Educação
ASSECRE celebra 30 anos com Orquestra Filarmônica em escola do Chácara Reunidas
De volta às origens, ASSECRE leva Orquestra Filarmônica do Vale para estudantes da escola Elmano Ferreira Veloso, onde tudo começou e lançará em 2024 livro contando a história de sucesso da associação
A ASSECRE comemora 30 anos em 2023 e inicia uma série de comemorações, a primeira delas será promover uma festividade de fim de ano na escola estadual Elmano Ferreira Veloso com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale, no dia 08 de dezembro (sexta –feira), a partir das 10h.
A escola é um marco para a associação, porque a partir de necessidades emanadas por alunos e professores, pela primeira vez empresários que deram origem à ASSECRE se juntaram para discutir benfeitorias para a unidade educacional e para a comunidade. Aliás, desde o início até hoje, educação, cultura, inclusão social, empregabilidade são alguns dos pilares da ASSECRE.
Para essa apresentação especial, o Maestro Paulo D´Angeles Secio preparou um repertório que vai dos clássicos eruditos como as sinfonias de Mozart e Beethoven ao popular, com as músicas: A Christimas Festival, Piratas do Caribe, Frozen, Game of Trones, Triller, The Best of Queen. Além da apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale, as crianças terão uma festa com cachorro quente, pipoca, algodão doce e sorvete.
O início formal da ASSECRE foi 1993, quando alguns empresários com empreendimentos no bairro Chácaras Reunidas, se reuniram para pleitear apoio do poder público quanto à infraestrutura viária, saneamento básico e energia na região.
“O que nasceu de uma necessidade objetiva, foi ampliado a partir de um questionamento: porque não ir além e mobilizar o poder público e o restante da comunidade para os desafios do ambiente de negócios para os empreendedores e para a importância do desenvolvimento de projetos sociais mais inclusivos com a comunidade na região. A partir disso, nasceu a Associação das Empresas do Vale do Paraíba”, explicou Bruno Frossard, diretor executivo da ASSECRE.
Desde então, a ASSECRE segue atuante para todos do bairro e além:
“No passado obtivemos infraestrutura básica, como água, esgoto, asfalto e nos dias de hoje, participamos dos projetos de arborização do bairro, melhorias viárias e segurança pública, mais notadamente a vigilância solidária. Lembrando que as primeiras câmeras de monitoramento do bairro, foram adquiridas pela ASSECRE e doadas para Prefeitura. E fizemos questão que uma das câmeras fosse instalada na frente da escola. No total, foi um investimento de R$300 mil”, exemplificou Wagner Siqueira, diretor executivo da ASSECRE.
“É uma comemoração de conquistas ao longo destes anos onde a escola e a comunidade puderam contar com os empresários da ASSECRE. As crianças estão muito animadas com a realização da festa e da oportunidade de conhecer uma orquestra”, disse Cássia Reis Santos de Miranda, diretora da escola.
“A prosperidade da sociedade está intimamente ligada a formação escolar. Não existe justiça social sem escolas engajadas com o desenvolvimento das crianças e jovens. É fundamental que a sociedade vá literalmente para dentro da escola”, falou Wagner.
“Além de ecoar com uma ação que foi importante e prévia à formação da associação, a expectativa é a mais alta possível, sendo uma forma de agradecer à escola enquanto ente formador, o que é algo que tem direta relação com nosso propósito enquanto associação. Além disso, é uma oportunidade para as crianças serem impactadas por algo novo, como a música clássica, e nesse processo, ainda reforçarmos o vínculo emocional dessas crianças e da comunidade com a escola, é algo que nos emociona e nos honra muitíssimo”, complementou Bruno.
30 Anos de ASSECRE – Empreendedorismo e Engajamento
Hoje são 256 empresas associadas de todos os portes, conta com sede própria com 05 salas para a administração, salas para reuniões, 03 salas para cursos e treinamentos, auditório para 164 pessoas, um salão de confraternização com toda infraestrutura e estacionamento para 80 veículos. Para a comunidade e associados oferece serviços de conveniência com diversos provedores de serviços e agência dos correios.
Inicialmente começou como Associação dos Empresário do Bairro Chácara Reunidas, com a demanda por ações junto às empresas de diversos segmentos em outras cidades na região, a entidade transbordou passando a abrigar empresas de todo o Vale e da Grande São Paulo, surgindo a necessidade de reposicionar a marca que passou a ser Associação das Empresas do Vale do Paraíba, ou simplesmente ASSECRE. Mantendo sempre o foco em seus dois valores básicos: a geração de Valor Econômico (Emprego e Renda) e de Valor Social.
Na parte social além do olhar para o bairro Chácara Reunidas e ações assistenciais para região, apoia o Projeto Luta Olímpica, com aulas gratuitas para crianças carentes, formando inclusive campeões internacionais, tendo diversos atletas na base da seleção brasileira na modalidade.
Em relação aos associados, foram conquistadas melhorias no transporte coletivo e nos acessos, passarela e sinalização viária, melhorias na segurança pública, na infraestrutura de comunicação e desenvolvidos programas tais como: transporte compartilhado, comissão de negociação sindical, planos de saúde compartilhados, vizinhança solidária inclusiva e iniciativas para compras coletivas de insumos e equipamentos.
A ASSECRE é responsável pela ideia e execução de uma das maiores feiras de negócios do interior paulista, a FEISSECRE, com 23 edições. Em conjunto com cada uma dessas edições foram desenvolvidos um conjunto de iniciativas que resultaram mudanças de lei que reduziram burocracias, que reduziram custos e ajudaram em benefícios às empresas, iniciativas relacionadas à educação e formação de mão de obra especializada em parcerias com Senai, Sebrae e Secretarias de Educação de Estados e Municípios. Nesse sentido, há que se destacar de modo especial a parceria duradoura com o Senai que, entre outros, permitiu a participação com segurança de 650 pessoas entre trabalhadores das empresas associadas e pessoas da comunidade nos cursos ministrados pelo Senai nas instalações da ASSECRE, durante o 2º ano após a pandemia.
Lançamento do Livro – ASSECRE 30 Anos
Para coroar os desafios e as conquistas da ASSECRE nestes 30 anos, um livro está sendo preparado para ser lançado em 2024. Foram coletados mais de 50 depoimentos de pessoas que fizeram parte da história direta e indiretamente, entre os registros captados esta da antiga diretora da Escola Elmano Veloso, que relatou que os empresários criaram um carnê para arrecadar fundo para ajudar a escola. E a partir de um mesmo propósito quanto fazer diferença com pautas objetivas, esse mesmo grupo responsável por esta ação fundou a ASSECRE. Esta e outras histórias poderão ser conferidas em breve.
Assessoria de Imprensa da ASSECRE: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)
Educação
Desvendando o Enquadramento Tributário: Saiba as Diferenças!
O enquadramento tributário, também conhecido como regime tributário, refere-se à forma como uma empresa é tributada pelo governo. No Brasil, não considerando o MEI, que é um regime tributário à parte para incentivar o microempreendedor, existem três principais regimes tributários que as empresas podem escolher:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Simples Nacional
O Simples Nacional foi criado para simplificar o pagamento de tributos por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Nesse sentido, com alíquotas nominais variando de 4% a 22,90%, distribuídas em seis anexos, o Simples Nacional é voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas, oferecendo tratamento diferenciado e menor carga tributária.
Ideal para redução de despesas com Folha de Pagamento e transações com mercadorias não beneficiadas pela redução da base de cálculo do ICMS.
Em uma única guia (DAS) Documento de Arrecadação do Simples, e em uma única data de vencimento, estão inclusos os tributos:
• Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
• Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
• Programa de Integração Social (PIS);
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
• Imposto sobre produtos industrializados (IPI);
• Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
• Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
• Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).
Lucro Presumido
O regime de Lucro Presumido possui uma alíquota simplificada para determinar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Com alíquotas de 8% para indústria e comércio e 32% para prestação de serviços, é escolhido por empresas com faturamento de até R$ 78 milhões anuais.
Ou seja, é indicado para negócios com lucros elevados, mas que não são obrigados a adotar o regime de Lucro Real.
Se enquadram no Lucro Presumido:
• Empresas com margens de lucro acima dos limites de presunção;
• Poucos custos operacionais;
• Pouca participação nas despesas de folha de pagamento;
• Transações com mercadorias com redução da base de cálculo;
• Faturamento até R$ 78 milhões.
Os impostos são recolhidos por Guias de arrecadação diferentes e com datas de vencimentos também diferentes, o que demanda mais atenção do empresário para controlar o fluxo de caixa.
Lucro Real
O regime de Lucro Real possui a cobrança dos mesmos impostos do Lucro Presumido. Contudo, a diferença está nas alíquotas calculadas com base no Lucro real apurado do negócio. Indicado para empresas com margens de lucro baixas (inferiores a 32%).
Geralmente adotado por empresas de grande porte, com grande movimentação financeira e de produtos, mas com margem baixa de lucro.
As vantagens incluem a apuração do imposto somente sobre o Lucro apurado, mas para isto é necessária a manutenção de relatórios econômicos atualizados, relatórios fiscais, balanço e balancete.
A escolha pelo Lucro Real implica em maiores obrigações burocráticas junto à Receita Federal, comparado aos regimes do Simples Nacional e do Lucro Presumido.
Agora, com conhecimento sobre os regimes tributários, é hora de aplicar essas informações em benefício do seu plano de negócios.
Educação
Comgás inicia Saldão de Dívida com descontos de até 50%
Campanha oferece descontos para quitação, além de isenção de juros e multas a partir de 04/11 para clientes regularizarem suas contas
São Paulo, novembro de 2024 – A Comgás, maior distribuidora de gás encanado da América Latina, anuncia o início do seu Saldão de Dívida, campanha voltada para clientes que desejam colocar suas finanças em dia, com condições imperdíveis. A partir de 4 de novembro, clientes residenciais e comerciais podem renegociar seus débitos, aproveitando isenção total de juros e multas para pagamentos à vista e descontos que podem chegar até 50%, dependendo do tempo da dívida. A campanha segue até 31 de dezembro de 2024.
As negociações podem ser realizadas exclusivamente pelos canais oficiais: o site Comgás Virtual, o WhatsApp da Comgás no número (11) 3325-0197, e pela empresa parceira Cas Services. As regras completas da campanha estão disponíveis em https://www.comgas.com.br/media.
Em sua quarta edição, o Saldão de Dívida da Comgás se consolida como uma oportunidade anual para os clientes regularizarem seus débitos. Para a Companhia, a criação de condições especiais é importante para que os clientes continuem usufruindo do gás encanado com tranquilidade. Para esta campanha, não são elegíveis clientes com dívidas vencidas há menos de um ano, do setor industrial, GNV e/ou com parcelamento ativo.
Serviço
Saldão de Dívida Comgás
Quando: de 04/11/2024 a 31/12/2024
Como funciona: descontos progressivos de até 50% sem adição de juros e multas
Site: http://virtual.comgas.com.br/saldaodedivida
WhatsApp Comgás: (11) 3325-0197 – assistente virtual Cris
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 22 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
Educação
Pensando em abrir uma Empresa? Veja os 8 principais problemas a evitar ao Empreender.
Empreender é uma jornada emocionante, mas cheia de desafios. Para aumentar suas chances de sucesso, é crucial estar ciente dos principais problemas que podem surgir ao longo do caminho. Neste artigo, vamos explorar os 8 principais problemas a evitar ao empreender, desde a má gestão de pessoas até a falta de adaptabilidade e flexibilidade. Prepare-se para identificar e superar esses obstáculos e levar seu negócio ao próximo nível!
- Má Gestão de Pessoas: A equipe é um dos maiores ativos de qualquer empresa. Selecionar, treinar e gerenciar pessoas de forma inadequada pode levar a conflitos, baixa produtividade e alta rotatividade. Invista no desenvolvimento e motivação da equipe para garantir o sucesso.
- Delegar e Não Acompanhar: Delegar tarefas é essencial, mas não acompanhar o progresso pode resultar em erros não detectados e desalinhamento com os objetivos da empresa. Monitore de perto e ofereça suporte contínuo.
- Misturar Finanças Pessoais e Empresariais: Manter as fianças pessoais e empresariais separadas é crucial. Misturá-las pode causar problemas de fluxo de caixa, dificultar o controle de despesas e até gerar complicações fiscais. Utilize orçamentos e controles distintos para cada conta.
- Não Ouvir o Cliente: Ignorar as necessidades e feedback dos clientes pode resultar em produtos ou serviços que não atendem às expectativas do mercado. Esteja sempre atento às opiniões dos clientes e ajuste suas estratégias conforme necessário.
- Não Planejar ou Não Seguir o Plano de Negócios: Um plano de negócios bem elaborado é fundamental para orientar o crescimento e as operações. Não planejar ou desconsiderar o plano pode levar a decisões mal informadas e falhas estratégicas.
- Não Dar Valor às Parcerias: Parcerias estratégicas podem oferecer oportunidades inovadoras e ajudar a expandir o alcance do seu negócio. Não considerar e cultivar essas relações pode limitar seu crescimento e reduzir a competitividade.
- Não Monitorar o Desempenho: Monitorar e avaliar regularmente o desempenho da empresa é crucial para identificar problemas e oportunidades de melhoria. Sem esse acompanhamento, você pode perder sinais de alerta e não atualizar processos importantes.
- Falta de Adaptabilidade e Flexibilidade: É importante ser maleável para se adaptar a mudanças e imprevistos. O mercado, assim como a ciência e a tecnologia, está sempre em evolução. A capacidade de ajustar suas estratégias e operações é vital para a longevidade e sucesso do seu negócio.
Fique atento a esses tópicos e esteja preparado para o sucesso!
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