual e auditiva com tradução em libras e audiodescrição. A companhia faz parceria com a “Ver com Palavras”, empresa especializada em audiodescrição, tradução em libras e acessibilidade.

A itinerância começa agorinha, no mês de maio, e Monteiro Lobato receberá dois espetáculos do repertório da companhia. No dia 11, às 17h, o Circo Instituto Pandavas recebe o espetáculo El Grand Clownbaret”, um espetáculo que homenageia o universo circense com números divertidos e inusitados, acompanhados de uma banda composta por cinco musicistas. A cia traz para a cena uma releitura de números de seu repertório e traz algumas novidades.

No dia 12 o público poderá se divertir com “Desventuras Esportivas da Perdedoslavia”. A apresentação acontece no Bairro São Benedito às 15h. Neste divertido espetáculo, a delegação da Perdedoslávia D’Oeste decide fazer história de uma maneira inusitada e jogar contra ela própria, durante sua participação nos jogos da Dona Olímpia. Os atletas Perdedoslavos vão competir nas mais variadas modalidades como nado sincronizado, ginástica rítmica, boxe, tênis e corrida. A risada é garantida!!!

Vale ressaltar que a entrada é gratuita em ambas as apresentações.

Confira abaixo o Serviço:

“El Grand Clownbaret” – https://youtu.be/KppOuT4_aTU

Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos
Quando: 11/05/2024 às 17h

Onde: Circo Instituto Pandavas – Estrada Sebastião Mota dos Santos, 2551 – Bairro dos Souzas

“Desventuras Esportivas da Perdedoslavia” – https://youtu.be/VCUnwZGk_Yw

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre
Quando: 12/05/2024 às 15h

Onde: Bairro São Benedito – Rodovia SP 050, Km 138,5

Sobre a Companhia Clownbaret

A Cia Clownbaret é uma Trupe paulistana criada em 2009, que desenvolve a sua pesquisa na linguagem da palhaçaria. Nasceu sendo um cabaré mensal e estruturou-se com um elenco fixo menos de um ano depois.

Hoje a companhia conta com 07 espetáculos em seu repertório, entre eles: “Máquina de Brasilidades”, “Catadora de Ilusões”, “Aula Show – A Transformação na Palhaça” e “Beiradinha do Mundo”. No decorrer destes anos a Cia Clownbaret percorreu vários festivais (Festival Mundial de Circo, Festival Internacional de Circo, Festival Paulista de Circo, Festivais de Mulheres Palhaças, Festival de Cenas Cômicas, Palhaçada Geral, Viradas Culturais, Satyrianas) e circuitos culturais Brasil afora.

Realização

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo

Roteiro

Continue lendo

Entretenimento

Happy Hour de Dia das Mães reune mais de 100 mulheres no Urbanova

Aconteceu na noite desta terça-feira (7) um Happy Hour de Dia das Mães no restaurante A Baronesa de São José, no Urbanova. A iniciativa foi do Dondoca Studio de Beleza e SPA, Agradável Cozinha e Revista Urbanova com o objetivo de promover momentos de descontração e integração.

A noite foi marcada por momentos de descontração e alegria. A animação ficou por conta da cantora Leka Oliveira. O restaurante preparou um buffet completo de frios e petiscos para receber as convidadas. A festa contou, ainda com diversos sorteios e presença de expositoras.

Parte do valor arrecadado com a venda dos convites será revertida ao GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo).

Apoio: Novellis Imóveis, Renascer Acessórios, Meu Brilho Cosméticos Multimarcas, Sensualyta, Supermercado Máximo, Closet, Nakasadaca, El Giro Padaria e Empório Português, Fantástico Alimentos, Academia Celeiro, Fruit City, Salve Rainha, Eletrofabrica.

Fotos: Gilberto Freitas

Roteiro

Continue lendo

Entretenimento

Clube Morena Rosa revela detalhes da nova Coleção Inverno 2024

No dia 23 de abril, a loja Clube Morena Rosa do Colinas Shopping em São José dos Campos sediou um evento exclusivo de lançamento da Coleção Inverno 2024. Influenciadores, imprensa, fashionistas e clientes da loja se reuniram para conferir em primeira mão os detalhes da nova coleção. 

Desde tecidos fluidos até peças estruturadas, a coleção promete algo para todos os gostos. Do crepe à pelagem, do couro ao algodão, do preto básico ao vibrante vermelho. E as estampas? Erika Muller, gerente da loja do Colinas Shopping, compartilha os detalhes. “Animal print, xadrez e floral vão dominar as passarelas do dia a dia”, conta.  

De acordo com Erica, nessa temporada, a marca traz elementos de culturas diversas para suas criações. “Queremos que as mulheres se sintam empoderadas e livres para explorar novos horizontes, sem perder sua identidade brasileira única”, comenta. “É sobre dar às mulheres o poder de serem protagonistas de suas próprias histórias, escolhendo sua melhor versão a cada dia”, acrescenta. 

Para os fashionistas ansiosos, a coleção já está disponível nas lojas do Clube Morena Rosa. Em breve também chegará a Coleção de Alto Inverno. 

Fundada em 1993, a marca tornou-se um ícone da moda brasileira, refletindo o estilo de vida das mulheres modernas e sofisticadas com a união das cinco marcas do grupo, incluindo Morena Rosa, Maria. Valentina, Iódice, Zinco e Lebôh.

Fotos Fredy Nogueira / Assessoria Zilma Valadão

Roteiro

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?