fbpx
Conecte-se conosco

Turismo

12ª edição do Guararema Cidade Natal registra público recorde de 650 mil pessoas

Entre 5 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024, evento teve inúmeras atrações gratuitas e movimentou a cidade tanto de dia quanto de noite, contribuindo para o fomento do comércio e turismo

Em mais de 30 dias ininterruptos de atividades, entre 5 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024, a 12ª edição do Guararema Cidade Natal, que trouxe o tema ‘Brilho que reluz em cada olhar’, movimentou mais de 650 mil pessoas. A estimativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio dos dados do Centro de Segurança Integrada (CSI), e considera as muitas famílias vindas de diferentes municípios e estados para conhecer a maior programação natalina gratuita em todo o território paulista.

O balanço é positivo e os números são superiores à última edição, que teve movimento de cerca de 600 mil pessoas, de acordo com dados da Administração Municipal.

Como de costume, tudo começou com o tradicional “Acender das Luzes”, com direito a contagem regressiva para o momento mais esperado do ano, que teve a participação de Almir Sater, que cantou e encantou com muita moda de viola.

E a partir daquele momento começavam as inúmeras atrações, como a Projeção Mapeada na fachada da Igreja Matriz, na Praça 9 de Julho; o Show de Neve no Boulevard Major Paula Lopes, o Calçadão; o Ballet Iluminado; a Fábrica de Brinquedos e a Árvore Encantada, no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”; e, claro, o Espaço Gourmet com palco de shows no Recanto do Américo (Pau D’Alho) e também os muitos pontos iluminados.

“Foi mais uma edição de muito sucesso, com muitas novidades que foram bem aceitas pelos visitantes. Além de mais opções gastronômicas, tivemos mais atrações ao longo da semana, o que refletiu em boa movimentação não somente no período noturno, mas também durante o dia, fazendo com que Guararema registrasse recorde de público, com destaque para a acessibilidade e inclusão, que esteve presente em todos os locais”, resume o prefeito de Guararema, o Zé, que destaca também o fator sustentabilidade, garantido pelo uso, na decoração, de milhares de garrafas pet, arrecadadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Em 2023, os mais de 4 mil alunos das 25 escolas municipais arrecadaram mais de 115 mil garrafas pet, o que reforça o Guararema Cidade Natal como um dos mais tradicionais eventos do município não apenas pela programação artística e cultural como também pela conscientização ambiental, com o aproveitamento de materiais para decoração de praças, parques e vias públicas, sendo responsável por movimentar a economia local, fortalecer o setor turístico e a geração de emprego e renda.

Para além disso, ao avaliar a 12ª edição do evento que é tradição desde 2009, o prefeito Zé menciona como destaque a presença da intérprete de Libras nas principais atrações, da cabine de audiodescrição na projeção mapeada, Sala Multissensorial para acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down ou com sensibilidade sensorial; empréstimo de abafadores auditivos de ruído e outras medidas adotadas para o conforto de todos.

“Tudo isso só foi possível graças a todos os envolvidos, desde o planejamento e logística, confecção dos enfeites e decorações à limpeza de todos os locais, passando pelos técnicos de som e iluminação, monitores, agentes de trânsito, artistas, artesãos, intérpretes de libras, seguranças e tantas outras categorias que, nos bastidores, tornam real a magia desta época do ano”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.

Quem completa é o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues, que cita a geração de diversos postos de trabalho e grande movimento nos comércios locais. “Ao todo, considerando as vagas de emprego diretas e indiretas, desde a elaboração dos enfeites até o comércio, passando pelas muitas contratações temporárias em restaurantes e lanchonetes, foram mais de 1 mil pessoas envolvidas, desde atendentes, cozinheiros, eletricistas, montadores e artesãos a profissionais de turismo, trânsito e fiscalização. Mais uma vez cumprimos o objetivo de fomentar o comércio local, tornando o Guararema Cidade Natal uma vitrine para o que há de melhor no município”.

As redes sociais da Prefeitura de Guararema também funcionam como vitrine, já que tanto no Facebook como no Instagram foi possível acompanhar em detalhes, a partir de fotos e vídeos, todos os pontos iluminados, muitos dos quais inovaram ao apostar em temas relacionados à neve.  

___
Crédito fotos: Comunicação/PMG

Roteiro

Turismo

O final de semana do Dia das Mães estará agitado na cidade mais alta do país, com show com o rapper Rael, festival de jazz, música clássica e até noite alemã; e ainda gastronomia e passeios junto à natureza.

Se a ideia é curtir um final de semana especial no Dia das Mães (12 de maio), Campos do Jordão é o destino perfeito: atrações musicais, rica gastronomia e, claro, lindos parques em meio à natureza. A cidade deve receber um público rotativo de 40 mil pessoas no período, segundo expectativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE).

Destaque para o Festival “Arte no Outono”, com show do rapper Rael, no sábado (11), às 20h, no palco do Auditório Claudio Santoro. O cantor reúne gêneros que vão de hip-hop, samba-rap e samba até o rock, MPB e o reggae.

Esse ano, o Festival apresenta uma edição especial e comemorativa aos 150 anos de Campos do Jordão, 120 anos de Felícia Leirner e 45 anos do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. O evento segue até 19 de maio.  Veja mais informações sobre ingressos e a programação completa pelo link https://www.museufelicialeirner.org.br/4-e stacoes/outono/.

Para quem curte jazz, o Hotel Savoy Excellence terá apresentação no sábado (11), a partir das 19h, com o cantor e compositor Samuel Fratelli. A atração faz parte do “Jazz Festival Savoy Arts”, com entrada gratuita. O festival segue até o final de maio. Informações pelo telefone: (12)3663-3155.

Especialmente para os amantes de ópera, o Hotel Toriba promove o evento “Canções e Árias de Ópera”, com o tenor César Camargo e o pianista Antônio Luiz Barker. Informações pelo telefone: (12) 3668-5008.

FOTO/DIVULGAÇÃO: LUÍS FELIPE RODRIGUES

Ainda no sábado, o ART BBQ Campos do Jordão promove a festa temática “Noite Alemã”, com gastronomia típica e animação sob o comando da tradicional Banda Dauerlaufband. O evento acontece todos os sábados de maio. Informações sobre ingressos pelo telefone: (12) 99666-9777.

A dica para um gostoso programa em família é o “Lagoinha Musical”, que acontece no sábado, das 10h às 15h, no Parque da Lagoinha. Uma experiência que reúne música e delícias gourmet. Informações pelo telefone: (12) 99600-5389.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS – Anote outras dicas de passeios: Museu Felícia Leirner, Horto Florestal, Pico do Itapeva, Ducha de Prata, Parque Bambuí, Parque do Capivari, Tarundu, Parque Amantikir, Parque da Cerejeira, Prana Park, Parque da Cerveja, Bosque do Silêncio e muito mais.

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) faz questão de ressaltar que a natureza deslumbrante da Serra da Mantiqueira aliada ao clima, rica gastronomia e inúmeros passeios, somam atrativos perfeitos para curtir a data em família em Campos do Jordão.

Vale lembrar que a cidade, que fica a cerca de 170 quilômetros da capital paulista, reúne mais de 240 meios de hospedagem– dos mais simples aos luxuosos. Segundo a ACE, a previsão é que a rede hoteleira no final de semana do Dia das Mães registre cerca de 80% de ocupação.  

PROJETO 150 ANOS + 15 – Campos do Jordão completou, no último dia 29 de abril, 150 anos de existência. Em comemoração, a cidade terá festividades ao longo do ano todo. Acompanhe pelo insta @camposdojordao150.  

Roteiro

Continue lendo

Turismo

Guararema terá Festa de São Benedito neste fim de semana

Tanto no sábado (13) como no domingo (14), bairro Nogueira recebe quermesse e programação religiosa em homenagem ao santo padroeiro do município

Neste fim de semana, é atração em Guararema a Festa de São Benedito, que homenageia o santo padroeiro da cidade. Com entrada gratuita, as atividades acontecem tanto no sábado (13) como no domingo (14) na área de lazer “Professora Luana Bernardo José dos Santos”, no bairro Nogueira.

Em ambos os dias a programação começa às 18 horas, com a abertura da festa. Na sequência, haverá Ação Entre Amigos às 189 horas e Santa Missa às 19 horas, sendo que no sábado será presidida pelo padre Gabriel Bina (missa afro).

Além disso, segue até a meia noite a tradicional quermesse, com opções gastronômicas que não podem faltar, como doces e salgados que reúnem famílias e criam momentos de convívio social.

“Tradição em Guararema, a festa oferece momentos de celebração, caridade e reflexão. É tempo de demonstrar a fé e preservar a cultura e história de Guararema”, resume o padre e pároco Valdenilson Pedro de Barros.

Com organização da Comunidade Nossa Senhora do Rosário e São Vicente de Paulo, do bairro Ipiranga, a festa tem apoio da Prefeitura Municipal e é realizada pela Paróquia de São Benedito, que está instalada na Igreja Matriz de Guararema. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4693-1830.

Roteiro

Continue lendo

Turismo

ROTA MANTIQUEIRA: Reserva Santo Antônio do Pinhal chega com conceito de automação e sustentabilidade

Com charmosas cabanas com vista para Pedra do Baú, a nova unidade da startup Reserva Smart & Green Hotel acaba de chegar em Santo Antônio do Pinhal; rede investe na hotelaria sustentável.

Após o sucesso do Reserva Campos do Jordão inaugurado no ano passado, a startup ecológica Reserva Smart & Green Hotel lança a segunda unidade na Serra da Mantiqueira Paulista – terceira da rede, que chegou à Ilhabela há cinco anos. O Reserva Santo Antônio do Pinhal, próximo ao famoso Pico Agudo, abriu as portas para o feriado da Páscoa. São 20 cabanas espalhadas entre as montanhas, possibilitando um cenário paradisíaco com vista para Pedra do Baú.

Para o idealizador da startup, Marcio Franco, Santo Antônio do Pinhal –conhecida como o “Charme da Serra– está entre as cidades mais promissoras para o turismo sustentável. “Santo Antônio com diversas trilhas, cachoeiras, faz parte da rota dos vinhos, tem inúmeros restaurantes e produtores locais de qualidade, como o Azeite Oliq. Além disso, está muito perto de Campos do Jordão e a apenas duas horas de São Paulo”, ressalta.

Reserva Santo Antônio do Pinhal, um paraíso entre as montanhas da Mantiqueira

O novo Reserva fica a 900 metros do centro de Santo Antônio e a 20 minutos de Campos do Jordão. Assim como as demais unidades, um smart hotel com total automação e com self check-in sem contato físico. “Um lugar para se hospedar, trabalhar, relaxar e explorar a Mantiqueira”, diz.

Segundo Franco, o conceito de cabana apresenta alta demanda pelos hóspedes que curtem o chamado turismo de montanha. “Juntando a isso o sistema automatizado e sustentável da Reserva, acreditamos ser um produto de alto valor agregado, sem concorrentes na região.”

Marcio Franco, idealizador da startup ecológica Reserva Smart & Green Hotel

INFRAESTRURA & QUALIDADE – As cabanas estão espalhadas em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados, com opções mais isoladas para casais e maiores para famílias. São equipadas com banheira de hidromassagem, sauna, lareira, TV, estacionamento e minicozinha – ideal para o preparo de um jantarzinho romântico com direito ao gostoso clima das montanhas!

Além disso, o Reserva Santo Antônio do Pinhal conta com Coworking, café da manhã do Ahara Bistrô, yoga, massagens no Jungle SPA, trilhas, retiros de imersão e coorporativos, assim como inúmeros atrativos turísticos e esportivos – como o próprio Pico Agudo, com 1.700 metros de altitude, é um dos mais procurados para prática de voo livre.

SELO VERDE – O ReservaIlhabela foi eleito o hotel mais sustentável da Ilha com certificação lixo zero e o nível máximo de sustentabilidade do selo verde da Prefeitura, que classifica mais de 50 itens sustentáveis em hotéis do município.

Em Santo Antônio, o empreendimento acompanha os mesmos moldes da rede, sempre voltada à sustentabilidade: com cisternas para armazenar água da chuva, pluminação externa com sistema solar, Iluminação interna toda LED, sensores de iluminação presencial e fotocélula, novos aparelhos com eficiência energética, privadas com descarga econômica, produtos de limpeza biodegradáveis, lixo zero (compostagem, reciclável e rejeito) e outros.

Franco tem excelentes perspectivas para o crescimento da rede. “O planejamento de expansão da marca é agressivo e pretendemos abrir mais duas unidades ainda em 2024. Todas com a mesma qualidade, automação e sustentabilidade, que com certeza é a marca registada da Reserva”, ressalta.

O QUE FAZER EM SANTO ANTÔNIO – Confira alguns passeios imperdíveis:  Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora, Estação Ferroviária Eugênio Lefévre, Pico Agudo, Jardim dos Pinhas Ecco Parque, Praça Boulevard Araucária, Praça do Artesão, Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua e Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Vale destacar que a cidade está no trajeto do famoso “Caminho da Fé” até Aparecida/SP.

SERVIÇOS – O Reserva Santo Antônio do Pinhal está localizado à Rua Dr. Lourenço de As, número 1060, no bairro Sertãozinho, em Santo Antônio do Pinhal/SP. Mais informações pelo @reserva.santoantonio (insta) ou (11) 93415-6466.

Roteiro

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?