fbpx
Conecte-se conosco

Gastronomia

Como preparar o hambúrguer perfeito em casa

5 dicas de chef para celebrar o Dia do Hambúrguer em grande estilo

Apreciado no mundo inteiro, o hambúrguer tem até data em sua homenagem: 28 de maio, o Dia Mundial do Hambúrguer. A ocasião é a oportunidade perfeita para reunir convidados e fazer sua própria versão do lanche.

E não é por ser feito em casa que precisa ser básico. Pensando nisso, o chef Cesar Brandelli, da Tramontina, dá algumas dicas de preparo e de utensílios que vão ajudar a levar o seu hambúrguer a um nível profissional.

1. O segredo está na carne

Seja qual for o tipo de carne que você optar, quando se trata de carne moída, o que se deve observar é a textura. A mistura de mais de um tipo de carnes (chamada de blend) gera diferentes texturas e também influencia muito no sabor do hambúrguer. O ideal é que não sejam carnes muito magras, mas que tenham um percentual de gordura em torno de 20% e 30%. Os cortes mais indicados são: acém ou agulha, alcatra, contrafilé, chapéu de bispo, coxão duro ou peito. 

2. Faça hambúrgueres padronizados

Depois de moída, a carne precisa ser moldada em formato de hambúrguer. Para garantir que todos fiquem iguais, você pode utilizar uma balança para medir a quantidade – um hambúrguer médio pesa entre 180g e 200g -, e depois, utilizar um prensador de hambúrguer. O controle do tamanho e da espessura ajudam a padronizar também o cozimento. Se quiser evitar problemas e garantir uniformidade, aposte nos hambúrgueres menores, mais fáceis de cozinhar. Você pode combinar mais de um em um único pão na hora de montar.

Quanto aos temperos, sal e pimenta já são suficientes para ressaltar o sabor da carne. O segredo é não utilizá-los no hambúrguer inteiro, mas apenas na parte externa, já que o sal é conhecido por absorver a água dos ingredientes. Para não correr o risco de deixar a carne seca e dura, o recomendado é sempre que ele seja acrescentado dos dois lados do hambúrguer logo antes de levá-lo ao fogo. O mesmo acontece se a intenção for congelar a carne: para preservar a suculência, evite salgar antes.

3. Cuidado na hora de cozinhar

Para cozinhar o hambúrguer, é possível usar uma frigideira ou uma churrasqueira. Os procedimentos são bem parecidos, mas há algumas particularidades. O mais importante é garantir uma temperatura alta para selar o hambúrguer sem cozinhá-lo demais.

Se optar por uma frigideira, dê preferência às de corpo triplo, capazes de manter o calor de forma mais eficiente. Pré-aqueça a frigideira em fogo médio a alto e unte levemente com óleo. Depois do primeiro hambúrguer, ela já ficará devidamente untada com a gordura natural da carne. Para um resultado melhor, evite colocar mais de um hambúrguer por vez.

O preparo na churrasqueira depende do fogo e exige um pouco mais de experiência. Por outro lado, ele deixa o hambúrguer com aquele gostinho defumado todo especial. O mais importante aqui é: nada de apertar e ficar mexendo na carne – a dica é virar apenas uma vez. 

Enquanto o hambúrguer está na frigideira ou churrasqueira, você pode observar pela lateral da carne a mudança de cor acontecendo de baixo para cima, da parte mais quente para o centro do hambúrguer. Quando observar o líquido da carne brotando da parte superior, é sinal de que chegou o momento de virá-lo.

Depois de pronto, deixar o hambúrguer repousar por 1 a 2 minutos faz com que a água se redistribua, deixando a carne suculenta.

4. O pão e o queijo também fazem diferença

Como você prepara o pão para seus hambúrgueres? Este também é um elemento muito importante para o sucesso do lanche. Aqui a dica é escolher um pão macio, como o tipo brioche. Para melhorar ainda mais a experiência, aqueça o pão na chapa e unte com manteiga.

Quanto ao queijo, é fundamental que derreta bem, para “abraçar” a carne e agradar ao paladar. Além do queijo fatiado, você também pode ralar um pouco de queijo da sua preferência – pode ser mozzarella, provolone, gruyère, gorgonzola ou cheddar -, assim ele derrete melhor.

5. Capriche na hora de servir

Uma boa refeição apela a todos os sentidos, então uma forma de valorizar ainda mais o momento entre amigos é caprichar na forma de servir. Um prato decorado ajuda a compor o clima, mas prefira uma opção mais leve e informal. Outra ideia é servir em tábuas de madeira, suportes ideais por não transferirem cheiros ou gostos aos alimentos em contato direto, além de darem um toque charmoso e rústico. 

Preparado desta forma, mesmo o hambúrguer mais clássico ganha um toque especial. A Tramontina conta com diversos produtos para ajudar a fazer o seu. Confira em: https://www.tramontina.com.br/ambientes/cozinha/ .

Publieditorial

Roteiro

Gastronomia

Churrasco Majestade 2024: Quinta edição do evento celebra aniversário da cidade

O aguardado evento gastronômico, Churrasco Majestade, está de volta em 2024 para sua quinta edição, e desta vez, traz uma novidade para os amantes de churrasco: o evento acontecerá no mesmo dia do aniversário da cidade de São José dos Campos, 27 de julho. 

Em um ambiente confortável e familiar, o Churrasco Majestade reúne renomados assadores de todo o país. Para este ano, a equipe do Churrasco Majestade está focada em oferecer excelência gastronômica. Além dos diversos cortes premium de sua própria produção, preparações e acompanhamentos inéditos desenvolvidos pelos chefes assadores também são inclusos. 

A expectativa é de aproximadamente 2000 pessoas para o evento premium, que contará com seis horas de all inclusive, com open food e open bar, atrações especiais e, é claro, muito churrasco de qualidade no Palácio Sunset, localizado na R. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, 1152 – Jardim Limoeiro, São José dos Campos – SP, 12241-430. 

Os ingressos para o Churrasco Majestade podem ser adquiridos nas casas de carne Majestade ou no site www.churrascomajestade.com.br.

Retrospectiva das edições anteriores

Desde sua estreia em 2017, o Churrasco Majestade tem conquistado os corações (e estômagos) dos aficionados por carne. Em sua última edição em 2022, o evento ofereceu mais de uma tonelada de carnes, 19 chefs assadores, 12 ações simultâneas de patrocinadores e sete horas de open bar. No entanto, a equipe está determinada a superar as expectativas e proporcionar uma experiência ainda mais incrível nesse ano.

Crédito das fotos : Gilberto Freitas 

Assessora : Fernanda Rodrigues – Agência Ânima – @fernanda.rodrigues.anima

Roteiro

Continue lendo

Gastronomia

11ª edição da Feira de Vinhos Amicci Anchieta acontece no mês de maio em São José dos Campos

Os amantes de vinho já podem anotar na agenda: dia 16 de maio a partir das 19h. O Amicci Anchieta promoverá a décima primeira edição da Feira de Vinhos, este evento já tão aguardado pelo público do Vale do Paraíba.

Serão degustados mais de 120 rótulos, de diversos países, ao som de muito jazz, com churrasco fogo de chão, mesa com pães, queijos e antepastos, além de uma estrutura incrível para os presentes.

Os convites estão sendo vendidos no Empório Amicci e pelo Sympla, ainda em primeiro lote. Mas corra, pois são limitados e em breve o segundo lote entra em vigor, com preços mais altos.

Serviço: O Empório Amicci fica na Av. Anchieta, 225 – Jardim Esplanada. Para compras online, o site é o https://www.sympla.com.br/evento/11deg-feira-de-vinhos-amicci-anchieta-experiencia-enogastronomica-sjc-copia/2407887

Roteiro

Continue lendo

Gastronomia

Casa Bambuí: Dia das Mães com as fantásticas sobremesas da chef Anouk Migotto

Pensa num almoço perfeito para comemorar o Dia das Mães: o restaurante Casa Bambuí, em Campos do Jordão, reúne conforto e requinte para uma incrível experiência gastronômica; destaque para as sobremesas!

Uma experiência gastronômica baseada no conceito de comida afetiva, dentro de um dos mais lindos parques de Campos do Jordão, e com direito a sobremesas criadas pela chef Anouk Migotto especialmente para “adoçar a alma”. Trata-se da Casa Bambuí, local perfeito para comemorar o Dia das Mães (12 de maio) em meio à natureza com todo requinte que elas merecem! Funciona das 12h às 16h, por ordem de chegada.

Inaugurada no ano passado numa parceria entre o Grupo Toriba e a chef Anouk, a Casa Bambuí fica dentro do Parque Bambuí – um incrível complexo de lazer com trilhas e passeios de bike, barco e a bordo de uma centenária locomotiva Maria-fumaça.

Casa Bambuí Campos

Por sinal, a charmosa Casa Bambuí é uma das paradas da locomotiva. Ao desembarcar, o visitante se depara com um lindo restaurante, que além de ter sido construído em meio a um cenário exuberante, foi projetado para proporcionar aconchego em cada detalhe –da infraestrutura ao atendimento. E ainda: clássicos franceses com terroir Mantiqueira!

FOTOS/DIVULGAÇÃO: DOUGLAS FAGUNDES

AS SOBREMESAS – Apaixonada pela “cozinha” desde muito cedo, a chef tem um olhar ainda mais especial quando o assunto é sobremesa. Por sinal, fica quase impossível destacar uma. Então, vamos lá:  Crème Brûlée, Tarte Tatin (torta de maçã, servida na panelinha de ferro), Entremet vegano (chocolate, laranja ou frutas vermelhas), Bolo especiarias com mel de abelhas nativas, Torta de chocolate com azeite e flor de sal, Gaiola Petit Pourri Mantiqueira (com cinco sobremesas) e muito mais.

Chef Anouk Migotto na Casa Bambuí – FOTO/DIVULGAÇÃO: ADRIANA REBOUÇAS

Com o cardápio criado para agradar diferentes paladares (e mães!), desde carnes, peixes, massas e opções vegan, a chef Anouk ressalta dois pratos principais queridinhos da vez na Casa Bambuí: o Caramelli recheado com suculenta paleta de cordeiro e o Risotto Serra Arbóreo com abóbora, queijo manteiga e um toque especial de castanhas.

É BOM SABER! – No domingo do Dia das Mães, o almoço será regado ao som de piano e um “mimo” surpresa da chef. “Uma experiência gastronômica preparada com muito carinho pela equipe da Casa Bambuí para homenagear às mamães!”, enfatiza a chef.

SERVIÇOS – A Casa Bambuí está localizada dentro do Parque Bambuí, à Rua Rachid, número 871, no Jardim Toriba, em Campos do Jordão/SP. Funciona diariamente, das 12h às 16h (por ordem de chegada) e feriados com horários especiais para jantares. Ingressos para acesso ao Parque Bambuí e Maria Fumaça são cobrados à parte. Mais Informações pelo telefone (12) 99704-5486 e @casa.bambui (insta).

Roteiro

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?