fbpx
Conecte-se conosco

Educação

Nem todo mundo aprende da mesma forma: descubra que tipo de aluno você é

Acreditar que todo mundo aprende da mesma maneira é o maior erro que escolas, professores e alunos cometem. É por isso que vemos tantos alunos desmotivados, pessoas acreditando que determinados cursos não são para elas e que elas não levam jeito para estudar.

Há pessoas gastando dinheiro com cursos e mais cursos, lotando plataformas online sem terem o resultado que buscam e desistindo da dádiva que é aprender coisas novas, processo que, além de ser enriquecedor à vida como um todo, mantém nosso cérebro em pleno funcionamento, evitando doenças degenerativas e mantendo nossas vias neurais ativas.

O fato é que mente e corpo formam um sistema único e, assim como exercitar o corpo, trabalhar a mente é tão importante quanto à saúde, bem-estar e longevidade. Porém, ao forçar alunos e aprendizes a estudarem e aprenderem de maneira igual, ignorando a individualidade, o aprendizado torna-se maçante e desmotivador.

Muitos adultos, quando crianças, tiveram dificuldades na escola devido ao sistema de ensino tradicional e, hoje, têm problemas quando tentam se dedicar a outros cursos. Assim ocorre com alunos que iam muito bem na escola devido à pressão de notas e vestibular e, agora, enquanto adultos, não querem nem pensar em estudar algo novo, pois são remetidos à pressão que sofreram quando crianças ou adolescentes.

O aprender é – e deveria ser para todos – algo prazeroso e positivo; e isso é totalmente possível, quando entendemos que existem tipos de alunos e que cada um deles precisa de estímulos diferentes para absorver o conteúdo. É claro que dentro de uma sala de aula, seja de uma escola ou universidade, é inviável individualizar o conteúdo. Porém, quando os professores ganham consciência sobre esses tipos de alunos e quando os próprios alunos e aprendizes entendem como aprender melhor, a maneira de estimular, treinar e estudar fica muito mais eficiente, tornando o processo leve, assertivo e, consequentemente, com melhor aproveitamento dos conteúdos.

Existem cinco tipos de alunos. O primeiro é o criativo que, como o próprio nome diz, precisa ter seu lado criativo estimulado e mais liberdade de escolha ao reproduzir o que lhe foi ensinado. Esses são alunos que pensam fora da caixa, são inovadores e, muitas vezes, ficam entediados com a facilidade que tem para absorver tudo com muita rapidez. Assim, eles acabam sendo podados, quando não punidos, quando deveriam ser encorajados a trazerem suas percepções.

Há também o comunicador, que precisa de troca, de contato e de comunicação, não só a não-verbal, como também a auditiva e a cinestésica. Funcionam muito melhor em duplas, grupos ou através de experiências. Gostam e precisam falar sobre o que estão aprendendo e trocam informação para absorver o conteúdo com mais facilidade. Esse é o tipo que tem maior dificuldade com cursos EAD e on-line.

Já o negociador é o tipo de aluno que costuma liderar grupos e equipes. Se não tiver muita clareza do porquê está aprendendo determinada matéria ou não ver utilidade ou benefício, ele desiste com facilidade e se desmotiva. Esse aluno precisa entender o que ganha ao dedicar tempo para algo e quais benefícios terá. Caso contrário, mudará de atividade.

O planejador é o tipo de aluno mais resiliente. Muitas vezes faz um curso até o final, mesmo não gostando e sabendo que nunca usará o aprendizado para nada, o que faz com que esse tipo de aluno muitas vezes perca um tempo precioso. Esse também é o tipo de aluno que precisa de orientações claras, script e tem pavor de ser exposto ou pego de surpresa. Ele precisa se sentir seguro para agir e, muitas vezes, professores cometem erros com esses tipos de alunos, pois querem forçá-los a seguir o tempo de outros ou colocá-los em exposição quando eles não se sentem preparados para isso.

O executor é o tipo de aluno que adora colocar a mão na massa e fazer, mas, muitas vezes, cai em uma armadilha de perfeccionismo e de auto cobrança, acabando por acumular cursos e aprendizados por acreditar que nunca está pronto. Eles são alunos que, quando estão seguros, se destacam com facilidade, mas quando se sentem inseguros, tendem a travar. Esses alunos são os que mais tendem a cair nas armadilhas de aprendizagem e que, muitas vezes, escondem as próprias habilidades e deixam de brilhar por medo do julgamento dos outros ou receio em errar.

Todos nós carregamos um pouco dos cinco tipos, mas na maioria das vezes temos dois ou três tipos predominam no nosso comportamento como aprendizes. Ao descobrir que tipo de aluno você é, além do aprendizado se tornar mais prazeroso, fluido e rápido, você também ganha uma poderosa arma contra a desistência e a procrastinação, além de conhecer exatamente o que beneficia e o que atrapalha na hora de estudar.

Então agora que você já sabe que o problema não é você, não é o curso, não é a sua idade e nem seu tempo, deixo aqui o meu convite para que você descubra que tipo de aluno(a) você é e que assim tire aquele projeto de aprendizagem do campo das ideias de maneira muito mais leve, afinal como disse Leonardo da Vinci: “Aprender é a única coisa de que a mente nunca eu cansa, nunca tem medo e nunca se arrependerá”.

Quer conhecer mais do trabalho? Acesso o Instagram @desvendandoaprender

Bia Di Benedetto

Empresária, educadora, terapeuta, mentora e palestrante. Professora de inglês há mais de 25 anos, formada por Cambridge e idealizadora, fundadora e responsável pelo método Ciclus de aprendizagem onde é possível aprender a falar inglês em um ano, estudando apenas 15 minutos por dia. Criadora também do Desvendando O Aprender (@desvedandoaprender) Advanced Master Coach Practitioner em Programação Neuro Linguistica e Especialista em Análise Corporal e pós graduanda em Psicologia Comportamental com ênfase em Linguagem Silenciosa. (@biadibenedetto) Apaixonada pela mente humana, a individualidade das pessoas, comportamento e cultura.

Empresária, educadora, terapeuta, mentora e palestrante. Professora de inglês há mais de 25 anos, formada por Cambridge e idealizadora, fundadora e responsável pelo método Ciclus de aprendizagem onde é possível aprender a falar inglês em um ano, estudando apenas 15 minutos por dia. Criadora também do Desvendando O Aprender (@desvedandoaprender) Advanced Master Coach Practitioner em Programação Neuro Linguistica e Especialista em Análise Corporal e pós graduanda em Psicologia Comportamental com ênfase em Linguagem Silenciosa. (@biadibenedetto) Apaixonada pela mente humana, a individualidade das pessoas, comportamento e cultura.

Educação

Livro Sobre a Vida e Obra de José Ramis Será Lançado em São José dos Campos

O gênio indomável atuou na indústria automobilística, na propaganda e na indústria aeronáutica desde a sua criação, quando nasce em sua prancheta a logomarca da EMBRAER.

O livro Gênio Indomável – José Ramis Melquizo será lançado para convidados no próximo dia 1º de agosto, às 19h, no Salão Ozires Silva da APVE, em São José dos Campos. O livro é uma iniciativa da Editora Somos, com texto e pesquisa realizados pelo jornalista Júlio Ottoboni. A obra foi possível pelo apoio via Lei de Incentivo Fiscal – LIF da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A noite de lançamento também contará com uma exposição de arte de José Ramis.

Assim como a arte fez parte da vida de Ramis, o livro que conta sua trajetória também é uma obra criteriosamente elaborada, com projeto gráfico cuidadoso e edição de imagens feita pelo artista gráfico Sergio Alencar. A começar pela capa dura com uma pintura de um touro do próprio Ramis, que representa o seu “gênio indomável”.

“O Ramis foi uma pessoa genial e muito intensa. Publicar um livro sobre ele sempre esteve no radar da Somos Editora, porque acreditamos que sua arte e sua história permeada por desafios e superações certamente irão inspirar muitas pessoas”, declara Neide Pereira Pinto, Diretora Executiva da Somos.

O jornalista Julio Ottoboni, convidado para produzir o texto, logo nos primeiros dias de pesquisa soube que encontraria boas e belas histórias. Foram oito meses de trabalho com pesquisas e entrevistas com familiares e amigos. A riqueza de material encontrado nas duas fases da vida do Ramis, antes e após um grave acidente na Rodovia Dutra, entre São José dos Campos e Jacareí, possibilitou contar duas histórias de um mesmo personagem: O Pintor Destro e o Pintor Sinistro, quando teve que aprender a usar a mão esquerda para fazer sua arte.

Independentemente do período narrado, a todo momento é possível detectar a genialidade, criatividade e o carisma de José Ramis, que após o acidente acrescentou a sua personalidade a resiliência e superação.

O livro começou com um resgate do passado espanhol de Ramis. Seu país de origem serviu, entre outras coisas, para influenciar a paleta de cores para suas obras. O escritor Júlio Ottoboni conta também que José Ramis sempre foi dinâmico e frenético, exercendo várias funções ao mesmo tempo, e traz algumas curiosidades de atuação dele como fotógrafo e antropólogo, chegando a fazer expedições, inclusive para o Xingu. Na juventude, Ramis foi estudante de anatomia na Escola de Medicina na USP. Com o passar dos anos, ganhou grande evidência como artista plástico, como designer na indústria automobilística, sendo responsável pelo projeto da Limusine Itamaraty da Willys Overland do Brasil. Atuou em propaganda e marketing, fazendo, por exemplo, a ilustração do lançamento do caminhão D-70 da Chevrolet e para Calendários da Embraer, empresa que contou com o talento de Ramis na criação de sua logomarca e na gerência de Marketing.

O livro narra também o grave acidente que mudou a vida do artista a partir de outubro de 1985, mas que não mudou sua vontade de viver e de continuar atuando. Com incentivo de amigos e familiares, passou a ser o pintor sinistro e continuou magnífico no que fazia. Neste período fez pinturas em acrílico da esposa Jeni e da filha Jacqueline, de paisagens, de figuras carnavalescas e do nu feminino.

“O Ramis foi uma pessoa genial em tudo que se propôs, teve uma vida intensa e cheia de superações. A superação é a maior marca de sua genialidade”, declarou Júlio Ottoboni.

“Essa é uma importante obra de preservação e divulgação da arte, da cultura e de uma rica história de profissionalismo e superação”, finalizou Neide Pereira Pinto.

Para Participar do Lançamento

Link para se inscrever e participar do evento de lançamento do livro e exposição (as vagas são limitadas): https://forms.office.com/r/YMrgPpGHMf

Este projeto foi realizado com recursos da lei municipal de incentivo fiscal à cultura n.º 192/99. Ano de 2023 da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos–SP e Incentivado pela RDC Construtora e Incorporadora e APVE – Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

Informações: (12)98191-5888 – Somos Editora

Continue lendo

Educação

V Congresso INVOZ de Educação disponível YouTube e site

O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro acaba de disponibilizar em seu canal do YouTube e em seu site os vídeos do V Congresso INVOZ de Educação – Sonhar e Realizar.

Por estes canais será possível ter acesso gratuitamente às palestras e aos debates realizados com os principais nomes da educação no Brasil, conferir os vídeos dos estudantes que participaram do Desafio INVOZ, saber quem foram os vencedores do Desafio INVOZ para estudantes e do Troféu Ozires Silva para professores e escolas, e ainda assistir à entrega do Troféu INVOZ Personalidade Aeroespacial para o ex-diretor do INPE, Fernando Mendonça, um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa aeroespacial no Brasil, com uma carreira premiadíssima.

“É um registro muito rico e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as pessoas que não puderam estar presentes ou assistir online ao V Congresso INVOZ de Educação. Agora elas podem ficar por dentro de tudo que aconteceu neste evento tão importante para o desenvolvimento da educação no país”, comentou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.

Para assistir ao V Congresso INVOZ de Educação – Sonhar e Realizar, acesse:

https://www.youtube.com/channel/UCmepFs9Ioz4YYrLfBTT2Lcg

https://invoz.org/congresso/

Troféu Ozires Silva

O Congresso

V Congresso INVOZ de Educação foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, no CEFE em São José dos Campos. O evento foi aberto ao público e contou com palestrantes renomados, entre eles: o gari e escritor do livro Comportamento que te salva, Valdecir Boareto; Dr. Richard Lucht, CEO da EduSpace – Inteligência Educacional; Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna; Thiago Pavan, coordenador de Itinerários Formativos e Olimpíadas Científicas do Poliedro; Secretária de Educação de São Bernardo do Campos, Silvia Donini; Professor Dr. Arnaldo Clemente, gerente de Projetos e Produtos da Opencad MathWorks; Nilton Sérgio Joaquim, presidente do Torneio Brasil de Robótica; Nuricel Villalonga, do Instituto Alpha Lumen; diretor cultural do INVOZ, Rui Gonçalves, e Edna Borges, da Manaka Educação. Além das palestras, o congresso também contou com o Circuito STEAM, robótica, bem como exposições de entidades de pesquisas e de instituições de ensino. Tudo com bons exemplos de como a educação ajudou no desenvolvimento de projetos que viraram realidade para uma sociedade melhor.

Continue lendo

Educação

Reciclagem Divertida: Cartilha Mostra Como Crianças Usam Sucata para Fazer Objetos Criativos em Férias

A iniciativa do projeto audiovisual “Os 6 Gatinhos”, visa despertar nas crianças o amor pela natureza e práticas sustentáveis 

O projeto “Os 6 Gatinhos”, dedicado a crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos), lançou uma cartilha gratuita com dicas de atividades criativas utilizando sucata natural e recicláveis. Com a proposta de ensinar e entreter, o material está disponível para download gratuito no site do projeto.

O objetivo é despertar a criatividade e a consciência ambiental nas crianças, incentivando o uso de materiais que muitas vezes são descartados. Através de atividades lúdicas, as crianças aprendem sobre sustentabilidade, preservação ambiental, reciclagem, redução de consumo e a importância do contato com a natureza.

Cada personagem dos 6 Gatinhos das animações tem um papel especial nessa missão. Inspirados em gatos reais resgatados das ruas de Santos e Indaiatuba- SP.

A iniciativa surgiu da jornalista e pedagoga Flávia Girardi, inspirada por uma canção criada por sua filha aos 6 anos, sobre cuidados com a natureza para a gatinha da família, Frida. Reunindo amigos educadores, músicos e empresários, nasceu o projeto “Os 6 Gatinhos”.

Além da cartilha, o projeto já lançou três músicas no YouTube: “Amigo É”, “Vamos Reciclar” e “Eu Sou a Diferença”, que somam mais de 100 mil visualizações e foram destaque em mais de 40 veículos de comunicação desde seu lançamento em janeiro de 2024.

A cartilha e as músicas do projeto são ferramentas valiosas para pais e educadores que desejam promover valores essenciais e atitudes sustentáveis desde a infância. Para acessar a cartilha e saber mais sobre o projeto, visite o site oficial de “Os 6 Gatinhos”.

Serviço:

Cartilha: Atividades de Férias com recicláveis

Continue lendo

Em Alta

Copyright © 2022-2024 Revista Roteiro - Desenvolvido por AtitudeTI AtitudeTI

Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?