fbpx
Conecte-se conosco

Educação

ASSECRE celebra 30 anos com Orquestra Filarmônica  em escola do Chácara Reunidas

De volta às origens, ASSECRE leva Orquestra Filarmônica do Vale para estudantes da escola Elmano Ferreira Veloso, onde tudo começou e lançará em 2024 livro contando a história de sucesso da associação

A ASSECRE comemora 30 anos em 2023 e inicia uma série de comemorações, a primeira delas será promover uma festividade de fim de ano na escola estadual Elmano Ferreira Veloso com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale, no dia 08 de dezembro (sexta –feira), a partir das 10h.

A escola é um marco para a associação, porque a partir de necessidades emanadas por alunos e professores, pela primeira vez empresários que deram origem à ASSECRE se juntaram para discutir benfeitorias para a unidade educacional e para a comunidade. Aliás, desde o início até hoje, educação, cultura, inclusão social, empregabilidade são alguns dos pilares da ASSECRE.

Para essa apresentação especial, o Maestro Paulo D´Angeles Secio preparou um repertório que vai dos clássicos eruditos como as sinfonias de Mozart e Beethoven ao popular, com as músicas: A Christimas Festival, Piratas do Caribe, Frozen, Game of Trones, Triller, The Best of Queen. Além da apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale, as crianças terão uma festa com cachorro quente, pipoca, algodão doce e sorvete.

O início formal da ASSECRE foi 1993, quando alguns empresários com empreendimentos no bairro Chácaras Reunidas, se reuniram para pleitear apoio do poder público quanto à infraestrutura viária, saneamento básico e energia na região.

O que nasceu de uma necessidade objetiva, foi ampliado a partir de um questionamento: porque não ir além e mobilizar o poder público e o restante da comunidade para os desafios do ambiente de negócios para os empreendedores e para a importância do desenvolvimento de projetos sociais mais inclusivos com a comunidade na região. A partir disso, nasceu a Associação das Empresas do Vale do Paraíba”, explicou Bruno Frossard, diretor executivo da ASSECRE.

Desde então, a ASSECRE segue atuante para todos do bairro e além:

No passado obtivemos infraestrutura básica, como água, esgoto, asfalto e nos dias de hoje, participamos dos projetos de arborização do bairro, melhorias viárias e segurança pública, mais notadamente a vigilância solidária. Lembrando que as primeiras câmeras de monitoramento do bairro, foram adquiridas pela ASSECRE e doadas para Prefeitura.  E fizemos questão que uma das câmeras fosse instalada na frente da escola. No total, foi um investimento de R$300 mil”, exemplificou Wagner Siqueira, diretor executivo da ASSECRE.

É uma comemoração de conquistas ao longo destes anos onde a escola e a comunidade puderam contar com os empresários da ASSECRE. As crianças estão muito animadas com a realização da festa e da oportunidade de conhecer uma orquestra”, disse Cássia Reis Santos de Miranda, diretora da escola.

A prosperidade da sociedade está intimamente ligada a formação escolar. Não existe justiça social sem escolas engajadas com o desenvolvimento das crianças e jovens. É fundamental que a sociedade vá literalmente para dentro da escola”, falou Wagner.

Além de ecoar com uma ação que foi importante e prévia à formação da associação, a expectativa é a mais alta possível, sendo uma forma de agradecer à escola enquanto ente formador, o que é algo que tem direta relação com nosso propósito enquanto associação. Além disso, é uma oportunidade para as crianças serem impactadas por algo novo, como a música clássica, e nesse processo, ainda reforçarmos o vínculo emocional dessas crianças e da comunidade com a escola, é algo que nos emociona e nos honra muitíssimo”, complementou Bruno.

30 Anos de ASSECRE – Empreendedorismo e Engajamento

Hoje são 256 empresas associadas de todos os portes, conta com sede própria com 05 salas para a administração, salas para reuniões, 03 salas para cursos e treinamentos, auditório para 164 pessoas, um salão de confraternização com toda infraestrutura e estacionamento para 80 veículos. Para a comunidade e associados oferece serviços de conveniência com diversos provedores de serviços e agência dos correios.

Inicialmente começou como Associação dos Empresário do Bairro Chácara Reunidas, com a demanda por ações junto às empresas de diversos segmentos em outras cidades na região, a entidade transbordou passando a abrigar empresas de todo o Vale e da Grande São Paulo, surgindo a necessidade de reposicionar a marca que passou a ser Associação das Empresas do Vale do Paraíba, ou simplesmente ASSECRE. Mantendo sempre o foco em seus dois valores básicos: a geração de Valor Econômico (Emprego e Renda) e de Valor Social.

Na parte social além do olhar para o bairro Chácara Reunidas e ações assistenciais para região, apoia o Projeto Luta Olímpica, com aulas gratuitas para crianças carentes, formando inclusive campeões internacionais, tendo diversos atletas na base da seleção brasileira na modalidade.

Em relação aos associados, foram conquistadas melhorias no transporte coletivo e nos acessos, passarela e sinalização viária, melhorias na segurança pública, na infraestrutura de comunicação e desenvolvidos programas tais como: transporte compartilhado, comissão de negociação sindical, planos de saúde compartilhados, vizinhança solidária inclusiva e iniciativas para compras coletivas de insumos e equipamentos.

A ASSECRE é responsável pela ideia e execução de uma das maiores feiras de negócios do interior paulista, a FEISSECRE, com 23 edições. Em conjunto com cada uma dessas edições foram desenvolvidos um conjunto de iniciativas que resultaram mudanças de lei que reduziram burocracias, que reduziram custos e ajudaram em benefícios às empresas, iniciativas relacionadas à educação e formação de mão de obra especializada em parcerias com Senai, Sebrae e Secretarias de Educação de Estados e Municípios. Nesse sentido, há que se destacar de modo especial a parceria duradoura com o Senai que, entre outros, permitiu a participação com segurança de 650 pessoas entre trabalhadores das empresas associadas e pessoas da comunidade nos cursos ministrados pelo Senai nas instalações da ASSECRE, durante o 2º ano após a pandemia.

Lançamento do Livro – ASSECRE 30 Anos

Para coroar os desafios e as conquistas da ASSECRE nestes 30 anos, um livro está sendo preparado para ser lançado em 2024. Foram coletados mais de 50 depoimentos de pessoas que fizeram parte da história direta e indiretamente, entre os registros captados esta da antiga diretora da Escola Elmano Veloso, que relatou que os empresários criaram um carnê para arrecadar fundo para ajudar a escola. E a partir de um mesmo propósito quanto fazer diferença com pautas objetivas, esse mesmo grupo responsável por esta ação fundou a ASSECRE. Esta e outras histórias poderão ser conferidas em breve.

Assessoria de Imprensa da ASSECRE: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)

Roteiro

Educação

As Inscrições e Entregas de Projetos para as Premiações do Congresso INVOZ de Educação se Encerram em 15 de Abril

As inscrições são gratuitas para o Desafio INVOZ para estudantes” e Troféu Ozires Silva de Educação para escolas e professores” – participantes de cinco Estados já concorrem com projetos

O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro prepara o  Congresso INVOZ de Educação 2024 – Sonhar e Realizar. Para a edição de 2024, além de palestras e exposições há novidades, como o “Desafio INVOZ para Estudantes” e o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e ainda a realização do Circuito STEAM Brasil. O prazo das inscrições gratuitas vai até 15 de abril. Os interessados podem se inscrever e enviar os projetos pelo site: invoz.org/congresso.

Até o momento, participantes de cinco Estados (São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) se inscreveram e começaram a mandar os projetos. Da região, se inscreveram interessados de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e até da cidade de São Paulo.

No caso dos alunos, de acordo com as regras do Congresso, os projetos devem ser voltados para personalidades brasileiras que tenham contribuído com os pilares defendidos pelos INVOZ:  educação, empreendedorismo e cultura aeroespacial.

Para os professores, os projetos devem ser voltados para iniciativas educacionais inovadoras, aplicados no ano letivo de 2023 e com resultados comprovados.

Quem pode participar

Professores e escolas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o Brasil poderão participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e alunos do Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil poderão participar do “Desafio INVOZ para Estudantes”.O Desafio INVOZ

O objetivo é estimular os sonhos dos estudantes a partir do acesso ao conhecimento sobre feitos relevantes, para o país e para o exterior, de personalidades brasileiras que tenham se destacado nas categorias: Educação, Inovação e Empreendedorismo e Cultura Aeroespacial. O desafio consiste no desenvolvimento de um vídeo de no máximo três minutos sobre uma personalidade brasileira, com grande projeção em diferentes épocas, cuja vida possa ser inspiradora para as novas gerações.

O Troféu Ozires Silva de Educação

Destina-se aos professores e escolas que desenvolveram e aplicaram projetos educacionais inovadores no ano de 2023, com ênfase nas competências gerais: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; e Trabalho e Projeto de Vida.

Etapas

A organização do congresso estabeleceu as seguintes etapas para “Desafio INVOZ para Estudantes” e para o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”:

Até 15 de abril de 2024 – prazo para as inscrições das escolas e dos professores pelo site da associação INVOZ <https://invoz.org/congresso/> mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição ali disponibilizada. 

15 de abril de 2024 – data limite para o encaminhamento à Associação INVOZ dos relatórios e dos materiais complementares dos inscritos para participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, sendo o envio dos projetos das escolas para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-escola e o envio dos projetos dos professores para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-professor

15 de abril de 2024 – data limite para entrega à Associação INVOZ dos vídeos dos inscritos para participar do  “Desafio INVOZ para Estudantes”,sendo o envio pelo link: https://invoz.org/congresso/envio-desafio-estudante  

9 de maio de 2024 – conclusão da análise e seleção dos projetos pedagógicos das escolas e dos professores inscritos pela comissão julgadora.

10 de maio de 2024 – divulgação das escolas e dos professores finalistas.

25 de maio de 2024 – premiação das escolas, dos professores e dos estudantes vencedores do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores” e do “Desafio INVOZ para Estudantes”.

O Congresso

O 5o Congresso de Educação INVOZ será realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no CEFE – Centro de Formação do Educador de São José dos Campos (SP). É totalmente gratuito e destinado a educadores, estudantes, gestores de educação e para o público em geral. Na programação, palestras e painéis de discussões com especialistas de renome do país, realização da exposição Inspirações e do Circuito STEAM Brasil, com atividades para estudantes e professores. 

O Congresso é uma iniciativa do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, instituição sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos (SP), criada pelo engenheiro e fundador da EMBRAER Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial.

Ozires Silva e o INVOZ acreditam que o país somente poderá se desenvolver por meio da educação e da cultura.

O 5o Congresso de Educação INVOZ tem o patrocínio da Zoom Education for Life, Instituto Alpha Lumen, Globo Usinagem, RDC Construtora e Incorporadora, Circuito STEAM, Poliedro e Pratt & Whitney Canadá. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Empreendedor do Futuro, da Diretoria Regional de Educação de São José dos Campos, DER de São José dos Campos e SENAI.

Inscrições, regulamento, envio de projetos e informações: invoz.org/congresso

Roteiro

Continue lendo

Educação

Shopping Jardim Oriente traz a Feira do Livro Amo Ler a partir de R$10 e Contação de Histórias

A livraria Amo Ler e o Shopping Jardim Oriente realizam a 3ª edição da Feira do Livro Amo Ler, de 16 de março a 16 de abril, na Praça de Eventos, com livros a partir de R$10.

A Feira traz títulos para o universo infantil e também para os adultos. Com temáticas de ficção, poesia, suspense, entre outros. Para crianças, livros da turma da Mônica, Barbie, Lady Bug, Hot Whels. Para os adultos, exemplares de Sherlock Holmes, os mais vendidos de Augusto Cury e livros da literatura clássica como por exemplo, do Pequeno Príncipe.

“Esta feira tem como principal objetivo popularizar e incentivar a leitura. As obras têm preços acessíveis entre R$10 a R$100”, disse Daniel Duarte Pedrosa, organizador da feira de livros.

Além da venda de livros, a Amo Ler irá trazer contadores de histórias. Veja a programação:

16/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h 

17/03 (Domingo): Fábio Santos (Sessão de Autógrafos – Livro Empreenda Já) 

23/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h

24/03 (Domingo): Diego Sant’Anna (Lançamento – Livro Mortalitas: O Segredo de Ophelie) 

 17h às 19h

30/03 (Sábado): Marcelo (Contação de Histórias)

15h e 16h 

31/03 (Domingo): Otávio Bastos (Sessão de Autógrafos – Livro Arquétipos Inconscientes de Versos Anônimos) 

17h às 19h

06/04 (Sábado): Nina (Contação de Histórias)

15h e 16h 

07/04 (Domingo): Ulisses de Oliveira (Sessão de autógrafos – Livro Quem é o piloto da sua vida) 

17h às 19h

13/04 (Sábado): Nina (Contação de Histórias)

15h e 16h 

14/04 (Domingo): Maiara Leandro (Sessão de autógrafos – Escolhidas) 

17h às 19h

Serviço:

Feira de Livro – Amo Ler – Evento Gratuito

Data: de 16/03 a 16/04

Horário: 10h às 22h

Livros: a partir de R$10

Local: Praça de Eventos do Shopping Jardim Oriente

Shopping Jardim Oriente

Local: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento Gratuito.

Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, é um empreendimento localizado na Zona Sul de São José dos Campos, que abriga um Hipermercado com 5.300 m2, dez âncoras, incluindo um Pet Center e conta com o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, que contempla salas VIP, Júnior e a sala Macro XE, oferecendo uma experiência única. O empreendimento oferece 2.032 vagas gratuitas de estacionamento e previsão de uma futura incorporação de torres residenciais e comerciais, tornando-se assim um complexo multiuso.              

Sobre o Grupo AD          

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall.        

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799 – Solução Textual

Roteiro

Continue lendo

Educação

Em Noite Comemorativa Pelos 30 Anos, ASSECRE Lançará Livro Sobre Sua História

O livro “Movidos por Valores e Propósitos – Os Desafios e as Conquistas da ASSECRE em Seus 30 Anos de História” será lançado primeiramente para convidados, em São José dos Campos, no próximo dia 21 de março, às 19h, no Clube de Campos Santa Rita. Em breve, o livro será lançado em evento aberto ao público, em data a ser anunciada.

A obra reúne a história desde sua fundação, de como a ASSECRE vem se dedicando a melhorar o ambiente de negócios para os pequenos e médios empresários. Narra a trajetória da Associação das Empresas do Chácaras Reunidas ao longo de três décadas, explorando como a associação enfrentou desafios locais e globais, adaptando-se à influência das inúmeras mudanças no cenário mundial dos últimos tempos. Destacando o papel do associativismo na união de forças para enfrentar adversidades e alcançar o progresso. Ressalta a importância do compromisso com o crescimento sustentável e liderança na comunidade empresarial do Vale do Paraíba.

“Foram entrevistadas mais de cinquenta pessoas que fizeram parte destes 30 anos da ASSECRE. O livro traz histórias de desafios e conquistas das gestões da velha e nova guarda, desde a origem, com mobilização de um grupo de empresários em prol da escola do bairro Elmano Ferreira Veloso, que em seguida viu por bem formar a associação para lutar por melhorias na infraestrutura urbana e social da região. Ao mesmo tempo que ajudava no fomento dos pequenos e médios empresários. Estes movimentos ampliaram o raio geográfico de ação da entidade, atraindo novos empreendedores nos levando a realizar inúmeras ações, entre elas, a FEISSECRE que teve vinte e uma edições”, pontuou Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da ASSECRE.

Dentro da obra literária poderá ser conferido também o relacionamento da ASSECRE com a comunidade do bairro Chácaras Reunidas e com seus associados.

“Todos os membros da diretoria realizam trabalho voluntário sem qualquer remuneração ou reembolso e somos norteados pelos pilares da ASSECRE que são: educação, cultura, inclusão social e empregabilidade. Desenvolvemos dentro da associação, desde aulas de wrestling e balé para as crianças a cursos de capacitação e especialização para os colaboradores das empresas associadas, até workshops para empresários sobre temas atuais, com tributação entre outros assuntos”, pontuou Eduardo Piloto, um dos diretores executivos da ASSECRE.

Mas, o livro não relata somente histórias do passado, conta sobre as parcerias público privadas.

“Tratamos, também, de historiar as recentes iniciativas destinadas a manter a relevância e a qualidade dos serviços prestados aos associados, para os próximos anos. E estamos atentos às modificações do mercado com suas novas exigências, com um componente ainda mais desafiador: o fenômeno da desindustrialização e o imperativo de acelerar o passo rumo à 4a Revolução Industrial”, exemplificou Gabriel Santos Araújo.

Essas e outras ações da ASSECRE, que desenvolve um trabalho de qualidade em diversas frentes e sua contribuição para a história empresarial do Vale do Paraíba, poderão ser conferidas em 136 páginas que foram resumidas em cinco capítulos pelo autor Rosenildo Ferreira, da Somos Editora. A obra é um importante registro para o universo corporativo e associativo. Em breve, o livro será lançado em evento aberto ao público, em data a ser definida e comunicada.

Serviço:

Lançamento do Livro Movidos por Valores e Propósitos – Os Desafios E As Conquistas da ASSECRE Em Seus 30 Anos de História (136 páginas, em capa dura, 210 X 270 mm, Somos Editora)

Dia: 21/3/2024

Horário: 19h

Local: (evento fechado- para convidados) Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos.

Assessoria de Imprensa da ASSECRE: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual).

Roteiro

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2023 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?