Entretenimento
A música da zona rural de São José dos Campos e sua ligação com a terra e o folclore latino-americano
Grupo DUA faz shows gratuitos em São José dos Campos para celebrar as raízes da música regional e homenagear mestres e mestras da cultura local
Você sabe o que a música produzida em bairros da zona rural de São José dos Campos (SP) tem a ver com as tradições musicais venezuelanas, argentinas, colombianas e peruanas? São essas curiosas similaridades que o público poderá conferir no espetáculo gratuito “Todas as vozes: um rito musical para a terra”, do grupo Dua, que fará uma mini turnê por São José dos Campos, com a participação dos mestres e mestras da cultura popular Ana Maria Carvalho, Deo Lopes, Jongo Mistura da Raça e outros artistas que serão apresentados ao longo da temporada.
O primeiro show será durante o evento Macambada Reunida, no dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho. Outra data confirmada é 4 de maio, quando o Dua recebe Deo Lopes a partir das 15h30, em apresentação no Parque Lambari, no Campos de São José.
Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São José dos Campos, e apoio da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) –, “Todas as vozes: um rito musical para a terra” tece diálogos entre o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e outras culturas musicais latino-americanas, como a das tonadas venezuelanas, zambas e chacareiras argentinas, cumbias colombianas e o folclore negro do Peru.
Nascido no distrito joseense de São Francisco Xavier, Dua é o encontro entre Maria Luana (Uruguai) e Bruna Prado (Brasil), musicistas dedicadas à pesquisa do folclore latino-americano que moram no distrito joseense e se encantaram com o legado da música local. Sim, a cidade conhecida pela inovação e tecnologia, a capital nacional do avião, tem uma rica história musical preservada especialmente em bairros periféricos e seus distritos, nos quais a comunidade a mantém viva!
Juntas, Bruna e Luana exploram as vocalidades presentes em diversos gêneros de canção de origem rural, suas estruturas rítmicas e o canto a duas vozes, acompanhadas de violão e percussão, e priorizando letras que têm como temática a terra, seus ciclos e os ritos que envolvem a relação entre a coletividade humana e os ciclos da natureza.
Além desse elo da “terra” entre as musicalidades, as artistas logo perceberam outras semelhanças. “As aberturas de vozes, os temas tratados nas letras, a presença dos tambores graves e do violão são alguns desses elementos”, enumera Bruna, revelando que o espetáculo irá contar com cenário e figurino criados pela artista plástica Juliana Strzygowski, inspirados em elementos do artesanato local, como cestos de taboa e redes de pesca, e no imaginário que permeia as canções.
Repertório dos shows
Para a construção do repertório, a dupla trabalhou em cima de pesquisa musical preliminar feita pela produtora Patricia Ioco, que atua no Vale do Paraíba há 25 anos. Depois, partiram a campo em trabalho de escuta e consulta a mestres locais de cultura popular – cancioneiros, violeiros, mestres de jongo e artesãos –, além de casas de cultura e documentos no Museu do Folclore de São José dos Campos.
Os shows trarão músicas de Miriam Cris, Rialcim, Deo Lopes, Nilton Blau, Ana Maria Carvalho, Trem da Viração, Ari da Rabeca, Quinzinho da Viola e Adriana Mudat, além de canções em espanhol de Atahualpa Yupanqui, Jorge Fandermole e Armando Tejada Gomez.
É desafio do espetáculo aproximar o canto às origens, apresentar as canções de forma oral e, a partir da condução das artistas, trazer o público para dentro das obras, experimentando sonoridades e transformando o espetáculo em um rito, onde todos cantam, dançam e celebram juntos, à maneira dos festejos populares.
O encanto do Vale do Paraíba
Nascida no Uruguai, Maria Luana passou por cidades de diferentes países até chegar ao bairro dos Souzas, em Monteiro Lobato, antes da pandemia. Voltou para a região no ano passado, se instalando em São Francisco Xavier. “Me apaixonei pelo lugar, meu coração está aqui e vejo como um bom local para criar raízes”, se declara.
Luana lembra que quando veio pela primeira vez à região, se deparou com um cenário musical que trazia diferenças e também afinidades com a bagagem artística com que teve contato, como as menções ao campo, tão comum nas letras, e o formato voz e violão, fortes também no Uruguai. Mas ela ressalta que foi somente ao longo do projeto que passou a conhecer de verdade essa cultura local. “A gente procurou criar uma relação com a comunidade. O foco é conhecer e conviver com as pessoas, falar da vida, tomar um café com elas. É uma relação humana de afeto, e a música é uma consequência dessa conexão e respeito à cultura inerente a cada um”.
Durante essa aproximação, elas notaram novas influências que dão uma cara ainda mais criativa ao cenário musical de São José dos Campos, cidade conhecida por abrigar pessoas de diferentes localidades ao longo das últimas décadas. “A cultura de todos os lugares é formada pela mistura da cultura das pessoas, e percebemos isso em São José, que tem muita diversidade. O Jongo Mistura da Raça, por exemplo, veio do Rio; a Miriam Violeira, de Minas; a Ana Maria Carvalho, do Maranhão”, opina Bruna, que vive há três anos e meio em São Francisco Xavier.
“Os cantos e ritmos ancestrais nos conectam direto com a fonte, carregam tanta sabedoria, e me trazem essa sensação de estar reconectando com a origem da existência, com o divino, com Deus, enfim, o nome que quisermos dar. Quando tivemos essa ideia de nos conectar com este território que nos acolhe, e com a sua música, as suas canções, senti essa mesma emoção, essa emoção de reconectar com a origem e energia que estas montanhas carregam, é isso é muito especial ”, diz Luana.
As pesquisadoras também identificaram traços marcantes dessa música rural joseense, como a viola caipira, influências da Folia de Reis, figureiras e da cultura afro-brasileira, entre outros.
“Adoro misturas musicais, roça e cidade. Eu e a Bruna somos um pouco isso, mulheres urbanas que valorizam, honram e se conectam com povos originários. Em algumas músicas, fizemos arranjos mais parecidos com o original, mas em outras temos experimentos, uso de instrumentos africanos como a kalimba, o bombo legüero (tambor argentino). É um diálogo entre o nosso universo sonoro e o dos compositores”.
As apresentações em São José serão gratuitas, com indicação livre e terão tradução em Libras. Serão registradas em fotos e vídeos que servirão de material para um minidocumentário sobre a pesquisa e a turnê, que ficará disponível para acesso livre e gratuito em canal do Youtube e páginas do projeto.
SERVIÇO
Apresentações do projeto “Todas as vozes: um rito musical para a terra”
– Dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho, na programação do evento Macambada Reunida (Travessa Sebastião Lino da Costa, 955, Bairro dos Freitas – Morro do Carrapato)
– Dia 4 de maio, às 15h30, com participação de Deo Lopes (Parque Lambari – Campos de São José)
Confira datas futuras na página do projeto no Instagram: @todasasvozes_dua
Sobre o Dua
O Dua nasceu em 2022, no encontro de Bruna Prado e Maria Luana.
Bruna Prado é cantora, compositora, pesquisadora e condutora de processos criativos e educacionais envolvendo voz, corpo e canção. Doutora em Música, Mestra em Antropologia Social e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formada, ainda, pelo Método Bertazzo de educação do corpo e do movimento. Tem dois álbuns-solo, além de participação em discos de outros artistas. Trabalhou durante dez anos no “Canto do Brasil: atividade e ensino musical” (São Paulo), espaço coordenado pela cantora e profa. Dra. Regina Machado. Foi professora do curso de música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR). Vive atualmente no distrito de São Francisco Xavier (SP), onde dá aulas de canto no Projeto Colibri, do Núcleo Educatho; conduz de maneira autônoma o projeto Oficina de (en)cantos e atua artisticamente com o grupo Dua, além de integrar o GT Mulheres da Cultura de São José dos Campos. Produziu, em 2021, ao lado de Helô Ferreira, o “Festival Cancioneiras”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. Em 2022, circulou com o espetáculo “Quatro Estados para a Solidão”, contemplado pelo edital “Música ao Pôr-do-Sol”, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Maria Luana é cantora, compositora e terapeuta sonora. Nasceu em Montevidéu e cresceu entre Costa Rica e Brasil. Desde 2014, se dedica a pesquisar diferentes linguagens de improvisação, música vocal e cantos ancestrais da América Latina e do mundo, assim como diferentes caminhos para o uso da voz e o corpo como instrumento musical e de expressão criativa e artística. Já se apresentou em vários países e festivais internacionais na Costa Rica, Argentina, Brasil e Uruguai, e tem dois discos lançados. Participou de projetos artísticos como o Coro Juvenil do Estado de São Paulo e o grupo vocal Nômade, liderado pela moçambicana Lenna Bahule. Faz parte da banda do compositor Luiz Tatit e da Orquestra do Corpo (projeto dirigido por Fernando Barba de Barbatuques), entre outros. Desenvolveu os seus estudos de canto com Wagner Barbosa, Anais Maviel, Lívia Nestrovski, Renata Rosa, Lucia Spivak, entre outros, e de improvisação vocal e música corporal com pioneiros da técnica como Fernando Barba, Stenio Mendes, Keith Terry, Joey Blake, Roger Treece e Rhiannon. Vem transitando uma jornada para relembrar e expressar em liberdade a sua voz e expressão criativa e atualmente facilita vivências, retiros e workshops de voz e criação com a intenção de relembrar e potencializar a voz autêntica e despertar a música e criatividade que habita em todo ser.
Entretenimento
Leilão Solidário de Ronaldo Fenômeno: Empresário de São José oferece lote por R$ 100 Mil.
Nesta quinta-feira (21), o empresário joseense Leonardo Morais participou de um leilão solidário organizado pelo ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, realizado no Clube Monte Líbano, em São Paulo. Durante o evento, Morais fez uma contribuição doando um lote especial que oferecia a oportunidade de participar de um amistoso ao lado de ícones do futebol, como Ronaldinho Gaúcho e Cafu. O valor do lance foi de R$ 100 mil.
A partida festiva, que acontece no dia 14 de dezembro no estádio do Pacaembu, promete proporcionar uma vivência inesquecível para o sortudo vencedor, que terá a chance de jogar ao lado de grandes lendas do esporte.
“Não existem palavras para descrever esse momento. Fico muito feliz em contribuir com a Fundação Fenômenos e reunir duas lendas do futebol mundial”, conta Leonardo Morais.
O leilão, batizado de “Galácticos”, reuniu diversas personalidades e teve como principal objetivo arrecadar fundos para os projetos sociais da Fundação Fenômenos, instituição criada por Ronaldo para promover ações nas áreas de educação e inclusão social.
Entretenimento
De Carta a Livro: Ruggeri Souza lançará ‘João – Uma História’ no Momentum Lounge Café em São José dos Campos
No dia 23 de outubro, Ruggeri Souza lançou o livro, “João – Uma História”, no Momentum Lounge Café. Ruggeri, que sempre se mostrou curioso e interessado por uma ampla variedade de assuntos, não tinha a pretensão de se tornar escritor. Tudo começou de forma despretensiosa, quando decidiu escrever uma carta como presente para suas filhas, compartilhando conselhos sob a ótica de um ‘pai preocupado.’ “Queria deixar algo que fosse útil para elas, algo que pudessem usar como bons conselhos”, conta o autor.
No entanto, a carta se alongou, tomou proporções maiores do que o esperado e acabou ficando esquecida por um tempo. Foi somente quando uma amiga jornalista, proprietária de uma editora alternativa, descobriu os escritos e o incentivou a transformá-los em um livro que Ruggeri começou a considerar a ideia. “Nunca considerei essa carta de amor como um livro, embora tivesse a aparência e o conteúdo de um”, revela.
Após receber elogios pelo conteúdo, Ruggeri decidiu dar um passo adiante e escrever um livro de verdade. “Queria algo com essência, conteúdo e que tivesse um ritmo agradável de ler”, explica.
“João – Uma História” foi escrito em cerca de quatro meses. Mesmo assim, o manuscrito permaneceu guardado por um tempo, até que Ruggeri decidiu enviá-lo a uma editora. Após algum tempo, recebeu a notícia de que a obra havia sido aprovada e seria publicada.
O livro é um romance atemporal, que combina eventos históricos com conflitos pessoais. “Escrevi esse livro com uma linguagem moderna, com uma dinâmica que evita os floreios típicos da literatura tradicional”, diz Ruggeri. Ele também expressa o desejo de que seus leitores tenham vontade de reler o livro: “A cada leitura, novas percepções surgem.”
Antes deste lançamento, o livro já havia sido apresentado na Livraria da Vila, em São Paulo, no início de 2024. Em seguida, foi selecionado para a FLIM (Festa Literomusical de São José dos Campos), um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista, recebendo elogios de autores consolidados.
Agora, em sua terceira fase, o livro será lançado no Momentum Lounge Café, um local especial para Ruggeri. Ele conta que a escolha do lugar foi devido à sua amizade com Abraão Vianna, CEO do Momentum. “É um espaço que reúne pessoas diferenciadas, bonitas, descoladas e inteligentes”, afirma o autor, que espera que esse lançamento “de coração” seja mais um passo importante para consolidar sua obra.
Fotos: Jefferson Andrade
Entretenimento
Show Especial com Luana Camarah hoje no Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente em São José dos Campos promove um show especial nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, a atração musical ficará por conta de Luana Camarah, a partir das 19h, na Praça de Alimentação. Entrada e Estacionamento gratuitos.
Além de boa música, os clientes poderão aproveitar as opções gastronômicas da Praça de Alimentação que vão de fasf food e porções a pratos executivos e chope gelado.
Luana Camarah é um talento regional e um dos ícones musicais do Vale do Paraíba que conquistou o Brasil. Desde 2016 ela é a vocalista da banda de rock Malta. Ela já participou do Rock in Rio, ao lado de Wilson Sideral.
“Este show abre as apresentações que serão realizadas durante o período de festividades de Natal, no palco montado na Praça de Alimentação, queremos proporcionar espetáculos de qualidade e gratuitos para ser aproveitados em família. Luana Camarah é pura emoção e energia que contagia a todos”, comentou Leila Diniz, coordenadora de marketing do Shopping Jardim Oriente.
Programação de Natal
Para quem for assistir ao show de Luana Camarah tem ainda as outras opções da programação de Natal que podem ser aproveitadas mais cedo, confira:
Horário do Noel
Todos os dias, das 14h às 21h (exceto as segundas-feiras).
Campanha Natalina: Dois Carros Citroen Basalt e Vales Compras
O Noel do Shopping Jardim Oriente quer dar um presentão para os consumidores, proporcionando a melhor experiência: a cada R$ 400,00 em compras, o cliente concorre a 2 carros 0km, 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Di Gaspi e 10 vale-compras de R$ 1.000,00 na loja Up Sports.
Outra boa notícia é que os números da sorte poderão valer em dobro e em triplo, em dias específicos.
A Campanha Natalina começou no dia 9 de novembro, na abertura oficial do Natal. A cada R$ 400 em compras, dá direito a 01 número da sorte para concorrer. Se as trocas forem realizadas na data oficial da Black Friday, 29 de novembro, os números da sorte serão triplos. As trocas, de segunda a quinta, darão números em dobro.
E ainda, as compras a partir de R$ 400,00 nas lojas Di Gaspi e UP Sports garantem números da sorte em dobro a qualquer dia da semana.
O presentão da campanha, que é o Citroen Basalt Feel 1.0, trata-se do novo SUV compacto nacional com pegada cupê da marca. A campanha promocional é válida para as trocas no balcão do shopping com promotoria, no autoatendimento, localizado no corredor da Cinépolis e pelo site. Confira o regulamento completo de participação no site:www.shoppingjardimoriente.com.br
Cantatas de Natal em Novembro
Local: Praça de Alimentação
21/11(quinta), 19h, Colégio Joseense
22/11(sexta), 19h, Colégio Joseense
23/11 (sábado), 17h, Coral Sarah Kalley
28/11 (quinta), 19h, Escola Infantil Cirandinha
29/11 (sexta), 18h30, Colégio Evoluti
Shopping Jardim Oriente
Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos–SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO
Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.
Sobre o Grupo AD
O AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.
-
Gastronomia4 meses atrás
Parque da Cidade recebe “Festival de Flores & Morangos” em comemoração ao aniversário de São José
-
Gastronomia1 ano atrás
Mango: uma experiência oriental no coração da avenida Anchieta
-
Vida & Estilo6 meses atrás
FENAMALHAS 2024: A Maior Feira de Malhas do País Chega ao Estacionamento do Carrefour em São José dos Campos
-
Gastronomia8 meses atrás
Inauguração do Quintal de Jorge Botequim
-
Entretenimento11 meses atrás
Quais as melhores atividades ao ar livre para um passeio com as crianças em São José dos Campos?
-
Gastronomia4 meses atrás
Em breve no Jardim Aquarius: Koa Food Market promete surpreender com o melhor da gastronomia asiática.
-
Turismo1 ano atrás
Prefeitura de Guararema divulga início do Cidade Natal 2023
-
Gastronomia4 meses atrás
Churrascaria Estância, o lugar perfeito para a família