fbpx
Conecte-se conosco

Entretenimento

A música da zona rural de São José dos Campos e sua ligação com a terra e o folclore latino-americano

Grupo DUA faz shows gratuitos em São José dos Campos para celebrar as raízes da música regional e homenagear mestres e mestras  da cultura local

Você sabe o que a música produzida em bairros da zona rural de São José dos Campos (SP) tem a ver com as tradições musicais venezuelanas, argentinas, colombianas e peruanas? São essas curiosas similaridades que o público poderá conferir no espetáculo gratuito “Todas as vozes: um rito musical para a terra”, do grupo Dua, que fará uma mini turnê por São José dos Campos, com a participação dos mestres e mestras da cultura popular Ana Maria Carvalho, Deo Lopes, Jongo Mistura da Raça e outros artistas que serão apresentados ao longo da temporada.

O primeiro show será durante o evento Macambada Reunida, no dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho. Outra data confirmada é 4 de maio, quando o Dua recebe Deo Lopes a partir das 15h30, em apresentação no Parque Lambari, no Campos de São José.

Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São José dos Campos, e apoio da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) –, “Todas as vozes: um rito musical para a terra” tece diálogos entre o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e outras culturas musicais latino-americanas, como a das tonadas venezuelanas, zambas e chacareiras argentinas, cumbias colombianas e o folclore negro do Peru.

Nascido no distrito joseense de São Francisco Xavier, Dua é o encontro entre Maria Luana (Uruguai) e Bruna Prado (Brasil), musicistas dedicadas à pesquisa do folclore latino-americano que moram no distrito joseense e se encantaram com o legado da música local. Sim, a cidade conhecida pela inovação e tecnologia, a capital nacional do avião, tem uma rica história musical preservada especialmente em bairros periféricos e seus distritos, nos quais a comunidade a mantém viva!

Juntas, Bruna e Luana exploram as vocalidades presentes em diversos gêneros de canção de origem rural, suas estruturas rítmicas e o canto a duas vozes, acompanhadas de violão e percussão, e priorizando letras que têm como temática a terra, seus ciclos e os ritos que envolvem a relação entre a coletividade humana e os ciclos da natureza.

Além desse elo da “terra” entre as musicalidades, as artistas logo perceberam outras semelhanças. “As aberturas de vozes, os temas tratados nas letras, a presença dos tambores graves e do violão são alguns desses elementos”, enumera Bruna, revelando que o espetáculo irá contar com cenário e figurino criados pela artista plástica Juliana Strzygowski, inspirados em elementos do artesanato local, como cestos de taboa e redes de pesca, e no imaginário que permeia as canções.

Repertório dos shows

Para a construção do repertório, a dupla trabalhou em cima de pesquisa musical preliminar feita pela produtora Patricia Ioco, que atua no Vale do Paraíba há 25 anos. Depois, partiram a campo em trabalho de escuta e consulta a mestres locais de cultura popular – cancioneiros, violeiros, mestres de jongo e artesãos –, além de casas de cultura e documentos no Museu do Folclore de São José dos Campos.

Os shows trarão músicas de Miriam Cris, Rialcim, Deo Lopes, Nilton Blau, Ana Maria Carvalho, Trem da Viração, Ari da Rabeca, Quinzinho da Viola e Adriana Mudat, além de canções em espanhol de Atahualpa Yupanqui, Jorge Fandermole e Armando Tejada Gomez.

É desafio do espetáculo aproximar o canto às origens, apresentar as canções de forma oral e, a partir da condução das artistas, trazer o público para dentro das obras, experimentando  sonoridades e transformando o espetáculo em um rito, onde todos cantam, dançam e celebram juntos, à maneira dos festejos populares.

O encanto do Vale do Paraíba

Nascida no Uruguai, Maria Luana passou por cidades de diferentes países até chegar ao bairro dos Souzas, em Monteiro Lobato, antes da pandemia. Voltou para a região no ano passado, se instalando em São Francisco Xavier. “Me apaixonei pelo lugar, meu coração está aqui e vejo como um bom local para criar raízes”, se declara.

Luana lembra que quando veio pela primeira vez à região, se deparou com um cenário musical que trazia diferenças e também afinidades com a bagagem artística com que teve contato, como as menções ao campo, tão comum nas letras, e o formato voz e violão, fortes também no Uruguai. Mas ela ressalta que foi somente ao longo do projeto que passou a conhecer de verdade essa cultura local. “A gente procurou criar uma relação com a comunidade. O foco é conhecer e conviver com as pessoas, falar da vida, tomar um café com elas. É uma relação humana de afeto, e a música é uma consequência dessa conexão e respeito à cultura inerente a cada um”.

Durante essa aproximação, elas notaram novas influências que dão uma cara ainda mais criativa ao cenário musical de São José dos Campos, cidade conhecida por abrigar pessoas de diferentes localidades ao longo das últimas décadas. “A cultura de todos os lugares é formada pela mistura da cultura das pessoas, e percebemos isso em São José, que tem muita diversidade. O Jongo Mistura da Raça, por exemplo, veio do Rio; a Miriam Violeira, de Minas; a Ana Maria Carvalho, do Maranhão”, opina Bruna, que vive há três anos e meio em São Francisco Xavier.

“Os cantos e ritmos ancestrais nos conectam direto com a fonte, carregam tanta sabedoria, e me trazem essa sensação de estar reconectando com a origem da existência, com o divino, com Deus, enfim, o nome que quisermos dar. Quando tivemos essa ideia de nos conectar com este território que nos acolhe, e com a sua música, as suas canções, senti essa mesma emoção, essa emoção de reconectar com a origem e energia que estas montanhas carregam, é isso é muito especial ”, diz Luana.

As pesquisadoras também identificaram traços marcantes dessa música rural joseense, como a viola caipira, influências da Folia de Reis, figureiras e da cultura afro-brasileira, entre outros.

“Adoro misturas musicais, roça e cidade. Eu e a Bruna somos um pouco isso, mulheres urbanas que valorizam, honram e se conectam com povos originários. Em algumas músicas, fizemos arranjos mais parecidos com o original, mas em outras temos experimentos, uso de instrumentos africanos como a kalimba, o bombo legüero (tambor argentino). É um diálogo entre o nosso universo sonoro e o dos compositores”.

As apresentações em São José serão gratuitas, com indicação livre e terão tradução em Libras. Serão registradas em fotos e vídeos que servirão de material para um minidocumentário sobre a pesquisa e a turnê, que ficará disponível para acesso livre e gratuito em canal do Youtube e páginas do projeto.

SERVIÇO

Apresentações do projeto “Todas as vozes: um rito musical para a terra”

– Dia 20 de abril, às 18h, com participação de Ana Maria Carvalho, na programação do evento Macambada Reunida (Travessa Sebastião Lino da Costa, 955, Bairro dos Freitas – Morro do Carrapato)

– Dia 4 de maio, às 15h30, com participação de Deo Lopes (Parque Lambari – Campos de São José)

Confira datas futuras na página do projeto no Instagram: @todasasvozes_dua

Sobre o Dua

O Dua nasceu em 2022, no encontro de Bruna Prado e Maria Luana.

Bruna Prado é cantora, compositora, pesquisadora e condutora de processos criativos e educacionais envolvendo voz, corpo e canção. Doutora em Música, Mestra em Antropologia Social e Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formada, ainda, pelo Método Bertazzo de educação do corpo e do movimento. Tem dois álbuns-solo, além de participação em discos de outros artistas. Trabalhou durante dez anos no “Canto do Brasil: atividade e ensino musical” (São Paulo), espaço coordenado pela cantora e profa. Dra. Regina Machado. Foi professora do curso de música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR). Vive atualmente no distrito de São Francisco Xavier (SP), onde dá aulas de canto no Projeto Colibri, do Núcleo Educatho; conduz de maneira autônoma o projeto Oficina de (en)cantos  e atua artisticamente com o grupo Dua, além de integrar o GT Mulheres da Cultura de São José dos Campos. Produziu, em 2021, ao lado de Helô Ferreira, o “Festival Cancioneiras”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. Em 2022, circulou com o espetáculo “Quatro Estados para a Solidão”, contemplado pelo edital “Música ao Pôr-do-Sol”, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Maria Luana é cantora, compositora e terapeuta sonora. Nasceu em Montevidéu e cresceu entre Costa Rica e Brasil. Desde 2014, se dedica a pesquisar diferentes linguagens de improvisação, música vocal e cantos ancestrais da América Latina e do mundo, assim como diferentes caminhos para o uso da voz e o corpo como instrumento musical e de expressão criativa e artística. Já se apresentou em vários países e festivais internacionais na Costa Rica, Argentina, Brasil e Uruguai, e tem dois discos lançados. Participou de projetos artísticos como o Coro Juvenil do Estado de São Paulo e o grupo vocal Nômade, liderado pela moçambicana Lenna Bahule. Faz parte da banda do compositor Luiz Tatit e da Orquestra do Corpo (projeto dirigido por Fernando Barba de Barbatuques), entre outros. Desenvolveu os seus estudos de canto com Wagner Barbosa, Anais Maviel, Lívia Nestrovski, Renata Rosa, Lucia Spivak, entre outros, e de improvisação vocal e música corporal com pioneiros da técnica como Fernando Barba, Stenio Mendes, Keith Terry, Joey Blake, Roger Treece e Rhiannon. Vem transitando uma jornada para relembrar e expressar em liberdade a sua voz e expressão criativa e atualmente facilita vivências, retiros e workshops de voz e criação com a intenção de relembrar e potencializar a voz autêntica e despertar a música e criatividade que habita em todo ser.

Entretenimento

1º Roteiro Experience: Um Sucesso no SanjaWorks!

No dia 08 de outubro, o SanjaWorks foi palco do 1º Roteiro Experience, um evento que reuniu parceiros, colunistas, clientes e amigos para a apresentação em primeira mão da edição 97 da Roteiro, onde o destaque foi os sócios da Blue Fit São José dos Campos, Fabio Rodrigues, Júnior Ferreira e Marcelo Salani com a matéria de capa “Como três visionários transformaram a Blue Fit em São José dos Campos um sucesso”

Os convidados foram recepcionados por três talentosas alunas do curso médio técnico em publicidade da Univap: Giovanna Marcondes, Maria Eduarda Hechert e Rebeca Castilho. Elas também apresentaram o Trabalho de Final de Módulo, “As Aventuras da Fala”, um jogo criado por um grupo de seis meninas voltado para crianças do espectro autista. As alunas foram responsáveis por todas as artes, regras e desenvolvimento do jogo.

Além de muito networking, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho das alunas e participar de uma palestra inspiradora com Luis Melo, da Abaré Group, sobre como aumentar seu cashback utilizando as melhores ferramentas tecnológicas.

Queremos agradecer a todos que puderam estar neste evento. Aguardem, em dezembro vem o 2º Roteiro Experience, esperamos que todos os nossos parceiros possam participar.

Confira algumas fotos do evento tiradas pela Francine Farfan.

Siga o Instagram do RoteiroSJC

Siga nos parceiros que estiveram presentes:

Blue Fit – Aquarius e Vale Sul Shopping

Elieth Moraes

Fredy Nogueira

Sanja Works e Abaré Group

Patricia Gonçalves

Raissa Borges

Prósper Serviços

Vanessa de Maria

Vivi Fernandes – Vivi Comprinhas

Continue lendo

Entretenimento

Conheça as jovens vencedoras da 11ª edição do Miss São José dos Campos.

Na noite do dia 20 de outubro, o Cine Santana foi palco de um dos eventos mais aguardados do ano: a 11ª Edição do Miss São José dos Campos. Com 29 candidatas distribuídas entre as categorias Mini Miss, Miss Mirim, Miss Infantil e Miss Juvenil, o concurso atraiu um público de 250 pessoas, que prestigiaram a celebração da beleza, simpatia e talento das jovens participantes.

 Idealizado e realizado pela CEO da Agência Start, Dilma Gonçalves, o evento, que abriu as portas para o público às 18h30 e iniciou oficialmente às 19h, encantou a todos com um espetáculo cheio de charme e carisma, encerrando por volta das 22h. 

 Na categoria Mini Miss, destinada a meninas de 4 a 5 anos, Alice de Moura Carvalho, de apenas 4 anos, levou a coroa de Mini Miss. Já o título de Miss Simpatia ficou com Manuela Lemos Maciel Rodrigues, de 5 anos, que cativou a plateia com seu sorriso contagiante. 

 Entre as Misses Mirins, de 6 a 8 anos, Maria Luiza Alves Bernardi, de 6 anos, foi eleita a Miss Mirim, enquanto Catharina Louise Braga, de 7 anos, conquistou o título de Miss Simpatia com sua alegria e carisma. 

 Na categoria Infantil, que abrange meninas de 9 a 12 anos, a vencedora foi Laura de Lima Alves, de 10 anos, que brilhou com sua performance impecável. Larissa Laís de Lima, de 12 anos, foi eleita Miss Simpatia pela doçura e gentileza demonstradas ao longo do concurso. 

 Por fim, a categoria Juvenil (13 a 17 anos) coroou Ana Magalhães, de 15 anos, como a Miss Juvenil. Yasmin Belloni, de 13 anos, conquistou o título de Miss Simpatia, destacando-se pela simpatia e presença cativante.

 O corpo de jurados trouxe grandes personalidades, especialistas em suas áreas. 

Entre eles: Zilma Valadão, Colunista da Revista Elite Vale, assessora de influenciadores e eventos. 

Eleni Kira: Consultora de negócios da 3 Corações Alimentos, paranaense de nascimento, mas joseense de coração. 

 Denise Santos: Publicitária e CEO da Revista Elite Vale, especialista em Comunicação Geral, empresária e empreendedora.

Jéssica Caroline: Administradora de contratos e representante do Brasil no Miss ORB International, que acontecerá em fevereiro de 2024, na Costa Rica. 

Ewerthon Louiz: Empresário do ramo da beleza, Mister São José dos Campos 2022 e idealizador do projeto social Unidos Renascemos.

 Giovana de Cássia: Miss CNB São José dos Campos 2024, que afirmou que sua vida mudou para melhor após conquistar o título. 

 Marina Groke: COO do Grupo Unhas Cariocas e empreendedora de destaque no setor de beleza e esportes. 

 Adriano Moran: Estilista e coordenador do Miss São Paulo Teen, conhecido por suas criações para misses e rainhas de carnaval.

 A realização do evento foi apoiada por diversos parceiros. A 3 Corações e a Agência Talentos Start estiveram presente. A Com Açúcar adoçou a noite com seus doces artesanais, enquanto a Petalla’s Decoração e Eventos transformou o ambiente em um verdadeiro cenário de sonhos. O estúdio Photo PRÓ, comandado por Jessica e Adailton, eternizou os momentos da noite.

 O grupo de dança JC Dance Team, liderado por Jaqueline Cerquearo, encantou o público com uma apresentação vibrante. Além disso, a performance humorística inspirada no filme As Branquelas, da equipe Gustavo Oliveira Produções, trouxe leveza e diversão à noite. 

 A 11ª edição do Miss São José dos Campos foi marcada pela presença de várias misses de renome, tanto da cidade quanto de São Paulo, e reforçou sua posição como um dos eventos mais importantes do circuito de concursos de beleza da região. 

 Fotógrafo Adailton Barbosa

Continue lendo

Entretenimento

Happy Hour das Advogadas: Um Sucesso em São José dos Campos!

O Happy Hour das Advogadas foi um evento marcante que reuniu profissionais da advocacia feminina em São José dos Campos para um momento de troca e diálogo sobre os desafios, necessidades e expectativas da classe. Organizado pela Chapa 1 da OAB de São José dos Campos e pela Chapa 14 da OAB/SP, o encontro fortaleceu o compromisso com a valorização da advocacia feminina e proporcionou uma oportunidade importante para ouvir as vozes das advogadas da região.

Durante o evento, as participantes puderam compartilhar experiências, discutir questões relevantes para a profissão e fortalecer laços de camaradagem e apoio mútuo. A iniciativa destacou a importância de criar espaços de diálogo e networking para as mulheres na advocacia, promovendo a igualdade e o reconhecimento profissional.

O sucesso do Happy Hour das Advogadas reflete o empenho das organizadoras em promover eventos que valorizem e empoderem as advogadas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e justo na profissão.

Fotos Nando Jr

Confira aqui outros eventos do Nando Jr

Siga o Instagram do Nando Jr

Nando Jr

Fotógrafo há 26 anos com fotografia de eventos, palestras, feiras, congressos, aniversários, casamentos, confraternização e eventos em geral.

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?