Saúde
Qual a importância da harmonização do sorriso

Qual a importância da harmonização do sorriso? Muito se fala da harmonização da face, mas pouco da harmonização do sorriso, que é um conjunto de procedimentos que deixam o sorriso mais bonito e harmônico com o restante da face. A harmonização dental é recomendada para quem deseja elevar a autoestima e a autoconfiança por meio de um sorriso belo.
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Muitas vezes, a pessoa tem os dentes bonitos, mas eles não combinam perfeitamente com o rosto. Dessa maneira, a harmonização pode encontrar o equilíbrio desejado e realçar a beleza do paciente. Há também situações que são necessários apenas alguns retoques, como clareamento dental ou reparação em algum dente danificado esteticamente. Além disso, existem pessoas que precisam de uma repaginada completa, realizando diversos procedimentos para ficar com um sorriso perfeito.
Mas quais são os procedimentos mais utilizados na harmonização do sorriso? Existem vários e mostraremos quais são os mais comuns. O tratamento ortodôntico, por exemplo, é indicado quando os dentes precisam ser alinhados. Nesse caso, além da estética, é um cuidado com a saúde. Isso porque a dentição torta dificulta a higienização, causa cáries, placas e gengivites, provoca dores de cabeça e na face, prejudica a digestão dos alimentos por conta da mastigação inadequada e, por fim, atrapalha a fala.
Hoje em dia, há diversos tipos de aparelhos ortodônticos que são bastante discretos, como os de safira e os alinhadores invisíveis. O clareamento dental deixa o sorriso mais jovial e bonito. Ele é feito a partir de um gel colocado em moldeiras aplicadas diretamente sobre os dentes do paciente.
O produto age a partir de uma reação química no pigmento responsável pelo escurecimento. Portanto, o processo não é abrasivo e nem prejudica a estrutura dental. Embora seja um procedimento seguro, é imprescindível que seja feito e acompanhado por um dentista. Fazer o clareamento por conta própria pode causar danos irreversíveis ao esmalte dentário.

Já as lentes de contato e as facetas de porcelana são como capinhas que revestem os dentes e podem modificar totalmente o sorriso. Elas são usadas para deixar os dentes mais longos ou mais largos, corrigir imperfeições e clarear dentes nos casos em que o clareamento dental não é suficiente.
A gengivoplastia, por sua vez, é a remoção do excesso de gengiva que recobre os dentes. Sabe quando a pessoa sorri e grande parte da gengiva aparece? Essa cirurgia é indicada nesse caso, pois ela confere uma melhor proporção para o sorriso. Outra situação em que há indicação desse procedimento é no aumento da aparência dos dentes. Quando a dentição é pequena e desproporcional, é possível retirar parte da gengiva para deixá-la mais longa, amenizando o aspecto infantil que ela causa.