fbpx
Conecte-se conosco

Gastronomia

Overnight oats de aveia e chia

Após as férias bate o desespero com a balança que mostra os quilinhos a mais, assim como as roupas, que ficam apertadas. Não adianta recorrer a produtos e tratamentos milagrosos, pois o importante é criar uma rotina, sempre com acompanhamento profissional, de exercícios e alimentação saudável.

Confira algumas dicas: inclua, diariamente, três peças de fruta variadas na rotina alimentar; beba água; crie uma base de alimentação sólida e saudável; mexa-se mais; domine as ocasiões especiais, contenha danos e aprenda a controlar as escolhas alimentares nos eventos sociais.


Agora vamos para uma receita que está em alta, simplesmente deliciosa e que pode ser um pequeno empurrão para uma alimentação mais saudável: a Overnight oats (aveia de um dia para outro). A receita pode ser consumida no café da manhã, pré-treino, ceia, lanche da tarde ou a hora que quiser.

Ingredientes:

  • 2 Col. de sopa de Aveia em flocos (30g)
  • 1 Copo de leite fresco (200ml)
  • 2 colheres de sopa de Chia (30g)
  • Frutas e granola a gosto

Modo de Preparo:

Em um recipiente adicione a aveia, o leite e a chia. Misture muito bem. Tampe e deixe na geladeira durante a noite. No outro dia, faça camadinhas dessa mistura, recheando-as com frutas picadas no meio (você também pode levar as frutas ao fogo numa panela para reduzir e ficar como se fosse uma geleia). Finalize com granola ou como quiser.
Rende 2 porções. Para quem é formiguinha e gosta de uma receita um pouco mais doce, vale a pena colocar uma colher de xarope de agave ou de mel.

Gastronomia

O Melhor Pintado na Brasa de São José dos Campos.

Restaurante que já é tradição na cidade desde 1998, é reinaugurado.

Em um ambiente aconchegante e repleto de sabor, o Restaurante Refúgio se consagra como uma referência gastronômica em São José dos Campos, oferecendo um buffet completo que inclui o famoso Pintado, além de uma seleção irresistível de churrasco, frutos do mar e sobremesas cuidadosamente preparadas.

O Restaurante, situado ao lado do Thermas do Vale, é um verdadeiro Refúgio com muita área verde, árvores… Um verdadeiro refúgio no meio da cidade!

Reconhecido pela excelência no preparo do Pintado — o mais elogiado da região — o
Restaurante Refúgio não apenas conquista pelo paladar, mas também pela experiência de um serviço e tradição. O restaurante que hoje Rafael Sammarco está à frente começou lá em 1998 com seus pais e avós, que trouxeram para a cidade o sabor da sua família!


“Antigamente, você encontrava o Pintado na Brasa em um único restaurante, agora, você
encontra todos os dias aqui no Refúgio” – Pontua Rafael.


Horário de Funcionamento:
● Terça a Sexta: das 11h às 14h30
● Sábados, Domingos e Feriados: das 11h às 15h30
Localização: Avenida Lineu de Moura, 255, São José dos Campos–SP.


Aproveite essa experiência gastronômica única e convide amigos e familiares para desfrutarem juntos das especialidades do Refúgio. Mais do que uma refeição, é um convite para vivenciar momentos saborosos e memoráveis!

Instagram: @restauranterefugio.pnb

Continue lendo

Gastronomia

De Vera Holtz a Caio Blat: conheça a loja de vinhos frequentada por artistas em São José.

Vera Holtz, Caio Blat, Mel Lisboa e Herson Capri, esses são alguns dos artistas que já visitaram a Ma Cave, loja de vinhos que inaugurou há pouco mais de três meses no Colinas Shopping, em São José dos Campos.

Graças à proximidade com o teatro, quem passeia pelo shopping vê frequentemente os artistas no local. No último final de semana, por exemplo, foi a vez dos atores Caio Blat e Herson Capri, que estavam em cartaz com a peça ‘Memórias do Vinho’, conhecerem a loja.

“Sempre que recebemos um artista, tentamos entender em qual trabalho ele está e oferecer um vinho que faça um casamento com essa empreitada. Por exemplo, no caso deles, que a peça já falava sobre vinhos, mas era sobre uma relação de pai e filho, escolhemos um vinho argentino jovem para Caio Blat e um vinho brasileiro mais encorpado para o Herson Capri”, explicou Victor Copola, um dos sócios da marca.

Outro caso curioso foi o da atriz Mel Lisboa, que em setembro visitou São José com seu show cantando Rita Lee. Após uma pesquisa, a equipe da Ma Cave soube que a atriz era vegana e assim a indicou um vinho espanhol vegano.

Atualmente, a marca trabalha com mais de sessenta rótulos de diversos países, com preços a partir de R$ 60. Além da loja, a Ma Cave faz degustações, eventos e conta com um Wine Bar, onde os clientes podem degustar os vinhos com alguns pratos.

Serviço: A Ma Cave Vinhos funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 20h. Mais informações pelo Instagram @macavevinhos ou pelo WhatsApp (12) 98885-0170.

Continue lendo

Gastronomia

Arroz de safra nova ou velha: qual tem o melhor resultado na panela?

Entender que arroz não é tudo igual pode garantir melhor custo-benefício e gerar economia no fim do mês.

Na rotina das compras, é comum que os consumidores, influenciados por hábitos de consumo, acabem escolhendo sempre os mesmos produtos, sem reparar em informações fundamentais para avaliar a qualidade de um alimento essencial na mesa dos brasileiros: o arroz. Apesar de ser uma escolha simples, algumas dicas podem garantir o melhor custo-benefício e assegurar que os grãos rendam, fiquem soltinhos e brancos na panela.  

Há várias marcas e tipos de arrozes, sendo o agulhinha e o integral os mais consumidos, seguidos de variedades como o parboilizado, arbóreo e negro. Enquanto a qualidade do feijão é definida pelo frescor dos grãos, no caso do arroz é o oposto: os grãos mais velhos oferecem vantagens em textura e sabor.

“Nós trabalhamos com o arroz mais velho, porque o arroz novo tende a empapar e a não render. Todas as carretas que chegam aqui — em torno de 80 por semana — passam por um teste para determinar a qual marca o arroz será destinado. Avaliamos e experimentamos como ele fica na panela, já que esse é um critério importante para classificar os grãos”, explicou Alexandre Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos e diretor da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).

Segundo o especialista, a região onde o arroz é cultivado também influencia diretamente na qualidade final. O teor de amilose, um dos principais componentes do amido de arroz, também é determinante, pois afeta características como a textura, a capacidade de absorção de água, a viscosidade e a expansão de volume.

“Arroz com baixo teor de amilose é mais macio. O arroz começa a se qualificar desde o plantio. Tem produtor que cuida muito bem da lavoura, seleciona as sementes e combate as pragas de maneira correta. Nós escolhemos esses produtores mais caprichosos e também consideramos a região para que, logisticamente, possamos receber o arroz no tempo certo”, destacou

Dicas

No supermercado, verifique a data de fabricação, as categorias tipo 1 e 2, e prefira embalagens transparentes para visualizar a integridade dos grãos. Ao preparar arroz em casa, observe o rendimento da receita, a cor do arroz cozido, o quanto os grãos crescem e se ficam soltinhos.

Por norma, o arroz tipo 1 precisa ter um percentual maior de grãos inteiros, mínimo de 92,5%, com uma seleção de pureza mais rigorosa, grãos lisos e uniformes. No caso do tipo 2, o percentual mínimo de grãos inteiros é de 85%, a quantidade de grãos quebrados é maior, e ele pode conter um pouco mais de impurezas, além de grãos menos uniformes e mais opacos.

“Atualmente, a maior inovação na produção de arroz são as máquinas eletrônicas, que filmam grão por grão, eliminando qualquer defeito. Determinamos que esse arroz não deve ter barriga branca (mancha esbranquiçada) e nem grãos quebrados. A máquina faz a seleção exatamente com o que especificamos”, explicou Celso Oliveira Ruston, sócio-diretor da Fantástico Alimentos.

História

A história da Fantástico Alimentos começa em 1975, quando Celso Ruston abriu a própria empresa de arroz em Jacareí. Foi pelas mãos dele que o grupo modernizou processos e passou a atuar também com feijão. Em 1993, o comando passou para Mariana Ruston de Carvalho, Celso Oliveira Ruston e Alexandre Oliveira Ruston, que já atuavam no grupo.

Após quase 50 anos, a empresa atua com linhas de arroz, feijão e massas. Com 250 funcionários diretos e atuação com foco nos estados do sudeste, a meta é fortalecer e expandir a empresa como fornecedora de alimentos em âmbito nacional.

Fotos: Divulgação

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?