Saúde
Mitos e verdades sobre clareamento dentário

Mitos e verdades sobre clareamento dentário. Um sorriso com dentes brancos e bem alinhados é o desejo de muitas pessoas. Um dos tratamentos mais utilizados para a conquista do sorriso ideal é o clareamento dental. O procedimento é simples e pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo em casa, sempre após a avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações adequadas.
Siga nosso Instagram: @roteirosjc
Confira o que é mito ou verdade:
Clareamento dental danifica os dentes: Mito. O dente pode ficar mais sensível, mas não poroso ou enfraquecido. Isso ocorre porque os poros ou canalículos ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz passar. Porém, o procedimento não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.
As restaurações mudam de cor: Mito. O que muda de cor é o dente natural. O material clareador não é capaz de alterar a cor das restaurações e próteses dentárias. Sendo assim, após o clareamento, é necessário fazer a troca de restaurações e próteses que aparecem durante o sorriso.
Alguns alimentos são proibidos durante o tratamento: mais ou menos. Alguns alimentos como café, refrigerantes à base de cola, beterraba, chocolate e chá-preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento; mas, hoje, se sabe que você pode consumir esses produtos com cuidado.
Cremes dentais funcionam como clareadores: Mito. Eles possuem pouco agente clareador em sua fórmula ou não possuem e, por isso, não são capazes de exercer essa função. Alguns possuem mais agentes abrasivos do que as marcas comuns e podem retirar manchas superficiais que tornam o dente mais brancos.

O clareamento em consultório é mais eficaz do que o feito em casa: mito. O gel utilizado no consultório é mais concentrado, oferecendo um resultado mais rápido. Porém, quando o tratamento é feito em casa, o dente fica mais tempo em contato com o produto e acaba deixando-o mais branco por mais tempo. Logo, o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando a moldeira em casa.
Todo mundo pode fazer clareamento dental: mito. O procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pacientes com hipersensibilidade ao medicamento; também é contraindicado para crianças de até 10 anos.
E aí já agendou seu clareamento para as festas de final de ano?!